Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums

Voltar   Lehrenkrauscafe Forums > OS DITOS CUJOS > 9 À FRENTE

Responder
 
Opções do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 23-04-2011, 21:19
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão O relógio do Porsche 924


Não, por acaso não estou a falar do relógio da VDO que o carro trás, e que por sinal até é bem bonito. Espartano, “aviation style”, parecido, aliás, com o do 911 da época, mas mais pequeno. Estou-me a referir a um outro instrumento de precisão, mas mais estranho: um relógio de sol - complexo medidor do tempo que remonta à época da Babilónia. E o relógio de sol foi escolhido pela Porsche para simbolizar um período de ouro de um dos seus modelos mais injustamente desprezados: o Porsche 924.



O ano era o de 1981 e o 924 atingia um dos grandes picos da sua fama. E essa fama coincidiu com a produção do automóvel 100.000 daquele modelo. Passado o “boom” inicial, a evolução da produção do 924 foi gradual: em 24 de Abril de 1978 foi produzido o n.º 50.000, e o marco dos cem mil chegou a 4 de Fevereiro de 1981 num bonito 924 branco. Embora, verdade seja dita, a produção do modelo estivesse em “progressiva regressão” (contínua até à sua extinção), em 1981 ainda atingia números muito interessantes. Basta termos em conta, por exemplo, que nesse ano a Porsche produziu 23648 924 e 7996 para todas as versões do 911 SC.



Por outro lado, o n.º 100000 veio sublinhar o auge da dinâmica do próprio 924, atingido nesse mítico ano de 1981:
- Em Julho de 1980 a Edição Especial M426 "Le Mans”.
- Em 1980 e 1981 o espectacular Carrera GT.
- Em Abril de 1981 a Edição Especial M459 “924 Weissach” de 400 unidades para os EUA.
- Em Julho de 1981 a Edição Especial M402 "924 Jubiläumsmodell 50 Jahre Porsche", para celebrar a criação do gabinete da Kronenstrasse.


Em termos desportivos, os anos de 1980 e de 1981 viram nascer as poderosas versões de competição do 924: o Carrera GT em Le Mans 1980/81, o Carrera GTR (1981), e o fabuloso GTP em Le Mans 1981, sendo que um dos carros foi pilotado por Jurgen Barth e por Walter Rohrl.



O 924 n.º 100000 vai ficar associado a esse magnífico objecto. O relógio de sol foi mandado fazer para ser oferecido pela fábrica aos seus melhores clientes. O número 100 é imprimido em fonte Luftwaffe no pára-brisas do carro e Ferry Porsche faz questão de posar junto dele. O relógio vem com uma base em mármore evocativa da efeméride, e não é um objecto qualquer. Em termos de memorabilia da marca, é mesmo uma das suas peças mais originais. A própria família Porsche tinha um, colocado junto ao sofá da sala de estar da Porsche Villa, em Stuttgart. Ás vezes apetece-me comprar um 924.


__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #2  
Antigo 23-04-2011, 21:27
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.187
Padrão

Automóveis, Relógios e Música, é algo que liga muito bem.

Mais uma vez estava longe de saber esta história.

Obrigado!
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #3  
Antigo 23-04-2011, 22:04
Avatar de DjiBi
DjiBi DjiBi está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Jul 2010
Mensagens: 418
Padrão

Magnífico Zico! (como sempre). Obrigado por este "bocadinho" sobre o 1º "9 à frente", com dados estatísticos interessantes e curiosidades à volta da efeméride do 100.000º. Obrigado!
Responder com Quote
  #4  
Antigo 23-04-2011, 22:23
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão



Estive, recentemente, muito perto de comprar um 924 Jubiläumsmodell.
Lamentavelmente já tinha visto bem melhores dias.
Mesmo assim, se o vendedor tem demonstrado alguma flexibilidade, provavelmente hoje....




.... estava profundamente arrependido



Ah, Parabéns Z-men por mais um detalhe delicioso
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
  #5  
Antigo 23-04-2011, 23:49
Avatar de MaMourão
MaMourão MaMourão está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Leça da Palmeira
Mensagens: 2.331
Padrão


Para mim, que sou um simpatizante dos Porsches de motor á frente, fiquei com um de ponta a ponta quando vi a peça, não conhecia.
__________________
MaMourão
Responder com Quote
  #6  
Antigo 23-04-2011, 23:56
Avatar de jorge
jorge jorge está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 3.724
Padrão

Mais uma história deliciosa
Thanks Z- man

PS. ACE, acho que essa alcunha ainda vai pegar ao ZICO: Z-Men...
Responder com Quote
  #7  
Antigo 24-04-2011, 3:12
Avatar de pranxas
pranxas pranxas está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Local: Braga
Mensagens: 1.110
Padrão

Obrigado zico.

Finalmente algo especial dedicado ao 924.
__________________
Responder com Quote
  #8  
Antigo 24-04-2011, 9:11
Avatar de _LM_
_LM_ _LM_ está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Feb 2009
Local: Braga
Mensagens: 2.241
Enviar mensagem via MSN para _LM_
Padrão

Obrigado Zico, 5*

Eu nasci em 1981! Mas a 4 Fevereiro já estava em gestação, mas até Outubro ainda se venderam uns quantos 924! eheheh

abraço
__________________
Power is nothing without Control
Responder com Quote
  #9  
Antigo 24-04-2011, 10:41
Avatar de Proenca
Proenca Proenca está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Dec 2008
Local: Portugal
Mensagens: 766
Padrão

Obrigado Zico, grande artigo ; historia fantastica, como sempre - mas nas special editions nao faltam ai umas ou nao foram catalogadas de special editions por serem "apenas" cosmeticas ? por exemplo o 924 Martini Edition ?

abraço e mais uma vez obrigado por mais um fascinante artigo !
__________________
Proenca

911-996 Turbo, Lapis Blue
Responder com Quote
  #10  
Antigo 24-04-2011, 18:19
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão

Thanks!
Citação:
Tópico Aberto originalmente por Ace Ver Mensagem


Estive, recentemente, muito perto de comprar um 924 Jubiläumsmodell.
Lamentavelmente já tinha visto bem melhores dias.
Mesmo assim, se o vendedor tem demonstrado alguma flexibilidade, provavelmente hoje.... estava profundamente arrependido :grin
Acho que te tinhas safado. Era uma excelente compra. Já no meu caso é diferente. Tenho pavor a restauros de automóveis $$$ Adorava ter um 924 pronto a andar. Torrar-lhe dinheiro está fora de questão.

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Proenca Ver Mensagem
Obrigado Zico, grande artigo ; historia fantastica, como sempre - mas nas special editions nao faltam ai umas ou nao foram catalogadas de special editions por serem "apenas" cosmeticas ? por exemplo o 924 Martini Edition ?
Só incluí as de 1981 (e 80) propositadamente, por serem as que coincidiram com o 924 dos 100.000. Mas gosto muito de todas, especialmente da Martini.
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
Responder


Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 18:41.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.