|
 |
 |

14-12-2024, 18:39
|
 |
Fundador
|
|
Data de Entrada: Sep 2008
|
|
Comprar um carro eléctrico? 3 RAZÕES que o tornam obrigatório!
Comprar um carro eléctrico?
3 RAZÕES que o tornam obrigatório!
Depois de muito analisar, na óptica do proprietário, e sendo um deles, penso que poderá ser útil para um possível comprador, aquilo que vou transmitir!
Vamos às razões que definem o bom e o mau do tema (leia com calma as perguntas):
1 - Em sua casa, para utilização comum (excluir carros clássicos, de competição, etc.), existem 2 ou mais carros?
- Se SIM avance para a pergunta 2.
- Se só tem um carro, ter um carro eléctrico não é para si. Ler abaixo a EXPLICAÇÃO 1.
2 - Tem em sua casa, ou no seu local de trabalho, a possibilidade de ter um carregador, vulgo Wall-Box?
- Se SIM passe à pergunta 3.
- Se NÃO, ter um carro eléctrico não é para si. Ler abaixo a EXPLICAÇÃO 2.
3 - É proprietário de uma Empresa, Sociedade Unipessoal ou por quotas, ou Empresário em Nome Individual, sendo que em qualquer dos casos é Sugeito Passivo do IVA?
Se sim, e chegado à questão 3, você reúne todas as condições para ter um carro 100% eléctrico. Mas recomendo ler a EXPLICAÇÃO 3.
EXPLICAÇÃO 1 - Um carro eléctrico tem certas limitações em termos de autonomia, mesmo cumprindo os limites de velocidade! Donde, se só houver um carro em casa, um Diesel económico, ou um carro Bi-Fuel (gasolina+gás), são opções mais económicas, sendo que a última (o Bi-Fuel), já não tem os problemas que o AD-Blue causa em carros que andam muito em cidade. Andar a gás, para além de ser mais simpático em termos de poluição, é bem económico.
EXPLICAÇÃO 2 - Não dispor de um local de carga privado (casa ou trabalho) torna os carregamentos mais caros, e com montes de inconvenientes que podem surgir (postos fora de serviço, ocupados, etc.)
Para colocar gasolina você vai a uma posto de abastecimento, e coloca. Pode ter o aviso do "multibanco fora de serviço", mas isso resolve-se com aquela pequena reserva de dinheiro que sempre trazemos, nem que seja para chegar ao próximo posto.
É certo que que os sistemas devem ser automatizados e não faz o mínimo sentido ter um funcionário ao pé de cada carregador.
Mas há situações que já presenciei, nas Àreas de Serviço das AE, em que há energia no posto, o carro necessita-a, e o proprietário tem dinheiro para a pagar... e não pode abastecer, por causa de um problema de ligação informática, ou outro, uma vez que não há forma de proceder manualmente (e alguns Postos são pertença da empresa donas das cafetarias)... Fica-se com uma viagem, no mínimo, atrasada.
Por isso a velha gasolina/gasóleo tem vantagem... porque não tem esse problema...
EXPLICAÇÃO 3 - Ter-se uma Empresa que justifique a viatura, e que seja sujeito passivo de IVA, trás, entre outros benefícios, a dedução do IVA na compra e manutenção da viatura. Algo que só é permitido aos Veículos de Mercadorias.
Há uma limitação de valor do carro para ter essa regalia, mas esse tecto é suficiente para muitos carros, pelo que não é propriamente um problema.
Eu queria ter um carro eléctrico, tenho os requisitos 1 e 2, mas não tenho Empresa.
Neste caso a minha opinião é a de que compre um carro usado.
Certificar-se que a marca é fiável, a unidade assistida na marca, sem "buracos negros" na assistência... e avançar sem medo, com as garantias que possa conseguir.
Há muitos carros comprados em Leasing ou ALD, que ao fim de 3, 4 ou 5 anos estão há venda no mercado de usados. Pode ser uma boa opção.
Um carro que por má utilização, não pode danificar o Motor ou Caixa de Velocidades (o primeiro é óbvio e a CV nem sequer existe), não mete muito medo comprá-lo como usado. Recomendo contudo a exigência de um teste feito na marca, sobre o estado geral e de depreciação da bateria.
Pode comprar novo, mas ao não ser uma Empresa, e ao não deduzir o IVA, o seu carro deixa de ser atractivo para uma Empresa uma vez em como "usado", cuja dedução do IVA lhe trás uma assinalável economia.
É logo um prejuízo grande à cabeça.
Se comprar um "usado" como estão as baterias?
O "medo" das baterias é algo que nos dias de hoje, em carros recentes, não tem razão de ser. A minha experiência (e seguir tem os link's), tenho um carro com mais de 80000 kms., e não noto nenhuma perda de autonomia relacionado com a bateria.
Para ser sincero, tenho mais medo de um problema com o motor de com a bateria!!! Ainda que não note nada no motor, entenda-se.
Mas ouvi dizer que os eléctricos ardem muito!
Ardem como os outros, e em valores relativos, ardem menos que os que têm motor térmico.
Agora, o fogo dos eléctricos, se tiver origem na bateria, não há muito a fazer. É para arder, já que o fogo tem origem não em combustão, mas sim num curto-circuito gigantesco que é o que acontece em caso de colapso da bateria. Só se pode arrefecer para limitar os danos ao redor, já que o carro está condenado (isto se o fogo tiver origem na bateria, repito).
A minha experiência com os carros eléctricos que tenho
Podem encontrar aqui, para um Renault Zoe e um VW ID.5, respectivamente:
https://www.lehrenkrauscafe.com/vbfo...ead.php?t=7632
https://www.lehrenkrauscafe.com/vbfo...ead.php?t=7653
Estou ao dispor, para o que tiverem por conveniente...

14-03-2025, 19:03
|
 |
Fundador
|
|
|
|
Sobre os eléctricos que tenho...
Actualização
Renault Zoe
Extremamente satisfeito com a unidade que disponho, a caminho dos 5 anos, e bem mais de 80000 kms. feitos, começa-se a pensar na substituição...
Verdade seja dita que, com tão grande índice de satisfação, começa-nos a passar pela cabeça, que não tem substituto!
Aparentemente um pensamento estúpido, mas que a experiência de vida de quase 70 anos nos diz que: - "É possível".
Se exceptuarmos o banco que é sofrível, tudo no carro está próximo da perfeição, quando confrontado com valor de compra despendido.
Mas... Surgiram 2 hipóteses dentro da marca, que explico a seguir:
Renault 5 e-tech (150 cv - bateria de 52 kWh)
Ver em:
https://www.lehrenkrauscafe.com/vbfo...192#post170192
"Alpine" A290
Ver em:
https://www.lehrenkrauscafe.com/vbfo...196#post170196
VW ID.5
Defino o VW ID.5 como um carro sem problemas! O carro em si "é um problema", com coisas muito positivas. Daí eu ter colocado no título do tópico: - "um sucesso adiado".
Pode-se dizer que VW ID.5 é o negativo do Renault Zoe!
Como alguns amigos pediram que fosse mais claro, tomei a liberdade de comparar algumas das suas funcionalidades com as de um T-Roc 1.0 TSI que possuo.
Ver em:
https://www.lehrenkrauscafe.com/vbfo...162#post170162
Com mais de um milhar de visualizações, o que escrevi no primeiro post deste tópico, impunha-se partilhar consigo esta actualização!

08-04-2025, 20:22
|
 |
Fundador
|
|
|
|
No post nº. 1 deste tópico escrevi:
Mas ouvi dizer que os eléctricos ardem muito!
Ardem como os outros, e em valores relativos, ardem menos que os que têm motor térmico.
Agora, o fogo dos eléctricos, se tiver origem na bateria, não há muito a fazer. É para arder, já que o fogo tem origem não em combustão, mas sim num curto-circuito gigantesco que é o que acontece em caso de colapso da bateria. Só se pode arrefecer para limitar os danos ao redor, já que o carro está condenado (isto se o fogo tiver origem na bateria, repito).
Recentemente saíu um vídeo sobre o tema, que reputo de muito interessante e desmistificador.
Ver em:
https://www.youtube.com/watch?v=aOfrP4xiGno&t=51s
|
Modos de Exibição |
Modo Linear
|
Permissões
|