PDA

Vizualizar Versão Completa : Inspecção periódica obrigatória


nokia2007
31-08-2012, 22:21
Boa noite

Tenho uma questão que talvez os membros do forum possam esclarecer, caso uma viatura chumbe na IPO de um determinado centro, poderá levar a viatura a outro centro quer para ser revista como se da primeira vez se tratasse ou em caso de segunda visita após resolução dos problemas detectados na primeira inspecção?

Outra questão, existe algum tipo de revisão que façam antes de levarem as vossas viaturas à IPO (caseira ou oficina)?

Pode parecer ridiculo mas nunca levei nenhuma viatura a uma IPO porque nunca tive um carro mais de 4 anos, a não ser o P996 que adquiri no ano passado de 2001.

Obrigado

Edit: minto, já tive com mais de 4 anos mas era o meu pai que o levava. O carro era tecnicamente dele apesar de ter sido eu a utiliza-lo :), bons tempos.

bg2
31-08-2012, 22:54
não podes. se um carro chumba, isso conta em todos os centros de inspecções

Diácono Luís
31-08-2012, 23:00
Primeira questão:

O facto de um carro ser reprovado numa inspecção, não quer dizer que tenha que ir ao mesmo. Todavia há uma base de dados que fica dispon
ivel a todos os Centros e GNR o assunto. Ou seja: - Aparecer como se fosse a primeira vez é impossível.

Por outro lado em cada inspecção tem que ser apresentado o docimento da anterior... logo...

A maior parte das oficinas de alguma qualidade têm equipamentos que lhes permitem fazer aquilo que chamam uma pré-inspecção.

Eu faço o seguinte; - Faço coincidir a inspecção com uma revisão. Então a oficina faz-me o favor (e eu pago sem dúvida) de levar o carro à inspecção.

Antes de ir, eles verificam tudo, e se por acao algo grave estiver mal, eles corrigem e voltam à inspecção...

Não se ajudou... mas é o qe sei, e o qe faço...

tex
01-09-2012, 7:46
Para responder a estes e outros assuntos a pessoa que conheço mais habilitada é o Paulatinamente.
Tem sido por intermédio dele que tenho feito as IPO,s, porque sei que é mais minucioso, diz-me como estão e se houver algo menos bem para corrigir.

P.S. Sem cunhas! :!:

MRS
01-09-2012, 8:40
Re-inspecção custa +- 6 € e inspecção nova +- 28€ .

Penso que se pode fazer a re-inspecção em qualquer centro , ainda que como se tem que levar o papel avermelhado , eles vão ver sempre as deficiências que levaram ao chumbo .

Apesar de tudo e a menos que haja incompatibilidades é sempre melhor voltar ao centro original .

MRS

arqfod
01-09-2012, 10:02
:nerd::nerd::nerd::nerd::nerd::nerd:

Os carros é claro!!! O que há a fazer é óbvio, é tratar bem deles!!!
Assim as passagens no IPO são sempre garantidas!!

:-D:-D:-D:-D:-D:-D

nokia2007
01-09-2012, 10:40
:nerd::nerd::nerd::nerd::nerd::nerd:

Os carros é claro!!! O que há a fazer é óbvio, é tratar bem deles!!!
Assim as passagens no IPO são sempre garantidas!!

:-D:-D:-D:-D:-D:-D

Já li e ouvi diversas historias em centros..... que já nao digo nada.
Obrigado desde já pelo esclarecimento que fizeram.

bg2
01-09-2012, 11:38
dado que a inspecção é relativamente barata, eu não pago nada antes de a fazer.

se chumbar, logo se resolve. sai mais barato

até já fiz isso para saber o que arranjar em alguns carros antigos

Diácono Luís
02-09-2012, 10:36
Uma das coisas que vor vezes acontece, e que é um bocado caricata, é o facto de alguns carros ter que ser alinhados para passar na inspecção, e de seguida voltam ao alinhamento para os colocar como deve ser (para o carro).

Quem nos Porsche mais antigos usa o carro fechado de frente, tem que frequentemente ter esta despesa, que onera a inspecção.

Não se percebe muito bem porque é que as tolerâncias de fábrica não são respeitadas na inspeccão...

nokia2007
04-09-2012, 16:56
Recem chegado da IPO a boa noticia é que passou tudo sem apontamentos.

Sobre a metodologia aplicada senti-me bastante constrangido visto que enquanto a minha IPO demorou 45 minutos, outras diversas viaturas passaram na "linha" em 15 minutos....com 35 graus na rua e o carro completamente parado rapidamente ficou com o ponteiro da temperatura como nunca o tinha visto, passando um pouquinho depois do mitico zero (0) no mostrador.

Durante estes 45 minutos tive 3 empregados a olharem para os pneus e eu sem saber porquê, no final, questionei-os sobre o que se passava ao qual me responderam que não encontravam o indice de carga nos 4 pneus...

Borracha não é comigo mas ter montado uns Pirelli P-zero n4 não me parece propriamente que sejam pneus dos chineses. Tentando na minha ignorancia compreender o que era o indice de carga fizeram-me a explicacao e pelo que percebi onde o pneu tem "n4" deveria ter o tal indice de carga. Tentei depois eu explicar o melhor que pude o que era o dito "n4" visto que já tinha lido sobre o assunto, e no final disseram-me que para o ano tinha de trazer um "papel" da porsche a confirmar que este modelo de pneu esta aprovado para aquele carro.....

As perguntas que eu faço são, terá sido o meu carro o primeiro a ter passado por lá com um pneu "n4"?, os meus pneus sao especiais e foram os unicos em que não têm o dito indice de carga marcado?

De resto tudo joia e só fiquei aborrecido pelo tempo que demorou, como às vezes digo, "nao quero ser beneficiado, mas tambem nao quero ser prejudicado".

Joao

P.S. - no caminho de regresso a casa nos meus pensamentos realizei que não me pediram para ver o triangulo do carro e colete.... Que ao que julgo saber é um dos pontos vistoriados. Acho que até li logo na recepção para tirar logo para fora para que o empregado os visse.