Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums

Voltar   Lehrenkrauscafe Forums > CULTURA PORSCHE > ENCONTROS E EVENTOS (Outros não Organizados pelo LKC)

Responder
 
Opções do Tópico Modos de Exibição
  #61  
Antigo 19-04-2010, 21:09
José António José António está offline
Membro Carioca
 
Data de Entrada: Mar 2009
Mensagens: 103
Padrão

Regresso...
Pois é bem verdade que não referi nomes de "controladores novos" e que quando faço o Agradecimento à organização do evento é Extensível a todos.

No entanto não fica nada mal referir aqui o empenho dos controladores.
Sim, porque se nós apanhamos a chuva, por vezes diluviana, mas estávamos dentro do carro, é uma situação que nem sempre é possível aos Srs controladores - e eu bem sei do que falo - e então além dos "prof's" que vieram para a rua, ajudados pelos restantes membros da família como foi o Nuno e o Hugo, acrescento ainda os nomes da «princesa» Susana e do marido Paulo bem como o do José Familiar.
Mas, meus Amigos, nestas organizações «de amor à causa», até o Camelo Mor Rui Alves veio para o asfalto, bem como o Sr Director Manuel Romão...

Ao Familiar ainda acrescentar que as "pressas" nestes eventos não são o ideal (é claro, a não ser uma causa de força maior), porque afinal o jantar foi bastante divertido e participativo e ainda que não "melga" nada, porque é sempre interessante aqui estarmos a "falar" uns com os outros - pena é mesmo os que não passam por aqui sem ser "só" a ler.

Cordiais Saudações Clássicas,
José António.
Responder com Quote
  #62  
Antigo 19-04-2010, 21:18
Avatar de redMX5
redMX5 redMX5 está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 1.407
Padrão

Não quero aqui ferir susceptibilidades, mas o melhor "TAU" que levei a tarde toda foi do Prof. Queiroz.
Foi um "TAU" dito de uma forma que me fez imaginar num autêntico Monte Carlo.
Obrigado "pai Queiroz" por me ter proporcionado tamanha ilusão.
Responder com Quote
  #63  
Antigo 19-04-2010, 21:22
Avatar de redMX5
redMX5 redMX5 está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 1.407
Padrão

Quanto ao JoseF acho que anda um pouco baralhado, senão vejamos:

-TrackDay do Verde Pino e "apresenta-se" de 2CV...
-Verde Pino e surge de "dama giullietta"...
-Vem controlar um CHSP e vem munido de um Porsche...

Se estivese cá o saudoso Fernando Pessa diria:" E esta hein!!!..."
Responder com Quote
  #64  
Antigo 20-04-2010, 8:28
joão queiroz joão queiroz está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 289
Padrão

Bom dia,
Em meu nome e no das minhas filhas venho agradecer a confiança que, quer os organizadores do curso quer os participantes, depositaram em nós. Esperamos não os ter desiludido.
Não posso deixar de agradecer à “família toda” a ajuda e a disponibilidade para continuarmos juntos nestas “brincadeiras”.
Sobre o curso propriamente dito tenho, hoje, a consciência que devíamos ter sido mais breves nos “acessórios”, para sobrar tempo para o essencial e podermos “repisar” mais esses tópicos, chamemos-lhes técnicos. Aliás, no Domingo fiz essa alteração (ainda que pense que não a venha a utilizar no futuro), passando parte do material para anexo que, idealmente, seria distribuído para leitura posterior ao curso. Nesse caso faltaria transformar essas matérias de slides de “Powerpoint” para texto” Word”.
Sobre os resultados práticos, isto é do ponto de vista de se atingirem os objectivos do curso – trazer mais praticantes e que estes se “fidelizem” – penso que teremos conseguido criar “algum bichinho”. Só as próximas provas o poderão dizer. Se houver “clientes” para o Rali da Automobilia julgo que poderei dar uma “ajudinha” na preparação da prova, caso o Paulo Almeida distribua com algum tempo de antecedência “aquelas duas coisas” essências de que falámos.
Porque a PR 3 parece ter sido a que mais confusão gerou e apesar das explicações da Pipa no “debrief” vou tentar explicar como deveria ser feita.
Esta prova de regularidade era constituída por CHSP’s (Controlos Horários Sem Paragem) que consiste em passar em locais previamente definidos e indicados na carta de controlo a um tempo também aí indicado. Esses locais são assinalados no terreno por placas estandardizadas (relógio negro em fundo vermelho).
Como o nome indica, “sem paragem”, pressupõe que se passe nos controlos em velocidade de “cruzeiro”, ainda que seja muito difícil, nas actuais circunstâncias de cronometragem, penalizar “andamentos anormalmente baixos” que, por isso, têm desaparecido dos regulamentos. A paragem à vista do controlador, ou outro comportamento previsto no regulamento, são normalmente muito penalizados. A penalização “normal” neste tipo de provas é 1 ponto por segundo de avanço ou atraso em cada placa.
O início da prova é indicado apenas para efeitos de cálculo das distâncias e dos tempos de passagem e o seu final pode ou não coincidir com o último dos CHSP. Quando não coincide (como era o caso), esta indicação “apenas” serve para nos dizer que, a partir daquele local, já não estamos em prova.
As distâncias e os tempos de passagem ideais para cada um dos CHSP são sempre referidos a um valor indicado na carta. Neste caso (como acontece na maioria das provas), essas distâncias e esses tempos tinham sempre como referência o início da prova (PR3).
(continua depois para não aborrecer tanto)
Responder com Quote
  #65  
Antigo 20-04-2010, 9:18
Avatar de Josef
Josef Josef está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Nov 2008
Mensagens: 476
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por redMX5 Ver Mensagem
Quanto ao JoseF acho que anda um pouco baralhado, senão vejamos:

-TrackDay do Verde Pino e "apresenta-se" de 2CV...
-Verde Pino e surge de "dama giullietta"...
-Vem controlar um CHSP e vem munido de um Porsche...

Se estivese cá o saudoso Fernando Pessa diria:" E esta hein!!!..."
É que o Porsche é da D. Dina, eu só o trouxe emprestado

Abraço,
JF
Responder com Quote
  #66  
Antigo 20-04-2010, 10:34
joão queiroz joão queiroz está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 289
Padrão

(Explicação da PR 3 - continuação)
Vejamos, então, que informação tínhamos que gerir.
A PR 3 começava, de acordo com a carta de controlo, no Km26,90 do “Road Book” e 5 minutos após o CH1 (Controlo Horário 1) que se situava ao Km26,85. Ou seja, após controlar dentro do minuto ideal (entre o segundo 00 e o segundo 59 do minuto 50 após a partida) os concorrentes tinham que andar 50 metros e prepararem-se para arrancar para a PR 3, 5 minutos depois da hora que o controlador escreveu na carta. De referir que este procedimento foi simplificado, já que o controlador (eu) não colocou os segundos, para facilitar as contas (e que depois dificultar a programação que o Paulo Almeida tinha feito para as classificações, mas isso são outros "quinhentos").
Como foi explicado, o arranque para este tipo de provas não tem que ser ao minuto exacto, na medida em que sabemos que apenas seremos controlados nas placas de controlo. Isso pode facilitar a realização de uma prova mais calma. Neste caso esse era o procedimento a ter, com cautelas, na medida em que tínhamos informação que o primeiro controlo distava apenas 450 metros da partida. O que é que isto quer dizer? Que, partindo muito cedo, nos vamos encontrar na situação desconfortável de ter que parar à vista do controlo (e lá vai um carregamento de pontos) e partindo à hora termos que ir ligeirinho e podermos falhar a abordagem ao controlo (caso a estrada fosse difícil, o que não era o caso). Penso que aqui a melhor abordagem seria partir com uns 5” de antecedência em relação à hora ideal.
Como tivemos muito tempo e tal como foi explicado, as distâncias e os tempos de passagem devem ser colocados no “Road Book” para se gerirem as informações da estrada. Quando fazemos essas operações também devemos estudar as médias que nos são exigidas, para que o navegador possa indicar ao condutor qual o andamento que ele deve adoptar entre cada controlo.
Neste caso, tínhamos o primeiro posto de controlo (CHSP1) aos tais 450 metros da partida e com 32” para o fazer. O que fazemos? Vamos às tabelas e vemos que a média é de 50Kmh; para o segundo tínhamos desde o início 1,250kms e 1’30”. Para ver a média entre controlos podíamos fazer a conta entre os dois e tínhamos 800mts e 58”. Ou seja, um bocadinho menos de 50kmh, o que, na prática, significa manter o ritmo. Vamos para o terceiro, a 1,40kms da partida para realizar ao 1’41”, isto é a 150mts do anterior e com 11”, o que nos volta a dar 50kmh; o mesmo se passava para o quarto, localizado aos 1,40kms e que deveria ser passado ao 1’48”. Mais uma vez temos uma média de 50kmh (100mts para 7”).
Portanto, neste caso de treino simples e sem cruzamento e numa estrada nada difícil, o que era preciso fazer era sair 5 minutos (Talvez 5 segundos-MRS) depois do controlo (ou um bocadinho antes) e colocar-se a uma média de 50kmh, controlando o andamento pelas tabelas e depois pelo relógio/cronómetro na aproximação a cada um dos CHSP.
Como se lembram, nós dissemos que estas provas se podem fazer lançando o cronómetro ou utilizando apenas as horas. Apesar de nós fazermos habitualmente por esta última modalidade, neste caso, por serem tão próximos, talvez fosse preferível ir pelo cronómetro.
Amigo Fuchs, depois desta explicação, a coisa ficou mais clara? Agradeço o “feed-back”.
Mais uma vez, obrigado a todos
Saudações desportivas
Responder com Quote
  #67  
Antigo 20-04-2010, 21:17
José António José António está offline
Membro Carioca
 
Data de Entrada: Mar 2009
Mensagens: 103
Padrão

Boa noite,
… e tudo começou com uma ida a este fórum… Quando descobrimos que o LKC em conjunto com outras entidades iriam dar a oportunidade aos “iniciados” de RR de aprenderem as bases essenciais para ingressarem neste (belo!) Mundo não quisemos perder esta oportunidade e por isso decidimos participar neste curso.
Quando vimos no programa que da parte da tarde existia parte prática “convidamos” o pai a participar também, uma vez que ainda não temos habilitações para isso!
Sem dúvida que a parte teórica transmitida durante a manhã foi a chave para que na parte prática os cálculos fossem feitos com maior facilidade (apesar da Família Queiroz ter ajudado durante a hora do almoço a realizar estas contas). Um dos objectivos que tínhamos traçado era aprender a “fazer as contas” pois era aquilo que nos metia “confusão” quando víamos os navegadores a fazerem-nas.
Adoramos imenso este dia pois aprendemos coisas novas que agora só com a prática mais regular é que aperfeiçoamos as técnicas que nos foram transmitidas ao longo de todo o dia.
Obrigada Pai pela paciência de nos “aturares” neste inicio…
Obrigada Srs. Professores pela paciência e pela disponibilidade durante todo o dia para esclarecer qualquer dúvida que surgisse.
Obrigada Joana pelo passeio no final do dia…

Beijinhos,
Iolanda e Isabel Santos
Responder com Quote
  #68  
Antigo 26-04-2010, 10:43
Avatar de Pedro928
Pedro928 Pedro928 está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 812
Padrão

Ainda não convenci a Guida a vir aqui mas, como "chófer", posso dizer (sem cometer nenhuma inconfidência... Acho...) que ela gostou muito! Senão, não me perguntava se a "lição nº2" não estaria já marcada...











Depois do "balanço" aproveitou a onda positiva e, naquela forma querida e simpática que faz com que as mulheres consigam tudo, logo me deu o recado:


Quero um Zingarelho e um conta metros!

E é Já!

Ouviste?! Ó...
Responder com Quote
  #69  
Antigo 26-04-2010, 11:13
Avatar de rlima
rlima rlima está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Jun 2009
Local: Oliveira de Azemeis
Mensagens: 457
Padrão



Força ai Pedro, para a frente é que é caminho
Responder com Quote
  #70  
Antigo 26-04-2010, 11:46
Avatar de Josef
Josef Josef está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Nov 2008
Mensagens: 476
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Pedro928 Ver Mensagem
Ainda não convenci a Guida a vir aqui mas, como "chófer", posso dizer (sem cometer nenhuma inconfidência... Acho...) que ela gostou muito! Senão, não me perguntava se a "lição nº2" não estaria já marcada...











Depois do "balanço" aproveitou a onda positiva e, naquela forma querida e simpática que faz com que as mulheres consigam tudo, logo me deu o recado:


Quero um Zingarelho e um conta metros!

E é Já!

Ouviste?! Ó...
Pelo menos assim não te deixou margem para duvidas
Responder com Quote
Responder


Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 7:55.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.