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Antigo 18-01-2009, 0:39
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Padrão O Primeiro Carro Híbrido - Lohner - Porsche em 1899

O Primeiro Carro Híbrido - Lohner - Porsche

300 unidades "Lohner-Porsche" em chassis foram vendidas até 1906.

Sem dúvida, um dos primeiros veículos PORSCHE!


Em 1898, Porsche associou-se à fábrica Jakob Lohner & Co, sedeada em Viena, Áustria.

Esta empresa que produzia Coches para o Imperador Francisco José I da Áustria, como também para os Reis da Noruega; Suécia e Roménia.

Jakob Lohner iniciou a construção de automóveis em 1896 em Ludwig Lohner, num subúrbio junto ao Danúbio de Floridsdorf.

O seu design, revelado em 1898, foi denominado " Sistema Lohner-Porsche ", uma carruagem com dois motores eléctricos, directamente ligados às rodas dianteiras, e tendo como fonte de energia umas baterias.


Lohner - Porsche 1898 ( fonte: Christophorus Magazine )

Este tipo de eixo motriz, foi facilmente adoptado às 4 rodas, pela simples montagem de outros dois motores eléctricos às rodas traseiras, e sob pedido de um Inglês: E.W.Hart em 1900.

Em Dezembro de 1900, o Carro esteve presente no " Exposição Mundial de Paris " sob o nome de " Toujours-Contente". Apesar deste protótipo ter sido utilizado para corridas e quebrar de recordes, os 1800 kg das pesadas Baterias ilustravam os limites deste conceito de tracção.

Todavia, ele demonstrou uma velocidade interessante quando em corrida, mas o peso das grandes baterias tornava-o um pouco relutante nas encostas mais íngremes.

Continuando empregado pela Lohner, Porsche e seguindo a "lógica" dos anteriores resultados com o carro eléctrico, decide introduzir um veículo "misto" em relação ao conceito de transmissão, em 1901.

Assim em substituição do conjunto de baterias, foi introduzido um motor de combustão interna, e com um gerador para fazer movimentar os motores eléctricos nas rodas e com um conjunto menor de baterias suplementares.

Desta forma Porsche criou o primeiro veículo híbrido movido num misto de motor a gasolina e eléctrico.

300 unidades "Lohner-Porsche" em chassis foram vendidas até 1906, sendo a maior parte delas com tracção FWD ou camiões RWD, autocarros e carros de bombeiros. e alguns autocarros 4WD .

Com velocidades superiores a 56km/h, tornou-as " carruagens velozes" e derrubando vários recordes austríacos.

Inclusivé participando e ganho o " Exelberg Rally em 1901 com Porsche a pilotar ele próprio um veículo híbrido FWD .

E de vários melhoramentos encetados por Porsche, note-se a adopção de motores mais potentes de origem Daimler e Panhard, que provaram
serem suficientes para o incremento de uma maior velocidade máxima e por conseguinte com outras quebras de recordes de velocidade.

Em 1905, Porsche foi reconhecido como um Engenheiro Automóvel mais inovador, ganhando o " Poetting Prize " na Áustria.

Curiosamente, durante o seu serviço militar, em 1902, Porsche serviu de Chauffer do Arquiduque Franz Ferdinand da Áustria, o mesmo que quase uma década depois foi assassinado e sendo este a faísca que despoletou a I Grande Guerra Mundial.

(source: >internet)


1898 Lohner Porsche Hybrid wheel electric engine


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  #2  
Antigo 07-06-2011, 18:09
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Lohner.jpg
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  #3  
Antigo 07-06-2011, 18:27
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  #4  
Antigo 07-06-2011, 18:46
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Dissertai sobre otema Mestre!
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  #5  
Antigo 07-06-2011, 19:26
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Não acho muito correcto tecer publicamente críticas ao artigo.
Diria apenas que se baseou em fontes pouco abalizadas.

Aliás, para todos os efeitos, deixei de ler quando cheguei à frase “Com a formação de engenheiro electrotécnico…”
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  #6  
Antigo 08-06-2011, 18:19
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Citação:
Tópico Aberto originalmente por Ace Ver Mensagem
Não acho muito correcto tecer publicamente críticas ao artigo.
Diria apenas que se baseou em fontes pouco abalizadas.

Aliás, para todos os efeitos, deixei de ler quando cheguei à frase “Com a formação de engenheiro electrotécnico…”
Tirando esse pormenor, afinal a reivindicação é merecida ou não?
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MaMourão
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  #7  
Antigo 08-06-2011, 19:09
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Tópico Aberto originalmente por MaMourão Ver Mensagem
Tirando esse pormenor, afinal a reivindicação é merecida ou não?
Suspeito que há mais, para além do pormenor...
(suspeito mesmo que estão baralhadas no artigo características de diversos e distintos Lohner...)

Quanto à reivindicação ser merecida é tema que dava pano para mangas.

Pessoalmente aceito-a de bom grado porém, como em quase tudo, é passível de discussão.

Por exemplo:
-Será que os Lohner (pelo menos os comercializados) se podem enquadrar na definição actual de híbridos ou são meros automóveis eléctricos alimentados por um gerador (ou carros a gasolina com uma "transmissão eléctrica")?
-Será que um tal de Pieper se antecipou a Ferdinand Porsche?
- ...
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  #8  
Antigo 14-06-2012, 12:28
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Citação:
Tópico Aberto originalmente por Ace Ver Mensagem
Suspeito que há mais, para além do pormenor...
(suspeito mesmo que estão baralhadas no artigo características de diversos e distintos Lohner...)

Quanto à reivindicação ser merecida é tema que dava pano para mangas.

Pessoalmente aceito-a de bom grado porém, como em quase tudo, é passível de discussão.

Por exemplo:
-Será que os Lohner (pelo menos os comercializados) se podem enquadrar na definição actual de híbridos ou são meros automóveis eléctricos alimentados por um gerador (ou carros a gasolina com uma "transmissão eléctrica")?
-Será que um tal de Pieper se antecipou a Ferdinand Porsche?
- ...


Por vezes as coisas não têm continuidade e esquecemo-las. Depois, eventualmente dá-se o acaso de algo as trazer de novo à memória.

Há tempos encontrei um link que remetia para aqui (http://alphamodelismo.blogspot.pt/20...erporsche.html) e lembrei-me que não mais se tinha falado dos Pieper.

Como mais vale tarde do que nunca, aqui vai um pequeno apontamento:

Fundada em 1848, a empresa Pieper, de Liège, reputados fabricantes de bicicletas resolveu, em 1898 iniciar-se no fabrico de automóveis. Henry e Nicolas Pieper desenvolveram então (entre outros) um veículo com motor de Dion de 3 hp, de colocação dianteira, acoplado a um motor elétrico localizado sob o assento e alimentado por uma bateria de 40 elementos e 125kg de peso.
Tinha uma autonomia de 250 km e podia alcançar os 30 km/h. O motor elétrico tinha a particularidade de poder ser usado igualmente como “motor-de-arranque” para o de gasolina.
Tal como os Lohner, os Pieper, foram expostos em vários certames internacionais como Bruxelas e Berlim em 1899 e Paris em 1900.

O mais curioso é que as semelhanças entre o primeiro hibrido de “Pieper” e a “chaise” Lohner de Ferdinand Porsche são mais do que evidentes.
Mas não serei eu a afirmá-lo.
Façam os vossos juízos:



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  #9  
Antigo 14-06-2012, 13:49
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Editado: 1898 e 1899

Obrigado Rambo
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  #10  
Antigo 14-06-2012, 19:21
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Lightbulb Diferenças há e muitas, na minha opinião.

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Ace Ver Mensagem
Por vezes as coisas não têm continuidade e esquecemo-las. Depois, eventualmente dá-se o acaso de algo as trazer de novo à memória.

Há tempos encontrei um link que remetia para aqui (http://alphamodelismo.blogspot.pt/20...erporsche.html) e lembrei-me que não mais se tinha falado dos Pieper.

Como mais vale tarde do que nunca, aqui vai um pequeno apontamento:

Fundada em 1848, a empresa Pieper, de Liège, reputados fabricantes de bicicletas resolveu, em 1898 iniciar-se no fabrico de automóveis. Henry e Nicolas Pieper desenvolveram então (entre outros) um veículo com motor de Dion de 3 hp, de colocação dianteira, acoplado a um motor elétrico localizado sob o assento e alimentado por uma bateria de 40 elementos e 125kg de peso.
Tinha uma autonomia de 250 km e podia alcançar os 30 km/h. O motor elétrico tinha a particularidade de poder ser usado igualmente como “motor-de-arranque” para o de gasolina.
Tal como os Lohner, os Pieper, foram expostos em vários certames internacionais como Bruxelas e Berlim em 1899 e Paris em 1900.

O mais curioso é que as semelhanças entre o primeiro hibrido de “Pieper” e a “chaise” Lohner de Ferdinand Porsche são mais do que evidentes.
Mas não serei eu a afirmá-lo.
Façam os vossos juízos:



Para além das evidentes, não se vislumbra minimamente no Pieper as enormes baterias que para a época seriam indispensáveis para lhe conferirem uma autonomia de 250 Km, (quanto mais a 30 km/h...)

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