Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums

Voltar   Lehrenkrauscafe Forums > CUIDADOS E MIMOS > OFICINA/FAÇA VOCÊ MESMO

Responder
 
Opções do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 11-11-2013, 21:14
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão Coluna de direcção

Há dias, ao passar numa das abundantes crateras que teimam em proliferar no burgo de Scalabis, fui inquietado por um súbito movimento vertical do volante acompanhado de um ruído claramente indicador de que qualquer coisa se soltara.
Com alguns cuidados, já que tenho grande dificuldade em curvar sem a direcção, regressei a casa acompanhado, ao menor ressalto, pelo irritante barulho porém relativamente tranquilizado por não notar nada mais de anormal no comportamento do carro, para além da natural sensação de estranheza provocada por um volante movediço.



Uma primeira vista de olhos pelos componentes mais acessíveis não me permitiu detectar nada de errado pelo que resolvi encetar uma abordagem mais académica: Consultar o manual de oficina e congéneres, para além de uma pesquisa nos sites do costume.
Rapidamente a minha lista de suspeitos ficou reduzida a apenas um, destacado pela frequência com que provoca os mesmos sintomas. O rolamento superior da coluna de direcção.


Ora isto acarreta boas e más notícias.

Começando pelas más, para substituir o rolamento é necessário remover coluna de direcção o que representa, por si só, um par de horas de trabalho para um mecânico experiente.
Implica desmontar boa parte do sistema de ventilação (incluindo motor e condutas) tanto da bagageira como do habitáculo, a parte inferior do tablier, a ignição e até o conta-rotações. Considerando o espaço liliputiano disponível num 911 é, como se diz no Alentejo, uma trabalheira do caraças…


A boa notícia é que, quase sempre, o rolamento está em perfeitas condições e a única coisa estragada é um casquilho de plástico que o une ao veio da direcção. Quando o dito casquilho colapsa deixa de ocupar o espaço entre o rolamento e o veio dando origem ao movimento (jogo) sentido no volante.

Mais uma boa notícia é haver, no catálogo de peças Porsche, um componente de muito superior qualidade e robustez que pode substituir com vantagem o famigerado espaçador de plástico. O único senão (e já estou a ver o Pedro 928 a rebolar-se de riso) é ser um casquilho de 928.



Graças aos bons ofícios do nrRodrigues, a quem pedi ajuda na terça-feira, recebi a referida peça, entregue pessoalmente e em mãos, mais ou menos entre o prato principal e a sobremesa do jantar de quinta.


Só faltava aguardar pelo fds para ter alguma disponibilidade, confirmar o diagnóstico e proceder à reparação, o que se revelou uma tarefa particularmente simples:

-Começa por se desligar a bateria para, entre outros, evitar assustar a vizinhança. Como sou preguiçoso limitei-me a tirar o relé da buzina (ou fanfarra, como dizem os alemães)

-Retira-se a parte central do volante/claxon, o que se consegue sem qualquer ferramenta especial a não ser dois pares de dedos com os quais se puxa até soltar as molas e desliga-se o cabo da dita buzina





-Com uma chave 27 desaperta-se a porca que segura o volante à coluna de direcção.



Um par de mão suplementares dá muito jeito para segurar o volante, enquanto se liberta a porca, evita-se assim forçar os batentes da direcção. Como de tal não dispunha tive que segurar o dito volante com os joelhos e lá acabei por conseguir.

Retirado o volante o panorama era o esperado com os estilhaços do espaçador plástico claramente visíveis


-Removidos todos os pedaços que foi possível, foi altura de tirar o freio da coluna (saiu também com toda a facilidade)


e introduzir o casquilho (refª 928.347.739.02)


Forçado ligeiramente o dito para a sua posição definitiva é altura de reinstalar tudo e verificar os resultados (chegados aqui é bom recordar que se deve marcar a posição do volante antes de o retirar)


Aperta-se a porca com alguma firmeza (ou um torque de 50 Nm) e volta a ligar-se e colocar no sítio o botão da buzina, liga-se a bateria e pronto. É altura de dar uma volta com o carro a pretexto de verificar se está tudo bem.

Como obviamente está, damos a reparação por concluída por um custo total de 10,91€ e cerca de 15 minutos de "mão-de-obra" não remunerada.

Levou muito mais tempo fazer este tópico...
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
  #2  
Antigo 11-11-2013, 21:23
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.196
Padrão

Notável...

Obrigado pela partilha!
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #3  
Antigo 11-11-2013, 21:30
Avatar de DjiBi
DjiBi DjiBi está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Jul 2010
Mensagens: 418
Padrão

Obrigado pela partilha Ace..., até porque estou em vias de ter que tirar o volante ao meu (que é exactamente igual), para realizar um trabalho um bocadinho mais complicado...!
Responder com Quote
  #4  
Antigo 11-11-2013, 22:57
Avatar de arqfod
arqfod arqfod está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Aug 2010
Local: Oporto
Mensagens: 3.686
Wink Notável Armando...!!!



Excelente tópico, e claro conhecimento e coragem... a par da dedicação reconhecida...!!!

__________________
Porsche Tradition Future
1963-2013 | 50 anos 911
Mission 2014. Our Return
Responder com Quote
  #5  
Antigo 11-11-2013, 23:21
Avatar de AlexJ
AlexJ AlexJ está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: May 2011
Local: Ilha da Madeira
Mensagens: 1.611
Padrão

A Pelicanparts também disponibiliza um casquilho que faz o mesmo, embora não seja de outro carro mas fabricado para o efeito.

Neste caso, usei no SC e confirmo que soluciona o problema.
A grande vantagem é não ter de "descravar" a coluna da carroceria.
__________________
A banalização do conceito "Porschista" é algo que me preocupa...
Responder com Quote
  #6  
Antigo 12-11-2013, 7:40
Avatar de Carlos Matos
Carlos Matos Carlos Matos está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Dec 2008
Mensagens: 905
Padrão Coluna de direcção

Excelente e muito útil.
Também já me aconteceu em mais que um carro e resolvi tal como o Ace com o dito casquilho de metal .

Última edição por Carlos Matos : 12-11-2013 às 7:44
Responder com Quote
  #7  
Antigo 12-11-2013, 8:48
Avatar de Pedro928
Pedro928 Pedro928 está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 812
Padrão

Gostei muito Ace! Estes tópicos (DIY) são do mais essencial que a marca tem/tinha. E aqui o essencial vem mesmo de essência...

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Ace Ver Mensagem
Mais uma boa notícia é haver, no catálogo de peças Porsche, um componente de muito superior qualidade e robustez que pode substituir com vantagem o famigerado espaçador de plástico. O único senão (e já estou a ver o Pedro 928 a rebolar-se de riso) é ser um casquilho de 928...
E gosto tanto quando és objectivo...
Responder com Quote
  #8  
Antigo 12-11-2013, 8:52
Avatar de Pedro928
Pedro928 Pedro928 está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 812
Padrão

Ah... É claro que o 911,5 também já tem peças de 28 e não só na direcção mas... É a vida!
Responder com Quote
  #9  
Antigo 12-11-2013, 9:05
Avatar de DjiBi
DjiBi DjiBi está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Jul 2010
Mensagens: 418
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Carlos Matos Ver Mensagem
Excelente e muito útil.
Também já me aconteceu em mais que um carro e resolvi tal como o Ace com o dito casquilho de metal .
Já agora, pergunto aqui ao Carlos Matos se já substituiu a "famosa" roda dentada "auto-destuidora"! do odómetro de um 944? Do 911 parece-me que já ouvi aqui falar!
( São esses os trabalhos -aventura?!- em que me vou meter...!)
Responder com Quote
  #10  
Antigo 12-11-2013, 11:34
Avatar de Carlos Matos
Carlos Matos Carlos Matos está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Dec 2008
Mensagens: 905
Padrão Coluna de direcção

A substituição do carreto do conta kilómetros do 944 é identica à do 911 .O número de dentes do carreto varia consoante o ano de fabrico do 944 conforme pode constatar em
http://www.odometergears.com/products/Porsche/944+83/81

Se quiser encomendar a esta firma peça que lhe enviem pelos correios (USPS) e não pela Rangel que cobra uma exorbitância pelo despacho .
Falo por experiência própria .
Responder com Quote
Responder


Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 7:45.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.