Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums

Voltar   Lehrenkrauscafe Forums > CULTURA PORSCHE > AGÊNCIA NOTICIOSA

Responder
 
Opções do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 16-11-2010, 12:51
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão Faleceu o Engº Heitor de Moraes

O automobilismo nacional está de luto pela morte de Heitor de Morais, uma das figuras incontornáveis do desporto automóvel português.
Aos 86 anos, Heitor de Morais, aquele que poder ser considerado o “pai” do automobilismo moderno, deixa um vazio difícil de preencher.

Foi na década de 60, do século passado, que Heitor de Morais inovou ao levar aos ralis para as estradas florestais e ao introduzir os controlos “roubados”, numa altura em que não havia provas de classificação e os ralis eram decididos numa perícia, uma vez que na estrada a quase totalidade dos concorrentes cumpria o pecurso a “zero”.

Em estradas florestais e municipais, onde não há marcos quilométricos, Heitor Morais começou a fazer, na Volta a Portugal controlos separados por, hipótese, por 10 km na carta de controlo, a que correspondiam 10 minutos para os percorrer, quando na realidade a distância era de 12 km ou 15 km, para os mesmos 10 minutos e assim os concorrentes eram penalizados, com a estrada a decidir os ralis.

Mais tarde, e conscientes de que em estrada aberta havia riscos acrescidos para concorrentes e para todos os que nela circulavam, surgiram as provas de classificação, onde, em estradas fechadas, os concorrentes podem acelerar à vontade.

Heitor de Morais foi campeão nacional de Turismo, em 1968, e venceu quatro provas do Campeonato de Portugal de Ralis: Volta a Portugal (1968 ), com Gonçalo Aguiar, Rali de Viseu (1969), Rali do Targa (1970) e Grande Rali do Benfica (1970), as três com José Bernardo e sempre ao volante de um Morris Cooper S.

Abandonada a carreira de piloto passou a organizar provas, no Clube 100 à Hora, a casa de sempre, onde recuperou a Volta a Portugal, a mais antiga prova do calendário nacional, transformando-a numa prova para clássicos, mas mantendo a dureza, que todos quantos nela participavam tanto apreciavam.


in: rr.pt


À família, o Lehrenkraus cafe endereça as mais sentidas condolências.
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote
  #2  
Antigo 16-11-2010, 13:01
Avatar de Fuchs
Fuchs Fuchs está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Lisboa
Mensagens: 6.627
Padrão

Que descanse em paz!
__________________
"Porsche is my drug of choice - Magnus Walker"
Responder com Quote
  #3  
Antigo 16-11-2010, 14:31
joão queiroz joão queiroz está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 289
Padrão

Ontem o desporto automóvel perdeu um Grande SENHOR.
Por tudo o que fez e pelo que “obrigou” os outros a fazer. Não posso deixar de referir, para acrescentar aos dados publicados, que foi ele que descobriu estradas sem fim para os nossos ralis, quando andou a fazer o Plano Nacional de Escolas (as tais que hoje vão fechando com a desertificação), o nome não é este, mas a ideia é .
É evidente que, ao contrário de outras situações, este foi o desfecho esperado de uma Vida cheia. De qualquer forma, para quem teve o privilégio de privar com ele, é sempre um choque saber que alguém de quem gostávamos partiu.
Eu e as minhas filhas Marta e Pipa, mais o Nuno, tivemos esse privilégio e é com emoção que enviamos os pêsames à família, em especial ao filho. Para mim, a simbologia é maior porque o último carro oficial do “Velho” Heitor (GA-64-56) foi o meu primeiro automóvel.
Só espero que, seja para onde vá, ponha a cabeça em água aos “controladores”, “equipa das contas” e “concorrentes” que por lá andem e que, quando chegar a hora do nosso “controlo”, esteja à nossa espera com uma daquelas cartas “maradas”, que só ele sabia inventar, para nos chagar o juízo.
Obrigado e até sempre Engenheiro
Responder com Quote
  #4  
Antigo 16-11-2010, 18:11
Avatar de Santa-Bárbara
Santa-Bárbara Santa-Bárbara está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Local: Caldas da Raínha
Mensagens: 1.151
Padrão

Faleceu um grande Senhor do automobilismo português!
Quantos Ralis teria feito ao longo dos anos?
Lembro-me, talvez anos 60, na Nazaré, não sei qual o Rali, lá em cima no Sítio, a retirar tudo de dentro do Cooper, macaco, pneus suplentes, ferramentas, etc., para aliviar peso, pois ia fazer uma complementar!
Responder com Quote
  #5  
Antigo 16-11-2010, 19:20
PorschePassion_
Guest
 
Mensagens: n/a
Padrão

R.i.p
Responder com Quote
  #6  
Antigo 16-11-2010, 19:49
Avatar de bg2
bg2 bg2 está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 7.522
Padrão

os meus sentimentos à familia.
Responder com Quote
  #7  
Antigo 16-11-2010, 20:48
Avatar de Antonio Albuquerque
Antonio Albuquerque Antonio Albuquerque está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Mar 2009
Local: Pelos lados da Caparica
Mensagens: 2.557
Padrão

Dum grande homem muito há para dizer, no entanto nestas alturas a memória bloqueia.
Do que aqui já foi escrito, neste momento resta-me apresentar as condolências á familia.
Bem Haja toda a sua obra.
__________________
PORSCHE IS THE REAL PASSION FOREVER
Responder com Quote
  #8  
Antigo 16-11-2010, 22:13
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.186
Padrão

Os meus sentimentos à família, e um abraço muito grande de conforto ao filho que o ajudava.

O nome - Eng Heitor de Morais - conheci-o sempre. Era do tempo em que o título académico fazia parte do nome do concorrente nas Listas de Inscritos e nas notícias!

Conheci-o pessoalmente quando "trabalhei" para a prova dele englobado na equipa do Marcelo Caetano (ou do Benfica se preferirem).

Quando o conheci já acusava a idade, embora a sua vivacidade fosse notável! Penso que já tinha tido um pequeno AVC, mas tal não o impediu de gerir tudo pessoalmente.

E quando digo "pessoalmente" é à letra. Saía-mos atrás dele do Hotel, indo ele ao volante de um FIAT PUNTO antracite, e colocáva-nos no sítio que ele tinha escolhido, e que só ele sabia com exactidão.

O João Queiroz já aqui referiu a estradas que ele descobriu, e as complicações que ele maquiavélicamente desenhava... Era único!

Das estradas vou deixar aqui algo que os concorrentes que frequentam este café não reparavam, já que passavam preocupados com outras coisas...

Quanto às artimanhas, nós éramos avisados que aquele controle "era difícil"...

Uma das coisas que as provas de regularidade dele tinham, é que ainda que fosse regularidade, os troços mais quentes eram fechados ao trânsito.

Recordo-me de numa das edições em que "trabalhei" como contralodor, um concorrente meu amigo me ter dito "anda para aqui, para este lado, fazer a prova. Quando este homem desaparecer, isto acaba".

Não acabou. Mas as provas com ele, e sem ele, estou certo que têm as suas diferenças. Para o bem e para mal. Era único.

A seguir, e porque eu gosto muito de imagens, vou pôr algumas fotos legendadas.

A Volta de de 2003


IM003533_1.jpg
Um grande amigo destas andaças - O Jaime Regalado e a mulher - à porta do Museu do Caramulo num intervalo do Rali do Engº...

IM003570_1.jpg
As estradas que o Engº. descobria!!! Tomem como referência a casa fundo e deleitem-se com a paisagem (aquela que os concorrentes não vêm, mas os controladores têm tempo para ver).

IM003557_1.jpg
O meu companheiro de sempre nestas andanças - o Marcelo Caetano. Era uma das pessoas de confiança do Engº.
Como uma vez disse: "Marcelo: - A antiguidade é um posto, e és tu que vais fazer a chegada a Cascais..." E lá fomos nós.

IM003559_1.jpg
Apreciem o local...



IM003562_1.jpg
Não sei onde isto é... É perto de Viseu...Se alguém souber, que me diga.
Não fiquei com as coordenadas de GPS.

IM003565_1.jpg
O Controle maravilha... Aqui davam-se grandes "porradas"...



A Volta de de 2004


IM005233_1.jpg
Um conlrole que aparecei ade repente...

IM005238_1.jpg
... e a equipa de sempre no Rali do Engº., pronta a "martelar"


A Volta de de 2005

Depois de já ter feito tudo nos automóveis, e de "estar bem na vida" (do desporto automóvel), reparei que nunca tinha sido controlador de um Rali de Regularidade.

Este é um vídeo feito por um concorrente Espanhol meu amigo que me o ofereceu na altura.

Ele aqui fica como uma homenagem ao Engº, e à dureza das suas provas.

E ao segundo 0:23 lá estou eu prestes a gritar "CARTA" para o Marcelo carregar no botão do relógio/printer!



Obrigado Engenheiro, e que descanse paz!
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #9  
Antigo 16-11-2010, 22:18
Avatar de paulatinamente
paulatinamente paulatinamente está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Jan 2009
Local: Sintra
Mensagens: 1.182
Padrão

Que descanse em paz!
__________________
" O acaso é a matemática mais rigorosa que se oferece a cada pessoa." Júlio Pomar
Responder com Quote
  #10  
Antigo 17-11-2010, 13:43
Avatar de MRS
MRS MRS está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 3.983
Padrão

Uma perspectiva pessoal de quem o conheceu desde os anos 60.

Faleceu ontem em Lisboa o Eng Heitor de Morais , uma das figuras importantes no automobilismo nacional nos últimos 50 anos.
Quando o conheci tinha eu pouco mais de 20 anos e ao longo das nossas actividades mantivémos sempre um excelente contacto , apesar dos 24 anos que nos separavam.
Heitos Morais tinha uma personalidade única , cheia de energia e vontade de fazer coisas , ao mesmo tempo que não dispensava uma agressividade positiva e um humor corrosivo sempre pronto a fazer recuar os seus interlocutores . O seu dedo em "riste" dizia tudo !
As fases mais salientes da sua carreira deram-se ao volante dos Mini Cooper S onde a sua rivalidade com César Torres e Luís Neto está ainda na memória dos que assistiram a essas provas ,que em 68 lhe proporcionaram o título nacional de ralis . Mais tarde guiou o MG 1300 (com José Bernardo na foto de Luís Caramelo) , o Fiat 125 S , o Fiat 128 ,124 Spyder e muitos outros automóveis em ralis e velocidade .

Mas a sua vida como dirigente federativo e líder do Clube 100 à Hora será mesmo assim mais importante , já que Heitor era um revolucionário por vocação , sempre pronto a inovar e evoluir . Introdutor (uns dos) do Karting em Portugal e mais tarde da Fórmula V , revelou-se sobretudo por ter mudado no início dos anos 60 a face dos ralis em Portugal , começando a introduzir as florestais nas provas de estrada e controles de penalizar , antes da introdução dos troços cronometrados .
Embora tivesse sido membros da Comissão Desportiva Nacional do ACP antes do 25 de Abril , foi nas eleições para a Direcção a seguir a esta data , que veio a disputar um lugar fazendo parte da lista de Abranches Ferrão , mas com a vitória da dupla Francisco Pinto Balsemão /César Torres afastou-se das actividades federativas , mantendo-se fiel ao seu 100 á Hora e organizando muitas Voltas a Portugal sobretudo na especialidade de Regularidade Histórica .

A sua vida foi de qualquer modo muito preenchida e de sucesso e só nos últimos anos se "rendeu" , limitado na sua actividade diária , que não na sua inteligência e argúcia.
Não esqueço os seus ensinamentos .
Paz à sua alma .

MRS
Responder com Quote
Responder


Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 3:03.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.