Lehrenkrauscafe Forums

Lehrenkrauscafe Forums (https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/index.php)
-   OFICINA/FAÇA VOCÊ MESMO (https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/forumdisplay.php?f=24)
-   -   Porsche SC - "Clubsport" (https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/showthread.php?t=7349)

AlexJ 07-05-2016 11:34

Porsche SC - "Clubsport"
 
1 Ficheiro(s) Anexo(s)
Olá a todos.
Gostava de dar início a um tópico para partilhar com todos o meu último projecto.
Trata-se de um carro construído para ser utilizado em rampas de clássicos - aqui na Madeira chamadas de "Regularidade", mas não tem nada a ver - e como tal, apelidado por mim de "Clubsport" pois na minha opinião, as suas especificações enquadram-se neste conceito que tem sido utilizado pela marca ao longo dos tempos.

Assim, será um carro leve, desprovido de alguns elementos do habitáculo e de outros órgãos, que tem de ser rápido e seguro.

Por outro lado, um carro que possa ser utilizado com o mínimo de conforto aceitável, noutra ocasiões não ligadas à vertente desportiva.

Não se trata de um restauro pois alguns elementos foram deixados com a patine que neste tipo de projecto é fundamental! Ou seja, o que não está estragado mas parece velho, deve ser deixado como está!

A base:
Porsche 911 SC MY 80, sem extras, sem teto.
Guards red, com jantes "cookie cutter" 15x6 e 15x7, interior preto

Qualquer coisa como isto mas com os frisos pretos e os aros dos farois da cor da carroçaria:

AlexJ 07-05-2016 11:40

O carro foi adquirido por mim há cerca de dois anos e sempre pensei em construir um SC "performance enhancement", pelo prazer que estes carros sempre me proporcionaram. Mas achei que se podia fazer um pouco melhor e não estava muito enganado...

AlexJ 07-05-2016 11:49

1 Ficheiro(s) Anexo(s)
Começando pelo motor, a performance de um SC normal já é bastante boa mas... pelos níveis de segurança dinâmica que já se consegue desenvolver nestes carros actualmente, principalmente a nível das suspensões, pneus e travões, um pouco mais de potência e binário, será sempre bem-vindo!

Assim, decidi montar um kit de pistons/cilindros da Mahle, sobredimensionados, elevando a cilindrada do motor 3.0 para 3.0 + IVA... 😊😊😊

Foi feita uma revisão profunda no motor, sendo substituídos todos os componentes de desgaste.
Em prol da suavidade de utilização, foram mantidas as árvores de cames originais, bem como a injeção K-jetronic.

Foi instalado um elemento do filtro do ar de alto rendimento, bem como um escape desportivo.
Eis o aspecto final:

AlexJ 07-05-2016 11:55

1 Ficheiro(s) Anexo(s)
Caixa de velocidades:
Atendendo ao facto da caixa evidenciar um grande desgaste, fizemos uma reparação total: todos os rolamentos, todas as luvas e sincronizadores. A relação manteve-se de série mas foi instalado um autoblocante da Quaife - e que funciona muito bem, por sinal... 😄

AlexJ 07-05-2016 11:57

Foram também montados casquilhos em nylon da alavanca e da cardan da vareta da caixa.
O movimento da alavanca ficou bastante agradável e preciso.

AlexJ 07-05-2016 12:01

Travões:
Limitamo-nos a reparar o sistema completo de travagem.
Na minha opinião, se bem cuidado, o sistema de travagem de um SC é bastante eficaz.
Instalei pastilhas de travão de alta performance - à frente e atrás - discos novos, e óleo específico de cariz mais desportivo.
As quatro bombas levaram o'rings novos e foram lacadas.
Os terminais do circuito foram novos, originais.

AlexJ 07-05-2016 12:04

1 Ficheiro(s) Anexo(s)
Interior:
Seguindo a filosofia do indispensável, eliminámos os bancos traseiros e instalamos um kit de alcatifa específico para esta versão.

AlexJ 07-05-2016 12:07

1 Ficheiro(s) Anexo(s)
Os bancos são provenientes de outro carro da mesma época, opção "sports seats".

AlexJ 07-05-2016 12:10

1 Ficheiro(s) Anexo(s)
Instalamos um volante Nardi que ajuda em muito a condução do carro com estas especificações, embora se torne um pouco duro nas manobras parado... Mas quem é que quer estar parado num carro destes?! Não se pode ter tudo! 😄

AlexJ 07-05-2016 12:11

1 Ficheiro(s) Anexo(s)
😄


Horários baseados na GMT. Agora são 3:36.

Powered by: vBulletin v3.8.4 Translated by Jab's & fparker
Revision by beduino
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.