Ver Resposta Única
  #1  
Antigo 26-06-2013, 11:40
Avatar de Ace
Ace Ace está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 7.525
Padrão A Porsche nas 24 horas de le Mans. De 1951 aos nossos dias

Na esperança de me redimir de alguns pecados que, parece, tenho cometido contra a Santa Madre, o Diácono resolveu aplicar-me esta penitencia.

Assim, aqui vai uma lista (revista, aumentada e ilustrada) das vitórias alcançadas pela Porsche nas 24 Horas de le Mans.

Está razoavelmente incompleta e poderia integrar outros detalhes importantes mas, como só me fui lembrando deles à medida que o trabalho avançava, ficarão para uma próxima edição.

Deixo, para quem quiser, discorrer sobre a evolução dos regulamentos da prova e as respectivas classes, categorias ou grupos. Faço apenas referencia aos INDEX (ou indices) e afins que, por serem relativamente pouco conhecidos merecem uma curta explicação:


Coupe Biennale (1924 a 1961) Atribuída pelo conjunto de resultados em dois anos consecutivos.

l’indice de performance, Calculado em função da distância percorrida em relação à cilindrada (1926 a 1972)

l’Indice au Rendement Energétique (1959 a 1974). Calculado em função do peso, média horária e consumo.
Classement général à la consommation e Classement général combiné-índice+consumo (1975)
classement général à l’efficacité énergétique (1977 a 1988 )
classement Ecoénergie (1989 a 1992)
Michelin Energy Endurance Challenge*(2007/08 )
Michelin Green X Challenge (2009>)


PS: Aqui devia haver um índice de forma a facilitar a consulta. Como o fórum não está em estado de o permitir, fiquem sabendo que cada página corresponde a uma década (50-pag 1, 60 - pag 2, etc)


PPS: Espero que gostem e não se inibam de apontar qualquer eventual correcção
__________________
“The 3.2 litre engine is the best that Porsche ever made” Walter Röhrl
Responder com Quote