Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums

Voltar   Lehrenkrauscafe Forums > LKC - The Lounge Café > LOUNGE (OFF-TOPIC)

Responder
 
Opções do Tópico Modos de Exibição
  #11  
Antigo 02-03-2011, 13:07
Avatar de Enter Sandman
Enter Sandman Enter Sandman está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Nov 2008
Mensagens: 1.010
Padrão

Tenho por hábito sinalizar sempre o início da ultrapassagem e regra geral, embora não com tanta frequência, repito o procedimento para retomar a faixa da direita. Não vá o diabo tecê-las.

No entanto sou daqueles que comprou um carro cujos "piscas-piscas" faz parte do equipamento de série .


Cpts e Viagens Seguras.
__________________
http://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/signaturepics/sigpic93_1.gif
LEHRENKRAUSCAFE - ALL ABOUTPORSCHE
Responder com Quote
  #12  
Antigo 02-03-2011, 16:00
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão

Salvo melhor opinião, a resposta dada pelo ACP está correcta, embora aceite que as restrições do art.º 14 e 15.º possam induzir em dúvida. A estrutura da norma (à semelhança de tantas outras) é muito infeliz. O problema que reside nesta discussão, só acontece porque a Lei não define o que é uma ultrapassagem. E para se conseguir isso, é necessário recorrer à interpretação que dela é feito nos diversos artigos que a regulam. Deste modo, entendo que a noção de ultrapasagem tem que ser feita em referência à acção que é estabelecida pelo meu veículo em relação a outro. E o facto de a ultrapassagem ter de ser feita pela esquerda ou pela direita, vai implicar que tenha que haver da minha parte uma mudança de direcção para uma outra faixa existente à minha direita ou à minha esquerda. É essa aliás, a razão pela qual se exige que o primeiro passo para ultrapassar é a sinalização através do pisca. Se eu não vou mudar de direcção não tenho que acionar o pisca (o que não faria qualquer sentido). No ex. do ACP, o que acontece é que na prática o condutor faz uma “ultrapassagem” em sentido comum (deixa um veículo para trás) mas não faz uma “ultrapassagem” tal qual o Código da Estrada a define.
No caso que está descrito no ACP, se o veículo já vem na faixa da direita, não há ultrapassagem, estando o veículo da faixa do meio em contravenção. A Situação já seria diferente se o veículo vem na faixa do meio, apercebe-se (mesmo que com muita antecedência) que vai um automóvel mais lento nessa mesma faixa, e muda para a faixa direita, para passar por ele como “se viesse sempre pela direita” (o que não é verdade). É por isso que estas situações são por vezes muito difíceis de provar.
Existem vários acórdãos que defendem precisamente essa ideia, como neste exemplo de um dos Tribunais da Relação:
Em caso de trânsito em filas paralelas, a ultrapassagem pela direita só é permitida se o condutor circular já na fila direita, não podendo, com o fim exclusivo e imediato de ultrapassar, realizar uma circulação ziguezagueante”.
Ou seja, parece-me lógico que para ser considerado ultrapassagem, tenha que haver essa circulação ziguezagueante, que é nada mais nada menos do que a transição entre faixas de rodagem.
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #13  
Antigo 02-03-2011, 17:24
Avatar de redMX5
redMX5 redMX5 está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 1.407
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico Ver Mensagem
Salvo melhor opinião, a resposta dada pelo ACP está correcta, embora aceite que as restrições do art.º 14 e 15.º possam induzir em dúvida. A estrutura da norma (à semelhança de tantas outras) é muito infeliz. O problema que reside nesta discussão, só acontece porque a Lei não define o que é uma ultrapassagem. E para se conseguir isso, é necessário recorrer à interpretação que dela é feito nos diversos artigos que a regulam. Deste modo, entendo que a noção de ultrapasagem tem que ser feita em referência à acção que é estabelecida pelo meu veículo em relação a outro. E o facto de a ultrapassagem ter de ser feita pela esquerda ou pela direita, vai implicar que tenha que haver da minha parte uma mudança de direcção para uma outra faixa existente à minha direita ou à minha esquerda. É essa aliás, a razão pela qual se exige que o primeiro passo para ultrapassar é a sinalização através do pisca. Se eu não vou mudar de direcção não tenho que acionar o pisca (o que não faria qualquer sentido). No ex. do ACP, o que acontece é que na prática o condutor faz uma “ultrapassagem” em sentido comum (deixa um veículo para trás) mas não faz uma “ultrapassagem” tal qual o Código da Estrada a define.
No caso que está descrito no ACP, se o veículo já vem na faixa da direita, não há ultrapassagem, estando o veículo da faixa do meio em contravenção. A Situação já seria diferente se o veículo vem na faixa do meio, apercebe-se (mesmo que com muita antecedência) que vai um automóvel mais lento nessa mesma faixa, e muda para a faixa direita, para passar por ele como “se viesse sempre pela direita” (o que não é verdade). É por isso que estas situações são por vezes muito difíceis de provar.
Existem vários acórdãos que defendem precisamente essa ideia, como neste exemplo de um dos Tribunais da Relação:
Em caso de trânsito em filas paralelas, a ultrapassagem pela direita só é permitida se o condutor circular já na fila direita, não podendo, com o fim exclusivo e imediato de ultrapassar, realizar uma circulação ziguezagueante”.
Ou seja, parece-me lógico que para ser considerado ultrapassagem, tenha que haver essa circulação ziguezagueante, que é nada mais nada menos do que a transição entre faixas de rodagem.
Para mim e salvo melhor opinião os artigos do CE que poderão ajudar a definir o que se entende por uma ultrapassagem são os seguintes que passo a transcrever:

"Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito
1 - Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se
pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela
e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino,
só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim

de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar."

Artigo 15.º
Trânsito em filas paralelas
1 - Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito no mesmo sentido, os veículos, devido à intensidade
da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido, estando a
velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores não podem sair

da respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar ou estacionar.
(...)
SUBSECÇÃO II
Ultrapassagem
Artigo 36.º
Regra geral

1 - A ultrapassagem deve efectuar-se pela esquerda.
(...)
Artigo 37.º
Excepções
1 - Deve fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos ou animais cujo condutor, assinalando devidamente a sua intenção, pretenda mudar de direcção para a esquerda ou, numa via de sentido único, parar ou estacionar à esquerda, desde que, em qualquer caso, tenha deixado livre a parte mais à direita da faixa de rodagem.
2 - Pode fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos que transitem sobre carris desde que estes não utilizem esse lado da faixa de rodagem e:
a) Não estejam parados para a entrada ou saída de passageiros;

b) Estando parados para a entrada ou saída de passageiros, exista placa de refúgio para peões.
(...)
Artigo 38.º
Realização da manobra
1 - O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.
2 - O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias à realização da manobra com segurança;
b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam;
c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa imediatamente à esquerda iniciou manobra para o ultrapassar;
d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a intenção de ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um obstáculo.

3 - O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer sem perigo.
(...)
Artigo 42.º
Pluralidade de vias e trânsito em filas paralelas


Nos casos previstos nos n.ºs 2 e 3 do artigo 14.º e no artigo 15.º, o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem, para os efeitos previstos neste Código.
"

A meu ver, está perfeitamente aqui definidas as regras de ultrapassagem, a forma de se ultrapassar, quais os requisitos da manobra de ultrapassagem e os casos excepcionais.

Concordo que não esteja expressamente definido o conceito de ultrapassagem, mas a minha pergunta é: será realmente necessário, ou aplica-se a definição comum do termo, isto é, "passar por um veículo que vai na mesma direcção"



Última edição por redMX5 : 02-03-2011 às 17:50
Responder com Quote
  #14  
Antigo 02-03-2011, 18:47
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por redMX5 Ver Mensagem
Concordo que não esteja expressamente definido o conceito de ultrapassagem, mas a minha pergunta é: será realmente necessário, ou aplica-se a definição comum do termo, isto é, "passar por um veículo que vai na mesma direcção"
Por outro lado todo o articulado citado sugere que a ultrapassagem pressupõe uma mudança de "via de transito".

Se não houver mudança de via...
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
  #15  
Antigo 02-03-2011, 18:56
Avatar de redMX5
redMX5 redMX5 está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 1.407
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Ace Ver Mensagem
Por outro lado todo o articulado citado sugere que a ultrapassagem pressupõe uma mudança de "via de transito".

Se não houver mudança de via...
Correcto e afirmativo, mas porque o legislador ao legislar que o trânsito é sempre feito pela via o mais à direita, imediatamente obriga a uma mudança de via para consumar a dita, ressalvando como excepções os casos previstos no Artº 37º e 42º.
Responder com Quote
  #16  
Antigo 02-03-2011, 19:04
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por redMX5 Ver Mensagem
Correcto e afirmativo, mas porque o legislador ao legislar que o trânsito é sempre feito pela via o mais à direita, imediatamente obriga a uma mudança de via para consumar a dita, ressalvando como excepções os casos previstos no Artº 37º e 42º.
Não sei se pode ser considerado como mais um dos chamados "buracos na lei"

tem mais do que um queijo - e alguns muito proveitosos.
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
  #17  
Antigo 02-03-2011, 22:04
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por redMX5 Ver Mensagem
...
Imagina esta situação. Na mesma auto-estrada de três faixas, o condutor "A" vai na da direita a 90 km/h. Na faixa do meio vai ligeiramente à sua frente o veículo "B" a uma velocidade de 100 km/h. Sucede que, de repente, sem qualquer motivo aparente, o condutor do veículo "B" resolver levantar o pé do acelerador e a sua velocidade cai instantâneamente de 100 para 45 km/h. Como a manobra foi repentina e sem qualquer sentido, o veículo "A" que vinha na sua velocidade estabilizada, vê-se de subitamente passar para a dianteira do veículo "B".
Pergunta: será que podes dizer que o veículo "A" fez uma ultrapassagem ao veículo "B"?

__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #18  
Antigo 02-03-2011, 22:07
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.186
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico Ver Mensagem
Imagina esta situação. Na mesma auto-estrada de três faixas, o condutor "A" vai na da direita a 90 km/h. Na faixa do meio vai ligeiramente à sua frente o veículo "B" a uma velocidade de 100 km/h. Sucede que, de repente, sem qualquer motivo aparente, o condutor do veículo "B" resolver levantar o pé do acelerador e a sua velocidade cai instantâneamente de 100 para 45 km/h. Como a manobra foi repentina e sem qualquer sentido, o veículo "A" que vinha na sua velocidade estabilizada, vê-se de subitamente passar para a dianteira do veículo "B".
Pergunta: será que podes dizer que o veículo "A" fez uma ultrapassagem ao veículo "B"?

Se fosse entre "bandeiras Amarelas" não era considerado ultrapassagem irregular!
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #19  
Antigo 02-03-2011, 22:22
Avatar de redMX5
redMX5 redMX5 está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 1.407
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Diácono Luís Ver Mensagem
Se fosse entre "bandeiras Amarelas" não era considerado ultrapassagem irregular!
LOOOOOOL, mas não estamos numa pista pois não?
Responder com Quote
  #20  
Antigo 02-03-2011, 22:36
Avatar de redMX5
redMX5 redMX5 está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 1.407
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico Ver Mensagem
Imagina esta situação. Na mesma auto-estrada de três faixas, o condutor "A" vai na da direita a 90 km/h. Na faixa do meio vai ligeiramente à sua frente o veículo "B" a uma velocidade de 100 km/h. Sucede que, de repente, sem qualquer motivo aparente, o condutor do veículo "B" resolver levantar o pé do acelerador e a sua velocidade cai instantâneamente de 100 para 45 km/h. Como a manobra foi repentina e sem qualquer sentido, o veículo "A" que vinha na sua velocidade estabilizada, vê-se de subitamente passar para a dianteira do veículo "B".
Pergunta: será que podes dizer que o veículo "A" fez uma ultrapassagem ao veículo "B"?

Antes de mais o veículo "B" vai a praticar uma contra-ordenação, pois não vai a ocupar a faixa mais à direita da via (partindo do pressuposto que não vai a ultrapassar nenhum outro veículo).
Depois, ao abrandar dificilmente a sua velocidade irá cair instantâneamente, a não ser que trave.
Mesmo pressupondo que o abrandamento é de tal forma violento que o veículo "A" que o precede não consegue abrandar também (seria a conduta mais correcta uma vez que deverá suspeitar que algo de errado se está a passar) resta-lhe a única alternativa que será uma manobra de recurso, por forma a evitar o embate (isto porque segundo o CE ele deveria passar para a sua esquerda para o ultrapassar) e segue então pela sua via, ultrapassando-o (ainda que como manobra de recurso) de forma ilegal e praticando sempre uma contra-ordenação.

Esta situação é quase a mesma do que se tiver de travar porque um carro à minha frente se imobilizou e de repente pelo espelho retrovisor, vejo que um outro veículo se aproxima sem que consiga travar e eu meto-me na berma, pelo lado direito do veículo imobilizado à minha frente para dar mais espaço à travagem do veiculo que me precede para tentar evitar o acidente e me defender.
Responder com Quote
Responder


Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 4:08.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.