Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums
  #1  
Antigo 02-05-2011, 0:35
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão Lâmpadas H4 (pequeno teste)

Hoje vou fazer algo que se assemelha a um acto de contrição!

É doloroso, porém reconheço que os "clássicos" têm desvantagens relativamente aos modernos. Podem não ser muitas mas, efectivamente, existem.

Uma delas são os faróis. Não haverá certamente proprietário de 911 (dos menos recentes) que não desejasse ter uma iluminação à altura do desempenho do carro.

No entanto há várias maneiras de a melhorar:

- Instalar faróis suplementares;
- Colocar lâmpadas mais potentes;
- Converter para HID
- etc...

Porém, como sou um sujeito de gostos simples, nenhuma destas soluções me satisfaz.
Acho os faróis suplementares inestéticos (no meu caso, pois gosto de os ver nos mais antigos), as lâmpadas de 100W (ou 120) para além de ilegais podem provocar aquecimento excessivo das ópticas e sobrecarregar as cablagens eléctricas respectivas, o HID desvirtua a originalidade e quanto ao etc, desculpem mas agora não me ocorre nada...

Existe porventura uma outra solução, proposta por algumas marcas, nomeadamente Osram e Philips, que pode contribuir para atenuar o problema. Não havendo grande diferença entre elas (pelo menos nos resultados de testes efectuados) optei pelas Philips X-treme Vision em detrimento das Osram Night breaker+ (pois as últimas têm uma luz mais azulada).
Ambas são lâmpadas H4, de halogéneo, 60/55W, logo equivalentes às originais e reivindicam, relativamente a estas, uma iluminação superior em 100% (90% para as Osram), obtida através da optimização das características ópticas e do filamento.

Para avaliar as diferenças decidi fazer um pequeno teste. O método não tem pretensões a ser reconhecido pela comunidade científica mas é simples e rápido.
Primeiro substituir a lâmpada de um dos faróis e, posteriormente, com a câmara montada num tripé e em posição manual, fazer fotos repetidas, tapando alternadamente cada uma das ópticas.

O resultado é o que podem ver nas fotos seguintes:


teste3.jpg

Médios e máximos:
test 1.jpg

Maximos
test2.jpg



Não posso afirmar (ou desmentir) os + 100% reclamados pela Philips mas as X-treme iluminam de facto muito mais e com uma luz mais branca. Provavelmente são uma alternativa a considerar (embora mais caras e talvez menos duradouras que as normais) para quem pretenda a melhor iluminação possível, com uma lâmpada de halogéneo homologada.

PS: Um destes dias, quando o tempo (clima) o permitir, talvez faça um ensaio mais detalhado, em estrada.
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
  #2  
Antigo 02-05-2011, 0:48
Avatar de José Aguiar
José Aguiar José Aguiar está offline
Membro RSR
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Luanda/Fafe
Mensagens: 3.046
Enviar mensagem via MSN para José Aguiar
Padrão

Excelente Armando.

Já agora qual o preço das lampadas?
__________________
Something new is about to happen!!!!!!
Responder com Quote
  #3  
Antigo 02-05-2011, 4:14
Avatar de Paulo Bandeira
Paulo Bandeira Paulo Bandeira está offline
Membro RSR
 
Data de Entrada: May 2010
Local: Macau, GMT+08:00
Mensagens: 786
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Ace Ver Mensagem
Hoje vou fazer algo que se assemelha a um acto de contrição!

É doloroso, porém reconheço que os "clássicos" têm desvantagens relativamente aos modernos. Podem não ser muitas mas, efectivamente, existem.

Uma delas são os faróis. Não haverá certamente proprietário de 911 (dos menos recentes) que não desejasse ter uma iluminação à altura do desempenho do carro.

No entanto há várias maneiras de a melhorar:

- Instalar faróis suplementares;
- Colocar lâmpadas mais potentes;
- Converter para HID
- etc...

Porém, como sou um sujeito de gostos simples, nenhuma destas soluções me satisfaz.
Acho os faróis suplementares inestéticos (no meu caso, pois gosto de os ver nos mais antigos), as lâmpadas de 100W (ou 120) para além de ilegais podem provocar aquecimento excessivo das ópticas e sobrecarregar as cablagens eléctricas respectivas, o HID desvirtua a originalidade e quanto ao etc, desculpem mas agora não me ocorre nada...

Existe porventura uma outra solução, proposta por algumas marcas, nomeadamente Osram e Philips, que pode contribuir para atenuar o problema. Não havendo grande diferença entre elas (pelo menos nos resultados de testes efectuados) optei pelas Philips X-treme Vision em detrimento das Osram Night breaker+ (pois as últimas têm uma luz mais azulada).
Ambas são lâmpadas H4, de halogéneo, 60/55W, logo equivalentes às originais e reivindicam, relativamente a estas, uma iluminação superior em 100% (90% para as Osram), obtida através da optimização das características ópticas e do filamento.

Para avaliar as diferenças decidi fazer um pequeno teste. O método não tem pretensões a ser reconhecido pela comunidade científica mas é simples e rápido.
Primeiro substituir a lâmpada de um dos faróis e, posteriormente, com a câmara montada num tripé e em posição manual, fazer fotos repetidas, tapando alternadamente cada uma das ópticas.

O resultado é o que podem ver nas fotos seguintes:


Anexado 27093

Médios e máximos:
Anexado 27089

Maximos
Anexado 27090



Não posso afirmar (ou desmentir) os + 100% reclamados pela Philips mas as X-treme iluminam de facto muito mais e com uma luz mais branca. Provavelmente são uma alternativa a considerar (embora mais caras e talvez menos duradouras que as normais) para quem pretenda a melhor iluminação possível, com uma lâmpada de halogéneo homologada.

PS: Um destes dias, quando o tempo (clima) o permitir, talvez faça um ensaio mais detalhado, em estrada.
Eu estava com o mesmo dilema em relação ao meu 993, cuja iluminação é a única desilusão que encontrei depois de o comprar. Ponderei a hipótese de o converter para HID, mas acho que vou experimentar esta solução primeiro. Um teste "caseiro" muito útil e que poderá resolver, ou pelo menos atenuar, o problema.

Obrigado Ace.
Responder com Quote
  #4  
Antigo 02-05-2011, 8:18
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por José Aguiar Ver Mensagem
Excelente Armando.

Já agora qual o preço das lampadas?
Perto dos 30€ (um conjunto de 2)
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
  #5  
Antigo 02-05-2011, 10:18
Avatar de jorge
jorge jorge está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 3.724
Padrão

Grande Armando Impecável !

(só faltou mesmo o Luxímetro ...)
Responder com Quote
  #6  
Antigo 02-05-2011, 11:10
Avatar de Paulo Bandeira
Paulo Bandeira Paulo Bandeira está offline
Membro RSR
 
Data de Entrada: May 2010
Local: Macau, GMT+08:00
Mensagens: 786
Padrão

Uma dúvida:
será que se encontram no mercado estas lâmpadas separadas (um par para máximos e outro para médios), já que no 993 os médios, com lentes elipsoidais, estão separados dos máximos? E onde se poderão encontrar na zona de Lisboa? Estas perguntas devem-se ao facto de me encontrar em Macau e o carro em Lisboa, portanto tudo isto é feito por "controle-remoto" entre mim e o meu filho.

Agradecido antecipadamente
Responder com Quote
  #7  
Antigo 02-05-2011, 11:36
Avatar de matzagrin
matzagrin matzagrin está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Dec 2010
Local: Coimbra
Mensagens: 699
Padrão

Eu troquei as minhas para uma X-Treme e realmente nota-se a diferença. Não será os 100% anunciados, mas é melhor.

Na altura comprei no site www.powerbulbs.com e ainda traziam uns mínimos de oferta. Fica a dica
Responder com Quote
  #8  
Antigo 02-05-2011, 11:53
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Boa Armando. Muito interessante!

Há tempos publiquei algo sobre este tema, mas para as lâmpadas H7 - creio que para carros mais recentes.

Está aqui:

http://www.lehrenkrauscafe.com/vbfor...ead.php?t=3871
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #9  
Antigo 02-05-2011, 12:37
Avatar de MRS
MRS MRS está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 3.983
Padrão

Boa malha Armando.Nalguns tenho as de 100 W e também resulta apesar dos inconvenientes.No próximo vou mudar para estas.

MRS
Responder com Quote
  #10  
Antigo 02-05-2011, 12:57
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Paulo Bandeira Ver Mensagem
Uma dúvida:
será que se encontram no mercado estas lâmpadas separadas (um par para máximos e outro para médios), já que no 993 os médios, com lentes elipsoidais, estão separados dos máximos? E onde se poderão encontrar na zona de Lisboa? Estas perguntas devem-se ao facto de me encontrar em Macau e o carro em Lisboa, portanto tudo isto é feito por "controle-remoto" entre mim e o meu filho.

Agradecido antecipadamente
Citação:
Tópico Aberto originalmente por matzagrin Ver Mensagem
Eu troquei as minhas para uma X-Treme e realmente nota-se a diferença. Não será os 100% anunciados, mas é melhor.

Na altura comprei no site www.powerbulbs.com e ainda traziam uns mínimos de oferta. Fica a dica

No caso do 993 deverão ser as H7 - H1 (o melhor é consultar o manual)

Em Lisboa devem encontrar-se em qualquer boa loja da especialidade (?)

Online:

http://www.carbulbsdirect.com + 1 exemplo

ou (nacional) - http://vendedor.leiloes.net/kardak/
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
Responder

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 10:23.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.