Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums

Voltar   Lehrenkrauscafe Forums > LKC - The Lounge Café > PASSATEMPOS

Responder
 
Opções do Tópico Modos de Exibição
  #11  
Antigo 02-03-2018, 19:14
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por AstonM Ver Mensagem
Fiquei com a percepção errada, pensei que tivesse sido troca.
Percebo a lógica subjacente ao Ford, se bem que em termos de valorização monetária talvez pouco será valorizado o factor garantia, com excepção de uma venda directa a particular. Já o facto de ainda ser um modelo "atual" já pesa bem mais.

É curioso o argumento que utiliza relativamente ao conforto de entrar e sair do carro.
Quando os meus pais trocaram de carro há 2 anos andaram a ver SUVs por uma questão de uma melhor acessibilidade para a minha avó, que já conta com o peso da idade (93 anos) e não só. Já só faz pequenas viagens, mas já tem algumas dificuldades de locomoção, daí essa premissa.
Foram vistos diversos SUVs e concluiu-se que todos seriam demasiado altos para ela e acabaram por optar por um MPV do segmento C (para regozijo da minha mãe e dissabor do meu pai). O irónico é que mesmo nesse MPV ela tem dificuldades em "subir" para o carro, tornando-se mais fácil para ela a utilização de um carro com formato convencional.

Ficarei a aguardar o relato dos consumos e as sensações que tem ao volante! O meu Golf em AE a velocidades estabilizadas de 120/130km/h fazia 6.2l. Em velocidades de 90/100km/h conseguia sempre consumos pelos 5.xl. Para um motor lançado há 8 anos, não estava mal.

Confesso que tenho saudades de andar com um motor turbo gasolina de baixa cilindrada. Gostei bastante da experiência em termos de conforto na condução. São muito agradáveis.

Agora é disfrutar e brindar-nos com os relatos.
Sobre a questão da entrada e saída do carro isso tem a var com a altura da pessoa também. Para mim é bastante mais fácil...

Quanto ao FORD estive hoje a saber quando estaria disponível o novo modelo do Focus. Este em principio vai ser adquirido por uma amiga minha, e comprarei o novo.

A compra do T-ROC teve muito a ver com as linhas apaixonantes e não estou descontente.

Tem contudo 2 defeitos (para além do da qualidade percetível:

1 - A f alta da caixa DSG, que é fundamental - e ainda não está disponível.

2 - A Capacidade da bagageira. Ao vir de série com um pneu de dimensões normais, a bagageira fica muito curta. Com um pneu pequeno, ou com o kit de reparação de furos, a coisa muita muitíssimo. Para que melhor perceba o que estou a dizer, veja o vídeo abaixo, e o deslizamento que é feito na plataforma inferior. No meu só tem disponível a parte mais alta... Ver aos 1:50

https://www.youtube.com/watch?v=1Oo6jaz26gg&t=147s

Quanto a consumos... é mais ou menos como diz. Um dia voltarei a este assunto. Está a fazer 6,4 por depósito com AE e cidade...
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #12  
Antigo 14-06-2018, 12:32
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Já com 13.000 Kms., e o problema da bagageira resolvido, está impecável.

Consumos de 5,5 ou inferiores, o que se traduzem numa autonomia de mais de 900 kms.
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #13  
Antigo 14-06-2018, 20:05
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Porque uma mensagem vale mais que 1000 palavras...

Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_9195.jpg
Visualizações: 0
Tamanho: 94,0 KB
ID:	58501
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #14  
Antigo 13-08-2018, 19:40
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Já com 18.000 Kms., revelou-se uma escolha acertada...
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #15  
Antigo 27-06-2020, 13:35
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Clique na imagem para versão maior

Nome:	 1 Dados os depósito.jpg
Visualizações: 0
Tamanho: 93,0 KB
ID:	58682




Muito se fala sobre os consumos dos carros…

Aquilo que vem publicado nas revistas, nesse aspecto, normalmente é correcto, no capítulo que chamam “as nossas medições”.

Lamentavelmente subsiste sempre a dúvida, em especial, porque os ensaios raramente são longos, digamos, de um depósito.

Eu habitualmente punha combustível na GALP, quer em Portugal, quer em Espanha. Em Portugal porque há sempre uns cupões maravilha que nos dão um desconto mínimo de 10 cêntimos, o que habitualmente significa menos 6€ por depósito. Em Espanha (Badajoz) porque as bombas mais cómodas no acesso são igualmente da GALP.

Acontece que na pequena povoação em que vivo existe uma Bomba da Repsol, com a qual na gasolina (e só na gasolina) tive uma má experiência. Devido à obrigatoriedade da venda de gasolina simples, alguns distribuidores ficaram sem possibilidade de vender os aditivados. É que não basta ter espaço para as bombas… é preciso ter os depósitos instalados, coisas que os políticos nunca perceberam…

Acontece que meter gasolina simples num motor de concepção moderna, que é incrivelmente sofisticado, revela-se desadequado e não aporta qualquer economia. Este foi o motivo porque as coisas não correram bem na Repsol da minha terra…


Quis o destino que passasse a ter disponíveis cartões de frota da marca Repsol, o que cria alguma “obrigatoriedade”, por comodismo, de abastecer nessa marca.

Impunha-se pois que quando me deslocasse a Espanha o fizesse nela (Repsol).

Depois de uma certa epopeia para descobrir um posto da marca em Badajoz, lá abasteci…

Em Espanha na gasolina 95 (Repsol) não há com o aditivo ou sem aditivo (pelo menos nas bombas que visitei – e foram 3).

Quando abasteci, e como convém, o depósito estava mesmo vazio, notei ao fim de poucos kms. o carro muito mais solto… como se tivesse menos arrasto. Isso foi confirmado no computador com consumos ligeiramente mais baixos, que com o tempo ainda vieram a melhorar.

Então, ao fim de alguns depósitos, decidi-me a fazer um teste rigoroso (dentro do nível amador), e os resultados foram efectivamente excepcionais, já que se trata de uma utilização corrente com localidades, estrada e auto-estrada. Houve uma viagem a Lisboa em que o percurso feito em AE foi sempre a 120 km/hora (cerca de 220 kms.).

Nas estradas normais pratiquei os 90/100 kms./Hora (esta última velocidade nos IP’s – que é a maior parte). Como se pode ver pela média do depósito não se andou propriamente a “pisar ovos”.

Outro aspecto que interessa equacionar é a diferença entre os dados do computador e das contas feitas com base no resultado obtido na bomba, feitas as contas. Por experiências anteriores, ele oscila entre os 0,0 e os 0,3 litros por 100 kms., o que é francamente bom. No presente depósito a diferença foi de 0,23.

O nome das fotos serve de legenda às mesmas.

Resultado obtido no depósito:

Km percorridos – 930,50 kms.
Combustível consumido – 52,46 littros
Média de velocidade obtida – 71 kms/h
Média de consumo obtida (real) – 5,637 lts/100kms.

Por um imperativo de última hora fui obrigado a ir a Portalegre e daí para Badajoz. Essa foi viagem foi feita “com pinças” dado a possibilidade de a gasolina não chegar. Mas o facto de ter mais descidas que subidas, ajudou…

Por curiosidade ficam os dados dessa viagem (que fez parte integrante do depósito apresentado acima - dados exclusivamente do computador).

Km percorriodos – 127 kms
Média obtida de velocidade obtida – 66 kms/h
Média de consumo obtida – 4,50 lts/100kms

Conclusão: - Abastecer Repsol em Espanha revelou-se particularmente acertado. Em, Portugal não se deve colocar a gasolina simples, e aditivada da Repsol é bastante mais cara. Tecnicamente não consigo explicar o porquê… Aparentemente a gasolina 95 vendida em Espanha na Repsol é superior à simples em Portugal, e aditivada em Portugal não é melhor que a gasolina corrente 95 vendida em Espanha.

PS. – A foto 5 mostra o consumo obtido nos últimos 6102 kms. com o carro.






Nome:  2 Abastecimento - mostradoir da bomba.JPG
Visualizações: 23
Tamanho:  82,1 KB

Clique na imagem para versão maior

Nome:	 3 Ultima viagem antes do abastecimento.jpg
Visualizações: 0
Tamanho: 92,2 KB
ID:	58684

Clique na imagem para versão maior

Nome:	 4 Preços em ES em 12 de Marco de 2020.jpg
Visualizações: 0
Tamanho: 84,6 KB
ID:	58685

Clique na imagem para versão maior

Nome:	 5 Dados dos últimos 6000 km.jpg
Visualizações: 0
Tamanho: 94,7 KB
ID:	58686
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #16  
Antigo 19-10-2020, 16:00
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Os consumos deste carro são fabulosos... para gasolina.

As médias medem-se por depósito. Um depósito gasto na nossa vida normal.

Andando até aos 100 kms/hora, com algum tráfico significativo dentro de localidades, o resultado final é o que as imagens documentam.


Média de 5.77 lts/100 kms.

NOTA: Como só tirei a foto já depois do abastecimento ele dá uma autonomia prevista 860 kms. Quando começa a deslocar-se é que faz o Reset aos restantes dados... Por curiosidade quando parou tinha 5 Kms de autonomia.
Abasteço em Espanha e gasolina 95 da Repsol é excelente. E espectacularidade do consumo deve-se um pouco a ela.



Clique na imagem para versão maior

Nome:	 fotografia0079.jpg
Visualizações: 1
Tamanho: 89,6 KB
ID:	58720

Clique na imagem para versão maior

Nome:	 001.jpg
Visualizações: 0
Tamanho: 100,7 KB
ID:	58721
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #17  
Antigo 23-10-2020, 11:12
Avatar de PorscheMacan
PorscheMacan PorscheMacan está offline
Membro Carioca
 
Data de Entrada: Dec 2013
Mensagens: 46
Padrão

Já tive a experiencia de conduzir, é uma boa opção dentro do mercado dos suv.
__________________
Até sempre Amigo arqfod
Responder com Quote
  #18  
Antigo 09-06-2023, 19:30
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

COMO BAIXAR OS FARÓIS
(quando se carrega demasiado a traseira)


A compra recente do ID.5 e os seus sensores e automatismos trouxe-me à memória algo que me havia esquecido em relação ao T-Roc com faróis de halogéneo.

A situação que vou relatar, é uma história real, passada comigo mesmo, e é a prova provada de que na VW há meia dúzia de anos atrás já por lá existiam alguns engenheiros criadores de “outro planeta”, e que agora deram azo à sua criatividade mais ou menos poética no ID.5.

Para aqueles que se questionarem porque, se já existiam, não fizeram pior naquela altura, direi que, eventualmente, existiriam uma série de engenheiros que validavam a criatividade, e que bloquearam montes de coisas.

Para aqueles que se interroguem porque deixaram passar o disparate que vão ver a seguir, direi que, tal como na fecundação, só um espermatozóide consegue. Neste caso conseguiu, dando origem àquilo que na gíria médica se chama uma malformação.

Para aqueles que se questionem onde estão os engenheiros que, ao validar a criatividade, impediam que determinadas coisas sucedessem, direi que é minha convicção que se reformaram nesta meia dúzia de anos transcorridos. Neste momento só restam os criadores de “outro planeta”.

Tenho para mim que a solução encontrada para exemplo que vou dar (bem como para montes de coisas existentes no ID.5), só pode ter sido concebida por quem não conduz de uma forma assídua e diversificada, e que a sua “verdade” é tal que não são capazes de pedir opinião a gente utilizadora frequente do automóvel. Claro que também podem estar rodeados de “yes man”…

Certo mesmo que devem utilizar um meio de transporte público todos os dias…

Mas vamos à história:

Numa minha deslocação a Lisboa passei por uma loja de pet-foods e comprei uns quantos sacos de comida para cão. A esta distância creio recordar-me que totalizavam 80/100 kgs..

Parti por volta das 17 horas para os 200 kms. da viagem, e pelo meio fez-se uma paragem em Vendas Novas para a inevitável bifana…

Já com os faróis acesos reparei que as viaturas que se cruzavam comigo me fazia sinais de luzes em desagrado com a focagem dos meus faróis… Rapidamente identifiquei o problema e procurei o botão que permite executar tal função correcção…

Procurei… Procurei… (x20) e não o descobri!!!

Resolvi entrar na Auto-estrada e vim nela até praticamente ao destino, um caminho mais longo, em que o encandeamento que estava a gerar é, digamos, mais tolerado…

No outro dia foi procurar a solução do problema, para situações futuras. E descobri!

Passo a indicar, com o apoio de fotos, o intuitivo que era resolver o problema, e facilidade com que tal se consegue, quando a conduzir, e você se apercebe que as suas luzes estão altas devido à carga que transporta na parte posterior do carro…



Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_9517.jpg
Visualizações: 0
Tamanho: 97,2 KB
ID:	58896
Ouvindo tranquilamente uma música de Cesária Évora (que sempre ajuda na digestão de uma Bifana de Vendas Novas), apercebo-me que os faróis estão altos pela carga que transporto na mala.
Nada mais fácil de resolver... quando se conduz tranquilo e concentrado...

Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_9518.jpg
Visualizações: 0
Tamanho: 95,2 KB
ID:	58897
Aperto o botão "touch" - CAR - do painel (coisa que acontece à primeira quando a estrada não tem nenhuma irregularidade), e acedo...

Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_9519.jpg
Visualizações: 0
Tamanho: 97,1 KB
ID:	58898
... ao menu do carro!
De seguida já no painel "touch screen" pulso AJUSTES

Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_9520.jpg
Visualizações: 0
Tamanho: 95,5 KB
ID:	58899
Entrado no painel dos ajustes, pulso "Luzes"

Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_9521.jpg
Visualizações: 0
Tamanho: 96,8 KB
ID:	58900
E aí pulso "Regulação do Alcance dos faróis"

Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_9522.jpg
Visualizações: 0
Tamanho: 97,3 KB
ID:	58901
Abre-se uma janela que deslocamos um cursor que faz actuar os motores eléctricos que regulam a altura dos faróis.
Digam-me se há mais fácil e intuitiva do que esta... É óbvia e fácil de fazer em condução.

Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_9514.jpg
Visualizações: 0
Tamanho: 94,6 KB
ID:	58902
Três anos depois e dispondo de uma tecnologia antiquada, "e pouco prática pela intuição" (segundo os engenheiros da VW), a Renault fabrica um ZOE que tem no painel de instrumentos um botão para a função.

Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_9515.jpg
Visualizações: 0
Tamanho: 98,2 KB
ID:	58903

Visão completa do painel acessório do Renault ZOE
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
Responder

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 12:34.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.