Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums
Antigo 24-10-2014, 22:58
nineeleven_turbo nineeleven_turbo está offline
Moderator

Data de Entrada: Sep 2008
Local: Porto
Padrão

Tomem lá, agora vão andar todos de turbo , adiantou muito tanto blablabla sobre turbos vs atmosféricos Lol.

You are the result of 4 billion years of evolutionary success,.......FUCKING ACT LIKE IT.
Responder com Quote
Antigo 25-10-2014, 10:15
Panamericana Panamericana está offline
Membro Expresso

Data de Entrada: Nov 2011
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Cassadoure Ver Mensagem
Carlos:
Vou na conversa do zico,mas fico na minha opinião há MUITO conhecida de todos neste Fórum: O motor térmico tem os dias contados! O futuro é eléctrico; ou melhor : É Electromagnético!
Mas esta razão só me irá ser reconhecida quando eu cá não estiver para ver (é pena pois esse tipo de propulsão APAIXONA-ME!).
Pronto! Tudo isto para quê? Para vos tentar (eu sei que é pregar aos peixinhos!) explicar que os motores de combustão ou os motores de explosão (vulgo: Térmicos) não queimam combustível (na realidade este é apenas o comburente) porque na realidade o que é queimado é o AR (mais especificamente o OXIGÉNIO do ar) e é esse O2 que misturado com os Carbonos (cujas pontes, ligações atómicas, fornecem a energia) que acabam por dar CO2 ao invés de ÁGUA que seria o resultado da queima perfeita... porque só se consegue libertar a energia das ligações e não as conexões interatómicas em si mesmas (isso seria: Fissão ou cisão nuclear e já estaríamos noutro domínio)
Cansativo?
Talvez! mas é a realidade!
Resumindo: Enquanto for o dinheiro do "PITROL" (ao contrário de ser a RAZÃO) a falar... temos que nos contentar com os "arranjinhos" e a turbinização (tal como a automatização das caixas) dos motores é apenas mais um desses muitos passos (o filtro de partículas e o o catalizador ou conversor são mais alguns tal como o controle electrónico da queima).
Já agora: Alguém falou de caixas automáticas nos motores eléctricos ... pois... Não! E não é por eu ser do contra; é apenas porque não; a conexão é directa! Não dá!
Agora a NOSTALGIA! Zico, meu mui caro Amigo: Tu ainda vais ter um clássico (provavelmente um GT3 da 1ª geração, mas não descarto qualquer coisa como um RS América... exacto: A AR!!! e com tecto de entreabrir??? LOL!!!) e irás ter o mesmo discurso que agora tens em relação ao Boxter.... Não te estou a desejar mal nenhum, apenas a prever o futuro!

Um abraço a todos e obrigado pela paciência com que lêem estas minhas dissertações...

Julgo que se está a referir a mim, quando menciona as caixas automáticas e a propulsao eletrica.
Lamento discordar, mas julgo que nao fui claro: atualmente o grupo Volkswagen tem no mercado veículos equipados com caixas do tipo DSG (que na verdade nao sao automáticas) acopladas a módulos motor eléctrico/embraiagem. Era disso que estava a falar.

E vai ser implementado no 911 e na generalidade dos veículos Porsche, quer por questoes de racionalizacao de componentes/sinergias quer por motivos de posicionamento e estratégia comercial.

A nao ser que a Porsche passe a vender muitos Macan com os motores 2,0L TDI, nao estou a ver como consigam baixar as emissoes de CO2 na gama (mesmo tendo em conta que pertencem a grupo Volkswagen).

Acabam de vir a lume notícias (Autocar) e outros sobre este assunto e modelo 100% electrico, mas essas eu acato com bastante reserva.

A própria manobra de lancar o GT3 typ 991 unicamente com PDK tem várias razoes: com caixa manual nunca dá para implementar um módulo embraiagem/motor elétrico, já uma caixa PDK, está o trabalho de casa feito. A questao do marketing de que o grosso modo do mercado p/ GT3 (US e China) só estao interessados em PDK ajuda a levar o projecto a bom porto.

Apesar de tudo concordo com o Zico no ponto de que nao faz sentido perpetuar uma "lenda" se a caminho a andam a desvirtuar.

...mas também os motores turbo nos 911 sao uma grande desvirtuadela, e isso já comecou no início da década de 70, tanto que a coisa foi chamada de 930...

Última edição por Panamericana : 25-10-2014 às 10:18
Responder com Quote
Antigo 25-10-2014, 10:36
Vesete Vesete está offline
Moderator

Padrão

Citação:
O motor térmico tem os dias contados! O futuro é eléctrico; ou melhor : É Electromagnético!
Não sei se o futuro é eléctrico !? e que tipo de eléctrico ? é que actualmente a maior parte da energia eléctrica que consumimos ainda resulta da transformação dos combustiveis fosseis.

Ou seja apesar de associarmos o eléctrico à força do vento e da água, infelizmente não é só disso que falamos.

Mas independentemente disso, terá que haver espaço para coisas diferentes, nichos, a marca porsche na sua vertente desportiva não é generalista, não tem que fazer igual aos outros.
Responder com Quote
Antigo 25-10-2014, 11:14
Cassadoure Cassadoure está offline
Membro Cappuccino

Data de Entrada: Sep 2010
Local: Torres Vedras
Padrão

Era bom que a coisa fosse assim tão simples... mas vou deixar umas dicas para quem quiser aprofundar: A indução electromagnética é o fenómeno que origina a produção de uma Força electromotriz (f.e.m. ou Tensão) num meio ou corpo exposto a um campo magnético variável, ou num meio móvel exposto a um campo magnético estático. Portanto, quando o dito corpo é um condutor, produz-se uma corrente induzida. Este fenómeno foi descoberto por Michael Faraday que o expressou indicando que a magnitude da tensão induzida é proporcional à variação do fluxo magnético (Lei de Faraday).
Por outro lado, Heinrich Lenz comprovou que a corrente devida ao f.e.m. induzida se opõe à mudança de fluxo magnético, de tal forma que a corrente tende a manter o fluxo. Isto é válido tanto para o caso em que a intensidade do fluxo varie, ou que o corpo condutor se mova em relação a ele....

Acho que isto já é DEMASIADO off topic; portanto dou por terminada esta linha de pensamento.

AC
Antigo 25-10-2014, 12:23
golfpt golfpt está offline
Membro Expresso

Data de Entrada: Aug 2014
Local: Luanda, Lisboa, Porto... depende das semanas
Padrão

Citação:
Era bom que a coisa fosse assim tão simples... mas vou deixar umas dicas para quem quiser aprofundar: A indução electromagnética é o fenómeno que origina a produção de uma Força electromotriz (f.e.m. ou Tensão) num meio ou corpo exposto a um campo magnético variável, ou num meio móvel exposto a um campo magnético estático. Portanto, quando o dito corpo é um condutor, produz-se uma corrente induzida. Este fenómeno foi descoberto por Michael Faraday que o expressou indicando que a magnitude da tensão induzida é proporcional à variação do fluxo magnético (Lei de Faraday).
Por outro lado, Heinrich Lenz comprovou que a corrente devida ao f.e.m. induzida se opõe à mudança de fluxo magnético, de tal forma que a corrente tende a manter o fluxo. Isto é válido tanto para o caso em que a intensidade do fluxo varie, ou que o corpo condutor se mova em relação a ele....

Acho que isto já é DEMASIADO off topic; portanto dou por terminada esta linha de pensamento.

AC
Já não lia isto desde a cadeia de Electricidade 1, na Faculdade...
Responder com Quote
Antigo 02-11-2014, 14:49
Pure911 Pure911 está offline
Administrador

Local: "El Cono Sur"
Padrão

Com isto tudo, acho que vou passar a utilizar o meu GT3 cada vez menos p/ preservá-lo mais a longo prazo, e comprar uma turbaça em 2ª mão que possa espremer sem dó para o dia-a-dia...

Estou completamente de acordo com o raciocínio do Zico enquanto à evolução do 911 para um modelo novo. Mas infelizmente acho que a money-driven Porsche continuará a abusar dessa combinação ícone de 3 números, até termos um carro que não terá absolutamente mais nada à ver com aquilo que hoje entendemos por um 911...

Ferdinand Alexander Porsche
Responder com Quote
Antigo 02-11-2014, 19:24
pranxas pranxas está offline
Membro Cappuccino

Data de Entrada: Oct 2008
Local: Braga
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico Ver Mensagem

Que mal é que isto tem? Não seria entusiasmante vermos nascer um novo Porsche para substituir o 911 da mesma forma que foi entusiasmante no século passado vermos nascer o 911 quando se esgotou o 356?
Então não foi isso que tentaram fazer com o 928?
Antigo 03-11-2014, 2:34
Widowmaker Widowmaker está offline
Membro Expresso

Data de Entrada: Feb 2013
Padrão

Não tenho grandes dúvidas que o futuro mais próximo passa por meter turbos em quase tudo o que é motor.

Última edição por Widowmaker : 03-11-2014 às 2:36
Responder com Quote
Antigo 03-11-2014, 10:07
zico zico está offline
Fundador

Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por pranxas Ver Mensagem
Então não foi isso que tentaram fazer com o 928?
O 928 é outro conceito de carro, nunca teria as similaridades partilhadas entre o conceito do 356 e o do 911.
Antigo 03-11-2014, 12:06
Vesete Vesete está offline
Moderator

Padrão

O 928 era mais GT.

Uma espécie de meio caminho em termos de conceito entre um 911 e um Panamera.
Responder com Quote
Responder

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões