Ver Resposta Única
  #9  
Antigo 02-03-2011, 12:10
Avatar de redMX5
redMX5 redMX5 está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 1.407
Padrão

Eu nunca utilizo o sinal intermitente (vulgo pisca-pisca) para sinalizar o final de uma manobra de ultrapassagem porque e de acordo com o CE deverei sempre retomar a faixa mais à minha direita logo que consumada a ultrapassagem. Logo, o condutor que eu estou a ultrapassar tem a obrigação de saber que logo que me seja possível eu deverei e terei de regressar à faixa mais à direita após ter consumado a ultrapassagem.

Já a sinalização da intenção de ultrapassar deverá ser feita, uma vez que parte de mim essa intenção e que o retomar da minha faixa da direita surge em consequência e no decurso na minha intenção de ultrapassar.

Para além disso tal sinalização poderá ser confundida com a intenção de viragem à direita, iludindo o condutor que nos precede e podendo originar o risco de colisão. Estou a pensar numa manobra de ultrapassagem seguida após alguns momentos de uma viragem à direita. Se o condutor que ultrapassa sinalizar a sua intenção de voltar à via da direita e mantiver esse sinal ligado para depois virar à direita como poderá o condutor ultrapassado entender a sua intenção de virar?

Aliás mesmo ultrapassando viaturas da BT nunca utilizo tal sinalização e nunca me colocaram qualquer questão, porque julgo estar a cumprir a lei.
Responder com Quote