Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums

Voltar   Lehrenkrauscafe Forums > OS DITOS CUJOS > 9 CENTRO

Responder
 
Opções do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 23-07-2009, 9:57
Avatar de pedro2cv
pedro2cv pedro2cv está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 4.746
Padrão AS MORDAÇAS!!! (remoçao de catalizadores 986)



Hoje já ouvi, pela primeira vez, o meu Boxster a "roncar" sem mordaças nenhumas!!!

Retirei os catalizadores e ficou com os colectores desligados da panela, ou seja, escape livre

Ficou ainda mais "barulhento" que o GT3 do Zico, mas como é evidente, estamos a falar de carros diferentes, e o objectivo final nao é esse...

De qualquer modo, como andar na via pública com o carro tal como está é para , só mais logo é que vou ver o resultado final da remoçao dos catalizadores, ou seja, depois de concluirem os "postiços" que vao ser colocados no lugar dos catalizadores, a fazer a ligaçao à panela de escape..

Já agora, descobri entretanto que a remoçao dos catalizadores nao trará, em principio, qualquer alteraçao a nível da gestao electronica, porque as sondas lambda encontram-se antes dos catalizadores (e nao no interior dos mesmos!!), e como tal, é possivel liga-las tal como estavam de origem...

Responder com Quote
  #2  
Antigo 23-07-2009, 10:46
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: AS MORDAÇAS!!! (remoçao de catalizadores 986)

Boa. Queremos ouvir isso...Youtube???
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #3  
Antigo 23-07-2009, 13:16
Avatar de jorge
jorge jorge está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 3.724
Padrão Re: AS MORDAÇAS!!! (remoçao de catalizadores 986)

Citação:
Tópico Aberto originalmente por pedro2cv


Hoje já ouvi, pela primeira vez, o meu Boxster a "roncar" sem mordaças nenhumas!!!

Retirei os catalizadores e ficou com os colectores desligados da panela, ou seja, escape livre

Ficou ainda mais "barulhento" que o GT3 do Zico, mas como é evidente, estamos a falar de carros diferentes, e o objectivo final nao é esse...

De qualquer modo, como andar na via pública com o carro tal como está é para , só mais logo é que vou ver o resultado final da remoçao dos catalizadores, ou seja, depois de concluirem os "postiços" que vao ser colocados no lugar dos catalizadores, a fazer a ligaçao à panela de escape..

Já agora, descobri entretanto que a remoçao dos catalizadores nao trará, em principio, qualquer alteraçao a nível da gestao electronica, porque as sondas lambda encontram-se antes dos catalizadores (e nao no interior dos mesmos!!), e como tal, é possivel liga-las tal como estavam de origem...

os boxster´s até 1998/99 tem efectivamente apenas duas sondas O2 e antes dos 2 catalizadores.
Mais tarde passaram a ter 4 ...2 antes e 2 depois ...e a centralina/software DME da BOSCH tb é diferente.
No entanto e embora estes modelos nao estejam com controlo "tao apertado" de emissoes como as unidades posteriores , é certo e sabido que a luz OBD vai acender no painel....mais tarde ou mais cedo ela vai aparecer . ( não e´Zico ? )
Além disso, o carro assim nao passará na inspecção ... ,como tal há q os guardar ( cada um custa para cima de 600e ...) e não esquecer de coloca-los.

última obs, no caso do Boxster os ganhos max que eu à uns anos medi eram diferenciais de 2 ou 3 HP ? ----ou seja irrelevantes. E isso com o software da DME alterado para enganar as sondas O2...senão até era pior !!!

Em termos de escape a única alteração válida para o Boxster é mesmo mudar os colectores...
__________________
Porsche 911 series built to be "everything to someone" not "Something to everyone".
Responder com Quote
  #4  
Antigo 23-07-2009, 14:18
Avatar de joTTaeme
joTTaeme joTTaeme está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Nov 2008
Mensagens: 190
Padrão Re: AS MORDAÇAS!!! (remoçao de catalizadores 986)

Boa Pedro!

Bem que estavas a "ameaçar" uma cirurgia à tua máquina.
Estou curioso pelo resultado final!



Citação:
Tópico Aberto originalmente por jorge
(...)
os boxster´s até 1998/99 tem efectivamente apenas duas sondas O2 e antes dos 2 catalizadores.
Mais tarde passaram a ter 4 ...2 antes e 2 depois ...e a centralina/software DME da BOSCH tb é diferente.
No entanto e embora estes modelos nao estejam com controlo "tao apertado" de emissoes como as unidades posteriores , é certo e sabido que a luz OBD vai acender no painel....

(...)

última obs, no caso do Boxster os ganhos max que eu à uns anos medi eram diferenciais de 2 ou 3 HP ? ----ou seja irrelevantes.


Eu conheço um rapaz de Braga com bom gosto por T'shirts que também anda cá com umas ideias...
O objectivo é "animar a malta" com uma melodia mais condizente com o status do bólide. Além disso, andar na Boavista atrás do GT3 do Zico de 2ª a fundo e ainda assim não conseguir ouvir bem o meu carro fez-me pensar que devo ter problemas de audição Por isso, o remédio é aumentar o ronco do bixo

Dito isto, preciso de dicas!
Malta?
__________________
Flat six. Full throttle.
Responder com Quote
  #5  
Antigo 23-07-2009, 14:23
Avatar de _LM_
_LM_ _LM_ está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Feb 2009
Local: Braga
Mensagens: 2.241
Enviar mensagem via MSN para _LM_
Padrão Re: AS MORDAÇAS!!! (remoçao de catalizadores 986)

Citação:
Tópico Aberto originalmente por joTTaeme
Por isso, o remédio é aumentar o ronco do bixo

Dito isto, preciso de dicas!
Malta?
Boa Jotta, quero ouvir isso em minha casa!
__________________
Power is nothing without Control
Responder com Quote
  #6  
Antigo 23-07-2009, 17:08
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão Re: AS MORDAÇAS!!! (remoçao de catalizadores 986)

Citação:
Tópico Aberto originalmente por joTTaeme
Dito isto, preciso de dicas!
Malta?

... Compra um refrigerado a AR
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
  #7  
Antigo 23-07-2009, 18:15
Avatar de pedro2cv
pedro2cv pedro2cv está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 4.746
Padrão Re: AS MORDAÇAS!!! (remoçao de catalizadores 986)

UUUUIIIIIIIIII!!!!!

Já está pronto, ja andei nele, e está bem bom!!!

acho que a remoçao dos catalizadores fez o carro ficar com um cantar no "ponto certo", ou seja, sem fazer muito barulho, mas q.b. para já dar muito mais gosto puxar pelas rotaçoes intermédias!!

O barulho em si agrada-me mas... depois de o ter ouvido a trabalhar com colectores directos, fiquei com pena de ter um carro com uma imagem mais consentanea com AQUELE som!!! Um roncar grosso, muito forte, como disse de manha, bastante mais que o do Zico...

Mas como é um Boxster, nao vale a pena querer fazer parecer aquilo que nao é - sob pena de começarmos a entrar nos caminhos do Tuning, e sinceramente, para isso, comprava um AX 1.0, e "kitava-o"para parecer-se com um Ibiza 1.9 TDI com 300cv de gasóleo!!! - e como nunca será um GT3, lá se ligaram os colectores ao silenciador final do escape, e ficou com um som muito metálico entre as 2000 e as 4000 rpm, quase a parecer um Ferrari sempre que se puxa por ele...

O engraçado é que o carro ao ralenti, ou a qualquer rotaçao sem aceleraçoes bruscas, nao parece ter grande diferença em termos de ruído, ou seja, permite andar devagarinho sem chamar muito a atençao; mas por outro lado, numa aceleraçao mais forte, o "bicho" transfigura-se e ronca forte!!!

Já agora, quanto a ganhos de potencia, é mentira!!! Nao anda mais, embora tenha ficado com a sensaçao que desenvolve um pouco melhor, mas nao tenho a certeza


Responder com Quote
  #8  
Antigo 23-07-2009, 18:17
Avatar de pedro2cv
pedro2cv pedro2cv está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 4.746
Padrão Re: AS MORDAÇAS!!! (remoçao de catalizadores 986)

Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico
Boa. Queremos ouvir isso...Youtube???
Se conseguir fazer um vídeo em condiçoes, depois coloco o link do Utub aqui!!!

ja agora, nao quero deixar de agradecer ao Zico por todas as dicas que me deu, e que, no fim, foram incentivo acrescido para fazer esta operaçao!!!

Obrigadao, amigo...

Responder com Quote
  #9  
Antigo 23-07-2009, 18:21
Avatar de pedro2cv
pedro2cv pedro2cv está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 4.746
Padrão Re: AS MORDAÇAS!!! (remoçao de catalizadores 986)

Citação:
Tópico Aberto originalmente por jorge
No entanto e embora estes modelos nao estejam com controlo "tao apertado" de emissoes como as unidades posteriores , é certo e sabido que a luz OBD vai acender no painel....mais tarde ou mais cedo ela vai aparecer . ( não e´Zico ? )
Além disso, o carro assim nao passará na inspecção ... ,como tal há q os guardar ( cada um custa para cima de 600e ...) e não esquecer de coloca-los.

última obs, no caso do Boxster os ganhos max que eu à uns anos medi eram diferenciais de 2 ou 3 HP ? ----ou seja irrelevantes. E isso com o software da DME alterado para enganar as sondas O2...senão até era pior !!!

Em termos de escape a única alteração válida para o Boxster é mesmo mudar os colectores...
Os colectores já estao armazenados na garagem (começo a ter tanta tralha do carro a acumular-se!!!) para uma eventual utilizaçao futura; foi precisamente quando soube por um post teu que os catalizadores eram tao caros que eu decidi logo guardá-los em casa, para nao se estragarem

Quanto a potencia, como eu disse, nao é perceptivel qualquer aumento; mas até digo mais, ainda que o carro ficasse a andar menos, só a "saúde mental" que este som dá é suficiente para justificar a troca...

Se a luz acender, conta comigo a chatear-te para tratares-me disso, Jorge!!!

Responder com Quote
  #10  
Antigo 23-07-2009, 18:24
Avatar de pedro2cv
pedro2cv pedro2cv está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 4.746
Padrão Re: AS MORDAÇAS!!! (remoçao de catalizadores 986)

Citação:
Tópico Aberto originalmente por joTTaeme
Boa Pedro!

Bem que estavas a "ameaçar" uma cirurgia à tua máquina.
Estou curioso pelo resultado final!



Citação:
Tópico Aberto originalmente por jorge
(...)
os boxster´s até 1998/99 tem efectivamente apenas duas sondas O2 e antes dos 2 catalizadores.
Mais tarde passaram a ter 4 ...2 antes e 2 depois ...e a centralina/software DME da BOSCH tb é diferente.
No entanto e embora estes modelos nao estejam com controlo "tao apertado" de emissoes como as unidades posteriores , é certo e sabido que a luz OBD vai acender no painel....

(...)

última obs, no caso do Boxster os ganhos max que eu à uns anos medi eram diferenciais de 2 ou 3 HP ? ----ou seja irrelevantes.


Eu conheço um rapaz de Braga com bom gosto por T'shirts que também anda cá com umas ideias...
O objectivo é "animar a malta" com uma melodia mais condizente com o status do bólide. Além disso, andar na Boavista atrás do GT3 do Zico de 2ª a fundo e ainda assim não conseguir ouvir bem o meu carro fez-me pensar que devo ter problemas de audição Por isso, o remédio é aumentar o ronco do bixo

Dito isto, preciso de dicas!
Malta?
Se for tecnicamente viável, recomendo fortemente a remoçao dos catalizadores para começares!!!

De qualquer modo, o mestre dos Escapes é o Zico, e seguramente, ele dar-te-á dicas tao boas ou melhores do que aquelas que me deu a mim...

Responder com Quote
Responder


Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 23:06.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.