Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums
  #511  
Antigo 07-03-2010, 23:47
Avatar de pedro2cv
pedro2cv pedro2cv está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 4.746
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Drake Ver Mensagem
O célebre "42" do VACA BRAVA

(Um excerto publicado no Autosport)

Na década de 70 para além do Futebol começou a surgir uma nova razão para "torcer" e essa era, as corridas de automóvel. Um Paulista de nome Emerson Fitipaldi, brilhantemente coadjuvado pelo saudoso José Carlos Pace, destacava-se nas pistas Europeias e atingia o degrau máximo do automobilismo internacional ao conquistar em Setembro de 72, em Monza, o seu primeiro campeonato Mundial de F1, ao volante do belíssimo JPS-Lotus 72. A televisão mostrou-o e os Brasileiros adoraram. De um dia para o outro Emerson tornou-se numa celebridade, pois é assim que no Brasil as coisas acontecem.
Foi neste ambiente de optimismo e realizações e onde o céu era o limite que no dia 1 de Julho de 1973 Ayrton Senna da Silva, nascido em São Paulo a 21 de Março de 1960, iniciou a sua carreira oficial de competição no Karting, vencendo a corrida.

Se havia uma característica que podia descrever bem Ayrton era a obstinação pois foi desde sempre que perseguiu o seu sonho de se tornar piloto de competição. Com 4 anos recebeu do seu Pai o seu primeiro Kart, por ele feito, e que era impulsionado por um potente motor de 1 cavalo.
O garoto tinha jeito e a família apoiou-o. O Pai de Ayrton, Milton Guirando Theodoro da Silva, o Miltão, era um "self made man" vindo do nada que em poucos anos tinha feito uma razoável fortuna com um negócio de máquinas agrícolas que representou nas novas fronteiras agrícolas no interior dos estados de Goiás e do Mato Grosso. Rapidamente diversificou os seus negócios para o gado e posteriormente para o sector das auto-peças em São Paulo, que alimentava a locomotiva industrial Brasileira e que era o sector automóvel. A Mãe, D. Neyde Joanna Senna da Silva, era uma Senhora cujas preocupações essenciais eram cuidar da casa e da família que além deles era composta pela filha mais velha Vivianne e pelo "caçula" Leonardo.

Sem duvida que desde o inicio que ele demonstrou que era bom, muito bom mesmo mas é bom dizer-se também que já naquela altura Ayrton era o mais profissional e determinado da "turma".
Desde cedo que Ayrton guiava e bem. Aos 4 anos desfilava velozmente no seu kart pelas ruas vizinhas da sua casa perante a admiração da vizinhança. Aos 7 já guiava sozinho os carros nas fazendas do seu Pai e aos 7 anos também foi preso pela polícia no litoral de S. Paulo onde tinham uma casa de verão por estar-se a passear no carro pela cidade, obviamente ás escondidas dos Pais.
O seu Pai que era um ferrenho partidário do "se é para fazer que se faça bem" e sendo assim proporcionou ao filho desde o inicio uma estrutura de apoio excelente para a época pois a equipa tinha não só meios financeiros muito razoáveis como também o apoio do melhor preparador de motores e mecânico de karts, Lucio Pascoal Gascon, o "Tché", que foi uma mais valia importantíssima para a carreira de Ayrton nesta categoria. Tché adorava Ayrton e praticamente perfilhou-o. O ser "filho" do Tché era uma vantagem que foi bem explorada pelo imberbe mas muito competente candidato a piloto.

Alguns anos mais tarde quando estava na Itália a preparar-se para o campeonato mundial de 79 que se ia realizar no Estoril Ayrton escreveu uma carta ao seu antigo preparador e grande amigo que dizia o seguinte: " és uma pessoa que tem uma responsabilidade incrível no que diz respeito á minha vida, pois quem me pôs neste mundo do Kart foi o meu Pai, mas quem me colocou realmente na direcção certa, quem me ensinou quase tudo o que sei, quem me ajudou e esteve ali em todos os momentos, a pessoa que me fez chegar onde estou e que é a maior responsável pelas minhas vitórias é você. E nem imagina o quanto eu estou grato." Esclarecedor.

Ayrton implodiu o " karting" quando apareceu pois rapidamente passou a ser o favorito para todas as corridas. Ganhou o que havia a ganhar nas categorias juniores e rapidamente começou a batalhar com os mais velhos nas categorias superiores. Não foi bem aceite ...... porque era bom demais. O karting nessa altura era como uma pequena família e Ayrton não fazia parte dela.

Era simplesmente o "42".

Ele também não facilitava no seu relacionamento com os restantes pois pura e simplesmente não suportava andar atrás de ninguém e não era meigo nos seus métodos. Tché descreveu-o assim: "Para ele não existia concorrentes a única coisa importante era ser primeiro. Entrava numa corrida sempre para ganhar. Era a vitória ou nada. Era um individualista sempre em busca da perfeição. Estava sempre atento a todos os detalhes. Nunca permitia por exemplo que uma roda estivesse amolgada ou com um simples toque, tinha de estar sempre tudo impecável." Ainda com 13 anos o "42" ganhou o seu primeiro Campeonato Paulista.

Maurizío Sandro Sala que é mais velho que Senna mas que começou a sua carreira pouco antes reconhece o génio de Ayrton nos karts quando disse: "Ele era mesmo mais rápido. Eu é que não o deixava passar."

Ayrton teve muitos rivais no karting. No Brasil Mario Sérgio Carvalho e Walter Travaglini foram os seus grandes oponentes. Algumas vezes ganharam e outras perderam mas o que é que dizem eles do "42".

MSC: 1-" A nossa rivalidade era tão grande que invariavelmente, apesar de termos quase sempre os dois melhores tempos dos treinos, éramos mandados, pelo director de corrida, para o fim do grid porque nunca conseguíamos largar emparelhados." 2- " O Terry Fullerton (campeão do mundo em 73 e considerado por Ayrton o melhor piloto contra quem correu) era muito bom e rápido, mas o Ayrton comia-o ao pequeno-almoço. Com certeza."

WT: 1- "Ele realmente era uma pessoa anormal, ele tinha aquele algo mais..." 2- "Ele tinha arrancado mais um segundo do kart. Entendeu? Ele era assim. 3- "Ele acabava com a gente no kart graças a uma sensibilidade nata e ao facto de ser canhoto, o que lhe dava uma mais força e sensibilidade no braço e na mão esquerda. Isso permitia-lhe ir á conversa com o motor a corrida inteira. Só tirava a mão direita do carburador para descansar a esquerda. Ele tinha um controle que ninguém tinha."

Outro dos grandes rivais de Senna nos karts foi Chico Serra que era um excelente piloto mas que normalmente não competia com Ayrton por ser um pouco mais velho.

Chico disse que a rivalidade entre ambos era sui-generis pois praticamente não se conheciam e raramente competiram mas essencialmente ela existia porque o mais novo queria o lugar do mais velho e o mais velho ainda era muito novo para aceitar isso. Fora isso deu-lhe a alcunha da "Vaca Brava" essencialmente pela dureza de Senna em pista com os seus adversários.

Senna era melhor e provou-o na corrida de despedida de Serra antes deste se ir embora competir na Europa sob o patrocínio de Emerson Fittipaldi. Senna obviamente não foi convidado para a corrida pois a ideia era que o Chico ganhasse e com o "42/Vaca Brava" lá isso não era garantido mas Senna apareceu e á ultima da hora e só com umas molas a prender os jeans participou.

Ayrton largou de ultimo mas ao fim de algumas voltas já estava colado a Serra que seguia na liderança. Por duas voltas seguiu-o e Serra que não estava para brincadeiras, e ainda por cima do "Vaca Brava", ia fazendo algumas manobras mais musculadas onde se incluíam alguns break-tests menos próprios. Por fim Senna atirou-se e passou-o abrindo a partir daí quase meio segundo por volta. Serra não desiste e tenta acompanha-lo mas ......... não dava e quase que se despistou algumas vezes. Antes que alguma tragédia acontecesse acabaram com a corrida.

Serra sentiu-se e foi humilhado nesse dia mas calou-se. Quem não se calou foi a Mãe dele, D. Baby, que para quem a quis ouvir desfilou um reportório de palavrões ofensivos ao pobre do "Vaca Brava" capazes até de fazer corar um "cafetão" do Bafo de Onça e que definitivamente não caiam bem a uma Dama de uma tradicional família Paulistana.

Chico em tom de queixume disse apenas a Tché, de quem tinha sido também pupilo, "Pô meu, eu sei que você me avisou de que ele era bom mas podia ter avisado que ele era assim tão bom."

Ayrton conquistou no Brasil os seguintes títulos:

1974- Categoria Júnior - Campeão Paulista
1975- Categoria Júnior - Vice-Campeão Brasileiro; Vencedor do Torneio Nacional Itacolomy.
Categoria 100cc: Campeão Paulista.
1976- 2ª Categoria 100cc: 3º no Campeonato Brasileiro; Vencedor das "Três Horas" e Campeão Paulista.
1977- Vice-Campeão Brasileiro; Vice-Campeão Paulista e vencedor das "Três Horas".
1978- Campeão Brasileiro; Vice-Campeão Paulista e vencedor das "Três Horas".
1980- Campeão Brasileiro.
Relatos premonitórios dos brilhantes feitos que, durante 10 anos, viriam a acontecer no mundo da F1 pela mão do mítico Ayrton Senna...
Responder com Quote
  #512  
Antigo 08-03-2010, 13:27
Avatar de 9eleven
9eleven 9eleven está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Guimarães/Vitoria (Espanha)/Paris
Mensagens: 1.744
Enviar mensagem via MSN para 9eleven
Padrão

Eh pá, este tópico cada vez está melhor....

Continuem sff...
Responder com Quote
  #513  
Antigo 08-03-2010, 15:19
Avatar de Antonio Albuquerque
Antonio Albuquerque Antonio Albuquerque está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Mar 2009
Local: Pelos lados da Caparica
Mensagens: 2.557
Padrão

Brutal, o Muleke nunca brincou em serviço.......
Essa do "Vaca Brava", é Cool....... , sinceramente não conhecia.
__________________
PORSCHE IS THE REAL PASSION FOREVER
Responder com Quote
  #514  
Antigo 08-03-2010, 21:39
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Não conhecia esta do Vaca Brava... Obrigado pela partilha
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #515  
Antigo 09-03-2010, 8:35
Avatar de Drake
Drake Drake está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Nov 2008
Local: Porto
Mensagens: 3.571
Padrão

e a foto com o capacete branco? pois é, nem sempre foi amarelo.
__________________
...idiotice é esperar resultados diferentes para as mesmas acções...
Responder com Quote
  #516  
Antigo 09-03-2010, 21:23
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Das muitas biografias disponíveis, esta é um pouco diferente, e aborda alguns aspectos interessantes.

Um deles. é a confirmação que no príncipio da sua carreira em Inglaterra possuia um AlfaSud Ti, como me havia dito um mecânico da Toleman. Disse-me também que a maior parte do tempo durante a semana, Senna permanecia na instalações da Toleman a chagar o juízo a todos para que o carro melhorasse.

E melhorou...

Este era uma biografia que eu tinha guardada para apresentar neste mês.







E a notícia do dia fatal...

__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #517  
Antigo 09-03-2010, 22:53
Avatar de bg2
bg2 bg2 está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 7.522
Padrão

uma miniatura



para quem não conseguir ler o carro é o de macau
Responder com Quote
  #518  
Antigo 09-03-2010, 23:32
Avatar de Antonio Albuquerque
Antonio Albuquerque Antonio Albuquerque está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Mar 2009
Local: Pelos lados da Caparica
Mensagens: 2.557
Padrão

Não sei quando este Tópico vai terminar, ou mesmo se alguma vez ele irá terminar, pois há sempre material valiosíssimo a crescentar-lhe.
Diácono, mais uma vez estás de parabéns pelos fabulosos filmes que aqui apresentaste. Achei curioso aquele em que uma das minhas cantoras preferidas, a Tina Turner o abraça, e a seguir canta "You Are the Best", é fabuloso, como um potentado de oscares e bilheteira, louva um verdadeiro Monstro da F1. Adorei e até tremi de emoção.

O interessante é que enquanto me banqueteava com todos estes filmes, já havia sido posto pelo bg2 mais um post com o carro de Macau.........por isso digo....será que algum dia esgotamos o material do GRANDE AYRTON ?????? .....tenho dúvidas!!!
__________________
PORSCHE IS THE REAL PASSION FOREVER
Responder com Quote
  #519  
Antigo 10-03-2010, 0:36
Avatar de pedro2cv
pedro2cv pedro2cv está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 4.746
Padrão

Excelentes vídeos mais uma vez´, caro Mário...

Muito obrigado.
Responder com Quote
  #520  
Antigo 10-03-2010, 21:06
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Sem comentários...




__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
Responder

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 14:10.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.