O Primeiro Carro Híbrido - Lohner - Porsche
300 unidades "Lohner-Porsche" em chassis foram vendidas até 1906.
Sem dúvida, um dos primeiros veículos PORSCHE!
Em 1898, Porsche associou-se à fábrica Jakob Lohner & Co, sedeada em Viena, Áustria.
Esta empresa que produzia Coches para o Imperador Francisco José I da Áustria, como também para os Reis da Noruega; Suécia e Roménia.
Jakob Lohner iniciou a construção de automóveis em 1896 em Ludwig Lohner, num subúrbio junto ao Danúbio de
Floridsdorf.
O seu design, revelado em 1898, foi denominado " Sistema Lohner-Porsche ", uma
carruagem com dois motores eléctricos, directamente ligados às rodas dianteiras, e tendo como fonte de energia umas baterias.
Lohner - Porsche 1898 ( fonte: Christophorus Magazine )
Este tipo de eixo motriz, foi facilmente adoptado às 4 rodas, pela simples montagem de outros dois motores eléctricos às rodas traseiras, e sob pedido de um Inglês: E.W.Hart em 1900.
Em Dezembro de 1900, o Carro esteve presente no " Exposição Mundial de Paris " sob o nome de " Toujours-Contente". Apesar deste protótipo ter sido utilizado para corridas e quebrar de recordes, os 1800 kg das pesadas Baterias ilustravam os limites deste conceito de tracção.
Todavia, ele demonstrou uma velocidade interessante quando em corrida, mas o peso das grandes baterias tornava-o um pouco
relutante nas encostas mais íngremes.
Continuando empregado pela Lohner, Porsche e seguindo a "lógica" dos anteriores resultados com o carro eléctrico, decide introduzir um veículo "misto" em relação ao conceito de transmissão, em 1901.
Assim em substituição do conjunto de baterias, foi introduzido um motor de combustão interna, e com um gerador para fazer movimentar os motores eléctricos nas rodas e com um conjunto menor de baterias suplementares.
Desta forma Porsche criou o primeiro veículo híbrido movido num misto de motor a gasolina e eléctrico.
300 unidades "Lohner-Porsche" em chassis foram vendidas até 1906, sendo a maior parte delas com tracção FWD ou camiões RWD, autocarros e carros de bombeiros. e alguns autocarros 4WD .
Com velocidades superiores a 56km/h, tornou-as " carruagens velozes" e derrubando vários recordes austríacos.
Inclusivé participando e ganho o " Exelberg Rally em 1901 com Porsche a pilotar ele próprio um veículo híbrido FWD .
E de vários melhoramentos encetados por Porsche, note-se a adopção de motores mais potentes de origem Daimler e Panhard, que provaram
serem suficientes para o incremento de uma maior velocidade máxima e por conseguinte com outras quebras de recordes de velocidade.
Em 1905, Porsche foi reconhecido como um Engenheiro Automóvel mais inovador, ganhando o " Poetting Prize " na Áustria.
Curiosamente, durante o seu serviço militar, em 1902, Porsche serviu de Chauffer do Arquiduque Franz Ferdinand da Áustria, o mesmo que quase uma década depois foi assassinado e sendo este a faísca que despoletou a I Grande Guerra Mundial.
(source: >internet)
1898 Lohner Porsche Hybrid wheel electric engine