Ver Resposta Única
  #12  
Antigo 04-01-2009, 11:19
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.234
Padrão Re: PENSAMENTOS DO PROVEDOR

Citação:
Tópico Aberto originalmente por nineeleven_turbo
Faço uma vènia a Sua Eminencia pela análise, no entanto discordo neste último parágrafo.

Um povo que faz uma revolução com cravos!!!!!!!!!!!.....hummmm, não há tiros, não há mortes, não há sangue,....hummmm.

Não sei, mas parece-me demasiado mole, brando, passivo, ...enfim,...tugas.

Enquanto fomos governados por descendentes de um Francês rebelde que bateu na mãe, ainda fomos um povo valente.
Na realidade a Revolução dos Cravos que tu ouves contar umas histórias, foi feita como que uma reevindicação salarial dos capitães.

"Nós que temos o poder das armas porque não..."´

É claro que, e porque muita coisa não estava bem, aproveitou-se para as corrigir.

Só que volvidos estes anos, constatamos que os ganhos foram menor que as perdas, o que de certa forma quer dizer que não faz sentido ter liberdade sem ter segurança e bem estar social.

É um pouco como o anúncio da Pirelli: - "Power is nothing without control".

Quanto à brandura, é uma consequência da ausência de guerras. Lembram-te que nos anos 40. para além de uma ou outra privação de bens alimentares, não soubemos o que era uma Guerra Mundial, ou que é pior, uma Guerra Cívil (como Espanha).

Quanto à descedência do tipo que batia na mãe, e de sermos valentes, deixa-me dizer-te que em rigor histórico, não é bem assim...

Na realidade a nossa valentia esteve sempre associada à necessidade de obter dinheiro (muito) de uma forma fácil. Os Descobrimentos e tudo o que do génenro se passou, tem muito a ver com isso.

Há duas coisas que nos ensinaram na escola que não correspondem exactamente à verdade:

1 - Essa valentia e vontade de dar novos mundos ao mundo...

2 - Que a Monarquia era uma coisa fora de moda, obsoleta...

Nem uma nem outra correspondem exactamente à verdade.

Claro que não quero dizer, que os Portugueses não têm qualidades. Têm-nas, boas e únicas.

Basta viajares um pouco pelas ex-colónias para perceberes isso...

Essas qualidades são, em minha opinião:

- Trabalhadores e sérios (especialmente os que emigraram. Os que não tinham essa qualidade ficaram cá para nos governar).

- Em matéria de colonialismo fomos os melhores. Basta viajares para perceberes que Franceses Ingleses e até os Espanhóis, são muito menos queridos que que nós pelos ex-colonos.

Talvez um dia o Provedor escreva sobre isso...
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche