Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums
  #1  
Antigo 22-11-2008, 13:24
Avatar de ACSR
ACSR ACSR está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Nov 2008
Mensagens: 339
Padrão PORSCHE 944 TURBO - 1989 (250 CV)

Adquiri um 944 Turbo de 1989 no passado mês de Maio, sem que tal compra estivesse nos meus planos. Digamos que surgiu uma óptima oportunidade e decidi-me a ficar com um exemplar de um modelo de que esteticamente até gosto, mas que para os “puristas” da marca, não deixa de ser o parente pobre! Eu mesmo me interrogo: se não tivesse já um 911 em casa se compraria o 944 Turbo?!

O exemplar que comprei está num magnífico estado. É nacional e está equipado com todos os extras possíveis de adquirir no catálogo da marca para este modelo. Na altura da aquisição, em Maio, marcava 115.000 kms, e sei, de fonte fidedigna, que são reais. O 944 Turbo tinha acabado de sair de uma “gorda” revisão que contemplou entre muitas outras operações, a mudança da correia de distribuição, bomba de água, etc.. A carrocçaria está praticamente imaculada não fosse um ou outro “pico” ou pequeno risco na pintura e o interior está 5* (como novo). O único handicap que o 944 Turbo apresenta neste momento é que terei, a curto prazo, de substituir a panela traseira, pois a que possui já foi reparada, mas ainda assim, apresenta sinais inequívocos de deteriorização! Como medida de precaução e porque o carro nos últimos 8 anos pouco andou, uma das operações que fiz aquando da aquisição, foi a de trocar os pneus: a minha 1ª opção eram os Bridgestone S02, mas, como já não consegui encontrá-los na medida que pretendia para trás, a 2ª opção (magnífica) foram uns TOYO PROXES T1R nas seguintes medidas: frente: 225/50R16W e a trás 245/45R16W.

Bom, acho que dar-vos uma opinião sobre o 944 Turbo é um grande atrevimento da minha parte, pois só possuo o bólide há 6 meses, ainda que já lhe tenha feito cerca de 5.000 kms! Muito melhor do que eu para fazer uma abordagem mais avalizada a este modelo seria o Jorge Costa, de Oliveira de Azeméis, pessoa afável e simpática com a qual tenho aprendido muito acerca dos 944 Turbo!

O meu 944 Turbo foi construído no início do ano de 1989, tem 250 CV, o motor é do tipo M44/52, com caixa de velocidades tipo 016R. Os 250 CV são atingidos às 6.000 r.p.m. e o binário máximo é de 350 Nm às 4.000 r.p.m. A taxa de compressão é de 8:1, o peso é de 1350 kg e em 1989 foram fabricados 1333 exemplares de todos os modelos do 944.

Bom, quanto às suas características dinâmicas, só lhes posso dizer, que estou surpreendidíssimo, pela positiva! Não sendo um desportivo “pata negra” da PORSCHE, o 944 Turbo entra mais na classe dos GT – Grande Turismo! Porém, na minha modesta opinião, tem todas as caracterísiticas para possa ser considerado um PORSCHE (com letras grandes), sem qualquer vergonha!

Cada quilómetro que tenho percorrido com o 944 Turbo tem sido um autêntico prazer, de tal forma que quando chegou a altura de partir para férias, no Verão, o bólide escolhido foi o 944 Turbo! As primeiras viagens que fiz com o 944 Turbo foram em auto-estrada e à medida que ia devorando quilómetros, o carro ia-me transmitindo cada vez mais confiança, tal o equilíbrio dinâmico que revelava. Lembro-me de fazer em Junho, uma viagem ao Porto e, no regresso a C. Branco, já depois da meia-noite, fiz a A25 toda na casa dos 200 kms/hora e, se a rapidez do 944 Turbo não o envergonha relativamente aos 911 contemporâneos, o que mais me impressionou nessa viagem, nas muitas curvas que essa via tem, foi o equilíbrio demonstrado pelo carro! Parece não ter limites! Fiquei super-encantado, de tal forma que ia levando o 944 Turbo a situações dinâmicas mais extremas e ele revelou-se sempre de uma “honestidade” quase comovente para um PORSCHE! Para mim, volvidos 6 meses sobre a sua compra, deixou de ser o PORSCHE dos pobres, para ser o PORSCHE dos remediados!


Após os testes dinâmicos em auto-estrada, chegou a altura de testar o 944 Turbo nas sinuosas estradas nacionais e nós no Interior temos muitas! Bom, fiquei impressionado como é que um carro com aquelas dimensões tem tamanha agilidade! Fabuloso! Salta de uma curva para a outra com uma eficácia dinâmica avassaladora. É claro que o motor de 4 cilindros com 2.500 c.c. sobrealimentado não revela o poder de explosão dos motores boxer da PORSCHE, mas, ainda que em “souplesse” o 944 Turbo é bastante rápido, mesmo nesses percursos sinuosos!

A prova real das suas características dinâmicas tirei-a em Setembro passado, por altura da realização do Iº Meeting de Pré-Clássicos Desportivos, organizado pelo CAACB, Clube a que presido.

Tinha ali estado um mês antes no Passeio de Regularidade do “Ferodo Queimado” com o meu HONDA CRX VTI (160 CV) e, na melhor volta faço um tempo de 52”! Estamos a falar de um carro de tracção dianteira, distância entre eixos curta, centro de gravidade baixo, carroceria pequena e com um motor que entre as 5.500 e as 8.000 r.p.m. parece uma fera à solta!

Até à véspera do Iº Meeting de Pré-Clássicos tinha decidido levar outra vez o HONDA! Sinceramente tinha alguns receios de levar o 944 Turbo, pela a minha ainda pouca experiência com ele, designadamente, de o tripular num Kartódromo, com um percurso sinuoso e estreito! Foi só mesmo no dia da realização que decidi tomar coragem e levar o 944 Turbo! Estavam inscritos dois 911 3.2 Carrera: um deles com caixa 915 e absolutamente original e outro com caixa G50, suspensões desportivas e mais alguns “up-grades”! Bom, vou para a pista um pouco a medo, mas a sensação de segurança e honestidade do 944 Turbo eram tão grandes que comecei a elevar o ritmo. Terminei a 1ª manga com o melhor registo por volta nos 52” (tinha igualado, sem apertar, o tempo do CRX!!!). Na 2ª manga entrei mais descontraído e concentrado e, aí sim foi um regalo verificar o comportamento do 944 Turbo, designadamente, nos SSS e na direita que antecedem a entrada na recta da meta. Era impressionante a forma como o 944 Turbo entrava na direita que antecedia a recta da meta em ligeira deriva, mas com o carro sempre em progressão (a andar para a frente!). Aquele autoblocante é uma autêntica maravilha! Como se não bastasse o excelente equilíbrio do carro com os 50% / 50%, o autoblocante ainda dá uma grande ajuda quando é solicitado! Conclusão: registei o melhor tempo por volta em 51”! O 911 3.2 Carerra com caixa G50 ficou-se pelos 52” e, sublinhe-se que eu não sou não piloto (com “kit de unhas de nascença). Sou um condutor normalíssimo, sem habilidades inatas de pilotagem, que tenta sempre evoluir, mas, em segurança! Estou convencido que o 944 Turbo noutras mãos mais hábeis ainda faria tempos mais rápidos por volta!

Bom, a prosa já vai longa e, portanto, fico por aqui! Quem é que irá ter paciência para ler todo este devaneio. Mas, o prometido é devido! Só vos quero comunicar que o 944 Turbo NÃO ESTÁ À VENDA!

O que tenho à venda é um PORSCHE DE COLECÇÃO: O 911 T em estado de concurso, certificado e homologado pela F.I.V.A. . E, caso o venha a vender pretendo comprar outro 911 que ainda que seja clássico possa apresentar características dinâmicas que mo permitam comparar com o 944 Turbo (3.0 Carrera ou 3.0 SC (1981-1983 = 204 CV). Comparar o 911 T de chassis curto com 40 anos com o 944 Turbo é missão impossível!

P.S. - Na 2ª feira meto cá umas fotos do bólide, ok?
Responder com Quote
  #2  
Antigo 22-11-2008, 13:40
Avatar de Pure911
Pure911 Pure911 está offline
Administrador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: "El Cono Sur"
Mensagens: 2.542
Padrão Re: PORSCHE 944 TURBO - 1989 (250 CV)

Óptima Reportagem;

Parabéns pelo carro; o 944 é um dos carros que já tive que mais apreciei, certamente tem um lugar especial no meu coração; é um carro com um chassis fantástico, um excelente estradista, divertido de conduzir, fiável, e pratico no dia-a-dia, enfim; um Porsche "through and through" não importa o que alguns digam.

Agora, Venham as fotos !!
__________________
"If You analyze the Function of an object,
it's Form often becomes obvious"


Ferdinand Alexander Porsche
Responder com Quote
  #3  
Antigo 22-11-2008, 16:10
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: PORSCHE 944 TURBO - 1989 (250 CV)

António:
[justify:wfo6w7kv]Muito obrigado pelo teu post. Era isto que eu queria ouvir há muito tempo. Ainda por cima vindo de ti, que tens bons pontos de referência e comparação. Excelente. Quer o 944 quer o 914 são dois carros que eu gostaria de adquirir, mas confesso que não tenho grandes conhecimentos deles, salvo os teóricos e os dos livros. Fico à espera dessas fotos!
Obrigado.[/justify:wfo6w7kv]
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #4  
Antigo 22-11-2008, 23:14
Avatar de Fuchs
Fuchs Fuchs está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Lisboa
Mensagens: 6.627
Padrão Re: PORSCHE 944 TURBO - 1989 (250 CV)

Excelente! Corrobora aquilo que pensava.

O 944 foi uma das minhas paixões. Infelizmente nunca a concretizei
__________________
"Porsche is my drug of choice - Magnus Walker"
Responder com Quote
  #5  
Antigo 22-11-2008, 23:33
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: PORSCHE 944 TURBO - 1989 (250 CV)

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Fuchs
Excelente! Corrobora aquilo que pensava.

O 944 foi uma das minhas paixões. Infelizmente nunca a concretizei
Ainda tens uma vida pela frente...
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #6  
Antigo 22-11-2008, 23:41
Avatar de Fuchs
Fuchs Fuchs está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Lisboa
Mensagens: 6.627
Padrão Re: PORSCHE 944 TURBO - 1989 (250 CV)

Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico
Citação:
Tópico Aberto originalmente por Fuchs
Excelente! Corrobora aquilo que pensava.

O 944 foi uma das minhas paixões. Infelizmente nunca a concretizei
Ainda tens uma vida pela frente...
Sem dúvida meu Amigo, sem dúvida!
__________________
"Porsche is my drug of choice - Magnus Walker"
Responder com Quote
  #7  
Antigo 23-11-2008, 0:51
Avatar de MaMourão
MaMourão MaMourão está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Leça da Palmeira
Mensagens: 2.331
Padrão Re: PORSCHE 944 TURBO - 1989 (250 CV)


Isto é que é falar

__________________
MaMourão
Responder com Quote
  #8  
Antigo 23-11-2008, 23:01
Avatar de Desmo
Desmo Desmo está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Local: Algarve
Mensagens: 794
Enviar mensagem via MSN para Desmo
Padrão PORSCHE 944 TURBO - 1989 (250 CV)

Bom, eu fui um dos que tive paciência para ler o post completo, e em algumas partes ainda voltei atrás.

Achei a descrição realmente elucidativa e surpreendente, pois este não é o comentário habitual sobre o carro.

No entanto, este talvez seja o 1º que leio de alguém que percebe de automóveis.

Obrigado pelo excelente post
Responder com Quote
  #9  
Antigo 24-11-2008, 10:04
Avatar de MRS
MRS MRS está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 3.983
Padrão Re: PORSCHE 944 TURBO - 1989 (250 CV)

E já agora, que tal são os Toyo Proxes T1R?Comparáveis a Bridgestone,Pirelli PZero Rosso,Michelen Pilot Sport PS2 Yoko AVS Sport?

Dá para comparar com os RA1?

E ficam muito longe dos R1R com certeza.

Obrigado.

MRS
Responder com Quote
  #10  
Antigo 24-11-2008, 13:28
Avatar de MaMourão
MaMourão MaMourão está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Leça da Palmeira
Mensagens: 2.331
Padrão Re: PORSCHE 944 TURBO - 1989 (250 CV)

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Desmo
...pois este não é o comentário habitual sobre o carro...
Este não é o comentario habitual, porque a maior parte desses comentarios vem de quem nunca experimentou o carro.
__________________
MaMourão
Responder com Quote
Responder

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Porsche Cayenne Turbo - 2008 Racer Car Detail 1 27-02-2009 14:38
Porsche 964 Turbo de 1991 paulorangelmelo PORSCHE SHOWROOM 10 19-12-2008 1:06


Horários baseados na GMT. Agora são 5:03.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.