Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums

Voltar   Lehrenkrauscafe Forums > CULTURA PORSCHE > MUSEU PORSCHE

Responder
 
Opções do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 06-01-2009, 23:24
Avatar de Oldtimer
Oldtimer Oldtimer está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 175
Padrão " Perdidos & Achados "

Com este tópico pretendo pedir aos leitores do LKC que ajudem a encontrar as "raízes" de alguns Porsche que fizeram parte do património nacional mas que hoje se encontram noutros Países . Inicialmente irei tratar de modelos 356 , uma vez que fui contactado por dois proprietários - um francês e um americano - que me pediram apoio para a sua pesquisa documental , mas acho que o espaço deve ser aberto a todos os modelos Porsche que passaram por Portugal e que hoje poderão estar "perdidos" em qualquer lado .
Começo , então , com o fantástico 356 pre-A do Michel Ghigo , fabricado em 1951 e que teve a matrícula ED-17-13 . Junto imagens do carro e do livrete português . O que se pretende saber é em que ano o carro entrou em Portugal , quais os proprietários , onde foi registado , etc . Qualquer documento , incluindo seguros ou contas de manutenção , que se refira a este carro será do maior interesse para o seu actual proprietário , como imaginam .
Agradeço , uma vez mais , ao Zico os esforços já realizados com este objectivo .
__________________
http://porsche356.blogspot.com/
Responder com Quote
  #2  
Antigo 07-01-2009, 9:59
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: " Perdidos & Achados "

[justify:kd6d984k]Ainda bem que colocou este tópico. Aproveito para deixar aqui a informação de que (exactamente ontem, por coincidência) recebi uma resposta da Conservatória do Registo Automóvel que para ser passada a certidão do registo do ED-17-13 era necessário efectuar um pedido de reactivação da matrícula. Ora, isso claramente não interessa, uma vez que seria passar a dar existência a um veículo que já não existe (no nosso país) com as implicações fiscais que tal situação acarretaria. Para o Registo Automóvel, este carro não existe, nem consta neste momento da sua base de dados. Quer isto dizer que apenas resta uma solução: um pedido de consulta aos Arquivos da extinta DGV, no sentido de averiguar se ainda está guardada a informação relativa a este ED-17-13 - de preferência conhecendo alguém lá dentro, para tentar fugir à burocracia e à má vontade.[/justify:kd6d984k]
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #3  
Antigo 07-01-2009, 17:51
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.187
Padrão Re: " Perdidos & Achados "

Duas coisas sobre este assunto:

Este carro parece não ter "nascido" em Portugal, ou seja a primeira matrícula foi noutro país qualquer, e foi matriculado em Portugal em 24/03/1981 como consta do livrete. Não é de crer que estivesse para ser matriculado de 1951 a 1981...

O segundo aspecto, e relacionado com o que o Zico disse, a matrícula desse carro foi cancelada, por ter sido atribuida depois de 1980 (creio), ou seja numa altura em que os livretes já estavam informatizados, e não ter tido nos últimos 5 anos inspecções, seguro, ou pago o selo de circulação.

Nessa situação, teria que se reativar a matrícula, indo o carro a uma inspecção B, ser aprovado, e pagar uma taxa de 33 euros na antiga da DGV.

Claro que isso não interessa nem é possível, pois o carro nem cá está.

Talvez em vez da extinta DGV, eu tentasse a Conservatória do Registo Automóvel, mas temo que se a matrícula foi cancelada, e com a unificação do sistema, também não adiante muito.

De facto só alguém que trabalhe no actual IMTT e que seja simpático e dedicado a estas coisas dos clássicos...

Se o carro fosse originalmente importado para Portugal, o que não parece à partida ser o caso, a não ser que tenha saído e voltado a entrar na data da matrícula referida atrás, a GUerin, ou melhor, quem tem os arquivos, poderia ser a ajuda mais importante...

OBS.:

Eu tenho dois carros em que eu era de 88, e a matrícula foi cancelada pelos motivos referidos atrás. Tenho outro de 1975, nas mesmas condições, e a matrícula não foi cancelada.
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #4  
Antigo 07-01-2009, 18:17
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: " Perdidos & Achados "

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Diácono Luís
Talvez em vez da extinta DGV, eu tentasse a Conservatória do Registo Automóvel
Isso foi o que eu fiz, Mário. Por aí não dá.
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #5  
Antigo 07-01-2009, 21:33
Avatar de José Aguiar
José Aguiar José Aguiar está offline
Membro RSR
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Luanda/Fafe
Mensagens: 3.046
Enviar mensagem via MSN para José Aguiar
Padrão Re: " Perdidos & Achados "

À margem da discussão da situação em causa, apraz-me louvar este excelente tópico.
Primeiro, é cruel ter qq carro num palheiro, muito menos um Porsche. Se este tópico ajudará de alguma forma a encontrar alguns carros, só o tempo dirá. Mas neste caso a intenção é tudo. Parabéns Oldtimer pela iniciativa.

Segundo, para quem quiser adquirir um Porsche já com alguns anos poderá ter a sorte de encontar algo esquecido ou abandonado num canto qualquer. Logo agora, que na conjuntura actual importar um carro é de todo incomportável.

Terceiro, um "investimento" num restauro num Porsche, além de um gesto nobre , é muitas vezes um investimento com retorno garantido, ou quanto muito, terá sempre um valor considerável.

Não faço ideia dos números, quer 356, quer 911 vendidos novos em Portugal, mas não deve ser muito díficil saber a história ou fim dos mesmos... Pelo que me apercebi aqui no forum, até as matriculas sabem de cor e a ordem de entrega das viaturas....
__________________
Something new is about to happen!!!!!!
Responder com Quote
  #6  
Antigo 07-01-2009, 21:42
Avatar de bg2
bg2 bg2 está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 7.522
Padrão Re: " Perdidos & Achados "

josé, o problema é que nem sempre os carros são nacionais desde o inicio.

muitos sairam do país, ou foram acidentados.

o tracking de classicos nem sempre é facil, mesmo quando saem do país.

mas também espero que se possa fazer liz sobre este assunto.

cumprimentos
Responder com Quote
  #7  
Antigo 07-01-2009, 22:09
Avatar de Oldtimer
Oldtimer Oldtimer está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 175
Padrão Re: " Perdidos & Achados "

O carro deverá ter sido importado em 1951 , como consta do Kardex anexo . A data que está no livrete , 1981 , ou é "gralha" ou poderá ter a ver com uma actualização dos registos . No entanto , a matrícula já deveria constar dos registos informáticos da altura em que foi revendido para França , em 1989 . O máximo que consegui descobrir foi o nome do último proprietário português , Carlos Relvas , que desde já é candidato a uma "moção de censura" por parte do pessoal do LKC por ter permitido que esta obra de Arte tenha saído do país .
Já fiz uma abordagem ao IMTT , tendo enviado um mail ao engº responsável pelo departamento de registos . Nem me respondeu , o que parece reflectir o axioma que "cada país tem os funcionários que merece" .
A Guérin já pouco mais é do que um operador de "rent a car" , não tendo em seu poder quaisquer arquivos relativos à representação Porsche . Pelo menos foi essa a informação que obtive através de um dos seus vendedores mais antigos . Mas essa documentação deve estar em qualquer lado , a menos que tenha sido destruída . Será que o actual representante Porsche ficou na posse desse acervo ? Alguém tem amigos na Porsche portuguesa ?
Estou disposto a mergulhar num monte de papeis , se necessário . Já tenho alguma experiência da Torre do Tombo , da Hemeroteca e de várias bibliotecas . E até gosto .
__________________
http://porsche356.blogspot.com/
Responder com Quote
  #8  
Antigo 07-01-2009, 22:31
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.187
Padrão Re: " Perdidos & Achados "

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Oldtimer
O carro deverá ter sido importado em 1951 , como consta do Kardex anexo . A data que está no livrete , 1981 , ou é "gralha" ou poderá ter a ver com uma actualização dos registos . No entanto , a matrícula já deveria constar dos registos informáticos da altura em que foi revendido para França , em 1989 . O máximo que consegui descobrir foi o nome do último proprietário português , Carlos Relvas , que desde já é candidato a uma "moção de censura" por parte do pessoal do LKC por ter permitido que esta obra de Arte tenha saído do país .
Já fiz uma abordagem ao IMTT , tendo enviado um mail ao engº responsável pelo departamento de registos . Nem me respondeu , o que parece reflectir o axioma que "cada país tem os funcionários que merece" .
A Guérin já pouco mais é do que um operador de "rent a car" , não tendo em seu poder quaisquer arquivos relativos à representação Porsche . Pelo menos foi essa a informação que obtive através de um dos seus vendedores mais antigos . Mas essa documentação deve estar em qualquer lado , a menos que tenha sido destruída . Será que o actual representante Porsche ficou na posse desse acervo ? Alguém tem amigos na Porsche portuguesa ?
Estou disposto a mergulhar num monte de papeis , se necessário . Já tenho alguma experiência da Torre do Tombo , da Hemeroteca e de várias bibliotecas . E até gosto .
Tenho tentado lembrar-me se no caso de uma transferência em 1981 o livrete "manual" era substituido por um informatizado... A verdade é que não me consigo lembrar...

Uma coisa é certa, se o carro veio inicialmente, e recebeu a primeira matrícula em Portugal: Em 1989 emititem o livrete informatizado.

Se calhar o carro muda de mão nessa data, e é alterado o manual para informático...

Quanto ao último dono, se ainda for vivo, é capaz de dizer alguma coisa.

Quem tem um carro de 1951 e 1989 é alguém que gosta muito de carros e Porsche em Particular...

Alguém, como p.ex. o Carlos Guerra, o Diabolique, saberão quem é?
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #9  
Antigo 07-01-2009, 22:32
Avatar de Carlos Guerra
Carlos Guerra Carlos Guerra está offline
Membro Carioca
 
Data de Entrada: Oct 2008
Local: Cascais
Mensagens: 99
Padrão Re: " Perdidos & Achados "

Citação:
Tópico Aberto originalmente por José Aguiar
... Pelo que me apercebi aqui no forum, até as matriculas sabem de cor e a ordem de entrega das viaturas....
Pura delícia!

Só assim é possível saber a ordem com que foram sendo guardados debaixo dos palheiros...

Ou dos embondeiros... conforme o caso...

Depois, quero saber que queijos serviram no Centro Porsche de Faro...

Última edição por Carlos Guerra : 16-03-2014 às 19:02
Responder com Quote
  #10  
Antigo 07-01-2009, 23:00
Avatar de Carlos Guerra
Carlos Guerra Carlos Guerra está offline
Membro Carioca
 
Data de Entrada: Oct 2008
Local: Cascais
Mensagens: 99
Padrão Re: " Perdidos & Achados "

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Diácono Luís
Quem tem um carro de 1951 e 1989 é alguém que gosta muito de carros e Porsche em particular...
Alguém, como p. ex. o Carlos Guerra, o Diabolique, saberão quem é?
O nome que o ilustre Oldtimer menciona e a quem quer aplicar uma moção de censura, tenho-o associado a um Allard M1 que andou por aí nos '80s.
Imagens Anexadas
Tipo de Arquivo: jpg untitled16.jpg (53,9 KB, 166 visitas)

Última edição por Carlos Guerra : 16-03-2014 às 19:03
Responder com Quote
Responder


Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
A "tal" revista "especial" zico 9 AR 17 23-08-2012 18:49
Alguem "foi ver" Depeche Mode" ao Porto paulorangelmelo LOUNGE (OFF-TOPIC) 11 13-07-2009 22:31
Porsche 356 " Le numéro de la chance " - " RetroViseur" 227 MarcoReutter PORSCHISSES 4 01-07-2009 15:31
Vendo espaçadores para os "nossos" Porsche (5x130) Bestkiller PORSCHE SHOWROOM 7 29-05-2009 21:12
Artigo Novo Museu PORSCHE - "Revista Motor Clássico" nº 24 MarcoReutter LOUNGE (OFF-TOPIC) 0 30-01-2009 11:35


Horários baseados na GMT. Agora são 22:57.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.