|
|
|
05-08-2009, 19:58
|
|
Fundador
|
|
Data de Entrada: Sep 2008
|
|
Re: Ayrton Senna e Porsche
Molho a sopa para contar a história do meu conhecimento do Senna.
Para ai em 78 ou 79 houve no Estoril um Campeonato do Mundo de Karting.O Senna era um miúdo (devia ter 18 /19 anos e fazia equipa com o Terry Fullerton um inglês também muito bom.
Numa manga sem interesse o motor de Fullerton gripou,agarrou de repente e o Senna que ia atrás em jogo de equipa foi para fora da pista e não terminou essa manga.
Apesar de ter ganho todas as outras não foi Campeão do Mundo,porque o regulamento da CIK estava mal feito.
Eu era CD e coube-me a mim ir dizer ao Senna que não tinha sido Campeão do Mundo.Ficou a chorar.
Nunca mais me esqueci da cena e nessa altura muito pouca gente conhecia o Ayrton.
MRS
|
05-08-2009, 20:02
|
|
Fundador
|
|
Local: Lisboa
|
|
Tenhos eguido com atenção o que aqui tem sido escrito sobre o Ayrton que também admirei. Mas surpreende-me que ninguém tenha referido um Campeonato do Mundo de Kart corrido no, então existente, kartodromo do Autódromo do Estoril
Vi a corrida, penso que tenho umas fotos - tiradas da bancada e com péssima qualidade - mas não sei onde param.
Foi o piloto que, apesar de ter ficado em segundo (ganhou um Inglês, salvo erro), mais me impressionou, pela garra e vontade de ganhar.
O speaker a ele se referia como Senna da Silva.
Alguém daqui esteve lá?
05-08-2009, 20:03
|
|
Fundador
|
|
Local: Lisboa
|
|
MRS, houve aqui transmissão de pensamento!!!!
05-08-2009, 20:16
|
|
Membro Cappuccino
|
|
Data de Entrada: Nov 2008
Local: Porto
|
|
Citação:
Tópico Aberto originalmente por Fuchs
Tenhos eguido com atenção o que aqui tem sido escrito sobre o Ayrton que também admirei. Mas surpreende-me que ninguém tenha referido um Campeonato do Mundo de Kart corrido no, então existente, kartodromo do Autódromo do Estoril
Vi a corrida, penso que tenho umas fotos - tiradas da bancada e com péssima qualidade - mas não sei onde param.
Foi o piloto que, apesar de ter ficado em segundo (ganhou um Inglês, salvo erro), mais me impressionou, pela garra e vontade de ganhar.
O speaker a ele se referia como Senna da Silva.
Alguém daqui esteve lá?
|
Senna da Silva era o nome antes da vinda para a Europa definitivamente, pois do lado de cá foi necessário utilizar um nome mais, "artistico", daí o Ayrton.
Infelizmente não estava lá, mas lembro perfeitamente dessa história e de muitas outras...
O Campeão nesse ano foi o Holandês Peter Koene, mas o Senna ganha a ultima corrida (a final) e corta a meta a pensar que tinha ganho o titulo, finalmente Campeão do Mundo com os mesmo pontos do outro mas a ganhar a finalissima. Uns minutos mais tarde e interpretando bem o regulamento afinal o Campeão era o que tivesse melhores ceoficientes em todas as eliminatórias e pelos vistos ele tinha um resultado inferior.
Imagino o que deve ter sentido.
Como sabem os pilotos de Kart precisam de trabalhar muito com a mão direita no carburador para regular a mistura, mas fazem isso na recta pois nas curvas precisam das duas mãos no volante. ora Senna impressionava quem assistia, porque mesmo a curvar ele mantinha a mão direita ou nos parafusos ou no filtro de ar do carburador.
Anos mais tarde e já na F1 nas imagens de interior do cockpit se via como ele não precisava como todos os outros pilotos de andar constantemente com a mão entre a alavanca das velocidades e o volante (na altura dele ainda era à mão na caixa que se metiam as velocidades).
Ele conseguia curvar rápido só com a mão esquerda no volante. Mais tarde veio-se a saber porque. Ele era canhoto e como tal tirava desse facto uma ligeira vantagem.
05-08-2009, 20:24
|
|
Membro Cappuccino
|
|
Data de Entrada: Nov 2008
Local: Porto
|
|
[quote="Diácono Luís"]Esta resposta vem no seguimento dos post«s do Zico sobre os mitos e do Drake.
- A superioridade na F3 foi tal que os convites não faltaram para testar na F1. Tal como todos os pilotos de excepção, Senna passou da F3 para a F1.
Nesses testes um tocou com a Williams que na altura era uma equipa bastante competitiva.
Entrou no carro, rodou, parou nas boxes e pediu uns acertos, voltou à pista e tirou meio segundo ao record da equipa, tendo-se acabado de sentar no Fórmula 1.
São factos destes que não criam mitos, mas mostram a diferença entre óptimo e o génio.
Caro Diacono e nao foi só na Williams, que testou foi também a Brabham, aliás toda a gente o queria, era Lotus, era a Toleman que queria um contrato de "400 Anos" como se costuma dizer, e até o Surteess o chegou a indicar ao Enzo Ferrai.
05-08-2009, 21:41
|
|
Fundador
|
|
|
|
Houve uma altura em que era conhecido por Da Silva, creio que no Brasil...
05-08-2009, 22:14
|
|
Moderator
|
|
Data de Entrada: Oct 2008
|
|
Citação:
Tópico Aberto originalmente por MRS
Molho a sopa para contar a história do meu conhecimento do Senna.
Para ai em 78 ou 79 houve no Estoril um Campeonato do Mundo de Karting.O Senna era um miúdo (devia ter 18 /19 anos e fazia equipa com o Terry Fullerton um inglês também muito bom.
Numa manga sem interesse o motor de Fullerton gripou,agarrou de repente e o Senna que ia atrás em jogo de equipa foi para fora da pista e não terminou essa manga.
Apesar de ter ganho todas as outras não foi Campeão do Mundo,porque o regulamento da CIK estava mal feito.
Eu era CD e coube-me a mim ir dizer ao Senna que não tinha sido Campeão do Mundo.Ficou a chorar.
Nunca mais me esqueci da cena e nessa altura muito pouca gente conhecia o Ayrton.
MRS
|
acho que foi a única vez que se correu no paddock do estoril, creio
tenho aqui uma foto disso...
cumprimentos
|
05-08-2009, 22:17
|
|
Moderator
|
|
Data de Entrada: Oct 2008
|
|
quero acrescentar só 2 coisas:
-nobert singer, punhamos o zico a entrevistá-lo
-a afeição que temos pelo Senna é também produto duma fase muito específica do automobilismo em portugal.
não so porque o Senna falava a mesma lingua, mas porque muita da sua carreira desenvolveu-se aqui e porque, na altura, tinhamos GP em Portugal e muitos testes
ou seja, contactáva-mos bastante com ele.
isto gerou uma empatia que ficou para sempre
cumprimentos
|
05-08-2009, 23:00
|
|
Fundador
|
|
|
|
Citação:
Tópico Aberto originalmente por bg2
|
Obrigado pela recomendação bg2
Eu acho que se tivesse a oportunidade de estar à beira do Norbert Singer deitava-lhe uma daquelas drogas GHB...trazia-o comigo e punha-o numa gaiolinha no meio da minha memorabilia Porsche.
05-08-2009, 23:05
|
|
Membro RSR
|
|
Local: Luanda/Fafe
|
|
Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico
Citação:
Tópico Aberto originalmente por bg2
|
Obrigado pela recomendação bg2
Eu acho que se tivesse a oportunidade de estar à beira do Norbert Singer deitava-lhe uma daquelas drogas GHB...trazia-o comigo e punha-o numa gaiolinha no meio da minha memorabilia Porsche.
|
|
Modos de Exibição |
Modo Linear
|
Permissões
|