PDA

Vizualizar Versão Completa : Efeitos da crise


Peiroteu
11-03-2009, 20:01
Meus amigos,
Fiquei bastante impressionado com a visão deste link:
http://www.businessinsider.com/unsold-c ... rld-2009-2 (http://www.businessinsider.com/unsold-cars-around-the-world-2009-2)

Isto é de facto muito apreeensivo! E ainda agora começou a crise!
E interrogo-me: - Mesmo que passe a crise, com este acumular de viaturas, será que daqui a 2 ou 3, ou 4 anos vamos estar a comprar carros novos já velhos?

Para meditar.

José Aguiar
11-03-2009, 20:21
Desconfio que se avizinham grandes campanhas de desconto, do género:

"Pague 1 e leve 2 - Oferta limitada ao stock existente." :P

jorge
11-03-2009, 20:46
O grande problema foi e será sempre termos uma oferta e capacidade produtiva muito acima das reais necessidades.... :|
Quanto à banca, essa desde à longos anos que anda a criar mercados e clientes onde eles nao existem ...agora temos a consequencia :puke:
neste momento, ou se começam a injectar os artigos nas economias emergentes ou no "velho mundo"o mercado ja transbordou |(

MRS
11-03-2009, 21:06
É natural que quem não está por dentro da indústria automóvel fique espantado com esta situação,...que até já foi pior.

A maior parte das marcas trabalha no esquema "order to deliver" ,que quer dizer que o carro é fabricado para um determinado cliente;mas há casos em que a produção é para stock,ou para importadores e stocam eles e nessas ocasiões há a passagem do stock da fábrica para os paises distribuidores.

Mas chega-se a certa altura em que há que pensar em stock total,pois se os Concessionários não os venderem.... não vale a pena a fábrica produzir,por que produzir custa dinheiro.

Em finais de Janeiro os construtores franceses (Peugeot/Citroen e Renault) tinham cerca de 700.000 unidades em stock total.

Actualmente estes números já são mais baixos, porque as fábricas têm estado paradas e espera-se que dentro em breve os stocks dos construtores generalistas seja de 300.000/400.000 unidades.

Para quem vende por exemplo 2 milhões ano, dá 500000 por trimestre.Ora 300.000 unidades em stock total são cerca de 2 meses de venda o que é perfeitamente admissível.

É óbvio que quem está a comprar agora, pode comprar um carro com 6/10 meses de stock,mas nem por isso a garantia do fabricante deixa de ser a que é,visto que só começa quando há matricula.

Mas situações idênticas já se passaram no passado e nem por isso estávamos em crise.Por exemplo em Portugal a Fiat há uns 10/15 anos chegou a ter 4000 unidades matriculadas não vendidas, o que é muito pior que a situação actual, em que os carros não estão matriculados.

Direi que na minha vida assustei-me algumas vezes com as fotos dos parques, ou mesmo a visão directa do stock,mas com o tempo as coisas equilibram-se e acabam por normalizar,óbviamente com custos.O principal problema é que nem sempre o stock é equilibrado havendo falta de uns modelos e excesso de outros.

C´est la vie!

MRS

tex
12-03-2009, 11:12
Os "efeitos da crise" júridica nacional. :tmi:

Ace
12-03-2009, 12:12
O grande problema foi e será sempre termos uma oferta e capacidade produtiva muito acima das reais necessidades.... :|


Não se preocupem, quando os governos decretarem o abate compulsivo de todos os veículos com mais de 5 anos (esse lixo poluente e perigosíssimo que assola as nossas estradas, conduzido por criminosos e irresponsáveis) nós, os construtores automóveis, recuperaremos facilmente dos incómodos causados pela situação actual...

... só vamos ter de fazer um Lobbyingzinho :worried: