Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums
  #1  
Antigo 23-06-2009, 11:31
Avatar de MaMourão
MaMourão MaMourão está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Leça da Palmeira
Mensagens: 2.331
Padrão A prenda de Ferry

Afinal qual foi a prenda que Ferry Porsche recebeu.

Eu não tenho duvidas de que Ferry Porsche recebeu como prenda dos seus 75 anos, um carro especial com base no 928, mas qual?
A primeira vez que tive conhecimento deste carro, foi no site do Club928Espanha, falavam de um 928 de 4 portas que tinha sido construído em segredo pelos colaboradores da Porsche e oferecido a Ferry Porsche pelos seus 75 anos. No site não tinha nenhuma foto pelo que apenas pude imaginar como seria este carro.

Passados uns tempos ofereceram-me um livro que trazia uma fotografia de um 928 diferente, dizia que era uma versão especial de quatro lugares, feita pelos colaboradores para o 75º aniversário de Ferry, mas este tinha duas portas.

Sempre pensei que o site dos espanhóis estivesse enganado, pois desta versão de duas portas tinha a fotografia no livro e mais tarde acabaram-me por mostrar mais algumas deste modelo.

A foto do livro

Outra foto, aqui já com o Ferry


Agora no novo museu da Porsche aparece um 928 de quatro portas, não sei o que diz na placa ao lado do carro no museu, mas na revista SportAuto diz que foi uma oferta a Ferry Porsche pelos engenheiros de Weissach. O carro é muito parecido com a versão de quatro portas da ASC, mas tem as suas diferenças.

O carro que está no museu





O modelo da ASC



Afinal de contas qual foi o 928 que Ferry recebeu como prenda?
__________________
MaMourão
Responder com Quote
  #2  
Antigo 23-06-2009, 12:10
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: A prenda de Ferry

A prenda do Ferry ("der-doktor wagen") é sem dúvida o duas portas "verde azeitona" que aparece nessa carismática fotografia tirada na casa dos Porsche junto às garagens das portas brancas com os "hot-shots" todos da Porsche, AG que nessa manhã rumaram a Feuerbacher Weg. Para ser sincero não será muito correcto chamar-se a esse carro um 928 (embora tenha nascido de um "S") porque ele trata-se de um Concept, portanto um modelo único e ficou baptizado como Typ 942. Em todo o caso também ficou conhecido como 928-4. A particularidade do carro é que na prática, é um quatro portas com duas portas. Daí a originalidade do conceito e a facilidade de o transformar posteriormente numa versão com quatro portas. O que está no novo museu da Porsche não é o Type 942 de duas portas (mas 4 lugares), mas sim o de quatro portas que foi destinado à ASC dois anos depois, em 1986. Na altura da prenda de Ferry porsche, a Porsche "esticou" vários 928, com vista a ensaios de 4 lugares e futuros ensaios de versões com quatro portas.
Um deles, precisamente o que estará no Museu é o Porsche 928 Studie H50 terá sido construído provavelmente na mesma altura em que outro (o das tuas fotos) que foi oferecido ao Heinz Prechter, Presidente e Fundador da ASC (American Sunroof Corporation). Em todo o caso, tens toda a razão e realmente aparece em quase todos os artigos a referência ao carro do Museu como sendo a prenda dos 75 anos. O 928-4 tem a matrícula S-HR 1200. O que está no Museu tem a matrícula S-KP 8369.

__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #3  
Antigo 23-06-2009, 12:45
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: A prenda de Ferry

E agora deixaste-me com uma dúvida. Eu não li a placa do Museu que está neste carro. E o mais grave, é que provavelmente deve lá estar escrito que foi a prenda dos 75 anos. O que é incrível porque a prenda foi um carro familiar verde com duas portas, e não um carro familiar vermelho com quatro portas.

Será que o Pure911 fotografou a placa?
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #4  
Antigo 23-06-2009, 23:32
Avatar de MaMourão
MaMourão MaMourão está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Leça da Palmeira
Mensagens: 2.331
Padrão Re: A prenda de Ferry

Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico
Um deles, precisamente o que estará no Museu é o Porsche 928 Studie H50 terá sido construído provavelmente na mesma altura em que outro (o das tuas fotos) que foi oferecido ao Heinz Prechter, Presidente e Fundador da ASC (American Sunroof Corporation).
Se reparares bem, a traseira do H50 é ligeiramente diferente do ASC, o H50 poderá ser o resultado de um desses pedidos de estudo?
Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico
Em todo o caso, tens toda a razão e realmente aparece em quase todos os artigos a referência ao carro do Museu como sendo a prenda dos 75 anos.
Revista car

Revista sportauto

Curioso a comparação com o RX8 nos dois artigos.
Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico
E agora deixaste-me com uma dúvida. Eu não li a placa do Museu que está neste carro. E o mais grave, é que provavelmente deve lá estar escrito que foi a prenda dos 75 anos. O que é incrível porque a prenda foi um carro familiar verde com duas portas, e não um carro familiar vermelho com quatro portas.

Será que o Pure911 fotografou a placa?
E agora como é que ficamos, mais uma polémica para a colecção de carros do museu? Se calhar com o lançamento do Panamera até da mais jeito colocar um carro de quatro portas.
__________________
MaMourão
Responder com Quote
  #5  
Antigo 24-06-2009, 21:30
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: A prenda de Ferry

Não descansei enquanto não arranjei o raio da placa Mas já cá canta.
Quem dominar o alemão que me corrija, mas tenho a certeza que a placa não refere que o carro é uma prenda para Ferry porsche nos seus 75 anos. Diz qualquer coisa como: "até um Porsche quer tempo para viajar com a família, por isso Ferry Porsche construiu uma vez um carro especial - um carro com quatro portas e quatro lugares", etc..
PS: já repararam na fotografia em que o Ferry Porsche está sozinho à frente da prenda...parece ver-se lá atrás um motor de 8 cilindros transformado em geladeira de champagne?

__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #6  
Antigo 22-04-2011, 13:43
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão

Estava eu em "arrumações" e deparei-me com algum material interessante sobre a concepção deste projecto, que entre outras coisas, teve em mente conseguir as dimensões de um Daimler. Deixo aqui algumas imagens, com 27 anos, tiradas por Hans Peter Seufert.

__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #7  
Antigo 22-04-2011, 13:45
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão

Um pormenor das ópticas:
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #8  
Antigo 22-04-2011, 14:21
Avatar de MaMourão
MaMourão MaMourão está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Leça da Palmeira
Mensagens: 2.331
Padrão

Impecável Zico. Espero que resolvas fazer arrumações muitas vezes.

Uma coisa que tinha dúvida em relação a este carro é se o espaço para as pernas também tinha crescido, já vi que sim, pois o carro esticou bastante. Mas as pernas continuam dobradas devido aos bancos estarem muito em baixo. Eu diria que o objectivo deste carro ficou meio conseguido.

A primeira foto está...muito à frente.
__________________
MaMourão
Responder com Quote
  #9  
Antigo 22-04-2011, 14:26
Avatar de matzagrin
matzagrin matzagrin está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Dec 2010
Local: Coimbra
Mensagens: 699
Padrão

Realmente fantástico. Só agora vi este tópico, é ir mesmo ao fundo do baú!
Responder com Quote
  #10  
Antigo 22-04-2011, 15:28
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão

Mais algumas, desta vez do Julius Weitmann, que não destoam neste tópico


__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
Responder

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Ferry Porsche zico MUSEU PORSCHE 22 28-02-2013 2:43
Os carros do Ferry - Exposição zico MUSEU PORSCHE 27 09-11-2009 11:20
Ferry Porsche Bernardo Oliveira VÍDEOS PORSCHE 16 15-04-2009 22:48


Horários baseados na GMT. Agora são 8:20.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.