Lehrenkrauscafe Forums

Lehrenkrauscafe Forums (https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/index.php)
-   LOUNGE (OFF-TOPIC) (https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/forumdisplay.php?f=15)
-   -   Fenómenos da Natureza (https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/showthread.php?t=2566)

Diácono Luís 15-03-2010 23:23

Fenómenos da Natureza
 
Tal como Madeira foi assolada por um fenómeno da natureza, outros há que são deveras impressionantes.

Este chama-se Landslide, ou deslizamento de terras. Uma avalanche de terra...



trovisqueira 16-03-2010 8:22

Na Sicilia, impressionante

Ace 16-03-2010 10:24

Este "fenomeno" tem o dom de me incomodar periodicamente. Já faz 15 dias que não posso entrar em Santarém pela estrada nacional 114, devido ao desmoronamento das barreiras...

não achei piada nenhuma quando soube que tinha sido cortada pouco tempo depois de por lá ter passado... :whew:
(não divulguem pf pois, como ia de Porsche, ainda me podem acusar de ter sido o causador do deslizamento)


Coisas do quotidiano. Tal como as cheias |-)

Diácono Luís 16-03-2010 23:44

Bom video Trovisqueira.

Desconhecia. Obrigado pela partilha.

Ace isto é bem pior do que cair uma barreira... é uma montanha a deslizar como se tratasse de lava de um vulcão...

É tenebroso...

Diácono Luís 17-03-2010 21:42

A Natureza também nos traz coisas verdadeiramente curiosas do Mundo Animal, como esta...


Diácono Luís 19-03-2010 23:55

Hoje é dia de contar a história de uma foto...


Diácono Luís 28-03-2010 15:43

1 Ficheiro(s) Anexo(s)

Ontem fui eu que vivi o fenómeno da Natureza na primeira pessoa.

Desde já adianto que dispensava a honra.

Este é o primeiro sismo com alguma intensidade que vivi na idade adulta.

Lembro-me antes da maioridade de dois, sendo que um ocorrido em Fevereiro de 1969 (a) me ficou na memória!

Esse para além de violento, teve uma duração entre 30 segundos e 90 segundos.

Para terem uma ideia, a minha mãe acordou-me, descemos as escadas do primeiro andar ao R/C, abrimos a porta da rua - sempre com a terra a tremer.

Este sismo de ontem foi menor em intensidade, e quanto a duração não creio ter passado os dois segundos. Foi uma sacudidela...

Eu estava em Estremoz num restaurante, sente-se um rimbombar vindo debaixo, que cresceu, e quando estava no pico mais alto dá-se as sacudidelas. Depois desapareceu decrescendo. Desde o principio ao fim não durou mais que 6/8 segundos...

Minha mulher estava no campo, a cerca de meia-dúzia de Kms. do epicentro, e aquilo que descreve (estando na rua) foi um estrondo violento seguido de imediato da vibração.

Mis alguém desta casa o sentiu?

(a) da Wikipédia
O Sismo de 1969 foi um abalo telúrico ocorrido em 28 de Fevereiro de 1969 e que atingiu a região de Lisboa e sul do país, sendo o último grande sismo a ocorrer em Portugal Continental.
O facto de Portugal se encontrar perto da fronteira entre duas placas tectónicas, a Africana e a Euroasiática, torna-o vulnerável aos movimentos destas placas.
Com uma magnitude estimada entre 6,5 e 7,5(valor apontado MW=7,3) foi todavia uma ordem de grandeza inferior à do terramoto de 1755, tendo provocado um pequeno maremoto sem provocar danos materiais.[1].
Os estudos efectuados situaram o epicentro deste sismo perto do Banco de Gorringe, localizado aproximadamente a 200 km a sudoeste do Cabo de S. Vicente.

http://ww1.rtp.pt/wportal/acessibili...=3&tvprog=1103

Diácono Luís 29-03-2010 19:36

No seguimento do Post anterior, e uma vez que o sismo ocorreu perto de minha terra de origem, recebi de um amigo meu um e-mail que divulgo:

Caro Diácono, segue este LINK:

http://www.emsc-csem.org/index.php?p...tail&id=162327


Carrega no separador Maps e no ultimo que é o da Google maps view, no canto superior esquerdo vai aumentando o tamamho do mapa com + e - . Com a ajuda do rato vai centrando o ponto vermelho.
Vais ver que o sismo aconteceu entre Vale de Maceiras e Santo Amaro, na zona de um PIVOT DE REGA.
Bem perto da nossa terra. Só a 10 km. Parece-me que a zona se chama BARRO NEGRO.

9eleven 29-03-2010 23:21

Sua eminência, fico contente que o sismo tenha passado sem problemas de maior.

Este é um assunto que me preocupa consideravelmente.

Há uns anos atrás realizei uns projectos de umas habitações. O cálculo da estrutura de betão armado foi realizado tendo em conta as forças sísmicas. Coisa que já vem sendo prática desde há uns 10 a 12 anos, facilitando muito para isso, o software disponível para o efeito. É algo que eu aconselho vivamente.

Se estiverem a pensar fazer uma obra em breve, pensem sempre em betão armado. É importantíssimo. Nem que seja uma simples garagem onde guardamos os nossos tesouros, ou um muro de suporte de terras. Por vezes para poupar uns milhares de euros, nega-se à segurança e à estabilidade da estrutura a construir.

Vou contar uma história relacionada com um dos projectos que realizei. O projecto constava de uma habitação e garagem. A garagem encontrava-se a uma cota inferior à casa e a uma distância de aproximadamente 10 metros. Depois da garagem encontrava-se o limite do terreno. Depois do limite do terreno havia uma muro de suporte de terras que ficava a cerca de 1.5 m da garagem e tinha uma altura variável com uma média de 3 metros. Na altura da execução do projecto, o dono da obra não queria betão armado na garagem. Queria fazer uma construção tradicional de paredes de blocos e uma lage em cima. Coisa a que eu me opus, dizendo que quem assinava o termo de responsabilidade era eu. Caso el não quisesse em betão armado, eu não assinaria o termo de responsabilidade. O dono da obra cedeu e fez em betão depois da minha insistência.

Isto foi no Inverno muito chuvoso de 2006. Tinha a garagem uns meses de existência. O que aconteceu foi que a agua da chuva foi-se entranhando no interior do muro, que deveria ter uns 30 anos de existência, e fez com que o muro viesse abaixo. Tal como podem ver nas fotos em anexo, uma das sapatas da garagem ficou suspensa. Sim, ficou completamente desapoiada. Mas a interligação das várias partes da estrutura de betão, fizeram com que toda a estructura suportasse entre si os esforços, garantindo a estabilidade. Esta é a verdadeira vantagem do betão armado. A estrutura move-se em vários sentidos e nem sempre ocorre a deformação. O muro foi reconstruído e a garagem actualmente tem umas fissuras pequenas nas paredes que quase não se notam.

Agora pergunto: qual seria o resultado se eu não tivesse insistido no betão armado?

Resposta: tinha vindo tudo abaixo. Um Renault clio, uma citroen berlingo e um Triumph 2000 dos anos 60 destruídos. Não valeu a pena mais uns 2 ou 3 mil euros na garagem? Para além que podia apanhar alguém dentro da garagem no momento da ruptura.

Com os sismos o que acontece é que as forças são transmitidas horizontalmente à estrutura. Faz mesmo com que a estrutura se mova no sentido do sismo e lhe provoque movimentos definidos com uma determinada frequência. Se a estrutura estiver bem executada temos fortes possibilidades de que a estrutura aguente sem danos o sismo. Ou caso a estrutura no final do sismo se apresente danificada, que pelo menos dê o devido tempo às pessoas que supostamente estejam dentro dela, para que possam sair em segurança. Está claro que quanto mais rigor houver na construção, mais probabilidade temos a que resista a um sismo de escala superior. Ou quem diz a um sismo, pode dizer a vários fenómenos da natureza. No caso que referi do muro não foi um sismo.

Bom espero que as estruturas das nossas casas nunca tenham muito trabalho nesta matéria e que se mantenham sossegadas durante largos anos.

http://i61.servimg.com/u/f61/11/91/58/89/dsc_0010.jpg

http://i61.servimg.com/u/f61/11/91/58/89/dsc_0011.jpg

Diácono Luís 29-03-2010 23:34

Grande história 9eleven


Horários baseados na GMT. Agora são 7:56.

Powered by: vBulletin v3.8.4 Translated by Jab's & fparker
Revision by beduino
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.