Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums

Voltar   Lehrenkrauscafe Forums > OS DITOS CUJOS > 9 CENTRO

Responder
 
Opções do Tópico Modos de Exibição
  #11  
Antigo 02-03-2014, 21:27
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão

Conheço muito pouco da mecânica dos Boxsters mas acho que o recomendado pela Porsche entre trocas de óleo são 20.000km. O problema é que, na maioria das vezes, estes carros acabam por fazer poucos quilómetros e o óleo degrada-se não só pelo uso mas também (como referiu o HDman) pela acção do "ambiente". Eventualmente o mais acertado será ignorar os km's e fazer uma muda todos os anos (incluindo o filtro) ou, no máximo, de dois em dois anos. Mais vale usar um óleo mais básico(barato) e mudar com frequência do que usar um óleo topo de gama degradado pelo passar do tempo.
Para as nossas temperaturas (do Ribatejo) não sei se não será melhor um 5 W 40, 5 W 50 ou mesmo 10W XX, o "zero" só se justifica para temperaturas bastante + baixas que o normal. Mas aqui o melhor mesmo é seguir o conselho de um profissional.
Para quem vive no Ribatejo não há grandes alternativas em termos de assistência. Pessoalmente só me lembro de duas:

A Garagem João Gomes: www.garagemjoaogomes.pt ou aqui mesmo, no fórum, através do jmcarvalhosa ou nrRodrigues

A Vicencar: http://www.vicencar.pt/

Claro que qualquer mecânico competente (devidamente supervisionado) é capaz de mexer num Boxster. Porém há algumas particularidades destas máquinas que convém acautelar.
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
  #12  
Antigo 03-03-2014, 0:30
Avatar de Rambo
Rambo Rambo está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Apr 2009
Local: O.Azemeis
Mensagens: 6.000
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Rik str Ver Mensagem
A trocar em principio sera por um 2.5...

As revisões são de quantos em quantos km?
A correia de distribuição muda se aos quantos?
Qual o óleo a usar?
Mecânicos bons que percebam da coisa na zona do ribatejo alguém conhece?

Encontro vários boxter entre os 110mil e os 130 mil km.. nesta altura sera quando necessitam da troca da distribuição?

Desculpem tanta pergunta... mas tento reunir o máximo de informação possível para saber se me aguento com a manutenção dele ou se surgir algum problema me consigo desenrascar..
O meu maior medo é n ter carteira para ele pois sempre me assustaram com isso..Não o quero parado nem abandalhado..

A manutenção do Boxster 2.5/2.7 não é muito + cara que o Bmw 320 desde que evite o concessionário; nesta matéria as oficinas apontadas pelo Ace são de confiança. Julgo que o motor do Boxster usa corrente (em aço) de distribuição cuja manutenção é quase nula.. e as revisões são feitas de 20 em 20.000kms como já foi anunciado; como é do conhecimento geral cá no fórum não tem havido grandes queixas relativamente à fiabilidade destes carros.. pelo que pode avançar no negócio tendo naturalmente o cuidado de escolher sempre um modelo com o menor nº possível de kms como é óbvio..
Responder com Quote
  #13  
Antigo 03-03-2014, 10:03
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão

O importante é escolher um carro de confiança. O ideal seria o de um particular com um bom histórico. O motor do 2.7 é mais fiável e hoje em dia também se compram por bons preços. Cuidado ao comprar barato, porque pode ter que se gastar mais tarde.
Responder com Quote
  #14  
Antigo 03-03-2014, 10:42
Avatar de pedro2cv
pedro2cv pedro2cv está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 4.746
Padrão

Bem, acho que se há tópico para o qual poderei ajudar um pouquito, é este

Afinal de contas, ao longo destes últimos 6 anos, já aprendi algumas coisas acerca do 986, pelo menos, no que diz respeito à manutenção, gastos comuns e, sobretudo, as qualidades e defeitos (?) do 986!!!

Começando pelas respostas às perguntas colocadas, eu pago de seguro cerca de 950€ por ano, mas é seguro contra todos os riscos, e o carro está avaliado num valor fixo desde que o comprei.. O selo ronda os 140€ para os registados antes de Julho de 2007, e cerca de 500€ para matriculados após 07/07.

Quanto às revisões, a marca recomenda a cada 20 mil ou uma vez por ano, sendo que a revisão pequena na marca fica por cerca de 500€ e a revisão grande por volta dos 1000€ (alternadas, tal como na BMW); pessoalmente, por motivos que poderei explicar depois, PREFIRO (não pelo custo, mas sim pela confiança e competência) entregar o carro nas mãos de um mecânico "particular", sendo certo que o custo é menor do que na marca; a título de referência, já fiz revisões de mudar oleos e filtros por 220€ (10l de Mobil1 incluídos!!!). Já agora, qualquer mecanico minimamente inteligente/competente poderá trabalhar com facilidade nestes carros, mas as sugestões das oficinas/mecãnicos já dadas anteriormente poderão ser excelentes alternativas.
Eu optei por fazer as revisões a cada 10000kms (e que por acaso, é a média de kms que faço anualmente!!) porque prefiro gastar algum dinheiro em óleo, mas saber que não me arrependerei mais tarde - caso tenha algum problema de motor - de ter poupado uns trocos para gastar umas notas valentes
(Já agora, revisões de 2500€ é na Ferrari e na BMW!!! Pelo menos, a minha sogra já pagou isso para um 320d, mas ela gosta de ser en.....ganada

O Boxster não tem correia, mas sim corrente de distribuição; é praticamente vitalícia, mas o que poderá ter que trocar são os tensores hidráulicos da mesma, defeito comum a quase todos os Porsche da época; a melhor maneira de ver se algum carro tem este problema é experimentar por o carro a trabalhar, mas tendo a certeza que está parado há algumas horas, ie, completamente "frio".. se ao pegar, fizer um ligeiro matraquear do motor, poderá estar com este problema já presente, em maior ou menor gravidade consoante o tempo que demore a desaparecer; se o barulho manter-se por vários segundos, significa que está na hora de trocar os tensores!!!
A ter que fazer esta reparação, o motor não tem que sair fora, mas tem que trabalhar-se com o carro num elevador, pois os tensores apenas são acessíveis por baixo (um de cada lado), e é uma reparação que poderá rondar cerca de 1500€ para cima.

Para além disto, há os já muito falados problemas de quebras de motor por variados motivos que afectam os 996, e que este, por ter o bloco derivado daqueles, também é passível de acontecer, algo que muito me preocupou porque só soube dias depois de ter comprado o carro; pela experiência que tenho e pelo que entretanto fui sabendo, é um problema que acontece de facto, mas em muito menor percentagem do que nos 996, pelo que não será motivo para deixar de comprar o carro, mas antes para não descurar os cuidados que merece e precisa a nível de manutenção, como já referi...

Em termos de consumos, tendo noção que não estamos a falar de um comercial a diesel, é um carro bastante poupado para um desportivo, na medida em que consigo fazer médias gerais de 9 ou 10 aos 100kms; na cidade pode perfeitamente trepar aos 15/16, e em ritmo de passeio domingueiro, faz com facilidade 6/7!!! Quando comprei o meu Boxster, tinha um carro a diesel que acabei por vender, por ter chegado à conclusão que o 986 não era nada de exagerado em termos de gastos, e que não se justificava ter o carro parado; pelo contrário, tal como o Zico, o Boxster (e provavelmente, qualquer Porsche!) é um carro que dá para usar todos os dias, embora tenha o inconveniente e o risco de perder-se um pouco a noção do quão especial é o carro por andarmos nele todos os dias...

A nível de escolha de modelos e motores, parece-me que a diferença entre o 2.5 e o 2.7 deve ser mais marketing do que outra coisa, pois pouco se nota a diferença de andamento de um e outro; é evidente que o 2.7 anda mais, mas muito pouco!! Dito isto, provavelmente preferiria o 2.7, não pela potência, mas pela eventual melhoria a nível de fiabilidade (que, como disse, embora não seja crítica como no 996, deverá ter melhorado face ao 2.5, acompanhando o bloco 3.6 face ao 3.4 do 996).

Outra questão que poderá influenciar é a qualidade de interiores e equipamento dos modelos mais recentes, como controle de tracção (que o meu não tem) e o "baú" atrás dos assentos que nos primeiros modelos é de pele sintética, e nos mais recentes é em plástico, com gavetas de correr (como o do Zico).

A respeito do equipamento, a dica do Zico relativamente à capota é muito importante, e um aspecto a ter em conta... O Boxster é um carro muito quente no interior (sobretudo no Verão, como é evidente ), o que é fácil de entender quando nos lembramos que o motor está mesmo junto a nós, mas que não impede que, em dias quentes, mesmo com o AC ligado, chegue a ser quase desagradável (embora perfeitamente suportável); no meu caso, como o meu tem uma capota das primeiras, ie, só de uma camada, torna quase impossível deixar o carro ao Sol, ou mesmo andar com o carro em dias muito quentes, porque o isolamento térmico é quase nulo (ainda pior que a capota não isolar a temperatura exterior, é que funciona como "aquecedor" do interior, por amplificar o calor sentido no exterior para dentro do carro). Outro problema que resulta desta capota de 1 camada, tem a ver com o isolamento acústico, que uma vez mais, acredito que seja muito pior que o da capota de duas camadas!!

Cada caso é um caso, mas eu tenho o meu Boxster há 6 anos, e apesar dos receios iniciais (que quase levaram a vender o carro de imediato ) a verdade é que, quase 60000kms rodados na minha mão, e é de longe o carro mais fiável e económico que tive até hoje, a fazer lembrar os Mercedes antigos... Nunca teve qualquer avaria de maior (a excepção neste tempo todo foi um tubo do circuito hidráulico que rebentou e que deixou o carro apeado, mas que reparou-se com cerca de 20€!!!), nunca sequer fundiu uma lampada, gasta relativamente pouca gasolina, não denota qualquer sinal de desgaste no interior, não tem barulhos (para além dos típicos e "irreparáveis" matraques da suspensão) e quase a atingir a maioridade, é um carro que continua bonito e actual... A melhor relação custo-benefício do mercado, sem dúvida..

O truque será escolher bem qual o carro a comprar, e evitar precipitações; se tiver possibilidade de escolher um carro que conheça ou de quem conheça, melhor!!! (eu tive o meu à venda por muito tempo, apenas e só por causa do único defeito do Boxster, que é não ter mais que 2 lugares, mas entretanto, desisti da venda por ter noção que os valores de mercado andam muito abaixo daquilo que o carro vale para mim!!!)..

Responder com Quote
  #15  
Antigo 03-03-2014, 11:44
Avatar de bobobobobo
bobobobobo bobobobobo está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Jan 2012
Mensagens: 556
Padrão

"A nível de escolha de modelos e motores, parece-me que a diferença entre o 2.5 e o 2.7 deve ser mais marketing do que outra coisa, pois pouco se nota a diferença de andamento de um e outro; é evidente que o 2.7 anda mais, mas muito pouco!!"

Caro Pedro!

Já agora deixa-me aproveitar esta parte do teu comentário, para te pedir a opinião neste particular: Sem nunca ter andado em nenhuma das versões a ideia que tenho pelo que li é que a principal diferença em performance prende-se com a maior disponibilidade do motor 2.7 a rotações mais comedidas e consequentemente com uma maior facilidade em "reprisar", que se traduz numa melhoria em termos de agradabilidade resultante desta situação. Afinal, na tua opinião, é algo que efectivamente sente-se, pelo menos numa utilização mais descontraída ou não tanto assim?

Cump.

MS
Responder com Quote
  #16  
Antigo 03-03-2014, 12:05
Avatar de pedro2cv
pedro2cv pedro2cv está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 4.746
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por bobobobobo Ver Mensagem
"A nível de escolha de modelos e motores, parece-me que a diferença entre o 2.5 e o 2.7 deve ser mais marketing do que outra coisa, pois pouco se nota a diferença de andamento de um e outro; é evidente que o 2.7 anda mais, mas muito pouco!!"

Caro Pedro!

Já agora deixa-me aproveitar esta parte do teu comentário, para te pedir a opinião neste particular: Sem nunca ter andado em nenhuma das versões a ideia que tenho pelo que li é que a principal diferença em performance prende-se com a maior disponibilidade do motor 2.7 a rotações mais comedidas e consequentemente com uma maior facilidade em "reprisar", que se traduz numa melhoria em termos de agradabilidade resultante desta situação. Afinal, na tua opinião, é algo que efectivamente sente-se, pelo menos numa utilização mais descontraída ou não tanto assim?

Cump.

MS
Sim, sente-se mas muito poucochinho

Para mim, a diferença de potência entre os dois nunca seria critério para escolher entre um e outro.. Já no que diz respeito aos outros aspectos relacionados com maior fiabilidade, melhor qualidade e equipamento, se não houver uma diferença grande de preço, prefiro sempre o 2.7

Responder com Quote
  #17  
Antigo 03-03-2014, 13:20
Avatar de Vesete
Vesete Vesete está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 2.298
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por bobobobobo Ver Mensagem
Sem nunca ter andado em nenhuma das versões a ideia que tenho pelo que li é que a principal diferença em performance prende-se com a maior disponibilidade do motor 2.7 a rotações mais comedidas e consequentemente com uma maior facilidade em "reprisar", que se traduz numa melhoria em termos de agradabilidade resultante desta situação. Afinal, na tua opinião, é algo que efectivamente sente-se, pelo menos numa utilização mais descontraída ou não tanto assim?
Eu já conduzi os 2. O 2,7 umas centenas de km e o 2,5 uns milhares porque tive um.

O 2,7 anda um bocadinho mais e é um bocadinho mais disponível, tendo também um regime de corte um pouco acima (7.200 creio no 2,7 e 6.800 no 2,5), na verdade tem 220 cv contra os 204 cv do 2,5, mas parte disto é diluido pelo facto de que o 2,7 tem umas mudanças um pouco mais longas.

Depois há o 986.2 2,7 ou seja a versão resyling, que apareceu em 2002 e que tinha além de uns melhoramentos interiores, uma capota melhor com um óculo que não ficava baço com o tempo e mais 8 cv, ou seja 228cv
Responder com Quote
  #18  
Antigo 03-03-2014, 13:25
Avatar de Vesete
Vesete Vesete está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 2.298
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por pedro2cv Ver Mensagem
en.....ganada
Eeehhh Lá !

Bom Post Pedro.

Eu no meu fazia as revisões que eles preconizavam para o 987 e não sei se para os 986 restyling, ou seja 20 mil km ou 2 anos e também nunca tive qualquer problema.

Ainda sobre as diferenças do 2,5 para o 2,7. O meu 2,5 que tinha jante 18 e pneus 265/35 atrás deu no máximo 253 km/h e no 2,7 de 220 cv que conduzi dei 259 km/h mas num sitio menos favorável
Responder com Quote
  #19  
Antigo 03-03-2014, 13:49
Avatar de bobobobobo
bobobobobo bobobobobo está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Jan 2012
Mensagens: 556
Padrão

Obrigado Pedro e Vesete pelos testemunhos!

Já não me lembrava da existências das 2 versões e da evolução da potência. Sem duvida um aspecto a ponderar. Outro aspecto que me está a ocorrer agora e que poderá ter uma importância decisiva relativa aquilo que era mais o sentido da minha questão (força e não tanto potência absoluta) é o facto de pelo menos o 2.7 poder estar equipado com caixa de 5 ou 6 relações, cujo escalonamento desta última poderá também ser determinante no comportamento do motor nas recuperações.

Já agora Vesete, o que conduziste estava equipado com qual delas?

Cump.

MS
Responder com Quote
  #20  
Antigo 03-03-2014, 14:46
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão

O Pedro fez um autêntico "buyers guide". Muito bom e muito útil.
Deixo aqui um complemento de pormenor:

Caixa de velocidades - mais recomendável a manual. A automática, em caso de avaria, pode implicar custos de reparação bastante elevados.

Manete da caixa - a que é angular é mais bonita do que a de bola.

Volante - muito mais bonito o desportivo de 3 braços, ao invés do de 4 braços que mais parece de um Volvo.

Ópticas da frente e traseira - se já estiverem mudadas para as transparentes em vez das laranjas, é uma grande mais valia (look mais moderno). Trocá-las pode implicar um custo superior a 1.500 €.

Bancos - podem ser com ou sem alcântara. Pessoalmente gosto mais dos que são em alcântara.
Responder com Quote
Responder


Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 23:43.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.