Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums
  #1  
Antigo 01-08-2009, 4:19
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Uma Relíquia de Ferdinand Porsche

"UM DOCUMENTO DOS TEMPOS"

Há muito que tinha vontade de partilhar aqui esta curiosa história.
De todas as “coisas” que eu tenho relacionadas com a Porsche, a mais importante de todas é a relíquia que agora vou mostrar. Mas para lá chegar tenho que levantar algumas PERGUNTAS.

A primeira questão é esta:
- qual foi a primeira referência nos meios de comunicação social (só existia imprensa basicamente) a Ferdinand Porsche? Quando e qual foi a sua primeira manifestação de fama?

A resposta é conhecida e remonta ao dia 5 de Março de 1903, quando a imprensa Austríaca lhe dedica uma pequena coluna de 37 linhas, sem qualquer fotografia ilustrativa. Uma simples referência à sua pessoa no texto entitulado “Lohner-Porsche”, e em que um jovem jornalista se refere a Ferdinand Porsche nestes termos: “cheio de sonhos técnicos que anseiam por realização, o Senhor Porsche é um criador incansável e um trabalhador da área técnica. “Dream and do”, “Traume und handlen” (uma das assinaturas do Ace) – esta é a essência de pessoas como Porsche. Infelizmente não existem muitos assim em Viena”.

Foto: o primeiro artigo:


E agora a segunda questão:
- qual foi a primeira vez que Ferdinand Porsche apareceu fotografado na imprensa? Quando é que Ferdinand Porsche deu uma entrevista que pela primeira vez que foi publicada?


Ora, embora não possa ter a certeza, estou quase certo que isso aconteceu no dia 5 de Dezembro de 1909 na revista “Allgemaine Automobil Zeitung, Offizielle Mitteilungen Oesterreichischen Automobil Club”. Até ao dia de hoje, nunca me deparei com outra referência anterior que me fizesse recuar nesta afirmação.
A publicação tem 100 anos, e um exemplar que dela existiu foi guardada pelo próprio Ferdinand Porsche e posteriormente à sua morte, pela família. A revista tráz uma reportagem especial de 16 páginas profusamente ilustradas com fotografias raríssimas do Professor e com uma pequena entrevista que lhe é feita. A revista está sublinhada a vermelho pelo próprio punho do Ferdinand Porsche, que o fez cuidadosamente munido de uma régua. As fotografias em que aparece estão também devidamente assinaladas por ele.

O motivo de tão importante reportagem é a do lançamento do Balão Militar da Austro Daimler, um acontecimento épico na altura. Nas fotos Ferdinand Porsche aparece ao lado dos Directores da Austro Daimler, nomeadamente o Financeiro e Banqueiro Camillo Castiglioni.

As fotografias de Ferdinand Porsche são raríssimas e ele aparece tal qual um personagem de Júlio Verne, com um hilariante chapéu na cabeça. Uma delas desconfio que é inédita e única: Ferdinand Porsche no ar, a voar! Durante aquele período ele apenas voou por duas vezes. Uma foi para inspeccionar em voo o dirigível Parseval do Imperador Francisco José, e a outra foi precisamente nesta apresentação pública do balão militar Austro-Húngaro. O que muito pouca gente sabe, é que Ferdinand Porsche escapou à morte por um triz na aterragem do balão que caiu de uma altura elevada, o que, naturalmente, não estava previsto no programa.

Desconheço se existem outros exemplares, guardados por particulares ou arquivados numa qualquer Biblioteca Austríaca. Uma coisa é certa, nenhum no entanto está todo anotado e sublinhado pelo próprio Ferdinand Porsche. E este exemplar sobreviveu precisamente 100 anos porque foi guardado por ele. Quando me veio parar às mãos, há uns anos atrás, já vinha rotulado como “peça de Museu, documento único da história”.

Até que ponto vai a sua raridade, ou o desconhecimento do seu conteúdo não faço ideia. Uma coisa é certa: no Museu da Porsche também não o devem saber...


Foto: a revista e respectiva capa:



Foto: algumas das fotografias são verdadeiramente sociais, mostrando mulheres e crianças de famílias importantes a chegar ao local do evento:



Foto: o nome de Porsche vem repetidamente escrito no texto nalgumas vezes referido como INGENIEUR e noutras como DIREKTOR. Ainda não era o tempo do Dr. Ing. hc:





Fotos: algumas das fotografias de Ferdinand Porsche em versão Júlio Verne. Peço desculpa por ter riscado as fotografias a cor-de-rosa, mas é apenas para não ficarem totalmente “limpas”. Os sublinhados a vermelho e as anotações foram feitas pelo Porsche.











Foto: Ferdinand Porsche no ar!

__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #2  
Antigo 01-08-2009, 6:40
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão Re: Uma Relíquia de Ferdinand Porsche

Palavras para quê?

É mais uma lição do Mestre...



PS: Quanto à queda do balão, parece ter sido a intervenção do próprio Professor (o Porsche, não o Zico) que, ao conseguir reparar a válvula de descarga, permitiu transformar a referida queda em algo mais próximo a uma aterragem.
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
  #3  
Antigo 01-08-2009, 7:02
Avatar de Fuchs
Fuchs Fuchs está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Lisboa
Mensagens: 6.627
Padrão Re: Uma Relíquia de Ferdinand Porsche

Cada vez me espanto mais com as coisas que vocês sabem!!
__________________
"Porsche is my drug of choice - Magnus Walker"
Responder com Quote
  #4  
Antigo 01-08-2009, 9:26
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.186
Padrão Re: Uma Relíquia de Ferdinand Porsche

Muitíssimo obrigado... (acho que nunca tinha agradecido assim...
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #5  
Antigo 01-08-2009, 9:46
Avatar de Kika
Kika Kika está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Dec 2008
Mensagens: 915
Padrão Re: Uma Relíquia de Ferdinand Porsche

O que tu sabes

Cada vez me impressionas mais além disso só teremos que te agradecer pois aprendemos imenso contigo. Beijo grande
Responder com Quote
  #6  
Antigo 01-08-2009, 10:06
Avatar de tex
tex tex está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Nov 2008
Local: Lisboa
Mensagens: 4.315
Padrão Re: Uma Relíquia de Ferdinand Porsche

Um poço de informação.
Imagino que, quando lá estives-te no museu o responsável deve ter estado sempre de boca aberta, com a tua sabedoria.
__________________
Abraço
TEX
Responder com Quote
  #7  
Antigo 01-08-2009, 10:38
Avatar de MaMourão
MaMourão MaMourão está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Leça da Palmeira
Mensagens: 2.331
Padrão Re: Uma Relíquia de Ferdinand Porsche

Não me importava nada de ter uma revistinha destas, o problema é que ia ofuscar todas as outras (meia dúzia de revistas velhas de carros) que por cá tenho guardadas...ia jurar que já tinha tido o prazer de tocar nessa revista, ou terá sido nalgum sonho...
Não à duvidas que é um exemplar para guardar.
Podes não saber quanto é que vale essa revista, mas só para a malta aqui ter uma ideia, podias dizer quanto é que pagaste por ela, tenho a certeza que à aqui membros que te davam o dobro por ela…
__________________
MaMourão
Responder com Quote
  #8  
Antigo 01-08-2009, 11:08
Avatar de joTTaeme
joTTaeme joTTaeme está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Nov 2008
Mensagens: 190
Padrão Re: Uma Relíquia de Ferdinand Porsche



Mais uma vez, nem sei o que dizer...

Estou, simplesmente, boquiaberto.

Acredito que este item será, de certeza, o mais exclusivo e precioso entre as tuas peças de museu mas nem consigo imaginar que outras relíquias com tantas outras fantásticas tu terás ainda para nos mostrar...

Mais uma vez, e sempre, obrigado, por partilhares connosco mais este pedaço de história.
__________________
Flat six. Full throttle.
Responder com Quote
  #9  
Antigo 01-08-2009, 15:42
Avatar de José Aguiar
José Aguiar José Aguiar está offline
Membro RSR
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Luanda/Fafe
Mensagens: 3.046
Enviar mensagem via MSN para José Aguiar
Padrão Re: Uma Relíquia de Ferdinand Porsche

Dexa-me ser teu amigo. :P

Espero que tenhas essas coisas bem guardadas.
__________________
Something new is about to happen!!!!!!
Responder com Quote
  #10  
Antigo 01-08-2009, 18:13
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: Uma Relíquia de Ferdinand Porsche

Obrigado pela vossa simpatia.
Já me ri com o parêntises do Armando

Nessa revista, aparece uma outra curiosidade. O Ferdinand faz uma cruzinha perto de um anúncio de umas botas para conduzir. Eu fiquei parvo. Nunca pensei que em 1909 já existissem botas para correr. O facto é que ele deve ter ficado de olho nelas:
Imagens Anexadas
Tipo de Arquivo: jpg IMG_0497.jpg (97,6 KB, 0 visitas)
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
Responder

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Carta aberta a ferdinand porsche zico MUSEU PORSCHE 63 19-11-2016 19:18
A última fotografia de Ferdinand Porsche zico MUSEU PORSCHE 41 18-08-2014 22:12
FERDINAND PORSCHE: o soldadinho de chumbo. zico PORSCHISSES 42 06-02-2012 16:48
Documentário sobre a vida de FERDINAND PORSCHE MaMourão PORSCHISSES 2 09-09-2009 18:53


Horários baseados na GMT. Agora são 23:35.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.