Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums
  #1  
Antigo 23-05-2014, 2:46
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão O LKC na Biblioteca do Porsche Museum

Por acaso não gosto nada de falar na primeira pessoa, e nem aqui escreveria isto se não tivesse sido um destes dias surpreendido com uma fotografia de uma reportagem... que me compeliu a partilhar esta história.

Que começa há uns anos atrás quando tive o prazer e a honra de ter sido convidado a visitar os Arquivos Históricos da Porsche no então novo Museu. O convite foi-me feito muito simpaticamente pelo seu Director, Dieter Landenberger. Para retribuir a gentileza, achei que seria simpático levar uma lembrança em nome de todos nós aqui do Lehrenkrauscafe.
Como a nossa imagem e o nosso logo estão associados à Sardinha (à relatada história da tentativa de Portugal em 1948 ter tentado trocar o peixe pelos automóveis) pensei que seria interessante levar uma traineira portuguesa da pesca.

A ideia foi assim um bocadinho para o idiota, mas acabei mesmo por a levar. Arrependi-me muito rapidamente. Aquilo era para o frágil e tive muita dificuldade em a transportar sem a amassar. No Aeroporto resolveram embirrar comigo e aquando da passagem na alfândega mandaram-me para uma sala à parte para ser interrogado. Porque só levava o raio da traineira dentro dum saco, quiseram saber para que era aquilo. E se tinha dinheiro dentro. Não tinha. Mas tinha um papelucho colado por baixo e tapado com fita-cola, com a história do Armando Ceia sobre o Lehrenkrauscafe e a sardinha, o que lhe dava um ar um ligeiramente suspeito. No avião, porque não podia colocar aquilo na bagageira, tive que gramar com o barquinho no colo.

Depois, no dia em que fui para o Museu perdi-me por completo e andei várias horas num comboio errado e depois vários quilómetros a pé. Sempre com o raio da traineira na mão…estava tão farto daquilo que chegou-me mesmo a passar pela cabeça deixá-la encostada em qualquer lado. Quando finalmente cheguei ao Museu estava tão cansado que a primeira coisa que fiz depois de cumprimentar foi entregá-la. Tipo castigo aos alemães.

Esse momento por acaso também ficou gravado na minha memória para o resto da minha vida, de tão penoso que foi. Quando tirei a traineira do saco e a entreguei, senti-me ainda mais pateta do que já sou e a balbuciar nem sei o quê…e depois, por alguns longos momentos entrei em pânico, quando caí em mim e realizei a minha figura ridícula de estar a entregar um barco num Museu de automóveis. Enfim…
Não obstante, a prenda foi agradecida e guardada dentro do saco num gabinete.
Na altura pensei para os meus botões que aquilo deveria acabar partido e esquecido em qualquer canto (isto numa perspectiva optimista). Mas depois do que me fez passar…queria lá saber…

Passaram todos estes anos, e um destes dias estava a ver uma reportagem feita aos Arquivos da Porsche. A determinada altura fotografaram o seu Director na Biblioteca do Museu…e não é que estava lá a nossa traineira do LKC!!??

Ele há cada uma…



A Biblioteca do Museu faz parte dos Arquivos Históricos da Porsche e não está aberta ao público (apenas pode ser consultada mediante requerimento). Fica num dos andares superiores e foi feita com uma fachada em vidro, podendo ser vista por dentro do Museu. Os Arquivos Históricos também são privados, mas estão numa zona reservada do Museu que não está à vista.


5401571739_5f8f249f38_b.jpg

Uma vista panorâmica da Biblioteca. Na imagem vê-se repetida a pessoa do Director.

untitled2-19.jpg

untitled3-11.jpg

untitled4-5.jpg

A traineira



Porsche-Historical-Archive-1.jpg


O local da Biblioteca onde está a estante com a traineira.

Screen shot 2013-04-19 at 3.04.21 AM.jpg

Dieter Landenberger com a traineira do LKC por trás da cabeça.

Responder com Quote
  #2  
Antigo 23-05-2014, 7:31
Avatar de Fuchs
Fuchs Fuchs está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Lisboa
Mensagens: 6.627
Padrão

Vês como valeu a pena o teu esforço?

Esta reportagem foi publicada aonde?
__________________
"Porsche is my drug of choice - Magnus Walker"
Responder com Quote
  #3  
Antigo 23-05-2014, 7:39
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão

Era de esperar que o barquito acabasse por ter um lugar de destaque nos arquivos, da mesma forma que trocar Porsches por sardinhas foi a proposta de negócios mais bizarra que receberam.

... para a próxima leva-lhes uma caixa de pasteis de nata
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
  #4  
Antigo 23-05-2014, 9:42
Avatar de bg2
bg2 bg2 está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 7.522
Padrão

Genial!
Responder com Quote
  #5  
Antigo 23-05-2014, 10:03
Avatar de bobobobobo
bobobobobo bobobobobo está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Jan 2012
Mensagens: 556
Padrão

"Por mares nunca de antes navegados"
Responder com Quote
  #6  
Antigo 23-05-2014, 10:13
Avatar de arqfod
arqfod arqfod está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Aug 2010
Local: Oporto
Mensagens: 3.686
Smile Absolutamente fantástica, quer a aventura, quer a nossa existência reconhecida...!!!



Caro Zico,

Fizeste a travessia não numa caravela, mas numa traineira dos nossos dias...
O objectivo foi sensivelmente o mesmo 500 anos depois, ir mais longe, mostrarmo-nos, colher simpatias, distribuir uns presentes, trazer outros, trocar uns ADNs, uns com café, outros com leite e outros com sardinhas...etc, etc...

Passate o Cabo Bojador e o das Tormentas, tudo certo!

Ficaram lá as memórias, que perduram e que fazem ter sentido os esforços que cada um de nós vai também transformando em prazer!!!



Ainda bem que o Armando enviou a Mensagem Secreta, qual 3. segredo da pastorinha para que tambem ela um dia venha a ser revelada como história comercial invulgar, bizarra mas vinda de um país bem peculiar em hábitos arrojados como o nosso, só o tempo faz a história.

O simbolo do LKC com o Escudo da Porsche está lá....


__________________
Porsche Tradition Future
1963-2013 | 50 anos 911
Mission 2014. Our Return

Última edição por arqfod : 23-05-2014 às 10:37
Responder com Quote
  #7  
Antigo 23-05-2014, 10:24
Avatar de pbserra
pbserra pbserra está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Dec 2008
Mensagens: 1.334
Padrão

Excelente história, imagino a tua cara a transportar a traineira.
__________________
www.pedro-serra.com
Responder com Quote
  #8  
Antigo 23-05-2014, 10:54
carpinteiro carpinteiro está offline
Membro Carioca
 
Data de Entrada: Oct 2012
Local: Alentejo
Mensagens: 111
Padrão

Espectáculo!
Leio aqui cada história que me deixa de boca aberta e com um orgulho enorme de pertencer a este café!
Muitos parabéns Zico!
Responder com Quote
  #9  
Antigo 23-05-2014, 11:33
Avatar de Rambo
Rambo Rambo está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Apr 2009
Local: O.Azemeis
Mensagens: 6.000
Padrão

Bonita lembrança.
Hoje vou comer sardinhas
Responder com Quote
  #10  
Antigo 23-05-2014, 12:38
Avatar de MLima
MLima MLima está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Dec 2010
Local: Praia das Maças
Mensagens: 1.011
Padrão

__________________
MLima
Responder com Quote
Responder

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 5:12.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.