Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums
  #501  
Antigo 05-06-2013, 18:12
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por trovisqueira Ver Mensagem
Bom dia
obrigado pelo 'report' também tenho DSG e fiquei interessado, mas fiquei intrigado com a sua seguinte afirmação;

A caixa DSG para uma utilização quotidiana, não desportiva, não tem interesse nenhum. Mesmo em cidade, passei a fazer algo que nunca fiz desde que conduzo: - utilizar o travão de mão para arrancar nas subidas, para o carro não descair!

-em circulação o meu Tiguan DSG quando acontece de parar a subir ou a descer pode-se relaxar completamente o pé do travão, pois o carro fica imobilizado até acelerar para arrancar novamente, isto também acontece no meu MB Classe E mas so na inclinação subida, por isso a minha admiração de o Diacono ter de utilizar o travão de park.
Cumprimentos.
Bom, vamos por partes:

O MB tem uma caixa automática (excelente por sinal, que eu já tive um - como de resto a maioria das caixas Mercedes).

A DSG é uma caixa pilotada.

Eu fui advertido, quando do levantamento do carro, que isso sucedia, e para ter cuidado. Claro que estamos a falar de subidas ou descidas com + de 4/5º. Se for pouco não se chega a notar.

Repedindo-me, o que se passa é que:

Você está num semáforo
Abre o verde.
Tira o pé do travão, e o sistema automático/temporário (não me ocorre o nome) segura o carro.
Mas quando coloca o pé no acelerador o sistema desliga-se, e o carro ainda não tem potência (ou não iniciou o programa da caixa...), e o carro descai uns cm. O que em cidade pode querer dizer um toque...

E para eu ter tido o aviso... é porque já houve premiados.

Não sei quel é a caixa que tem, mas a minha é uma 7 velocidades, que é diferente da de 6! Essa não a conheço!
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #502  
Antigo 05-06-2013, 18:13
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por arqfod Ver Mensagem


Passo a explicar...Depois das almoçaradas o veículo do Mário passa a ter tendencia a descair nas subidas, principalmente após a sesta nos semaforos...

Citação:
Tópico Aberto originalmente por MLima Ver Mensagem

Uma gracinha dos meninos
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #503  
Antigo 05-06-2013, 19:26
Avatar de trovisqueira
trovisqueira trovisqueira está offline
Membro RSR
 
Data de Entrada: Jan 2009
Local: V.N. de Famalicão-Paris
Mensagens: 545
Padrão

Gracinhas engraçadas!
O meu VW esta equipado com a DSG 6 velocidades, o que eu quis explicar é que quando paro o carro por exemplo num semáforo se a rua tiver inclinação posso relaxar completamente o travão, pois o carro fica imobilizado não pela caixa mas pelo travão eléctrico que acciona automaticamente, quando acelero de novo para arrancar o travão relaxa automaticamente e assim não acontece descaidelas, o Mercedes acontece a mesma coisa mas só a subir, estou admirado a VW Golf DSG ter esse comportamento, até se torna perigoso porque principalmente nas cidades até pode apertar pessoas sem saber.
Cumprimentos.
__________________
FLAT SIX FOR EVER Carrera4
Responder com Quote
  #504  
Antigo 05-06-2013, 19:31
Avatar de bobobobobo
bobobobobo bobobobobo está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Jan 2012
Mensagens: 556
Padrão

[QUOTE=Diácono Luís;137266]Bom, vamos por partes:


Tira o pé do travão, e o sistema automático/temporário (não me ocorre o nome) segura o carro.



Penso que o sistema chama-se auto hold.


De qualquer forma, já experimentei a dsg nas Passat diesel (140 e 170cv de 6 velocidades) e nunca passei por uma situação dessas.

Cump.

MS
Responder com Quote
  #505  
Antigo 05-06-2013, 21:45
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por trovisqueira Ver Mensagem
...se a rua tiver inclinação posso relaxar completamente o travão, pois o carro fica imobilizado não pela caixa mas pelo travão eléctrico que acciona automaticamente, quando acelero de novo para arrancar o travão relaxa automaticamente e assim não acontece descaidelas... .
Ora é aqui está o problema!

O problema é que quando o travão de mão relaxa, o carro já deve estar a andar para a frente ou para trás... só que nesse momento descai - depois já com força segue o seu caminho. Só que esse descair pode ser 20cm/50 cm.!!!
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #506  
Antigo 05-06-2013, 21:47
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por bobobobobo Ver Mensagem
Penso que o sistema chama-se auto hold.
Cump.

MS
É isso mesmo!
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #507  
Antigo 07-06-2013, 16:14
Avatar de ricardo993
ricardo993 ricardo993 está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Mar 2013
Local: Funchal
Mensagens: 272
Padrão

Tive um Audi A3 2.0 TDI com dsg de 6 velocidades ,e que era um carro com um compromisso fantastico motor caixa para as nossas estradas da Madeira.A caixa era uma maravilha muito rapida nas trocas ,e usava a a maioria do tempo no modo sequencial.Nunca tive qualquer problema com a caixa ,fiz a troca de oleo aos 60.000kms e o respetivo filtro o que e uma operacao dispendiosa . Vendi o porque infelizmente o motor 2.0 injetor bomba apesar de ser um motor com boa perfomance nao é muito fiavel,cede pela cabeca .Quanto aos arranques em estradas com declive ou mesmo na conducao citadina ,usava o pé esquerdo no travao o que ajudava imenso.NO principio dava umas travagens mais bruscas , mas com algum treino obtive a sensibilidade quase perfeita.

Última edição por ricardo993 : 07-06-2013 às 16:41
Responder com Quote
  #508  
Antigo 15-06-2013, 15:20
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Ora bem!

Como alguns de vós, em especial o Trovisqueira (que ainda um dia hei-de conhecer pessoalmente), discutiram este tema de eu não apreciar o caixa DSG, para uma utilização do dia a dia, eu resolvi ir um pouco mais longe, e procedi a uns testes.

As conclusões:

1 - Todos intervenientes têm (tiveram ou conduziram) carros com cx. DSG de 6 velocidades. A minha é de 7, e creio que há diferenças no que toca à lubrificação.

2 - Nos testes que efectuei, e o Trovisqueira creio já ter falado nisso, "o descair" do carro é muito pior quando se faz uma marcha-atrás numa rua a descer, do que a subir.
Quando pretendo estacionar o carro numa rua a descer, e tenho que pôr marcha-atrás, a suavidade é nula...

3 - Quando comparado com a cx. automática do Mercedes (uma vez que Trovisqueira fala nisso), o que se passa é o seguinte - e peço ao Trovisqueira que faça este teste.

a) - paramos o carro, com auxílio do travão, em "D" ou "R" (consoante o carro).
b) - Levantamos o pé do travão.
c) - Não acelaramos!
d) - Ao fim de +/- 3 segundos o travão é libertado automáticamente.
e) - O carro em "D" fica parado uns 2 segundos... e depois começa a descair... e a ganhar velocidade, embora esteja engatado em "D", Se for em "R" a coisa ainda é pior...
f) - Comparado com cx do Mercedes, ela fica eternamente a segurar o carro...

É provável que a caixa de 7 velocidades seja pior que a de 6 neste aspecto. Não sei...

Mas que isto se passa é um facto!
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #509  
Antigo 15-06-2013, 20:02
Avatar de bg2
bg2 bg2 está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 7.522
Padrão

a caixa dsg de 6 e a de 7 não têm peças em comum.

a lubrificação é um dos factores de diferença.

mas também acho estranho esse descair.
Responder com Quote
  #510  
Antigo 15-06-2013, 23:36
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por bg2 Ver Mensagem
a caixa dsg de 6 e a de 7 não têm peças em comum.

a lubrificação é um dos factores de diferença.

mas também acho estranho esse descair.
Repetindo-me:

Quando levantei o carro fui avisado que isso acontecia...

Sabes que um dos acidentes mais estúpidos é quando tu estás numa fila... começas a descair... e pensas que é o da frente que está a andar... às vezes dás pelo erro demasiado tarde...
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
Responder

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 12:20.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.