Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums
  #1  
Antigo 17-11-2010, 17:03
Avatar de 9eleven
9eleven 9eleven está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Guimarães/Vitoria (Espanha)/Paris
Mensagens: 1.744
Enviar mensagem via MSN para 9eleven
Padrão Mudança de oleo motor em 964 Carrera

A razão desta mudança de óleo não se deveu ao facto de ter atingido os km’s (20.000) necessários nem o respectivo tempo de 2 anos. Apenas não confio demasiado nos proprietários anteriores e por segurança lá decidi trocar o óleo. Comprei 3 embalagens de 4 L de BP Visco 7000 Sport 5W40, recomendado pela Porsche, em plena promoção, ou seja, a menos de metade do preço do que custariam em Portugal. Depois passei pelo Centro Porsche de Braga para comprar o filtro e as anilhas dos bujões.
Depois de uns dias em Portugal para tratar de papeladas, lá meti mãos ao trabalho, algo que gosto muito de fazer mas pela falta de tempo e oportunidade nunca consigo. Mas desta vez consegui.




Mudar o óleo num 964 é muito fácil. Vamos lá:
1 – No meu caso, e como esta DIY é feita em casa, tratei de retirar primeiro de tudo a protecção dos baixos do motor, pois com o motor quente seria mais difícil de a retirar sem me queimar nos escapes.




2 – Depois é fazer aquilo que tanto gostamos. Fui dar uma volta com o carro para aquecer o motor, pois o óleo deve ser mudado à temperatura de funcionamento, para que seja mais fácil e provável retirar o maior número de litros possível do óleo velho.



3 – Existem dois sítios por onde retirar o óleo. Um é o dreno do motor e o outro é o dreno do depósito e termóstato do óleo situado imediatamente à frente da roda traseira direita. Não esquecer de retirar a vareta do óleo e a tampa do tubo de enchimento de óleo, para que o circuito ganhe ar e drene o melhor possível. E cuidado, o óleo sai muito quente. Cuidado com o óleo que sai do termóstato. Sai muito depressa e em quantidade. Foi o suficiente para não me dar tempo de trocar o recipiente cheio por um vazio….e pimba, meio litro de óleo para o chão, tal como se pode ver nas fotos.




4 – Em seguida retira-se o filtro de óleo. Mas aqui temos que ter cuidado. Como o filtro está na horizontal não o podemos tirar sem antes retirar o parafuso do purgador. Esse parafuso está atrás da roda traseira direita dentro do guarda-lamas. Eu utilizei o macaco para erguer ligeiramente o carro e o meu braço caber entre o pneu e o guarda-lamas. Foi só retirar o parafuso, o sistema ganhou ar e saiu o óleo do filtro do óleo. Depois foi só sacar o filtro fora. Há quem opte por fazer um furo com um berbequim no filtro do óleo. Mas acho que não vale a pena. É fácil de chegar ao purgador do filtro.




5 – Deixei o óleo escorrer mais ou menos uma hora, coloquei o novo filtro de óleo e fechei o respectivo purgador.



6 – Curiosamente as anilhas dos bujões que comprei na Porsche não me serviram (eram estreitas) e tive que colocar as velhas. Felizmente estavam em bom estado e vedaram bem. Coloquei os bujões no respectivo sitio. Era hora de repor o óleo novo. Tal como consta no manual, coloquei inicialmente 6 litros. Coloquei o motor a trabalhar e deitei mais 3 litros sem medo, pois a quantidade de óleo velho retirada foi de aproximadamente 10 litros. Depois foi esperar que o motor aquecesse para colocar o nível correctamente. Na totalidade levou aproximadamente 10,1 litros de óleo.

Espero que sirva de ajuda a quem tem um 964. É algo muito fácil de fazer e mete-se ao bolso uns €€€ valentes. E eu, pelo menos, fico mais descansado, pois sei exactamente o tipo de óleo que está no motor.

Última edição por 9eleven : 17-11-2010 às 17:07
Responder com Quote
  #2  
Antigo 17-11-2010, 17:17
Avatar de MRS
MRS MRS está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 3.983
Padrão

Boa 9eleven.

Claro que a "patroa" ficou atónita com o meio litro no chão , mesmo na garagem , mas há uns bons produtos para tirar as manchas.

Essa do Visco 7000 a bom preço é que é de fazer inveja . Cá e mais caro que o Balvanie .

Off the record-E para onde foram os 10 litros de óleo usado? Eu quando faço destas depois tenho de levar o óleo velho e deixá-lo numa oficina amiga.
Ainda ontem fui buscar um motor usado a avisaram-me que se fosse parado e vissem que havia óleo no motor levava logo uma "talhada". E por acaso havia mesmo.Mas não fui parado.

MRS

PS-Falta uma foto da ferramenta de desapertar o filtro pois há quem não conheça.
Responder com Quote
  #3  
Antigo 17-11-2010, 17:24
Avatar de 9eleven
9eleven 9eleven está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Guimarães/Vitoria (Espanha)/Paris
Mensagens: 1.744
Enviar mensagem via MSN para 9eleven
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por MRS Ver Mensagem
Boa 9eleven.

Claro que a "patroa" ficou atónita com o meio litro no chão , mesmo na garagem , mas há uns bons produtos para tirar as manchas.

Essa do Visco 7000 a bom preço é que é de fazer inveja . Cá e mais caro que o Balvanie .

Off the record-E para onde foram os 10 litros de óleo usado? Eu quando faço destas depois tenho de levar o óleo velho e deixá-lo numa oficina amiga.
Ainda ontem fui buscar um motor usado a avisaram-me que se fosse parado e vissem que havia óleo no motor levava logo uma "talhada". E por acaso havia mesmo.Mas não fui parado.

MRS
Ora viva amigo MRS.

Comprei o oleo a muito bom preço cá em Espanha numa promoção. Se bem me lembro cada 4L custou cerca de 25 €.

A garagem é em casa dos meu Pais. E ao outro dia já a mancha estava limpa pela minha mãe. Nada de preocupante.

Quanto ao oleo usado ainda o tenho em casa dos meus Pais dentro de dois garrafões. Por esquecimento ainda não os trouxe comigo para Espanha. Onde vivo cá, existe um daqueles Eco-Pontos que recolhem tudo e mais alguma coisa. No próximo fim de semana que for a Portugal é só coclocar o oleo usado na mala e trazê-lo para Espanha.

Quanto à ferramenta de sacar o filtro de oleo não tenho nenhuma foto. Mas tirarei quando estiver em Portugal. De qualquer forma, existem à venda em qualquer hipermercado e de várias formas. basta procurar na secção de acessórios para automóveis.

Última edição por 9eleven : 17-11-2010 às 17:27
Responder com Quote
  #4  
Antigo 17-11-2010, 18:26
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão

Excelente DIY Ricardo! E parabéns. Eu nunca me atrevi a fazer isso.
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #5  
Antigo 17-11-2010, 18:34
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão

Boa Ricardo. Eu também tenho o hábito de trocar o óleo, mas tenho a felicidade de ter uma fossa em casa.

Não digo o que faço aos óleos usados!!!!!


PS: o processo é muito semelhante para todos os aircooled...
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
  #6  
Antigo 17-11-2010, 20:09
Avatar de tex
tex tex está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Nov 2008
Local: Lisboa
Mensagens: 4.315
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por MRS Ver Mensagem
...Ainda ontem fui buscar um motor usado a avisaram-me que se fosse parado e vissem que havia óleo no motor levava logo uma "talhada". E por acaso havia mesmo.Mas não fui parado.

MRS

PS-Falta uma foto da ferramenta de desapertar o filtro pois há quem não conheça.
Agora já percebi porque é que não quiseste vir pela Vasco da Gama, estavas com medo de te mandarem parar na zona da expo

P.S. sr. MRS a ferramenta para retirar o filtro aparece na foto do motor.
__________________
Abraço
TEX
Responder com Quote
  #7  
Antigo 17-11-2010, 20:13
Avatar de brantz
brantz brantz está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Jun 2009
Local: Porto
Mensagens: 579
Padrão

Excelente tópico!
Obrigado pela partilha.

1 abraço,
ASA
Responder com Quote
  #8  
Antigo 17-11-2010, 20:35
Avatar de 9eleven
9eleven 9eleven está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Guimarães/Vitoria (Espanha)/Paris
Mensagens: 1.744
Enviar mensagem via MSN para 9eleven
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por tex Ver Mensagem
Agora já percebi porque é que não quiseste vir pela Vasco da Gama, estavas com medo de te mandarem parar na zona da expo

P.S. sr. MRS a ferramenta para retirar o filtro aparece na foto do motor.
A chave de filtros vê-se na foto mas não muito bem. Tirarei uma foto no próximo fim de semana que for a Portugal. Mas como já disse, existem vários tipos de chaves de filtros de oleo ajustáveis em qualquer hipermercado.

Última edição por 9eleven : 17-11-2010 às 20:45
Responder com Quote
  #9  
Antigo 17-11-2010, 21:37
Avatar de Lírio
Lírio Lírio está offline
Membro Carioca
 
Data de Entrada: Oct 2010
Local: Miraflores-Lisboa
Mensagens: 70
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por brantz Ver Mensagem
Excelente tópico!
Obrigado pela partilha.

1 abraço,
ASA
Fantástico. Obg
Responder com Quote
  #10  
Antigo 17-11-2010, 22:13
Avatar de MRS
MRS MRS está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 3.983
Padrão

Pois ,mas isso somos nós que sabemos o que é uma chave de filtro de óleo ,mas há quem não saiba onde está a bateria do seu carro ,quanto mais uma chave de filtro.

MRS
Responder com Quote
Responder

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 19:02.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.