Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums

Voltar   Lehrenkrauscafe Forums > LKC - The Lounge Café > LOUNGE (OFF-TOPIC)

Responder
 
Opções do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 17-10-2011, 18:07
Avatar de 51reutter
51reutter 51reutter está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Jan 2009
Local: Cascais
Mensagens: 318
Padrão A polémica Joseph Ganz e o VW

Excelente leitura sobre o inicio atribulado do VW, infelizmente não muito feliz para o "nosso" Ferdinand...

será mais uma teoria da conspiração?...

http://www.ganz-volkswagen.org/Ganz_biography.htm

abraço
Responder com Quote
  #2  
Antigo 17-10-2011, 18:49
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por 51reutter Ver Mensagem
Excelente leitura sobre o inicio atribulado do VW, infelizmente não muito feliz para o "nosso" Ferdinand...

será mais uma teoria da conspiração?...

http://www.ganz-volkswagen.org/Ganz_biography.htm

abraço
Olha, olha...um tópico sobre os nazis e o extermínio Judeu! Vou ter de me conter...
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #3  
Antigo 17-10-2011, 20:28
Avatar de pranxas
pranxas pranxas está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Local: Braga
Mensagens: 1.110
Padrão

Conta tudo zico!
__________________
Responder com Quote
  #4  
Antigo 17-10-2011, 22:42
Avatar de arqfod
arqfod arqfod está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Aug 2010
Local: Oporto
Mensagens: 3.686
Question Ideia, conceito, titulo ou Design?

Citação:
Tópico Aberto originalmente por 51reutter Ver Mensagem
Excelente leitura sobre o inicio atribulado do VW, infelizmente não muito feliz para o "nosso" Ferdinand...

será mais uma teoria da conspiração?...

http://www.ganz-volkswagen.org/Ganz_biography.htm

abraço
Bom, na minha opinião, a ideia de construir um carro para o povo, poderá estar ligada também a Joseph Ganz, mas nunca como ideia exclusiva ou sequer percursora...

Quanto ao Hitler se ter apropriado de ideias, não restam dúvidas, não sendo esse seguramente o seu principal e triste legado...

Volkswagen, carro do/para o povo, esse seguramente foi o Beetle o que na história melhor desempenhou o papel...

O design do Beetle ter derivado do ou de algum protótipo de autoria de Ganz, é uma ideia ou atribuição no mínimo delirante...!!! Aliás a inconstância de um desenho cuja linearidade evolutiva é quebrada por regressões incoerentes, apenas relevam que as suas ideias não possuiram a força e os atributos de um grande criador, facto que, mesmo após várias tentativas de design, a nada de relevante aportaram à indústria ou à estrada.

Aliás bem se percebe por uma observação atenta aos principios geradores da forma dos protótipos de Ganz, que nunca derivariam na simplicidade, pureza, leveza e continuidade das linhas curvilíneas do Beetle original, que de tanta simplicidade se reconhecem em qualquer latitude ou longitude sem equivoco, e sem paralelo!

Esse é, a par das motorizações, engenharia de robustez, durabilidade e da elevada prestação e performances, a razão pela qual que o design do beetle deriva com a naturalidade do seu verdadeiro criador, Ferdinand Porsche, naqueles que foram e ainda são os principios geradores do 356 e do 911, pois sempre estão bem presentes e deliniados os traços de um DNA comum.

Claro que alguns desejariam alterar a história para um lado ou para o outro consoante a próximidade ou a distância que um e outro (Ganz e Porsche) tiveram no cenário politico do centro da Europa e mesmo como ou não influenciaram o mundo, mas o que é que isso tem a ver com o Design?!!

Vale sem dúvida a paixão que um e outro tiveram pelos automóveis e pela sua criação e desenvolvimento, com cada qual o seu Design, sucesso ou insucesso, onde não cabe nem a poeira nem a deriva.

A Ganz o que é de Ganz e a Porsche o que é de Porsche.
__________________
Porsche Tradition Future
1963-2013 | 50 anos 911
Mission 2014. Our Return
Responder com Quote
  #5  
Antigo 18-10-2011, 3:04
Avatar de Paulo Bandeira
Paulo Bandeira Paulo Bandeira está offline
Membro RSR
 
Data de Entrada: May 2010
Local: Macau, GMT+08:00
Mensagens: 786
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico Ver Mensagem
Olha, olha...um tópico sobre os nazis e o extermínio Judeu! Vou ter de me conter...
Conta lá, Zico. Estou curioso.
Responder com Quote
  #6  
Antigo 18-10-2011, 14:12
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por arqfod Ver Mensagem
A Ganz o que é de Ganz e a Porsche o que é de Porsche.
Concordo que "Volkswagen" é quase um conceito vago...e o termo "carocha" também. Há várias premissas a ter em conta: o design, o conceito, a linguagem. O Suprior de 1934 foi publicitado como sendo um "Volkswagen". Mas não deixa de ser uma imitação do Type 12 do Porsche de 1931, que por sua vez é "deliciosamente" acusado de o ter copiado.
A cova é muito funda. E o Tatra V570 do Hans Ledwinka? E a indemnização de 3 milhões de Reichmarks que foi paga pela Porsche à família do Barão Ringhoffer? E as indemnizações pagas pela Volkswagen? Devia ser tudo tão fácil quando se tinha por trás o aparelho nazi e o gigante de Wolfsburgo...
Além do mais...em que categoria é que fica o desenho do carocha feito pelo Komenda em 1936? E o Porsche 356? Aquilo que a Porsche fez dentro da própria casa é inenarrável. Com os Porsche estou mais do que escaldado. Essa malta fez trinta por uma linha.


Clique na imagem para versão maior

Nome:	 kaefer1936.jpg
Visualizações: 1
Tamanho: 22,4 KB
ID:	31891
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #7  
Antigo 18-10-2011, 20:42
Avatar de arqfod
arqfod arqfod está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Aug 2010
Local: Oporto
Mensagens: 3.686
Cool Coisas de família...

Citação:
Tópico Aberto originalmente por zico Ver Mensagem
Com os Porsche estou mais do que escaldado. Essa malta fez trinta por uma linha.


Tanto quanto julgo saber, o excepcional designer automóvel Komenda acompanhou desde cedo até à sua morte não apenas Ferdinand mas também Ferry.

De facto, a Industria e o Design que Komenda realizou teve lugar no departamento de design da Fábrica Porsche e não isoladamente.

Desenhou, como era sua função e competência e assinou, desenhos conjuntamente com Ferdinand, e outros apenas com o seu punho, tal e qual como Ferdinand, com identicas competências. Nada disso deve ser entendido como de sua exclusiva autoria.

O trabalho de equipa no desenvolvimento e concepção de uma complexa máquina, naquela época como na de hoje, é trabalho de uma vasta equipe, pluridisciplinar, de várias competências, debaixo de natural e imprescindível coordenação.

Ainda assim é na Porsche, como na maioria dos ateliers de desenvolvimento Investigação e Design.

Convém por isso manter o discernimento quando se avalia a história segundo ou seguindo os interesses económicos de descendentes ou conjuges, que sem escrupulos ou direitos reinvindicam o direito à partilha de lucros vindouros... enfim coisas de família.

Lembro sempre que os extraordinários inventores do Transistor, John Bardeen e Walter Brattain, para a Bell Telephone, em 47, receberam a fantástica quantia de USD $25,00 que era o pagamento estipulado na época por cada invenção electrónica na Bell, tal como aliás acontecia igualmente na RCA.

Como sabemos, se estes inventores trabalhassem por conta própria e não para a Bell, poderiam ter pedido tão somente a irrisória quantia de 1 centimo por Transistor produzido a partir daí... e, antes do transistor ter caído no domínio público, já após a decada de 90, teriam sido multimilionários !!!

Foram ainda assim Laureados com o Nóbel da Fisica em 56.
__________________
Porsche Tradition Future
1963-2013 | 50 anos 911
Mission 2014. Our Return

Última edição por arqfod : 18-10-2011 às 20:45
Responder com Quote
  #8  
Antigo 18-10-2011, 21:24
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão

Respeito as opiniões. Também já quis acreditar que era assim. Infelizmente para mim não o é. A Porsche é exímia na arte do esquecimento e da ingratidão. O Komenda é apenas um exemplo chavão. E quando digo Porsche não me quero referir apenas à família. A própria empresa aprendeu muito bem a lição e deu-lhes a provar o veneno. Aquilo que agora fazem à memória do Ferdinand é "brilhante". A verdade é que eles hoje em dia querem evitar discussões como a que estamos a ter neste tópico. São temas tabus e perigosos. E não se pense que é por causa de patentes e de meias-desfeitas. Isso são peanuts.
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #9  
Antigo 18-10-2011, 22:08
Avatar de arqfod
arqfod arqfod está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Aug 2010
Local: Oporto
Mensagens: 3.686
Smile Opiniōes e discussōes respeitáveis...

Bom, na minha opinião, as discussões são boas se assentarem em factos.

A Porsche já há muito que deixou de ser uma pequena empresa de cariz quase familiar. É natural que nem tudo sejam rosas. Nunca assim é!

Mas quando leio algumas "biografias" e estórias de herois tristemente abandonados, leio-as atentamente, e não é dificil encontrar incongruencias e insustentabilidades.

Mas, encontro é quase sempre o dinheiro à mistura, como é o caso gritante da familia Ganz e herdeiros do Komenda.

"Make a Memorial Donation and help to carry out the work of honoring and remembering life and work of Erwin Komenda. A donation via Paypal is safe and secure, and will help keep this site alive and well. You are not required to have a Paypal account in order to donate via Paypal. Even the smallest of donations can make large impacts.Thank you for your support."

Mas claro opiniōes são opiniōes e cada um tem as suas, o que é sempre respeitável.
__________________
Porsche Tradition Future
1963-2013 | 50 anos 911
Mission 2014. Our Return
Responder com Quote
  #10  
Antigo 18-10-2011, 22:22
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por arqfod Ver Mensagem
Bom, na minha opinião, as discussões são boas se assentarem em factos.
Pois é. E é precisamente por isso que eu termino aqui a minha participação neste tópico. Esses factos, constituem matéria que não interessam ao nosso fórum. E não têm nada a ver com o Komenda ou a sua família. Muito honestamente estou-me a borrifar para eles. Justifico-me por PM, se não se importa.
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
Responder


Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 21:04.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.