Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums

Voltar   Lehrenkrauscafe Forums > CULTURA PORSCHE > MUSEU PORSCHE

Responder
 
Opções do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 24-02-2009, 22:32
Avatar de 901
901 901 está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Local: Porto
Mensagens: 916
Padrão O primeiro Porsche do Museu

Enquanto preparo a minha 1ª visita ao interior do Museu que será 31/1 de abril (porque o exterior já eu e vários membros deste café conhecemos) deparei-me com uma crónica que vem na christophorus deste mês, que levanta outra vez a eterna questão de qual será o PRIMEIRO PORSCHE.
Desta vez é mesmo na sala de visitas da marca, que de certeza não é por acaso e de certeza que foi motivo de discussão, o primeiro carro com que o visitante se depara é o Typ 64.
E agora?
O que é que a casa Porsche quer dizer com isto?
Que mensagem quererá passar para dentro?



Na foto pode ver-se a estrutura em madeira do Berlin-Roma
Responder com Quote
  #2  
Antigo 25-02-2009, 15:28
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: O primeiro Porsche do Museu

Citação:
Tópico Aberto originalmente por 901
Desta vez é mesmo na sala de visitas da marca, que de certeza não é por acaso e de certeza que foi motivo de discussão, o primeiro carro com que o visitante se depara é o Typ 64.
E agora?
O que é que a casa Porsche quer dizer com isto?
Que mensagem quererá passar para dentro?
[justify:2qg8qpvi]Este tema do Typ 64 é parecido com o de uma novela mexicana. A Porsche no que toca à sua história pinta o quadro consoante os seus interesses que, diga-se, nunca foram lúdicos, mas meramente económicos. O critério para definição do primeiro Porsche, tem naturalmente que ser demarcado pela própria Porsche. E isto porque academicamente, o primeiro Porsche deverá ser aquele que nasceu com intenção de ser marca “Porsche” e não qualquer outra. Ter sido feito por Ferdinand Porsche ou pelo Ferry Porsche, não transforma um carro num Porsche. Isto parece-me inquestionável. Na minha opinião, o critério de definição do primeiro Porsche deveria ser um critério objectivo e não subjectivo. Deveria ser um critério formal e não material. Quero com isto dizer que a decisão de qualificação de um automóvel como “o primeiro Porsche” não deveria estar sujeita à vontade de uma pessoa ou grupo de pessoas, neste caso a casa Porsche. Mas a realidade é que está. E porquê? Porque os carros estavam registados pelo nome do construtor e não por uma marca em si. Todos sabemos que até 1931, Ferdinand Porsche fazia carros noutras empresas. Logo, estes nunca poderiam ser considerados “Porsche”. Apartir de 1931, Ferdinand Porsche cria a sua própria empresa, a “Porsche Konstruktionsburo fur Motoren-Fahrzeug-Luftfahrzeug und Wasserfahrzeugbau” que se vai transformar na “Dr. Ing.h.c.F.Porsche G.m.b.H." e posteriormente na "Dr. Ing.h.c.F.Porsche K.G.".
Agora pergunta-se? Os automóveis construídos por estas empresas de Ferdinand Porsche, poderiam ser considerados Porsche? A resposta parece evidente: não. Desde logo porque os diferentes Typ's (projectos) que a empresa desenvolvia eram comissionados por terceiros. Para ser um Porsche, o projecto de Ferdinand Porsche teria que ser elaborado com esse exacto propósito: o de levar o próprio nome “Porsche”.
Até agora esse mérito coube ao Type 356, nomeadamente ao protótipo roadster, conhecido pelo n.º 1. No entanto é curioso que em nenhum documento do carro, vem lá referido que é um Porsche. Em qualquer dos vários documentos que integraram o “Einzelgenehmigung Bescheid” (o conjunto de documentação entregues às autoridades para aprovação do protótipo) apenas vem referido a empresa que o construiu (que até não é nenhuma das referidas anteriormente) a "Porsche Konstruktionen Ges. m.b.H. Gmund, Karten", e o automóvel em si, o PRETENSO 1.º PORSCHE, vem designado apenas como “Sport 356/1”.

Perante esta realidade, qual deverá ser então o critério para definição do primeiro Porsche? Afastada a origem documental, parece-me razoável que tal seja aferido através de factos históricos da marca, ou seja: o primeiro Porsche terá sido o que primeiro foi apresentado como tal, o primeiro a ser projectado e concebido para esse fim, o primeiro a ostentar o nome “Porsche”. O primeiro que nasceu como projecto próprio para o nome “Porsche”. E o Typ 64 vai falhar todos estes requisitos daí que nunca poderá aspirar ao cognome de "O Primeiro". Mas, por razões externas à empresa, a “porca vai torcer o rabo”. Em primeiro lugar, convém dizer que, muito convenientemente, a Porsche tentou apagar todo o seu passado ligado ao terceiro Reich. Daí que tenha deixado de comemorar os aniversários da empresa, contados desde os anos 30, e tenha passado a encarar o ano de 1948 como o ano zero. E o primeiro Porsche a levar o nome “Porsche” foi efectivamente o 356/1. Convém esclarecer que o Type 64 é 10 anos mais recente, e nunca nasceu com o intuito de ser um “Porsche”. Ao invés, nasceu basicamente um Volkswagen, modelo Aerocoupe, baseado no VW Typ 60 e com nítido intuito de promoção da empresa Volkswagen e, provavelmente, como uma espécie (NÃO ASSUMIDA) de “tubo de ensaio” do futuro primeiro automóvel Porsche. Mas nunca poderá ser um verdadeiro Porsche. Aliás, em boa verdade o Typ 64 até veio emprestado de um Projecto fracassado de um streamliner da Auto-Union e é claramente um produto Hitleriano. O carro foi criado para competir na corrida Berlim-Roma como propósito de grangear fama para a Volkswagen. Não tem por isso nada a ver com a Porsche, apesar de terem sido apenas eles a usufruirem dos carros, já que a corrida nunca se realizou. No entanto, a confusão estalou por causa do Type 64 de 1938 aparecer com as letras “Porsche” colocadas, facto que terá induzido em erro algumas das pessoas ligadas ao meio e que começaram a questionar se não seria o Type 64, efectivamente o primeiro Porsche, até porque o 356 deriva claramente dos seus genes. A verdade é que todos o 3 Types 64 nasceram sem qualquer referência à Porsche. Mas até poderia ter acontecido. Aliás, Ferry fez tudo para tentar salvar os originais, porventura, porque já então, em plena guerra, ele queria preservar os carros para futuro, talvez mesmo dando-os como sendo os primeiros. Os 3 exemplares foram sempre escondidos para escapar à guerra, mas em vão. Um foi destruído por um alto dirigente da KDF. Outro foi capturado pelos soldados americanos que o serraram para imitar um Corvette e acabou também todo destruído. O único que sobreviveu foi vendido a um dos maiores amigos da família, Otto Mathé e é o célebre “T2222”. Ou seja, o único espécime original não se encontra nas mãos da Casa Porsche. A Porsche ficou sem o aerocoupé e agarrou-se ao Protótipo do 356 para o “canonizar” como 1.º Porsche, o que em bom rigor, até é o que está correcto, porque o Type 64 nunca foi produzido para levar a ensignia “Porsche”. Mas, para mal da Porsche, o T2222 apareceu mesmo com as letras “Porsche” colocadas, naquele que deverá ter sido a maior gaffe de Ferry quando em 1949 o carro foi parar às mãos de Otto (mão, já que ele era maneta). E, tal pormenor foi um erro crasso e completamente grosseiro, já que aquele automóvel nunca deveria ostentar no capôt, as letras “Porsche” pois nasceu 10 anos antes da invenção das primeiras letras “Porsche”. E nisto não há volta a dar: antes de 1948 não existiram as célebres letrinhas soltas a dizer “P-O-R-S-C-H-E”. Uma fonte que eu não posso revelar (não é de cá do país) garantiu-me que o Otto Mathé, antes de Ferry morrer, levou o T2222 a Zuffenhausen para o oferecer à casa Porsche e foi impedido de entrar nas instalações. É evidente que eu não posso confirmar a veracidade disto, mas acredito. Até porque Mathé estará inocente nesta confusão e não terá sido ele o causador, como se chegou a pensar.

Eu tenho “algumas” dúvidas quanto à autenticidade do 356/1. Isto é, será que a Casa Porsche tem algum dos carros pioneiros originais? Quanto ao Type 64 não. E quanto ao 356/1? Uma coisa é certa e respondendo às perguntas que lanças e que eu destaquei acima, na minha opinião, a Porsche fez uma figura muito triste agora aquando a criação do novo Museu. E só veio contribuir para mais polémica. São tiros nos pés, atrás de tiros nos pés. E tiros de canhão. O objectivo foi claramente o de tentar arranjar uma novidade. A Porsche queria algo para surpreender e tiveram a (infeliz) ideia de apresentar aquela coisa patética que é um pedaço de alumínio réplica incompleta de um Typ 64. E o resultado não podia ser mais ridículo: deram o destaque principal do Museu a essa peça falsa, colocaram-lhe ainda por cima as letras “Porsche” que é a maior heresia cometida pela empresa até hoje. E, como se não bastasse, relegaram o suposto n.º 1, o 356/1 para um lugar muito pouco condizente com o seu estatuto de primeiro Porsche. Está lo meio dos outros como se fosse mais um. Lamentável. E o mais incrível é que as pessoas que tomam estas decisões devem ser pagas a preço de ouro. É completamente absurdo o destaque que dão àquele bocado de réplica do typ 64, quando o verdadeiro está coberto com um paninho numa pequena garagem particular. É caso para dizer que têm o que merecem. Por causa de uma péssima decisão de Marketing a Porsche enterrou-se ainda mais na sua credibilidade e alimentou ela própria a polémica e a desconfiança para com as suas relíquias. Se eles tivessem tomates e quisessem surpreender, tinham comprado aos Russos o único tanque Maus, o maior da história (dinheiro para isso não lhes falta) e teriam no Museu um ícone da história da Porsche que, só por si, me faria deslocar a Estugarda.[/justify:2qg8qpvi]

Fotografia do pormenor do Typ 64 com as letras de 1948 criadas para o Typ 356/1. As únicas que foram feitas à mão separadamente e colocadas uma a uma. São as únicas originais da época. Parecem-me que só estas letras poderiam ter o valor de um Carrera GT:



Foto da reprodução (muito fajuta por ser extremamente perfeita) das actuais letras que estão no 356/1 colocadas em 2008. Até então, a Porsche nem sequer se dava ao trabalho de as reproduzir separadas, colocando as do 356 "normal" que estavam unidas por uma linha na base:
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #3  
Antigo 25-02-2009, 16:01
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: O primeiro Porsche do Museu

O primeiro Porsche no meio dos outros carros que nem sequer são Porsche (o VW e o Cisitália) e disparatado e inusitado destaque de uma carcaça falsa.
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #4  
Antigo 25-02-2009, 23:43
Avatar de José Aguiar
José Aguiar José Aguiar está offline
Membro RSR
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Luanda/Fafe
Mensagens: 3.046
Enviar mensagem via MSN para José Aguiar
Padrão Re: O primeiro Porsche do Museu

Ou muito me engano ou os porteiros do museu, nesta altura, já têm no bolso da camisa uma foto tua.
__________________
Something new is about to happen!!!!!!
Responder com Quote
  #5  
Antigo 26-02-2009, 0:06
Avatar de 901
901 901 está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Local: Porto
Mensagens: 916
Padrão Re: O primeiro Porsche do Museu

Entendo e estou de acordo com os teus argumentos, Zico.

Se durante a vida de Ferdinand Porsche o nº 1 foi sempre um 356, parece-me bizarro no mínimo, que pessoas que não viveram a epopeia Porsche, pois aparecem a partir de 1992, decidam chocar os visitantes com aquela réplica que não passa de uma maquete. Pelo que é dado a perceber na christophorus este "Typ 64" só tem uma estrutura em madeira (parece um cavername invertido de um barco) chapeada a alumínio.
Ora o museu da nossa marca, que tantas espectativas criou em seu redor, merecia ter na sua entrada um modelo com mais dignidade.
Porque não um 917, para pôr desde logo a concorrência no seu lugar?
Responder com Quote
  #6  
Antigo 26-02-2009, 10:11
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: O primeiro Porsche do Museu

Citação:
Tópico Aberto originalmente por José Aguiar
Ou muito me engano ou os porteiros do museu, nesta altura, já têm no bolso da camisa uma foto tua.
vou levar umas barbas falsas
Citação:
Tópico Aberto originalmente por 901
Ora o museu da nossa marca, que tantas espectativas criou em seu redor, merecia ter na sua entrada um modelo com mais dignidade. Porque não um 917, para pôr desde logo a concorrência no seu lugar?
Exactamente. O primeiro impacto era muito mais forte.
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #7  
Antigo 26-02-2009, 10:23
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: O primeiro Porsche do Museu

Para quem pretender ler o artigo que o 901 refere:
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #8  
Antigo 26-02-2009, 12:10
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão Re: O primeiro Porsche do Museu

Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico
Para quem pretender ler o artigo que o 901 refere:
Isto é tão assustador como o post do nineeleven_turbo - SISTEMA DE IDUCAXÃO

Nem vou comentar tamanhas barbaridades...
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
  #9  
Antigo 26-02-2009, 13:21
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão Re: O primeiro Porsche do Museu

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Ace
Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico
Para quem pretender ler o artigo que o 901 refere:
Isto é tão assustador como o post do nineeleven_turbo - SISTEMA DE IDUCAXÃO

Nem vou comentar tamanhas barbaridades...
Reparaste na perversidade com que eles usam o termo "recriação" e logo a seguir "restauro"?

E o mais ridículo:
[justify:2q2dflys]The rediscovery of chassis number 38/42 in Porsche’s historical archives launched the journey of the Type 64, internally known as “Number Two,” into the present day. With this chassis number, a couple of photos, a few documents, and a tall order in his luggage, Klaus Bischof, head of the Museum on Wheels, headed for Hinterzarten to give Drescher his assignment.[/justify:2q2dflys]
Imagens Anexadas
Tipo de Arquivo: jpg SimpsonsCarreraGT.jpg (69,4 KB, 89 visitas)
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #10  
Antigo 26-02-2009, 13:31
Avatar de _LM_
_LM_ _LM_ está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Feb 2009
Local: Braga
Mensagens: 2.241
Enviar mensagem via MSN para _LM_
Padrão Re: O primeiro Porsche do Museu

Se me dissessem que esta história era o 4º segredo de Fátima, eu quase que acreditava...

é pena que a realidade seja mesmo esta..
__________________
Power is nothing without Control
Responder com Quote
Responder


Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
O Primeiro Carro Híbrido - Lohner - Porsche em 1899 MarcoReutter MUSEU PORSCHE 15 15-06-2012 21:43
O primeiro carro telecomandado da Porsche zico MINIS 7 30-06-2009 0:24
As miniaturas do Museu da Porsche zico MINIS 15 24-06-2009 14:48
O Primeiro Porsche - discussão zico MUSEU PORSCHE 22 08-11-2008 16:59
O Primeiro Carro Híbrido - Lohner - Porsche em 1899 MarcoReutter CLÁSSICOS 0 01-01-1970 1:00


Horários baseados na GMT. Agora são 5:48.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.