Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums

Voltar   Lehrenkrauscafe Forums > OS DITOS CUJOS > 9 AR

Responder
 
Opções do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 08-04-2009, 14:29
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão 964 vs 993. Qual deles é o melhor 911?

A pedido do SpiderMan (e para não tornar off topic outro post) abro aqui um tópico para uma discussão que é capaz de interessar a muitos de nós que temos, já tivemos ou ainda vamos ter um 911 nas gerações 964 ou 993.**Alguns de nós, como o Ricardo Braga, já tiveram a felicidade de possuir vários de uns e outros e também poderão deixar aqui o seu testemunho e contar a sua experiência. Eu fiz a minha vida diária durante muitos anos num fantástico 964 que me foi passado pelo Diaboliquemotorsport. Quanto ao tema propriamente dito, eu abro as hostilidades e passo a explicar porque é que considero o 964 melhor opção do que um 993, o que não invalida que em termos académicos se me dessem a escolher entre um 993 ou um 964, eu escolheria...o 993. Não vou entrar em grandes considerações técnicas já que não tenho formação mecânica.
Antes de mais, acho importante desmistificar um mito urbano que pulula em demasia no universo da Porsche. Estou a falar da máxima: “o melhor 911 que se pode comprar é o que for mais recente.” Estou em total desacordo com este modo redutor de olhar o modelo. Aliás, ironicamente, eu vejo o 911 precisamente como o exemplo paradigmático do contrário. É tão evidente que nem vale a pena perder muito tempo com isto. Vou apenas dar alguns ex.: prefiro um 911 Carrera RS de 73 a um 911 Carrera de 2009. Prefiro um 911 Turbo de 91 a um 911 Carrera de 97. Prefiro um 911 GT3 de 99 a um 911 Carrera de 2007. Prefiro um 911 GT3 RS de 2003 a um 911 GT2 de 2004. Mesmo se formos fazer comparações dentro das mesmas versões, a resposta pode não ser diferente. Por exemplo, prefiro um 911 Turbo de 1997 a um 911 Turbo de 2002. Prefiro um 911 Carrera 2 de 97 a um 911 Carrera 2 de 1999. E por aí fora, só para falar nos mais recentes.
O facto de o 993 ser posterior ao 964, só por si não fez dele um 911 melhor. Desde logo, se me perguntassem qual o melhor 911 de todos os modelos da geração 964 e da geração 993 eu nem penso duas vezes: o 964 RS. Indiscutivelmente um dos melhores Porsches de sempre.
Mas para não nos perdermos, vou apenas cingir-me ao “trivial” Carrera (2 e 4) destas duas eras. Olhando para trás, pode-se dizer que o 964 foi o primeiro dos Porsches modernos. Não será errado julgar-se que para trás do 964 os 911 são já do tipo “clássico”. Em termos de salto evolutivo entre dois modelos, o 964 foi dos maiores (se não o maior) com 85% de alterações de componentes face ao modelo precedente. Na verdade, de 1988 para 1989, o 911 alterou-se radicalmente. Mas qual foram os maiores impactos dessa mudança? Em primeiro lugar, na prática, o 911 foi transformado num carro do dia-a-dia. Airbags, direcção assistida, Abs, ar condicionado (a funcionar...) etc. Ainda hoje, o 964 é perfeitamente utilizável para consumo diário. Em segundo lugar veio a estética, que foi, na altura, muito injustamente criticada. O 964 foi apelidado de patinho feio, o que é uma perfeita estupidez. Criticaram os parachoques integrais (que deixaram de estar separados da carroceria) mas a verdade é que é precisamente esse facto que lhe vai conferir um aspecto muito mais elegante e moderno. Toda a vida me impressionei com a importância que as pessoas dão à estética dos automóveis. Vamos lá a ver uma coisa...quando são as senhoras a escolher, eu compreendo que assim seja. Agora quando são os homens a falar das linhas do automóvel...já acho...como é que se diz...ligeiramente gay. Os homens deviam-se preocupar com outras coisas. Com as performances, com a aerodinâmica, com os pneus, com o barulho do escape, com o tipo de óleo do motor. Vamos deixar essa mariquice dos concursos de beleza para os adeptos dos carros italianos. É que existem duas realidades: a de Le Mans e a da Riviera Francesa. Ok?
Voltando ao tópico, eu costumo dizer (na brincadeira e a gozar com aqueles que têm a mania das belezas) que para mim “o 993 é um 964 bonito”. Com isto quero salientar o facto de ambos os carros serem muito semelhantes, mas o 993 (tenho que reconhecer) é esteticamente mais conseguido que o 964. Não vale a pena inventar muito. Quem já os conduziu sabe bem do que falo. Interiores idênticos, comportamentos relativamente parecidos, prestações muito semelhantes (250 cv a proporcionar 260 km/h e 5.7 sg dos 0/100 km/h para o 964 C2 e 272 cv a proporcionar 270 km/h e 5.6. para o 993). A grande diferença é a “tal” estética, mais feliz no 993. Tirando isso, o 993 é um 964 evoluído. O 993 é um 964 sofisticado.*O 993 é um 964 domesticado.*E aqui é que a “porca começa a torcer o rabo” para os lados do 993. É que para alguns (como eu) a estética num 911 é um factor secundário. Não está, definitivamente no topo da minha lista. A partir dos anos 90, nota-se bem a fulgurante evolução dos automóveis no que toca à legislação comunitária, nomeadamente pelas crescentes imposições e restrições ambientais. Se fechasse os olhos e tivesse que dizer de repente o que me separa dos dois, é precisamente esse factor de civilização.*O 993 é um 964 civilizado. E isso, na minha óptica, é sempre mau num 911. O 964 tem uma vantagem grande em relação ao 993. Aquilo que os ingleses apelidam de “raw feeling”.*O 964 é mais arcaico, mais rude, mais selvagem do que o 993 (mais parecido com os 911 clássicos). E com estas “qualidades” marca muitos pontos em relação ao 993. Claro que, com algum dinheiro, é fácil contornar isto (basta ver a besta em que está transformado o 993 RS do Zé).**Desta forma, em termos de evolução ela nota-se: o 993 é bastante mais cómodo e mais refinado no seu comportamento, muito por “culpa” da introdução das suspensões em alumínio, mais evoluídas que as do 964 e lhe grangearam uma superior manobrabilidade e eficácia. Quanto a outras diferenças, elas existiram, embora com alguma subtileza, como a direcção do 993 que também é ligeiramente melhor. Por sua vez, os travões passam a ter discos perfurados e maiores, logo, mais eficazes. A caixa do 993 passa a ter mais uma relação (a 6.ª), e o escape mais uma saída. Ambos os motores derivam do famoso 3.6 M64 aspirado, nas versões M64/01*para o 964 e M64/05/6 para o 993.
Uma coisa que me parece essencial referir é que ambos os modelos têm duas fases muito distintas. O 993 até 1996 tem motor non-varioram, e posteriormente passa a usar a versão M64/21/22 Varioram, ligeiramente mais potente, a debitar 285 cv. ( http://www.lehrenkrauscafe.com/forum...php?f=12&t=376 ). Dois conceitos diferentes que, naturalmente, irão influenciar o preço.
Por sua vez, o 964 também pode ser dividido em dois segmentos: de 1989 até 1991, e de fins de 1991 até 1993. Esta questão é mais delicada e merece, por isso, alguma informação adicional. Até porque os preços deveriam ser diferentes para uns e outros. Um 964 de 91» tem um valor comercial superior. A verdade é que o mercado não os distingue e vemos pedir-se o preço por um 964 de 1989 ou 1990, como se ele fosse da segunda série que operou uma reformulação do modelo. Quem estiver no mercado para um 964 convém ter presente estas condicionantes. Importa desde logo referir que a má fama do 964 foi precisamente conferida pelos carros da 1.ª leva. A mais grave era a fuga de óleo pela cabeça dos cilindros que afectou as séries K de 1989 , L de1990 e M de 1991. Não há dúvidas sobre isto. Tratou-se de um sério defeito de fábrica (assumido pela Porsche) e a deficiente selagem das cabeças dos cilindros pode, ou não, produzir desagradáveis surpresas (atenção proprietários destes carros, não é preciso entrar em pânico). Em todo o caso, é muito fácil de ver até quando é que a Porsche produziu os 964 com este defeito e desde quando é que passou a produzi-los com ele reparado. Salvo erro, Junho de 1991. Os primeiros foram todos até o 62 M 06836, M64.01 com caixa manual e 62 M 52757, M64.02 com caixa Tiptronic. A solução foi facilmente encontrada, bastando à Porsche alterar o aro da junta, que passou a ser completamente estanque. A geometria dos cilíndros também acabou por ser ligeiramente modificada para maximização da estanquicidade. Outra alteração significativa que eliminou outra potencial fonte de problemas do 964 foi a mudança do volante de massa dupla LUK para o volante de massa dupla Freudenberg, que ocorreu em Maio de 1992, a partir do n.º 62 N 07138. Além disto, se olharmos para um 964 da primeira série, verificamos que o carro tem diferenças significativas no aspecto e postura. Mais alto, jantes 16 design 90, tipo tampões, espelhos quadrados. Recomendo vivamente a quem tem assim o seu 964, a fazer-lhe algumas modificações que o tornam muito mais robusto e agressivo. Mudar as suspensões para umas reguláveis (rebaixando o carro), colocar-lhe umas jantes 17 Cup, colocar espelhos do tipo “lágrima” . Todas estas mudanças já saíam de série nos últimos 964. NOTA: isto é muito importante. Muita gente diz que o 964 é feio, precisamente porque está a pensar na versão original de 1989. E eu reconheço que este primeiro “look” está a anos luz do de um 993. É OBRIGATÓRIO proceder a estes upgrades (da segunda geração) para tornar o 964 num 911 poderoso (pelo menos, eu assim acho).
Para terminar vamos então às razões da opção de compra entre um 964 e um 993. Aqui vai entrar outro factor decisivo que é a sua capacidade de ser coleccionável ou a sua reputação como futuro verdadeiro clássico. A maioria tende a qualificar o 993 como a “melhor geração” do 911 (o que até pode ser verdade e até admito), mas que é uma forma errada de avaliação (e sim, para que não haja dúvidas, estou mesmo a pensar no 996 GT3 que considero um Porsche verdadeiramente estratósférico, duma era que foi também erradamente criticada (mais uma vez pela cretinice das belezas). O problema surge quando se começam a fazer afirmações de que o 993 é o “verdadeiro 911”ou que é um carro transcendental por ter sido o último dos aircooled. Isto já é uma patetice pegada. E uma patetice que vai ter um impacto extraordinário no mercado do 911. Vai conferir ao 993 um prémio de cerca de 15 a 20.000 € em relação ao 964. O que é hilariante quando se trata de “pão com a mesma côdea”. Digam o que disserem, é ridícula por desmesurada e exagerada, a difrença de preço entre o 964 e o 993. E tudo se vai resumir, então, no final, a esta pergunta: vale a pena comprar um 993 Carrera em vez de um 964 Carrera? e a resposta só pode ser uma: NÃO. Pagar 3 ou 4 mil contos a mais (quase 70% !!! do preço de um 964) por um automóvel que é mais ou menos a mesma coisa (numas coisas melhor, noutras pior) não me parece nada razoável, salvo se a questão monetária não significar nada para o comprador (o que duvido, caso contrário estaria a comprar outras versões tais como a RS ou a Turbo). Alguns proprietários de 993 diziam-me, às vezes, que o 993 é um Porsche melhor para guardar. Mas guardar, para quê??? Pergunto eu. Os automóveis são como os electrodomésticos. São objectos que foram feitos para usar. Ás vezes dou comigo a pensar que muita gente só vai perceber isto quando tiver uma doença grave. Eu agora já distingo os seres humanos saudáveis dos doentes, só pelas observações que fazem em relação aos carros.
E é por isso que o 964 numa relação preço/qualidade é e ainda vai continuar a ser, o melhor 911 que é possível comprar. Por 20 e poucos mil Euros, é possível comprar um 911 “moderno” que custava novo em Portugal, no início dos anos 90, cerca de 22 mil contos. E até vou mais longe...não vejo nenhum carro, de nenhuma outra marca, capaz de resultar em tão magnífico negócio. È o “best buy” dos “best buys”.

CONCLUSÃO: O 993 é magnífico e é menos arriscado de comprar. É um 911 mais fiável. É um Porsche que ninguém questiona. Está um degrauzinho acima do 964. Se tivermos que colocar a questão em termos limites de melhor ou pior, teremos de dizer que o 993 é melhor. Mas cuidado com esta afirmação, já que nalguns parâmetros o 993 perde para o 964. Este, por seu turno, é um 911 sub-estimado e obriga o dono a justificar permanentemente perante os outros, as justas razões que também fazem dele um 911 de pleno direito. O 993 é mais soft, perdendo em radicalidade para o 964, mais fiel ao espírito clássico do 911. E na questão do preço, claro, o 993 fica mesmo esmagado.
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #2  
Antigo 08-04-2009, 15:06
Avatar de Fuchs
Fuchs Fuchs está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Lisboa
Mensagens: 6.627
Padrão Re: 964 vs 993. Qual deles é o melhor 911?

Concordo com a análise e também votaria 964.
__________________
"Porsche is my drug of choice - Magnus Walker"
Responder com Quote
  #3  
Antigo 08-04-2009, 15:11
Avatar de tex
tex tex está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Nov 2008
Local: Lisboa
Mensagens: 4.315
Padrão Re: 964 vs 993. Qual deles é o melhor 911?


Como massarico também partilho da mesma opinião.
__________________
Abraço
TEX
Responder com Quote
  #4  
Antigo 08-04-2009, 15:21
Avatar de Vesete
Vesete Vesete está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 2.298
Padrão Re: 964 vs 993. Qual deles é o melhor 911?

Bela reflexão !

eu que de facto já conduzi meia dúzia ou mais de porsches de motor central, tenho muito pouca experiência com esses que levam o motor no rabo. O que conduzi, um 993 RS 3.8, é justo dizer adorei.

Só que aquilo que gostei muito, como os interiores antiquados mas com um ar a fazer lembrar as igrejas, ou seja feitos para durar mais do que uma vida, o feeling mecânico dos comandos e a disponibilidade e sonoridade do motor, creio que também são ingredientes do 964 e numa combinação bastante próxima.

No fundo, quando um dia trocar o Boxster, será ou por um mais recente (de preferência S) ou por um 911 e aí muito provavelmente pelo 964.
Responder com Quote
  #5  
Antigo 08-04-2009, 15:36
Avatar de José Aguiar
José Aguiar José Aguiar está offline
Membro RSR
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Luanda/Fafe
Mensagens: 3.046
Enviar mensagem via MSN para José Aguiar
Padrão Re: 964 vs 993. Qual deles é o melhor 911?

Isto é mais um documentário histórico ou é um artigo de opiniao?

Este teu pensamento já não é novidade para mim, já falámos bastantes vezes sobre isso.
Eu sinceramente quando decidi ir à procura de um Porsche civilizado ( RS não entrava nestas contas, ainda), pensava apenas num 993.

Se me perguntassem o motivo, diria que queria um "ar" e o 993 por ser o ultimo modelo. Nunca tinha andado em nenhum 964, nem 993. Ainda por cima este fabuloso forum não existia. A minha opnião era fundamentada naquilo que lia e ouvia. Essencialmente opiniões, tendenciosas ou não, apaixonadas sempre (emocional Vs racional).

Mas a verdade é que pelos vistos andava e anda muita gente à procura de um 993, pelos preços que se vêm no mercado e tu mencionas bem.... é procura deve ser mesmo muito grande. Provavelmente é por isso que estive praí um ano a ver o que encontrava um em conta. O que é certo é que não apareceu nada.... cheguei a ver em stands 55 000 euros por Carrera 2, etc.

Mas tb não vi Zico, nenhum 964 em condições por 20 e poucos mil euros...., muito menos pós 92.

PS: Parabéns pelo belo artigo de opiniao :P
__________________
Something new is about to happen!!!!!!
Responder com Quote
  #6  
Antigo 08-04-2009, 15:58
Avatar de MaMourão
MaMourão MaMourão está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Leça da Palmeira
Mensagens: 2.331
Padrão Re: 964 vs 993. Qual deles é o melhor 911?

Eu por uma questão de orçamento ia para o mais barato, ou seja, nem sequer me ia preocupar com os pormenores ou se um era melhor do que o outro.

Mas sem me ter de preocupar com o orçamento...era um Turbo de cada por favor.
__________________
MaMourão
Responder com Quote
  #7  
Antigo 08-04-2009, 16:06
Avatar de Fuchs
Fuchs Fuchs está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Lisboa
Mensagens: 6.627
Padrão Re: 964 vs 993. Qual deles é o melhor 911?

Citação:
Tópico Aberto originalmente por MaMourão

....

Mas sem me ter de preocupar com o orçamento...era um Turbo de cada por favor.
924, 944, 968, concerteza!
__________________
"Porsche is my drug of choice - Magnus Walker"
Responder com Quote
  #8  
Antigo 08-04-2009, 16:18
Avatar de MaMourão
MaMourão MaMourão está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Leça da Palmeira
Mensagens: 2.331
Padrão Re: 964 vs 993. Qual deles é o melhor 911?

Referia-me mesmo aos 964 e 993
Citação:
Tópico Aberto originalmente por Fuchs

924, 944, 968, concerteza!
Havendo espaço já lá estava um de cada.
__________________
MaMourão
Responder com Quote
  #9  
Antigo 08-04-2009, 16:35
Avatar de Vesete
Vesete Vesete está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 2.298
Padrão Re: 964 vs 993. Qual deles é o melhor 911?

Curiosamente não me sinto particularmente atraido pelos 911 turbo de nenhuma geração.

Creio, apenas pelo que leio, que o 996 é absolutamente referencial, mas .... o encanto de um motor atmosférico
Responder com Quote
  #10  
Antigo 08-04-2009, 19:08
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: 964 vs 993. Qual deles é o melhor 911?

Havia outra forma de colocar a coisa: era dizer que o 964 é o 993 dos pobres, mas optei por não ir por aí
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
Responder


Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Prémio de Melhor Motor Novo para flat-six 3.8 Enter Sandman AGÊNCIA NOTICIOSA 0 21-06-2009 0:10
911, mas qual? MaMourão PASSATEMPOS 15 12-03-2009 16:25
A CAR diz:AUDI R8 MELHOR DE GUIAR QUE PORSCHE TURBO MRS AGÊNCIA NOTICIOSA 12 07-02-2009 19:58
Qual o melhor 996 com tracção integral? joTTaeme 9 ÁGUA 6 13-01-2009 13:42


Horários baseados na GMT. Agora são 18:01.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.