Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums

Voltar   Lehrenkrauscafe Forums > OS DITOS CUJOS > 9 CENTRO

Responder
 
Opções do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 23-04-2009, 17:28
Avatar de Proenca
Proenca Proenca está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Dec 2008
Local: Portugal
Mensagens: 766
Padrão Teste ao Cayman S ... por mim

Ola a todos,

Espero que isto ajude alguem ou que se divirtam a ler.

Primeiro e antes que comecemos, nao sou nenhum Walter Rohl.

Mas gosto de conduzir depressa .

Hoje fui levar o meu carro, um 996 Turbo , ao Centro de Porsche Leiria e precisava imperetrivelmente de um carro de substituição - tinha de estar em Lisboa para reunioes.

Impecavelmente, emprestaram-me um Cayman S , novinho em folha, preto, muito bonito, com 2400 kms e caixa PDK.

Aqui seguem as minhas impressoes ao carro.

Ja conduzir um 997 S e entre os dois (embora o 997 foi um MK1, caixa manual) , acho MUITO complicado escolher um dos dois.

O 911 e para mim, enquanto um todo, um carro mais bonito e equilibrado.

O Cayman tem uma traseira muito bem conseguida e eh mais pratico - a bagageira eh maior que um 997 ou que o meu 996, tem uma pequena bagageira traseira e ainda uma coisa de rede. Alem como opcional outra rede que passa a parecer um Cayman Diesel comercial.. a evitar a meu ver. Fica horroroso.

Enfim, la passei para os comandos do bicho e este vinha equipado com o PSE.

Vinha tambem com PASM, PCM3 e outros extras que nao vale a pena muito comentar.

o PCM3 eh muito interessante e intuitivo ( o GPS ) mas esta unidade "passava-se" volta e meia : sem tocar em nada, a fazer um "cruise" pela A1, volta e meia o som disparava para o maximo e depois para o 0 e depois para o maximo e depois para o 0. tudo isto em 4 segundos ou assim. Experimentei varias radios e tudo o mesmo. Enfim.

O GPS eh muito bom e muito bonito com indicacoes simples e precisas. Mesmo assim acho que gastava o preco desse opcional noutro lado, tendo em conta o quao rapidamente os GPS da Porsche se desactualizam e a enormidade de dinheiro que pedem para os manter actualizados.

O PASM fiquei fa. A serio. Se houvesse hipotese de meter isso no meu 996, eu empenhava a mulher. E os filhos. Que nao tenho diga-se.

Fantastico. Em modo SPORT o carro fica mais rijo e controla-se melhor mas fica mais "saltitao". Em modo normal absorve quase tudo da estrada e eh tao confortavel como qualquer mercedes fogareiro.

Muito muito bom.

Travoes nao fiquei muito fa mas tambem os que tenho como comparacao sao os do meu Turbo. Facilmente eles fazem ( os do Cayman ) "lock" e tem um estranho modo de actuar. Quando se trava e nao se continua a travar, no meu carro ( manual ), ele trava sempre aquela intensidade. No Cayman vai aumentando , mesmo se eu nao pressionar com mais forca. Meio estranho

Agora o comportamento, a parte que a malta gosta

Posicao de conducao, tipicamente Porsche, qualquer pessoa desde o Marques Mendes ate ao Shaquille Oneal em segundos acerta rapidamente a posicao ideal de conducao. Bom se calhar ao MM eh preciso uma almofadita mas isso para outras nupcias.

O volante, aquele Sport dos 911, com comandos a rodos e botezinhos, odeiei. A serio. Primeiro eh durissimo. Cada meia hora de viagem tinha de la tirar a mao porque me doia. Nao me acontece com o meu 996. Depois era grosso demais. Nao gostei. E por fim tinha mais botoes que a minha TV.

Um volante eh para virar. Ter uma buzina. Airbag. E deixem la o resto para o tablier. Manias...

Nao fiquei mesmo nada fa do volante.

Seguramente se estivesse para comprar um Cayman ou um 997, olharia para esta coisa do volante com muito cuidado.

O sistema de escape foi coisa de amor e odeio. Aquilo, segundo o que me parece, tem uns "flaps" que abre para fazer um barulho verdadeiramente lindo. O problema eh que eh uma transicao muito bruca e nao faz sentido.

Eu tento passar a explicar.

Por exemplo, se aquilo estiver activado, ouve-se um ronco grave e bem jeitoso, em 5 a partir das 2.000 rpms para cima. Altamente viciante.

Mas volta e meia os flaps estao fechados e esta-se em 5 as 5.500 e parece um motor ... muito docil.

E quando os flaps abrem, passa-se de um motor de um .. Porsche "normal" para um Porsche MUITO ZANGADO.

Eu adoro o barulho. Mas nao ha transicao. Ou é TODO ON ou TODO OFF. Meio estranho.

O barulho eh extremamente viciante. Mas a nao se que se ande a assapar continuamente, a coisa soa estranho. Eh complicado de explicar.

O motor , de 320cvs, desenvolve bem mas sinto clarmente a diferenca para o meu 996 Turbo. Sinto muita falta do empurrao para tras dos bancos mas...

Com melhor isolamento sonoro ( ouve-se menos a deslocacao de ar.. ), a caixa super suave, a suspensao maravilha ( a serio, acho a PASM fantastica ) , dou por mim a rodar alegremente a 200-230. E a pensar que vou a 170.

Muito bom o pacote geral.

Quanto a caixa PDK, eh muito boa mas ja conhecia e nao vejo grandes diferencas para, por exemplo, o novo Golf que ja vem com a caixa PDK desde ha muito tempo ( 1.5 anos? ) . Por acaso ha uma pessoa na minha familia que tem um Golf com essa caixa de dupla embraiagem por isso o espanto com a PDK nao foi assim tanto.

É optima sim sra, tem um motor de 320cvs associado que o Golf nao tem mas... Enfim.

Sao 7 velocidades e a 7 eh optima para autoestrada, onde se pode andar a pastalar a 150-160 sem ruidos nenhums e a fazer consumos engraçados.

Em conducao desportiva faz 14-16. Em autoestrada a 150-160 fez-me 11.5. Em cidade disparou para os 18.

O que espanta muito , ou me espantou, é a facilidade de curva e de "brincar" com o carro.

Vira muito bem, "enfia-se" o nariz para onde se quer muito bem ( bem mais facilmente que o meu 996 TT ) e depois controla-se perfeitamente.

Da para fazer umas curvas de lado para o showoff e nem sequer se sua.

Os niveis de grip sao muito elevados, o carro em termos de suspensao esta muito bom. E é de muito facil controlo, ve-se que o peso e toda a dinamica do carro, a meu ver, esta muito bem distribuido / pensado.

Eu sinceramente nao vejo o porque de comprar um Carrera 2 em vez de um Cayman S. Sim ha diferenças no papel mas no dia a dia, praticamente imperceptiveis.

Curioso foi a opiniao da minha namorada, que foi conduzida hoje ao longo de 50 kms entre IP3 e umas estradas nacionais.

Diz a mesma coisa do barulho do escape, que é muito ou tudo a abrir ou tudo muito calmo, elogiou o design e o conforto de andamento do carro mas cuirosamente diz que se sente muito mais insegura nele que no meu 996 TT. E a coitada esta habituada a andar ( ou melhor a ser passeada ) muito depressa e muito a chiar no meu TT.

Eu sinceramente gostei imenso do comportamento dinamico do carro, da resposta do motor, do PASM fiquei ultra fa.

Nao gostei do PCM3 no geral, ainda nao tenho opiniao muito formada sobre o escape ( mesmo ao fim de 400kms de andar com o Cayman ) e odiei o volante.

Gostei da PDK mas .. nao sei. É estupidamente facil conduzir o carro mas ABOMINEI a posicao das patilhas.

Talvez depois de uns dias ou semanas me habituasse as patilhas mas dei por mim a usar sempre a manete para passar as mudancas, nao é muito intuitivo a maneira como as patilhas da PDK estao no volante.

Entre uma caixa PDK ou Manual, nao sei mesmo. A PDK é uma caixa excelente e oferece imenso conforto.

Mas como o meu proximo carro vai ser um 997 GT3.. nem vale a pena pensar muito nela

Espero que tenham gostado ( mesmo o Marques Mendes )
__________________
Proenca

911-996 Turbo, Lapis Blue
Responder com Quote
  #2  
Antigo 23-04-2009, 18:45
Avatar de Fuchs
Fuchs Fuchs está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Lisboa
Mensagens: 6.627
Padrão Re: Teste ao Cayman S ... por mim

O Proença leva jeito!

Eu gostei!
__________________
"Porsche is my drug of choice - Magnus Walker"
Responder com Quote
  #3  
Antigo 23-04-2009, 19:30
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: Teste ao Cayman S ... por mim

[justify:1qpeweqm]Eu também gostei muito do teu ensaio Proença. Parabéns e obrigado. É sempre muito interessante observar as diferentes percepções que cada um de nós faz, tendo em conta os termos de comparação que usamos. Achei alguma graça por teres ficado impressionado com o som do Cayman S, mas isso parece-me que se deve ao facto do som dos Porsche Turbo deixarem bastante a desejar...sem ofensa.
De tudo o que escreveste, direi que discordo apenas quando dizes que não vês o porquê de comprar um 911 em vez de um Cayman S. A sério que achas isso? Surpreendes-me. Aceito perfeitamente essa afirmação, que até é lógica...mas geralmente é proferida por alguém de fora da marca; ou então, alguém de "dentro" mas muito racional e indiferente à mística do 911 e do seu significado para a Porsche.
De qualquer modo, parabéns pela escolha do GT3.[/justify:1qpeweqm]
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #4  
Antigo 23-04-2009, 19:36
Avatar de Fuchs
Fuchs Fuchs está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Lisboa
Mensagens: 6.627
Padrão Re: Teste ao Cayman S ... por mim

Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico
[justify:18r8m95p]....

som dos Porsche Turbo deixarem bastante a desejar...sem ofensa.
...[/justify:18r8m95p]
Vais ver quando eu tiver o meu Zork
__________________
"Porsche is my drug of choice - Magnus Walker"
Responder com Quote
  #5  
Antigo 23-04-2009, 19:44
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: Teste ao Cayman S ... por mim

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Fuchs

Vais ver quando eu tiver o meu Zork
Haaa...isso sim, mete lá o tubo!
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #6  
Antigo 23-04-2009, 20:32
Avatar de bg2
bg2 bg2 está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 7.522
Padrão Re: Teste ao Cayman S ... por mim

proença, acho que se o sport for sempre ligado o escape tem os flaps sempre abertos.

e muito obrigado pelo teste.

de realçar a simpatia do CPL



cumprimentos
Responder com Quote
  #7  
Antigo 23-04-2009, 23:49
Avatar de Pure911
Pure911 Pure911 está offline
Administrador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: "El Cono Sur"
Mensagens: 2.542
Padrão Re: Teste ao Cayman S ... por mim

Obrigado pela reportagem, Proença.

Aguça ainda mais a minha curiosidade sobre o novo Cayman S....
__________________
"If You analyze the Function of an object,
it's Form often becomes obvious"


Ferdinand Alexander Porsche
Responder com Quote
  #8  
Antigo 24-04-2009, 0:27
Avatar de Proenca
Proenca Proenca está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Dec 2008
Local: Portugal
Mensagens: 766
Padrão Re: Teste ao Cayman S ... por mim

Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico
[justify:jpi5vl3j]Eu também gostei muito do teu ensaio Proença. Parabéns e obrigado. É sempre muito interessante observar as diferentes percepções que cada um de nós faz, tendo em conta os termos de comparação que usamos. Achei alguma graça por teres ficado impressionado com o som do Cayman S, mas isso parece-me que se deve ao facto do som dos Porsche Turbo deixarem bastante a desejar...sem ofensa.
De tudo o que escreveste, direi que discordo apenas quando dizes que não vês o porquê de comprar um 911 em vez de um Cayman S. A sério que achas isso? Surpreendes-me. Aceito perfeitamente essa afirmação, que até é lógica...mas geralmente é proferida por alguém de fora da marca; ou então, alguém de "dentro" mas muito racional e indiferente à mística do 911 e do seu significado para a Porsche.
De qualquer modo, parabéns pela escolha do GT3.[/justify:jpi5vl3j]
Ora bem, antes de mais, obrigado a todos pelos comentarios.

So uma resposta ao Zico,

Sim é verdade, uma coisa que é uma droga nos Turbos ( e ja vou no meu segundo ) é o som. Não presta. Nao vale um caracol. Não ha ponta por onde se lhe pegue.

Alias, eu tenho uma solução para isso, que é a minha garantia esta a acabar e eu tenho um escape Cargraphic apalavrado em Inglaterra, tenho é de arranjar quem me o meta cá. Mas isso são outros 500.

O GT3 sempre foi o meu 911 de sonho. Adoro o meu turbo mas eu sei que não conseguia ter um GT3 no dia a dia como tenho o meu turbo.

Ok, ha malucos como tu, mas nem todos temos conta aberta num ortopedista e eu gosto de usar o meu carro diaramente e ja me chega ter de ouvir a maria por tudo e por nada, quanto mais porque o carro é duro. Eu fiz um erro enorme : quando fui testar um GT3 MK1 ( igual ao teu, mas em versão confort ) , lindo, prata levei a maria.

Escusado sera dizer que de TODOS os modelos 911 que ela andou, ha um que sabe dizer na ponta da lingua. O GT3.

Mas eu gostava de um GT3 que entretanto saiu : O 997. Eu ca dava-me por contente com um MK1 mas gostava mesmo era de um GT3 RS, um super GT3 que da para usar no dia a dia. Ao contrario dos 996 , quer dizer, isto para quem ainda nao tem proteses de coluna.

Mas acho que um bom compromisso é o Turbo e estou muito contente com o meu salvo o escape.

Dai ter realmente ter achado muita piada ao Cayman nesse aspecto.

Quanto ao 911 normal vs Cayman S, continuo a dizer o que digo.

Nao digo que EU pessoalmente compraria um Cayman S em vez de um 911 ( eu ja me conheço e ficava a roer-me todo cada vez q vislumbrasse um 911 e depois ia trocar o Cayman por um 911 e perder rios de dinheiro. È o costume ). Mas que vejo pessoalmente tambem MUITO complicado justificar um 911 sobre um Cayman.

Se falamos de um 911 4/4S é facil. Mas um Carrera 2 vs Cayman é muito complicado.

Entre um Cayman S bem apetrechado e configurado e um Carrera 2 despido, embora eu sou maluco e fa incondicional do 911, vejo-me tentado a ... nem sei.

So acho muito muito complicado comprar um 911 normal em vez de um Caymen.

GT3, Turbo, acho que nao tem sequer ponta de comparação com o Cayman.

Agora um Carrera 2... ui... complicado. Sim o 911 trava melhor e isso nota-se perfeitamente. Mas em acelaracoes é praticamente igual ( o 911 tem mais cavalos mas é mais pesado, se nao estou em erro . No fim do dia a performance sentida é a mesma ou muito complicada de distinguir. Ja vai o tempo que conduzi o 997 Carrera 2 mas nao me lembro de muita diferença para o Cayman S )

Quanto a comportamente dinamico é engraçado : a minha opinião PESSOAL é que o Cayman é mais facil de brincar e de fazer curvas incisivas mas quando uma pessoa se mete em apuros, o 911 é mais facil de se tirar de la. Faz sentido ?

De qualquer maneira um Cayman S bem apetrechado é finalmente uma opção a ter MUITO em conta no nosso mercado que tem o imposto automovel do tempo em que o D Afonso bati na mãe... na volta gosta de Porsches o moço e a mãe era inspectora das finanças...
__________________
Proenca

911-996 Turbo, Lapis Blue
Responder com Quote
  #9  
Antigo 24-04-2009, 1:23
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: Teste ao Cayman S ... por mim

[justify:uv8tf0dk]Sim, não há dúvida nenhuma que o Cayman S é uma ferramenta muito eficaz. Se aparecer uma versão tipo Clubsport ainda ficará mais perigoso. Já temos tido por aqui algumas discussões animadas e muito interessantes sobre isso, porque o conceito do Cayman e do motor central colhem bastantes adeptos. Também estamos em sintonia quando falas no Carrera 2. Infelizmente também me parece que a Porsche da era moderna reserva as grandes armas do 911 para o turbo, GT3 e GT2, sendo que, destes 3 modelos, o GT3 (na minha opinião) é o mais fiel ao espírito do lendário RS de 73, por muito que isto possa incomodar os clássicos. Não é à toa que no ensaio de hoje da CAR lhe conferem o estatuto de melhor 911 de sempre. Mas mesmo assim, continuo a não comparar o Cayman S com o 911. Fantástico no comportamento mas sem o DNA Porsche que existe num 911. O 911 traz à baila muitas outras riquezas e muita herança. Sentas-te num 911 e respiras quase 50 anos de fascínio e de brilhantismo no mundo da competição automóvel. E isso, por muitas voltas que dês não o vais sentir num Cayman, num Boxster, num Panamera ou num Cayenne. Eu tenho um pin que exprime isto muito bem.[/justify:uv8tf0dk]
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #10  
Antigo 24-04-2009, 1:53
Avatar de Proenca
Proenca Proenca está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Dec 2008
Local: Portugal
Mensagens: 766
Padrão Re: Teste ao Cayman S ... por mim

Bom tenho de te tirar o chapeu...

Nisso é verdade...

Mesmo num "reles" 996 como o meu, um turbozeco, eu entro e sinto o mito Porsche ali.

Alias, sem dizer mal do Cayman,ainda agora fui jantar fora com o meu Pai e levei-o no Cayman.

Ele que de Porschista tem pouco ( nao gosta muito de velocidades mas ficou com o bichinho pois trouxe o carro comigo desde Inglaterra e ficou tremendamente impressionado com as capacidades e performances do meu carro ) , disse "o teu é mais giro, mais carro, mais especial. Este é sem duvida um bom carro mas igual a tantos outros. "

E tem razão.

E tu tambem no que dizes do GT3. Se ja o 997 GT3 para mim seria o melhor Porsche de sempre, o MK2 entao deve estar .. enfim...

Se ganhasse o euromilhoes, ia para um GT3 todo apetrechado e um Carrera GT. Deixava o resto da gama, GT2 inclusive, de lado. E comprava uns classicos e um 2.7 RS decertezinha... sao tao bonitos.
Imagens Anexadas
Tipo de Arquivo: jpg untitled12-4.jpg (164,2 KB, 212 visitas)
__________________
Proenca

911-996 Turbo, Lapis Blue
Responder com Quote
Responder


Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Teste Comparativo MRS 5 E 4 PORTAS 1 24-09-2009 17:29
GT3 TesTe Weissach Ricardo Pereira VÍDEOS PORSCHE 6 17-04-2009 23:09
Cayman (S) e Cayman S Sport Enter Sandman 9 CENTRO 14 01-02-2009 11:09


Horários baseados na GMT. Agora são 22:36.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.