Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums
  #41  
Antigo 08-10-2018, 20:25
Jordan Jordan está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Dec 2015
Mensagens: 194
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico Ver Mensagem
Pois mas este tipo de conclusões são "perigosas" porque mudam com o passar dos tempos. Por exemplo, se bem te recordas o 964 há 15 anos atrás era ridicularizado e considerado um patinho feio. Este ano já li numa dessas revistas da marca que o 964 já está a ultrapassar o 993 como modelo icónico. Enfim.
Sim, claro! Mas pegando no teu exemplo do 964, o 997.1 (criticado pelo IMS, RMS e bofe score), sendo um 911 com a silhueta clássica e das mais consensuais, pode mesmo seguir as pegadas do 964! É o que me parece que sugere a revista total911 (que estou ansioso por ler).

Para mim o 964 é o 911 mais bonito de sempre, aliás, é o único carro que me lembro perfeitamente a 1a vez que vi numa revista e ao vivo. Ainda este fim de semana estive na Exponor e cada vez mais me convenço disso.

Última edição por Jordan : 08-10-2018 às 20:46
Responder com Quote
  #42  
Antigo 09-10-2018, 15:53
Avatar de bg2
bg2 bg2 está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 7.522
Padrão

Não sei se é por estar a ficar velho, mas essa conversa do value for money e do best buy não mexe comigo


Na pratica esse tipo de escolhas está alinhado com o stock de carros que os 5 ou 10 maiores stands do UK e de frança têm para despachar.


A maior parte dessas revistas especializadas são palha, até porque fazem a mesma capa umas 4 vezes por ano.


Mas se não for assim, os stands não emprestam carros e depois só sobram mesmo as cópias de press releases....
Responder com Quote
  #43  
Antigo 09-10-2018, 15:55
Avatar de bg2
bg2 bg2 está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 7.522
Padrão

Nesta altura quase todos os porsches estão sobre-valorizados. (especialmente os 997.1 e os 996.2)

E os bons já não mudam de mãos regularmente (ou publicamente).


É uma questão de definir um orçamento e ver o que encaixa.
Responder com Quote
  #44  
Antigo 27-10-2018, 16:20
Panamericana Panamericana está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Nov 2011
Mensagens: 261
Padrão

Volto a pegar neste tópico para mais alguns esclarecimentos acerca da minha perspectiva, responder a algumas opiniões e tentar dar uma resposta mais concreta ao forista, com potencias opções para compras.

A Porsche, suscita em todos nós uma grande paixão, contudo ela é muito particular de pessoa(s) para pessoa(s).
De forma muito sucinta, para alguns, Porsche é:

- o 356 e ... "os outros"

- o 911 e ... "os outros"

- os "air cooled" e ... "os outros"

- o último modelo ou o mais recente e ... "os outros"

Mais coisa menos coisa, portanto, qual é mesmo o best buy?? hum?

Absolutamente de acordo com aquilo que o forista bg2 escreveu. Atrevo-me a resumir tudo a uma palavra: manipulação.
Manipulação concertada das expectativas, necessidades e procuras. A própria Porsche o faz:

Em 1991 - 1992, a Porsche deparou-se com o cenário: o que vai ser de nós? O que vamos vender em lugar do 928? O que vamos vender em lugar do 968? O que vamos vender como 911 e, nisto tudo, conseguir ganhar dinheiro, manter uma rede comercial e conseguir perdurar como marca por mais algum tempo? Mercedes-Benz 500E? Audi Avant RS2 quattro? Bem, com esta razia durante os anos 1980, uma coisa é certa: temos de fazer como os japoneses, mas com um cunho Porsche! Concretizando: vamos contratar a Toyota como consultora e perceber como podemos criar os nossos novos produtos, ao mesmo tempo, vamos tomar controlo total da "oferta-procura" por via de, acabar com importadores e assumirmos essa tarefa nos mercados de maior volume. Assim pensaram e assim foi o que fizeram, mesmo! Conceberam uma plataforma e um motor, daí colocaram no mercado 2 veículos: o 986 Boxster e o 996 911. Quanto ao motor, 6 cilindros, arrefecido a água, com cilindrada inicial 2.5 evolutível a 3.8L. Asumiram a importação em França, Reino Unido, Japão, entre outros. Manipulação.
E a manipulação continuou e continua: O que fazer para cumprir com as metas da frota Porsche em termos de emissões? Vender carros com motores diesel! E o que fazer quando conceber híbridos, híbridos-plug in e elétricos ficar tão caro que continuar a gastar dinheiro no desenvolvimento de motores convencionais a gasolina e diesel deixa de ser competitivo? Manipulamos o mercado, abandonando os motores diesel e restringindo a oferta de motores a gasolina! Quem quiser um Porsche compra-o em híbrido plug-in, híbrido ou elétrico! É o que a Porsche está a fazer: Panamera, Cayenne, Taycan e novo 992 911 para 2021 (em 2021 o facelift do 992 911 vai introduzir o sistema híbrido na gama). Isto é o quê? Inovação da pista para o mercado? Não, é manipulação da "oferta-procura".

De volta ao best buy:

Se a questão do best buy for no sentido de perceber qual o 911 que de momento se pode adquirir a baixo preço para que daqui a 3-7 anos se consiga realizar algum ganho económico considerável, voltamos à minha linha de pensamento:

Como será a realidade em 2025? Em 2025, carros Euro 4 ou Euro 5, vão continuar a poder circular livremente, sem qualquer tipo de restrição? Uma companhia de seguros em Portugal vai aceitar continuar receber um contrato de um carro sem sistema de comunicação E-call, ou sem sistema de monitorização de pressão do pneu, ou sem sistema de travagem autónomo de emergência, para ser utilizado quotidianamente na via pública? E, qual via pública? Os centros IPO vão continuar sem capacidade de aceder à tomada OBD2? Em 2025 será possível circular na auto estrada A3 com um veículo sem capacidade de comunicação V2V e V2X? Será que sou maluco, ou é mais isto menos isto que vem a caminho?

Qual é um great buy se pretendo: usufruir de um veículo especial, pelo menos 2 vezes por semana ou até por mês, na via pública?
Um carro com 8-15 anos, um carro com 2-5 anos ou outra coisa qualquer?

A noção de automóvel clássico para mim, é a preconizada pela FIVA: pelo menos 30 anos. De todos os 911, para já, só o 996 é que tem potencial para great buy - best buy. Todos os outros estão já manipulados pela "oferta-procura". Mas, em 2025 e 2030, o 996 911 vai ter algum potencial de utilização na via pública? Tenho muitas dúvidas que o venha a poder fazer na A3 do Porto a Vigo num 996 em 2030: Euro 3 (na melhor das hipóteses), sem E-call, sem sistema de travagem de emergência autónomo, sem capacidade de comunicação V2V-V2X. Zero chances, talvez.

Carlos, concordo em parte com as observações, contudo, tecnicamente o 996 é sempre inferior ao 997 (com a agravante de que o 997 ainda não chegou ao limite inferir de desvalorização). De nada vale aquilo que bem ou mal, os entusiastas (ou alguns entusiastas) possam valorizar. Se for futuramente criada legislação, ela irá pautar-se por elementos mensuráveis/quantificáveis e já regulados. O 996 só vai até Euro 3, o 997 vai de Euro 4 a Euro 5. Isso é o que vale, o resto é "palha". A legislação não vai ter em conta se a carroçaria é Scaglietti, Vignale, se o motor é um desenho H. Mezger ou o sistema de carburação é Stromberg. Resta saber se "o mercado" vai dar valor a estes, e que valor.

Na minha opinião pessoal, se o intuito é utilizar na via pública (maioritariamente), aconselho cuidado e percaução se isso se irá extender-se para além de 2021. Pensar a longo prazo (2030-2035), visualizar a médio prazo (2025), observar a curto prazo (2019-2021).

Agora para terminar a dissertação canónica, sugestões de alguns best buy para 911 (propositadamente ignoro anteriores a 1980 e posteriores a 2005)

-para possuir e não estar incomodado se pode ou não andar na rua, no circuito ou até no próprio terreno e quintal:

993 turbo S ( 1998 )
964 Carrera RS 3.8 ( 1993 )
930 turbo targa ( 1989 )

-para possuir e poder usar pelo menos no circuito:

996 GT3 Clubsport/Touring ( 1999-2000 )
993 Carrera Motorsport ( 1994-1995 )
964 Carrera RS N/GT ( 1992 )
930 Carrera Clubsport ( 1987-1988 )

-para possuir e eventualmente vir a ganhar dinheiro com ele (muito discutível!)

996 Carrera 40th anniversary ( 2004 )
996 turbo X50 ( 2001-2005 )
996 Carrera 4 Millenium ( 2000 )
993 turbo X50 ( 1998 )
964 turbo 3.6 ( 1993 )
964 Carrera 4 30th anniversary ( 1993 )
930 turbo ( 1987-1988 )
930 Carrera cabriolet ( 1984-1989 )

A minha opção pessoal para best buy:
930 Carrera targa 1986, tem carroçaria galvanizada WTL, portas c/ reforço contra impactos, motor 3.2L catalisado c/ tensor hidráulico, diferencial autoblocante, caixa de velocidades 915, jantes 16 polegadas, vidro e ejetores de água aquecidos, espelhos de cortesia c/ persiana, rádio AM-FM, limpa vidros posterior. Carro com suspensão por barras de torção, sem direcção assistida, sem farol de nevoeiro posterior, sem ABS, sem air-bags, sem porta-copos sem inúmeros outros acessórios, perfeitamente inúteis num carro secundário. Mas, lá está, carro clássico.
Responder com Quote
  #45  
Antigo 03-11-2018, 14:39
Jordan Jordan está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Dec 2015
Mensagens: 194
Padrão

Obrigado Panamericana por partilhares a tua opinião de forma tão cuidada, apesar de eu achar (ou ter esperança) que estejas a ser demasiado pessimista e que ainda vamos poder curtir os 911 por mais anos do que vaticinas.

Ora bem, o Panamericana tem obviamente mais informação sobre futuras restrições à circulação de veículos com emissões Euro 3, 4, 5 e 6 do que eu.

Sei que já hoje começam a haver restrições, mas na minha ideia aplicam-se mais a centros urbanos mais congestionados (como Lisboa e outras capitais de outros países), mas se assumir que as tais restrições se vão alastrar a todo o território e que a partir de 2025 ou 2030 um 911 (do 996 para trás) só vai servir para circular em pistas ou eventualmente em passeios organizados para carros antigos, então a minha escolha para 911 é fácil: de 997.2 para cima!

Neste momento começo a procurar mais activamente um 997, no entanto, ainda não descarto o 997.1, uma vez que a diferença de preço para o 997.2 é ainda substancial (para além de não encontrar nenhum a preços “decentes”), ao ponto de já estar a equacionar pôr o meu 996 à venda, para estar pr€parado caso surja algum 997 que me agrade.

Como diz o Bg2, também já me preocupou mais o best value for money e cada vez mais procuro um carro que me agrade, e também sei que se optar por um 991.1 vou perder no futuro mais dinheiro, mas por outro lado, sei que não me vou preocupar com as referidas restrições durante uns longos anos e, talvez me permita fazer mais kms/ano do que um 911 clássico e com um custo menor.

Nota: quando me refiro a best buy, não me refiro a comprar um 911 que daqui uns anos me faça ganhar uma fortuna, se não desvalorizar muito, para mim já é bom!

Agora um à parte, não há mais ninguém além do Panamericana e do Bg2 a querer participar no debate? Ou no fórum? Parece que estão todos satisfeitos com os seus Porsches, ninguém fala de nada relacionado com os seus carros, nem virtudes, nem defeitos, nem expectativas, nem experiências, nada, não se fala mais de Porsches. (isto é só um desabafo, não pretendo que se saia do tema e se entre em off-topic).
Responder com Quote
  #46  
Antigo 07-11-2018, 18:33
Jordan Jordan está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Dec 2015
Mensagens: 194
Padrão

https://www.razaoautomovel.com/2018/...i3hCwPl5prI-w0


Infelizmente parece que o Panamericana está mais próximo da realidade do que eu desejaria...
Responder com Quote
  #47  
Antigo 08-11-2018, 14:12
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Jordan Ver Mensagem
https://www.razaoautomovel.com/2018/...i3hCwPl5prI-w0


Infelizmente parece que o Panamericana está mais próximo da realidade do que eu desejaria...
Pois é...como se não bastasse a bolha especulativa que transforma qualquer "best buy" em "worst buy", um dia destes são tudo automóveis para estacionar em casa...aliás basta ver o recente Plano da Orla Costeira, para se perceber que o mundo está entregue a tontos.
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
Responder

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 15:24.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.