Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums

Voltar   Lehrenkrauscafe Forums > CUIDADOS E MIMOS > OFICINA/FAÇA VOCÊ MESMO

Responder
 
Opções do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 25-03-2011, 11:17
Avatar de 9eleven
9eleven 9eleven está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Guimarães/Vitoria (Espanha)/Paris
Mensagens: 1.744
Enviar mensagem via MSN para 9eleven
Padrão Servomotores 964 - Ventilação e AC

Tudo começou (e muito mal diga-se de passagem) numa viagem Portugal Espanha. Podia ter sido numa pequena viagem dentro de Guimarães, mas não. Foi mesmo para doer.
Iniciei a viagem com o selector da temperatura da ventilação no máximo quente. Como de costume. Era Dezembro e um frio de arrepiar. Quando o motor vai aquecendo vou diminuindo a temperatura, pensei eu como sempre. O que aconteceu é que não foi possível diminuir a temperatura. Tentei várias formas. Com o carro ligado/desligado, mexer na temperatura, ligar e desligar o AC, etc, etc. nada. O ar saía sempre no máximo quente. Bom nada houve mais a fazer excepto abrir o vidro e fazer perto de 500 km’s com o vidro aberto para pelo menos tentar diminuir a temperatura dentro do habitáculo. Agora imaginem uma viagem de noite, com a temperatura exterior a rondar valores negativos…. E o barulho insuportável do vidro aberto….
Na viagem não foi possível fazer nada, uma vez que era domingo à noite. Nada mais restava que aguentar. E assim foi.
Nos dias que se seguiram, toca a recolher informação da Net e ver o que se podia fazer. Eu já tinha uma ideia deste assunto, uma vez que o 1º Porsche que tive, o 964 C4 cabrio (mais uma vez os picuinhas dos 964) teve um problema semelhante. Na altura vendi-o assim, mas o João Venâncio resolveu o problema. Na altura comentou-me que tinha substituído um dos Servomotores que regulam a temperatura da ventilação. Por outro lado encontrei esta página, que acabou por ter toda a informação que eu necessitava:
http://www.porsche964.co.uk/technical/servos.htm
O 964 tem 5 servomotores. Nas fotos do link anterior vê-se na perfeição todos os Servomotores. Dois regulam a temperatura (lado condutor e passeiro). Um regula entre Ar condicionado e chaufagem. E os outros 2 regulam os direccionais do lado condutor e passageiro (pés/grelhas).
E toca a meter mãos à obra para ver de onde sai o problema. Pelo menos de uma coisa tinha a certeza. Os dois servomotores que regulam a temperatura do ar, o do lado do condutor e do passageiro estão bloqueados. Digo isto porque no meu 1º 964 o ar quente só saia do lado do condutor. Neste caso, problema a dobrar. Tanto do lado do condutor como do passageiro só saía ar quente, e bem quente.
No 964, os servomotores estão situados no capot dianteiro, entre o pára-brisas e o depósito de gasolina. Atenção que no 993 a localização dos servomotores é diferente. O acesso não é nada fácil quer pela localização, quer pela dificuldade que os tubos do ar condicionado provocam. Note-se que o 964 do link anterior não tem ar condicionado, o que facilita muito esta operação.
1º desmontar a tampa de protecção para aceder ao Servomotores:




Colocando a mesma numeração do link que eu coloquei em cima, podemos ver os 5 servomotores nas fotos:


Servomotor 1 – regula a saída ar pés/grelha do lado do passageiro
Servomotor 2 – Regula a temperatura do lado do passageiro
Servomotor 3 – Opção entre sofagem e ar condicionado
Servomotor 4 – Regula a temperatura do lado do condutor
Servomotor 5 – regula a saída ar pés/grelha do lado do condutor

O problema estava nos Servomotores 2, 3 e 4. Pode-se confirmar com o carro a trabalhar, alterar a temperatura no painel de controlo dentro do carro. Ao fazê-lo nenhum dos servomotores se mexia. Nem ao alterar a temperatura, nem a ligar/desligar o AC. Mas se mudasse a direcção da ventilação (pés/grelhas), eu conseguia ver perfeitamente os braços dos motores 1 e 5 a mover-se.
Aqui estão os Servomotores 2, 3 e 4

Os servomotores 2 e 4 estão ligados a duas válvulas. Uma de cada lado. Uma ligada ao Servomotor 2, que fica do lado do passageiro. E outra ligada ao Servomotor 4, do lado do condutor. Essas válvulas, quando se encontram totalmente fechadas sai ar frio dentro do habitáculo. Quando estão totalmente abertas sai ar quente no máximo. Quando regulamos para uma temperatura intermédia, os braços dos servomotores 2 e 4 devem-se mover, ao mesmo tempo, o suficiente para fechar/abrir a válvula no ponto onde a temperatura regulada por nós mandar. Trabalham dentro de um ângulo de 130 graus. Como se pode vê na foto anterior os servomotores não estão sincronizados. Mas deveriam estar, uma vez que só existe um botão que regula a temperatura. Em carros que tem regulação individual da temperatura, estes motores já trabalham de maneira independente.
Nesta foto podemos ver perfeitamente a válvula do lado do passageiro ligada ao braço do servomotor 2

Apartir dqui, toca a meter mãos à obra para desmontar os servomotore. Tarefa que vos digo não é mesmo nada fácil.
Para desmontar temos que tirar primeiro os servomotores 2 e 4. E por fim o 3. Tanto o 2 como o 4 tem dois parafusos na parte de trás, entre o servomotor e o pára-brisas. Aconselho o uso de uma chave de fendas (de estrela T20) com ponta magnética, porque não temos contacto visual com os parafusos. A ligação entre o braço do servomotor e a “bola” da válvula é muito fácil de retirar. É só mesmo puxar para desencaixar. A ligação eléctrica também é muito fácil de remover, é só levantar a patilha de encaixe e puxar.


Aqui já com os Servomotores 2, 3 e 4 fora do seu sítio.



A partir daqui o trabalho já pode ser feito comodamente em casa. Temos que abrir os Servomotores e esperar que com uma simples limpeza e lubrificação dos contactos, o problema se resolva.

Antes de abrir os Servomotores fiz umas marcas no braço e no eixo do motor. Aconselho a fazê-lo, não porque seja realmente necessário, mas para podermos confirmar aquilo que estamos a fazer. Mais à frente já dá para entender melhor o que estou neste momento a relatar.





Muito cuidado ao abrir o Servomotor. Temos que meter uma chave de fentas para fazer de alavanca. Mas cuidado porque a chave de fendas pode deslizar para o interior e danificar o circuito.


E aqui já vemos o problema. É para que isto não acontece, que devemos periodicamente ligar a ventilação e o ar condicionado. E ao mesmo tempo fazer variar a temperatura. Para que este circuito funcione e não ganhe “cama”.




Fiz uma limpeza a todo o interior com líquido próprio de contactos. De seguida toca a montar tudo na sequência inversa.
Para voltar a montar o Servomotor e ter a certeza que está na posição certa, podemos usar as marcas feitas no braço e no eixo. Mas neste caso não nos serviria, uma vez que os Servomotores 2 e 4 pararam em ângulos diferentes. Então temos que fazer o “reset” como se o Servomotor viesse de fábrica. E consiste em aplicar uma corrente de 12 V aos pólos 4 e 5 do Servomotor. Na foto seguinte vemos os pólos 4 e 5.

A maneira de aplicar a corrente é diferente nos Servomotores 2 e 4. No Servomotor 2 aplica-se o pólo negativo da bateria no pólo 4 e o positivo no pólo 5. No servomotor 4 é ao contrário. Isto porque o braço move-se no sentido oposto. Isto vai servir para colocar o braço do Servomotor na posição totalmente frio. Então já sabemos que a válvula tem que estar totalmente fechada e perfeitamente alinhada com o braço do servomotor. A própria válvula tem uma rosca que nos permite ajustar o encaixe da “bola” no braço do servomotor. Esta é a razão pela qual acho que não vale a pena marcar o eixo do braço antes de abrir o Servomotor. No final é só aplicar a corrente no sitio respectivo e sabemos que os servomotores estão na posição “tudo frio”.
Fiz toda esta operação aos Servomotores 2, 3 e 4.
Voltei a montar tudo de novo. E voilá. Tudo funcionou perfeitamente
Mas para infortúnio, só funcionou direito durante umas semanas. Voltou tudo ao “quente” do costume. Li em várias sítios na Net, que por vezes é o que acontece. Funcionam bem durante uns tempos, mas acabam por falecer de novo os Servomotores. Em principio a causa apontada, é devido ao carbono existente no circuito já estar muito deteriorado. E as pistas perdem o contacto. E quando isso acontece o Servomotor bloqueia.
Neste momento tenho os 3 Servomotores desmontados. A sorte é que neste caso a sofagem
Funciona nos dois extremos. Ou tudo frio, ou tudo quente. O que não está mau. Pelo menos posso de vez em quando “temperar” o ambiente.
Já agora, se alguém souber alguma empresa em Portugal que possa refazer o circuito que me avise. Um dos meus irmãos tentou saber algo por intermédio de uma empresa de Guimarães e disseram-lhe que em Portugal não conhecem ninguém capaz de reciclar este tipo de circuitos de carbono. Se alguém tiver alguma informação sobre este tema agradeço que me envie. É que cada Servomotor destes custa cerca de 300 € cada um. Imaginem comprar 3 mais a mão de obra de os montar……
Responder com Quote
  #2  
Antigo 25-03-2011, 11:28
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.210
Padrão

Belo post, para quem se dedica a "Faça Você Mesmo"
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #3  
Antigo 25-03-2011, 12:31
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão

Muito obrigado 9eleven. Apesar de não lhe vislumbrar utilidade imediata, o meu tem um leal e "simples" sistema mecânico, fiquei encantado com a leitura.
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
  #4  
Antigo 25-03-2011, 13:44
Avatar de 9eleven
9eleven 9eleven está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Guimarães/Vitoria (Espanha)/Paris
Mensagens: 1.744
Enviar mensagem via MSN para 9eleven
Padrão

Obrigado Diacono e Ace pelas simpáticas palavras.

Já agora deixo uma dica. Caso aconteça esta situação a alguém numa viagem mais longa, como foi o meu caso, há uma maneira de resolver de imediato a situação. Que seria somente retirar a tampa de protecção para aceder aos Servomotores e retirar a ligação da "bola" da válvula com o(s) braço(s) do(s) Servomotor(es) que regula(m) a temperatura (Servo 2 e 4). Finalmente se a válvula não recolher automaticamente devido à gravidade, empurrar a valvula na totalidade para dentro.

Assim somente sairia ar frio no máximo. Se for necessário aquecer o ambiente, mesmo com os Servomotores desligados, podemos colocar o selector da temperatura no máximo quente e funciona. Apenas teremos que voltar a colocar em "tudo frio" quando se atingir uma temperatura agradável dentro do habitáculo. Aqui, como é obvio, não conseguimos "misturar" o ar quente com o frio.

Espero que tudo isto que coloquei possa ajudar alguém em situação semelhante no futuro.
Responder com Quote
  #5  
Antigo 25-03-2011, 15:59
Avatar de Antonio Albuquerque
Antonio Albuquerque Antonio Albuquerque está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Mar 2009
Local: Pelos lados da Caparica
Mensagens: 2.557
Padrão

Muito bom, parabéns e obrigado, o saber não ocupa lugar, e estas partilhas são sempre bem vindas.
__________________
PORSCHE IS THE REAL PASSION FOREVER
Responder com Quote
  #6  
Antigo 25-03-2011, 16:38
Avatar de 9eleven
9eleven 9eleven está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Guimarães/Vitoria (Espanha)/Paris
Mensagens: 1.744
Enviar mensagem via MSN para 9eleven
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Antonio Albuquerque Ver Mensagem
Muito bom, parabéns e obrigado, o saber não ocupa lugar, e estas partilhas são sempre bem vindas.
Obrigado caro amigo.
Responder com Quote
  #7  
Antigo 25-03-2011, 16:44
Avatar de 9eleven
9eleven 9eleven está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Guimarães/Vitoria (Espanha)/Paris
Mensagens: 1.744
Enviar mensagem via MSN para 9eleven
Padrão

Para se perceber melhor o alinhamento da válvula em relação ao braço do Servomotor, coloco a seguinte foto, retirada do manual de reparação do 964:




Assim como está bem explicado a maneira de aplicar a corrente de 12 V para configurar o Servomotor para totalmente "frio".
Responder com Quote
  #8  
Antigo 25-03-2011, 16:49
Avatar de MRS
MRS MRS está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 3.983
Padrão

Pois 9eleven já assisti a ums cena destas no 964 de um membro aqui do LKC.Acho que a partir de certa altura os servomotores não tem cura e tem de ser substituidos.Mas dá para procurar quem tenha e venda mais barato.Junto de quem trabalha na marca ou nos usados , aparecem mais barato.
Boa sorte.
MRS
Responder com Quote
  #9  
Antigo 25-03-2011, 17:53
Avatar de 9eleven
9eleven 9eleven está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Guimarães/Vitoria (Espanha)/Paris
Mensagens: 1.744
Enviar mensagem via MSN para 9eleven
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por MRS Ver Mensagem
Pois 9eleven já assisti a ums cena destas no 964 de um membro aqui do LKC.Acho que a partir de certa altura os servomotores não tem cura e tem de ser substituidos.Mas dá para procurar quem tenha e venda mais barato.Junto de quem trabalha na marca ou nos usados , aparecem mais barato.
Boa sorte.
MRS
Obrigado. Penso que vai ser dificil, ou até mesmo impossível, a reparação dos circuitos, os quais me parecem super simples. Eu comprovei se os motores estariam a funcionar, aplicando uma carga de 12 V directamente nos terminais dos pequenos motores (ver foto). E sim que funcionam. Ou seja o problema tem mesmo que estar no circuito.

Responder com Quote
  #10  
Antigo 25-03-2011, 19:06
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão


Quando eu era mais novo os chineses habitavam outra galáxia, o Belmiro trabalhava nos aglomerados e um circuito impresso era brincadeira de crianças.
Fazia-se em casa com produtos disponíveis (até no Alentejo profundo) ou, quem tivesse duas mãos esquerdas ou deficit de paciência, encomendava-se na loja de componentes da esquina e, alguns dias depois ia buscar-se.

Hoje, se não for ilegal, será certamente mais difícil. Será que, procurando, ainda se encontra quem faça um simples PCB?


Porém, como parece já não há nada a perder, porque não tentar uma abordagem mais grosseira…

Será que polindo as pistas com uma lixa muito fina se conseguiria anular alguma irregularidade das mesmas?

Ou, em alternativa, dobrar ligeiramente (mesmo muito ligeiramente) as escovas, de forma que contacto com o circuito se produza por uma trajectória menos desgastada?

Sei lá, se calhar são ideias tolas mas…
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
Responder


Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 23:09.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.