PDA

Vizualizar Versão Completa : Porsche Boxster 986


Prsch
14-10-2014, 18:04
A todos os membros deste fórum, muito boa tarde.

Estando em pleno processo de recolha e análise de informação, dada a grande vontade de adquirir um Boxster 986, tenho-me informado ao máximo sobre o modelo em questão. Consequentemente, tenho lido bastantes histórias assustadoras relativamente ao risco de problemas no IMS/RMS!

Pelo que consegui perceber, e sem entrar em detalhes técnicos (há teorias que relacionam os anos de construção, o local de montagem dos motores, a tipologia de condução, etc), a taxa de ocorrência da falha deste componente nos motores com a designação M96/ M97 não é desprezível, e, não sendo directamente detectável, poderá levar à necessidade de uma reconstrução do motor ou à sua substituição.

Será que me podiam ajudar a perceber um pouco melhor o impacto deste problema? Já ocorreu com algum de vocês, implicou reparações onerosas?

Cumprimentos a todos

zico
14-10-2014, 22:45
Escreve-se realmente sobre o assunto, mas confesso que nunca conheci ninguém que o tivesse (que me lembre). Claro que as versões de saída por regra são as que estão sujeitas a darem mais problemas - problemas que posteriormente são corrigidos pela marca. Tal como aconteceu com o célebre motor 3.4 da primeira geração do 996.
De qualquer modo, acho que é perfeitamente possível encontrar-se no mercado dos usados um 986 posterior à versão original (96/97) pelo mesmo preço. Em minha opinião acho que devia procurar um posterior a 2000. Até pela capota que é reforçada no interior com isolamento térmico. Parabéns pela escolha - não há no mercado nenhum automóvel com melhor relação preço-qualidade.

zico
14-10-2014, 22:50
Sobre o problema em concreto do IMS o Jorge pode dar umas dicas.

jorge
14-10-2014, 22:58
O boxster 986(seja que versão for) é um carro fantástico tem é de ser bem mantido...e isso sim é o mais importante
Quanto ao resto, a teoria do "multiplica por 100" tem destas coisas...:mm:
Então com o advento da internet , forums , redes socias e afins...enfim.
Compre um em bom estado, de um proprietário zeloso, que é tão fiável como todos os outros automóveis que por aí andam.

Dos vários membros do fórum, mesmo os que tem os iniciais 2.5L, não conheci nenhum que tenha partido o bloco do Boxster.
Já 996 3.4 conheci 3 que partiram o bloco, mas coincidência ou não , não foi pelo RMS/IMS etc ...:!:

É obvio e válido para qualquer veículo/marca que o ano de lançamento é sempre mais problemático, mas isso é comum a todos.

Resumindo , se quer um motor "melhor" e mais redondo e evoluído em termos de prestações compre os 2.7L ( a partir de 99/2000 como foi indicado) ou se o orçamento permitir o fantástico 3.2L da versão S :up:. Qualquer um destes blocos já tem muitos pequenos melhoramentos que assim o deixarão mais descansado...

ab
JP

bg2
14-10-2014, 23:06
com os kms que estes carros vão tendo, mais importante que o IMS é uma correcta manutenção.

jorge
14-10-2014, 23:09
com os kms que estes carros vão tendo, mais importante que o IMS é uma correcta manutenção.

Exacto.
Aos preços que eles estão agora, estou convencido que um 986 2.7L em óptimo estado por tipo 15K euros é uma aposta segura.
O problema é que quem compra vai atras do preço mais baixo no imediato , e logo a seguir a conta pode disparar vertiginosamente ....:!:

pedro2cv
15-10-2014, 14:13
No Verão de 2008, quando conheci o Zico, o Jorge e outros membros cá do forum, uma das minhas maiores preocupações era precisamente a publicitada falta de fiabilidade do Boxster (logo o meu, que é precisamente um dos primeiros 2.5!!!), ao ponto de ter ponderado vender o carro, precisamente pelo medo das avarias que a IMS, RMS, etc pudessem trazer...

Pois passados quase 60000kms, o Boxster é o carro que mais pena tenho por ter que vender (mas para mim, os 2 lugares já não chegam), não só pelas qualidades de condução do carro (o motor, mesmo sendo o mais fraco, não acho que faça grande diferença em termos de performance para o 2.7) mas também pela qualidade percebida e pela sua fiabilidade à prova de bala do carro (ao nível dos Mercedes, mas dos bons, daqueles contemporâneos do Boxster :grin: )

Tudo bem que a correcta manutenção ajuda muito a que um carro dure muito mais tempo sem problemas, mas a verdade é que, no meu caso - apesar de fazer todas as revisões anuais por volta dos 10000 em vez dos 20000 - é um carro que nunca deu um único problema (como costumo dizer, ao longo de todo este tempo, nem uma lampada fundiu!!) e que ainda hoje parece novo (pelo menos muito actual em termos de mercado)...

Tal como o Jorge, tb acho que a melhor escolha passa por um carro que tenha registo de manutenção e que esteja em bom estado, em vez daqueles mais baratos (e já tenho visto Boxster's a 8000€!!! mas que fazem dó pelo estado em que estão...) e se possível, com a capota de vidro (pós 2000) por ser de facto uma vantagem a nível de conforto e isolamento térmico e acústico...

Não tenho a mínima dúvida em afirmar, como disse o Zico, que este carro é actualmente uma excelente compra, com a melhor relação qualidade/preço do mercado, e que, desde que bem escolhido e mantido, será um carro para agradar durante muitos anos sem problemas de maior...


8)

Prsch
17-10-2014, 14:49
Meus caros,


É muito útil ter, nestas alturas, conselhos de quem sabe quais são (ou não) os verdadeiros problemas a ter em consideração!

Muito obrigado pela resposta.

Edgar Domingues
20-10-2014, 22:41
Muito se fala de IMS E RMS.
Antes de mais uma coisa é diferente da outra. IMS Bearing é o rolamento da distribuição. Vá-se lá saber porque a Porsche optou por um rolamento selado com lubrificação propria. Quando o selo se detiora, perde-se a lubrificação, o rolamento "gripa", a distribuição deixa de funcionar e o motor Kaput.
Porquê? Há teorias para todos os gostos, carros que fazem poucos km, manutenções tardias, defeito de fabrico etc. A verdade é que acontece, apesar de eu não conhecer nenhum caso. Mas como já disseram acima acontece numa pequena percentagem de casos. Mudar o rolamento (retrofit kit" é caro) não significa que ao fim de 5000km não tenhamos o rolamento gripado.
Só tomei conhecimento deste problema nos 986 já depois de comprar o meu. Confesso que andei preocupado uns tempos. Principalmente quando um dia vi uma poça de óleo debaixo do carro. O que era? Afinal apenas e só o RMS seal ou o mesmo que o retentor da cambota a precisar de ser substituído. Peça barata mas mão de obra imensa. Transmissão retirada, o mesmo com a embraiagem. Neste ponto é visível o mítico Ims Bearing. Perguntei na oficina (vicencar) como estava este rolamento. Foi visto estava impecável. (160000km) acabei apenas por colocar o retentor, aproveitei a mão de obra e levou o kit da embraiagem.
Agora já nem ligo para esse problema. Faço Km que me farto, sempre acima das 2500 rpm e assim é que deve ser. Óleo e filtro de 10000 em 10000 ou no mínimo anualmente. E agora confesso, se soubesse deste problema antes, teria comprado na mesma o meu 2.7. O prazer que me proporciona é superior a tudo o resto.
Resumindo se estás a pensar em comprar, não penses muito nisso, senão nunca compras.
Boa sorte
Abraco

Vesete
21-10-2014, 10:50
Depois dos excelentes posts já feitos, não haverá muito mais a dizer.

Eu também tive um 2,5 durante 4 anos e meio, sem qualquer tipo de problema e com uma utilização diversificada (embora não diária) desde viagens, idas às compras, passando por uma ou outra incursão em pista.

Deixou saudades e o meu estava muito bom.

A única coisa menos comum que precisou neste período foram 2 baterias, mas como não era raro estar uma semana seguida sem andar, creio que se justifica.

jorge
21-10-2014, 13:04
Muito se fala de IMS E RMS.
.....Agora já nem ligo para esse problema. Faço Km que me farto, sempre acima das 2500 rpm e assim é que deve ser. Óleo e filtro de 10000 em 10000 ou no mínimo anualmente. E agora confesso, se soubesse deste problema antes, teria comprado na mesma o meu 2.7. O prazer que me proporciona é superior a tudo o resto.
Resumindo se estás a pensar em comprar, não penses muito nisso, senão nunca compras.
Boa sorte
Abraco

assim é que é falar :clap:

está tudo dito :up: