PDA

Vizualizar Versão Completa : Dúvida...


jony flatsix
05-02-2009, 14:57
Aquando do lançamento do 996 3.4 carrera veio á baila os ditos problemas do motor 3.4.

Sei que esses problemas foram resolvidos depois com a versão 3.6.

A minha dúvida é se após a descoberta dos problemas as versões dos anos seguintes foram melhoradas (3.4 na mesma).

Neste caso versões de 2000/2001...

Já agora quais foram as diferenças do 3.4 para o 3.6? Muito significativas?

nineeleven_turbo
05-02-2009, 21:36
Aquando do lançamento do 996 3.4 carrera veio á baila os ditos problemas do motor 3.4.

Sei que esses problemas foram resolvidos depois com a versão 3.6.

A minha dúvida é se após a descoberta dos problemas as versões dos anos seguintes foram melhoradas (3.4 na mesma).


Que eu saiba não, alias a versão 3.6 veio para colmatar esse problema, no entanto penso que há relatos dos mesmos problemas nas versões 3.6, inclusivé no 997, só que desta vez a incidência é claramente menor.

José Aguiar
05-02-2009, 21:53
Já agora q tipo de problemas???? Falta de agua???? :lol:

Agora mais a sério :!: , já ouvi falar.... mas nada em concreto!!!!!!! Qual é afinal o problema que atormenta os 996 e 997?

bg2
05-02-2009, 22:12
Já agora q tipo de problemas???? Falta de agua???? :lol:

Agora mais a sério :!: , já ouvi falar.... mas nada em concreto!!!!!!! Qual é afinal o problema que atormenta os 996 e 997?


perda de oleo por uma junta de borracha.

segundo a Porsche so foi completamente corrigido no 997 MK2

foi rápido, demorou 10 anos :devil:


nos 3.4l também existiam muitoas casos de motores partidos.


cumprimentos

MRS
05-02-2009, 22:21
Rennlist Fórum tem essas situações todas.

É uma questão de se perder um pouco de tempo.

O Pure 911 sabe isso tudo,mas está longe e tem pouco tempo.

MRS

nineeleven_turbo
05-02-2009, 22:28
Já agora q tipo de problemas???? Falta de agua???? :lol:

Agora mais a sério :!: , já ouvi falar.... mas nada em concreto!!!!!!! Qual é afinal o problema que atormenta os 996 e 997?

A mim não me atormenta nenhum 8)

9eleven
06-02-2009, 11:22
Infelizmente há muita informação sobre esse problema. Basta fazer uma pesquisa na net por RMS (Rear Main Seal). Era um problema de uma junta que não teve um desenho muito feliz. Está algures entre o motor e a caixa de velocidades. Esta junta deteriorava-se e o oleo perdia-se . O grande mal é que não havia aviso prévio. Alguns proprietários ainda tiveram sorte, pois conseguiram descobrir a fuga a tempo de ser reparada. O mal foi de quem viu o seu motor "partido" por este problema e a garantia tinha acabado.

Esse problema afecta não só os 996, mas também os 997. A incidência maior foi nos 3.4. Mas nem os 3.6 se safaram. Somente os turbos e GT3 é que não foram afectados pois tem um bloco diferente de carter seco.

Diácono Luís
06-02-2009, 17:21
Nada melhor que um artigo sobre o assunto

Drake
06-02-2009, 18:24
ao que julgo saber as garantias para este tipo de situação funcionaram muito para além do seu termo, desde que o carro tivesse o plano de manutenção todo realizado e em Centros Oficiais Porsche.

pbserra
06-02-2009, 18:57
Penso que o antigo dono do meu deve ter tido um problema destes já que quando comprei o carro ele tinha motor novinho, a minha esperança é que isso tenha sido resolvido.

Ace
06-02-2009, 21:04
Outro problema referenciado e bem mais grave é este:

Diácono Luís
06-02-2009, 22:57
Outro problema referenciado e bem mais grave é este:

Bem... temos um amigo que não se inscreveu neste fórum por falta de tempo que não gostava nada deste tipo de conversa...

Falando sério: - Cobheço modelos com o motor 3,4 que são bastante puxados e não tieram qualquer tipo de problemas.

Também tenhp um amio que comprou o carro há pouco tempo, usado, e já o deixou a pé duas vezes.

Por fim o motor teve problemas e teve que ser reparado.

Como o comprou num concessionário Porsche ao abrigo da garantia de re-estreio, eles assumiram.

A vantagem de comprar no oficial...

tomix
07-02-2009, 15:21
Outro problema referenciado e bem mais grave é este:

A vantagem de comprar no oficial...

Que foi o meu caso. Conforme referi na minha apresentação, o meu 997, comprado com 11.000 km, aos 20.000 deixou-me apeado. Solução: susbstituição do motor, sem custos uma vez que estava ao abrigo da garantia de re-estreio. Se tivesse comprado noutra circunstância teria sido uma situação ainda mais desagradável.

jorge
07-02-2009, 15:27
pois e´...o que nao falta sao artigos sobre o RMS e outros problemas...
mas muito honestamente, ja fui um daqueles que apontei o dedo inumeras vezes aos problemas dos boxster 2.5&2.7 , 911 3.4 , 3.6 etc etc ...desde a fiabilidade dos blocos às suas nitidas faltas de qualidade face por ex aos 911 turbo ou GT3 e afins ... ;(

Porem, ainda recentemente vi um 997 C2S com várias valvulas partidas ! ....
ou seja cada vez me convenço mais que ( embora haja realmente casos de problemas de fabrico ) o historico do carro e o perfil dos seus condutores ,diz mais sobre o estado e problemas futuros que tudo o resto... :wasntme:

Assim o meu conselho neste momento é só um , se for um exemplar bem conservado, de alguem que aparentemente saiba usar e cuidar do mesmo...vale sempre a pena! Seja ele um 3.4 ou 3.6 ou boxster :geek:

Diácono Luís
07-02-2009, 16:53
Teoricamente os problemas de fiabilidade podem aumentar.

Se por um lado as mãquinas estão cada vez mais perfeitas, evitando os erros humanos, também é verdade que todo aquele controlo artesanal, desapareceu.

Hoje em dia os controlos de qualidade da Porsche não são muito diferentes dos da VW. Para o bem e para o mal.

Em 2007 havia política de um "homem um motor" Em Agosto de 2008 foi inaugurada uma nova linha de montagem de motores, em que as máquinas fazem tudo...

Pior que isso a meu ver, ou seja a parte má, é o facto dos testes.

Enquanto que antigamente eram testados a quente num banco, hoje são-nos a frio.

Se a isto acrescentarmos que antigamente os carros eram entregues aos clientes com 30/35 Kms. de testes de estrada, e hoje não, facilmente se conclui o que eu quero dizer.

Claramente na Porsche "o luxo está a perder o brilho".

É pois de admitir mais rigor na montagem e menos nos testes. Tudo isto por uma questão de economia e redução de custos.

Não tenho a mínima dúvida que os motores que se irão substituir, custarão bastante menos que todos os testes que eram feitos.

A frase "A qualidade não tem reparação", uma frase muito cara à Porsche e até emblemática está a perder o sentido.

Aliás sobre esta frase voltarei um dia nos pensamentos do provedor...

jony flatsix
07-02-2009, 19:46
Obrigado pessoal! :)

Sempre um poço de informação disponível!! :P

Tiago
11-04-2009, 3:39
Outro problema foi o "porous issue". Isto dava-se pela fraca qualidade das soldaduras do bloco que abriam fissuram entre os canais de água e óleo levando depois a mistura destes dois líquidos. Este problema não se deu somente nos motores 3.4cc mas em todos os primeiros motores arrefecidos a água, incluido as motorizações do boxster. Infelizmente fui um dos premiados com o meu Boxster S. Este problema foi resolvido quando apareceram os 3.6cc (2002).

pedro2cv
11-04-2009, 4:36
Outro problema foi o "porous issue". Isto dava-se pela fraca qualidade das soldaduras do bloco que abriam fissuram entre os canais de água e óleo levando depois a mistura destes dois líquidos. Este problema não se deu somente nos motores 3.4cc mas em todos os primeiros motores arrefecidos a água, incluido as motorizações do boxster. Infelizmente fui um dos premiados com o meu Boxster S. Este problema foi resolvido quando apareceram os 3.6cc (2002).

E que consequencias é que trouxeram esses problemas no Boxster??

:hai:

Tiago
11-04-2009, 10:50
E que consequencias é que trouxeram esses problemas no Boxster??

:hai:
Uma vez que as fissuras dão-se dentro dos canais de lubrificação/arrefecimento bloco, é praticamente impossível a sua reparação. A solução foi substituição por motor reconstruído, que veêm com novos colectores de escape. Ainda hoje os tenho na garagem a ganhar pó, pois na altura tinha os colectores "equal lenght" da TTP, se alguem estiver interessado nos colectores de um Boxster S (3.2cc)... nunca foram usados. Também teve que ser feita uma lavagem ao sistema de água porque no meu caso foi o óleo que entrou no circuito da água. Houve casos em que aconteceu o contrario. Dependia se no local onde apareciam as fissuras tinha maior pressão o circuito de óleo ou de água. A reparação foi feita no Centro Porsche de Lisboa e naquela altura (1º trimestre de 2002) este problema estava mais que identificado pela Porsche AG. O Centro de Lisboa também já tinha reparado Boxsters (incluindo o 2.5) e Carreras devido a este problema.

MRS
11-04-2009, 14:14
Permitam-me uma correção técnica:onde está escrito "soldaduras do bloco" deve ler-se"fundição do bloco".

MRS

Diácono Luís
11-04-2009, 14:34
Permitam-me uma correção técnica:onde está escrito "soldaduras do bloco" deve ler-se"fundição do bloco".

MRS

Bem corrigido...

Tiago
11-04-2009, 18:07
Obrigado pela correção :P

JCB_XX
03-02-2014, 18:28
Não sou entendido de mecânica, contudo posso afirmar que há motores 3.4 diferentes. Não sei elencar todas as diferenças, mas têm diferenças tais como materiais usados no ims (uns têm guias de plástico e outros de metal), injecção (uns têm acelerador de cabo e outros já é sem fio), entre outras. Aliás, as duas gerações de motores não são 100% compativeis. Por exemplo as tampas laterais não 100% iguais.

Digo isto porque vi reconstruirem um motor a partir de 2.