Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums

Voltar   Lehrenkrauscafe Forums > CULTURA PORSCHE > PORSCHISSES

Responder
 
Opções do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 10-05-2014, 15:49
Avatar de AstonM
AstonM AstonM está offline
Membro Carioca
 
Data de Entrada: Jul 2012
Mensagens: 80
Padrão Caixa Manual vs PDK

Ontem, enquanto andava a "navegar" por diversos vídeos no youtube surgiu-me nos sugeridos o seguinte vídeo do fifth gear.


Compara, em pista, um Porsche Cayman 987 manual vs Porsche Cayman 987 com PDK.
Não acompanho regularmente o programa e como tal desconhecia este teste que já conta com 4 anos.

Qual a vossa opinião sobre esta eterna questão? Num momento em que o GT3 já vem obrigatoriamente com caixa automática... Admito que quando um carro começa a ser muito potente e onde é necessário cada vez uma maior concentração para o guiar que as caixas automáticas ajudem a que o condutor se foque mais na condução e consiga mais facilmente não errar.
No entanto, pessoalmente, num sentido de prazer e diversão, continuo a ser fiel às caixas manuais. A caixa de 7v estreada no 991 é magnífica e já tem certos mimos tecnológicos que devem dar um gozo imenso como o facto de colocar o motor na rotação certa de forma automática, não deixando a rotação cair.

Há ainda quem defenda que o som de mudar a mudança num porsche manual (quando este está a atingir o recline) é único e até hoje a caixa automática ainda não o conseguiu igualar.

Digam de vossa justiça...

Última edição por AstonM : 10-05-2014 às 20:08
Responder com Quote
  #2  
Antigo 10-05-2014, 16:49
Avatar de Pure911
Pure911 Pure911 está offline
Administrador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: "El Cono Sur"
Mensagens: 2.542
Padrão

Este é o eterno assunto. "Manual ou automático"

Mesmo no caso da PDK, devemos considerá-la como aquilo que é: uma caixa automática.

A PDK tem muitas virtudes. Eu já tive 2 Carrera S's com PDK. A última era uma PDK de 2ª geração, montada num dos últimos 997.2 S's vendidos antes do lançamento do 991. Para o trânsito do dia-a-dia, em situações de para-arranca; nada mais confortável que uma PDK para quem pretenda usar um 911 (ou boxster, ou mesmo um cockster) para deslocações diárias. As diferenças de uso permitidas pelos modos normal, sport, e sport plus, fazem da PDK uma caixa realmente polivalente. Posso dizer que usei a PDK nas mais variadas situações; estrada, cidade, circuito.

Mas com o passar do tempo, sentia que mesmo tendo um excelente, potente e muito refinado 911, havia algo que o tornava demasiado "banal". Não conseguia apontar o dedo a nada em específico. Até o dia em que voltei a experimentar uma caixa manual noutro 911 da mesma geração, neste caso um GT3. Obviamente as diferenças entre o 997.2 S e o GT3 iam muito, mas muito além da caixa. Contudo, era, na minha opinião, este único elemento, o que mais marcava à diferença entre estes 2 911's. Tive vários meses de convivência com ambos, para poder comparar.

A nova PDK-S, será provavelmente uma caixa bem mais adequada para o 991 GT3 do que o seria uma caixa manual. (Isto é, uma vez que o novo GT3 comece a ser vendido novamente, sem a opção "burnout"). O resto do carro é muito mais "refinado" do que o seu antecessor, e uma PDK-S certamente consegue tirar mais proveito de todo esse refinamento, do que uma caixa manual alguma vez poderia fazer.

Pelo mesmo raciocínio, acho a caixa manual perfeita para o GT3 da série anterior ao 991. Ela faz um "match" absolutamente mágico com o resto do carro, e juntos formam o caracter de um desportivo "puro e duro" que a actual modernidade está a deixar para trás. E não há nada de errado com isso. Se pudesse ter as duas, seria a caixa manual do meu GT3, e uma PDK num Turbo S. De só poder contar com uma opção, a escolha preferida, é, de longe, a actual

sides_4.jpg
__________________
"If You analyze the Function of an object,
it's Form often becomes obvious"


Ferdinand Alexander Porsche
Responder com Quote
  #3  
Antigo 10-05-2014, 19:08
Avatar de jorge
jorge jorge está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 3.724
Padrão

uma caixa manual num 997, 987, etc, com uma embraiagem em bom estado =
PS: se esta vier com SS( short shifter da Porsche) de origem então é sublime...

venha a automatica que vier...
__________________
Porsche 911 series built to be "everything to someone" not "Something to everyone".
Responder com Quote
  #4  
Antigo 10-05-2014, 20:07
Avatar de AstonM
AstonM AstonM está offline
Membro Carioca
 
Data de Entrada: Jul 2012
Mensagens: 80
Padrão

Aproveito para deixar um vídeo sobre a tal tecnologia da caixa de 7v. Em inglês chama-se rev matching, em português não sei qual o nome que lhe deram. Só funciona com o sport plus activo.


Citação:
Tópico Aberto originalmente por jorge Ver Mensagem
uma caixa manual num 997, 987, etc, com uma embraiagem em bom estado =
PS: se esta vier com SS( short shifter da Porsche) de origem então é sublime...

venha a automatica que vier...
Esse short shifter vinha com algum pack de opcionais (ou era um opcional/acessório singular)?
Por acaso já ouvi dizer que as embraiagens nos porsches se gastam com alguma velocidade.

Última edição por AstonM : 10-05-2014 às 20:12
Responder com Quote
  #5  
Antigo 11-05-2014, 0:05
Avatar de pedro2cv
pedro2cv pedro2cv está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 4.747
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por AstonM Ver Mensagem
Aproveito para deixar um vídeo sobre a tal tecnologia da caixa de 7v. Em inglês chama-se rev matching, em português não sei qual o nome que lhe deram. Só funciona com o sport plus activo.

http://www.youtube.com/watch?v=YGxst0uqitM



Esse short shifter vinha com algum pack de opcionais (ou era um opcional/acessório singular)?
Por acaso já ouvi dizer que as embraiagens nos porsches se gastam com alguma velocidade.
A embraiagem do meu já leva com mais de 140k (nem sempre bem tratada ) e aparentemente, está como nova


Responder com Quote
  #6  
Antigo 11-05-2014, 0:36
JCB_XX JCB_XX está offline
Membro Carioca
 
Data de Entrada: Jan 2014
Mensagens: 108
Padrão

Não tenho know how nem grande experiência sobre este assunto, contudo das experiencias que tenho autm vs manual, não troco uma caixa manual por nada... Pode ser algo obtuso da minha parte, mas...

Contudo escrevo devido ao que li sobre o pormenor de "a caixa automática não deixar cair a rotação". Isto não é exclusivo da caixa automática.

Quando apliquei algum material no impreza foi-me recomendado um acerto da centralina para o carro trabalhar harmoniozamente com o material. Aquando desse acerto tive um brinde chamado sport mode (activa-se quando se quer).
Pode fazer várias coisas, mas no meu quando activado, nas reduções o carro sobe automáticamente a rotação.

Não sabia que era possível sequer!! Mas é...
Responder com Quote
  #7  
Antigo 11-05-2014, 7:10
Avatar de nineeleven_turbo
nineeleven_turbo nineeleven_turbo está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Porto
Mensagens: 3.176
Padrão

Isto das cx manuais vs caixas automáticas, a meu ver tem muito de parecido com o que aconteceu com os jipes quando passaram de chassis de longarinas para monoblocos. No inicio toda a gente estranhava, até houve o cuidado de mudar a designação de TT para SUV, no entanto hoje em dia conta-se pelos dedos das mãos quais os verdadeiros puros e duros que se encontram no mercado. Hoje em dia, quem criticava isso, provavelmente tem um SUV na garagem, e é lhes impensável comprar um puro e duro. Isto porque existe algo que se chama evolução da técnica, os SUV tendem a ser cada vez mais evoluídos (mesmo até a nível da rigidez).
O mesmo se passa com os motores a diesel, que de um momento para o outro passaram de motores para taxis, para passarem a ter as performances de um motor a gasolina e com tendência a ultrapassa-las.
Quando eu penso numa cx manual, eu penso em prazer de condução, não penso nunca em caixa evoluída, porque isso ja está perto do seu limite de evolução.
Quando penso em caixa automática, penso em algo que cada vez mais vai ser mais performance, inclusive vai melhorar em muito a minha performance como condutor (pois não sou piloto profissional) que nunca vou tirar total partido de uma caixa manual.
__________________
nineeleven_turbo


You are the result of 4 billion years of evolutionary success,.......FUCKING ACT LIKE IT.
Responder com Quote
  #8  
Antigo 11-05-2014, 7:56
Avatar de Drake
Drake Drake está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Nov 2008
Local: Porto
Mensagens: 3.571
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por nineeleven_turbo Ver Mensagem
Isto das cx manuais vs caixas automáticas, a meu ver tem muito de parecido com o que aconteceu com os jipes quando passaram de chassis de longarinas para monoblocos. No inicio toda a gente estranhava, até houve o cuidado de mudar a designação de TT para SUV, no entanto hoje em dia conta-se pelos dedos das mãos quais os verdadeiros puros e duros que se encontram no mercado. Hoje em dia, quem criticava isso, provavelmente tem um SUV na garagem, e é lhes impensável comprar um puro e duro. Isto porque existe algo que se chama evolução da técnica, os SUV tendem a ser cada vez mais evoluídos (mesmo até a nível da rigidez).
O mesmo se passa com os motores a diesel, que de um momento para o outro passaram de motores para taxis, para passarem a ter as performances de um motor a gasolina e com tendência a ultrapassa-las.
Quando eu penso numa cx manual, eu penso em prazer de condução, não penso nunca em caixa evoluída, porque isso ja está perto do seu limite de evolução.
Quando penso em caixa automática, penso em algo que cada vez mais vai ser mais performance, inclusive vai melhorar em muito a minha performance como condutor (pois não sou piloto profissional) que nunca vou tirar total partido de uma caixa manual.
nao podia estar mais de acordo. Os meus 2 últimos carros do dia a dia foram automáticos e podendo nao abdicarei de continuar a usufruir destes avanços tecnológicos. no meu entender é uma questão de chip mental e um mito que criaram á volta da lentidão, consumos etc etc. e nem no caso de carros desportivos isso se deveria colocar, pois são vários os casos que por limitações técnicas ou operações de cosmetica(marketing) a tendência foi-se alinhando para o lado automático. estarão os fabricantes errados? eles q investem o q investem em Research & Development.... por vezes lembro dos engenheiros q gastaram horas e horas, dinheiro, recursos etc para desenvolver os infindos sistemas de ajuda eletrônica e por vezes aparece um cliente a perguntar como fazer para desligar???? ok, interessante, para fazer um pião de vez em quando? otimo, entao se der um fruta, depois passe na oficina e venha reparar. é um pouco está a mentalidade. eu acho que o desenvolvimento técnico traz-nos benesses e as cx aut. são uma delas. Se pudesse o meu carro seria sempre aquele que tivesse a tecnologia mais apurada que o mercado me pudesse facultar. PDK 3@ geração? sim pf
__________________
...idiotice é esperar resultados diferentes para as mesmas acções...
Responder com Quote
  #9  
Antigo 11-05-2014, 8:16
JCB_XX JCB_XX está offline
Membro Carioca
 
Data de Entrada: Jan 2014
Mensagens: 108
Padrão

É mesmo isso. Concordo 100%. É uma questão de gosto pessoal a utilização. Quanto aos factos é que será mesmo a evolução da "máquina".
Provavelmente a geração que começará agora a conduzir priviligie muito mais a caixa no futuro (em percentagem).
Responder com Quote
  #10  
Antigo 11-05-2014, 12:02
Avatar de AstonM
AstonM AstonM está offline
Membro Carioca
 
Data de Entrada: Jul 2012
Mensagens: 80
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por JCB_XX Ver Mensagem
Contudo escrevo devido ao que li sobre o pormenor de "a caixa automática não deixar cair a rotação". Isto não é exclusivo da caixa automática.
Penso que existe aqui uma pequena confusão. Eu quando referi isso estava a falar da caixa manual de 7 velocidades que o 991 estreou.
Também desconhecia tal tecnologia e fiquei fascinado. No caso da Porsche também só funciona no modo sport plus como podes ver no vídeo que coloquei no post #4 deste tópico.

De resto, estou surpreendido com as opiniões deste tópico. Confesso que esperava que os "resultados" e opiniões surgissem mais em prol da manual.
__________________
Porsche Boxster 6v MY 2007
Responder com Quote
Responder


Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 18:33.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.