PDA

Vizualizar Versão Completa : Audi grupo b


Diácono Luís
24-12-2008, 21:26
Para aqueles que têm idade de se lembrar do Grupo B, deixo este video.

A primeira parte é um pouco chata, mas depois imaginem um carro deste nas classificativas de Sintra...

http://www.youtube.com/watch?v=1HT3EGc-n4Y&NR=1

901
25-12-2008, 17:23
mas depois imaginem um carro deste nas classificativas de Sintra...



Se calhar já tenho que recorrer à imaginação... mas vi ao vivo estes carros na Peninha e em S. Pedro. A loucura naquela época era tão grande, que a gente acotovelava-se nas bermas para estar na 1ª fila a 50cm da passagem do carro (até havia boxe...). Lembro-me perfeitamente da sensação do frio que a corrente de ar gerava com a passagem dos Sport Quattro, dos S4 ou dos 205T16. Quem é que convencia alguém, que era mais seguro estar na 2ª fila???
Todos queriam estar à frente dos da 1ª fila para ver os RS200... até que chegou um ano que deixaram de passar...

Quem é que guia? Walter R. ?

Diácono Luís
25-12-2008, 18:28
mas depois imaginem um carro deste nas classificativas de Sintra...



Se calhar já tenho que recorrer à imaginação... mas vi ao vivo estes carros na Peninha e em S. Pedro.Quem é que guia? Walter R. ?

Há dias, num passeio do Clube Porsche, eu e o Zico, fizemos o Troça de Sintra (Cabo da Roca, terminando em Sintra depois de descer a Rampa da Pena). E falámos nisso. Quando atravessáva-mos aquelas lombas cegas entre muros, e eu recordar-me do sítio onde ainda punhas rodas... a Curva da Pedra, a Curva dos Mayeres, etc. Disse-lhe "consegues imaginar isto?". A célebre noite de Sintra... discutida ao segundo, em que ganha o Alen, e o Mikkola fura por bater numa pedra...
Incrivel...

São coisas que ninguém com 30/40 anos algo vez possa imaginar que existiu.

Quanto ao piloto acho que o Stig Blomqvist...

901
25-12-2008, 19:54
Stig?
Acho que não, porque o filme é recente e o Stig nesta altura do campeonato não está assim tão "elegante" (como nós, Sua Eminência) nem com tanto cabelo... mas tal como o Rohrl, o Stig também fez coisas muito bonitas!

Diácono Luís
25-12-2008, 20:14
Stig?
Acho que não, porque o filme é recente e o Stig nesta altura do campeonato não está assim tão "elegante" (como nós, Sua Eminência) nem com tanto cabelo... mas tal como o Rohrl, o Stig também fez coisas muito bonitas!

O Walter é muito maior...

Ace
25-12-2008, 20:19
De costas ... parece o Rohrl

De qualquer forma, para recordar:


http://www.youtube.com/watch?v=WzcZDbJ9nCc


http://www.youtube.com/watch?v=_E2ZFJkMNB8



... e também para aqueles que não têm idade para recordar

Diácono Luís
25-12-2008, 20:47
Obrigado Ace pelos dois filmes.

O segundo transmite uma das imagens mais interessantes de sempre. Os Audi a andarem em asfalto com pneus de terra.

Depois trás as derradeiras imagens dos Grupo B em Portugal, ainda que pelo meio haja uns segundos que não pertence ao Rali de Portugal.

Foi muito bom recordar,,,

Drake
25-12-2008, 20:56
parece aquela ultima etapa do rai de Portugal salvo erro Relvas-Lousã ali perto de Tomar quando o Alen foi de Mercedes passar no troço antes e no final o helicoptero o levava de volta ao inicio para a passagem final.
Lembro que o Alen perdeu por muito pouco, mas perdeu. Salvo erro 1983

Diácono Luís
25-12-2008, 20:58
parece aquela ultima etapa do rai de Portugal salvo erro Relvas-Lousã ali perto de Tomar quando o Alen foi de Mercedes passar no troço antes e no final o helicoptero o levava de volta ao inicio para a passagem final.
Lembro que o Alen perdeu por muito pouco, mas perdeu. Salvo erro 1983

Não conhecia essa história...

Drake
25-12-2008, 21:12
parece aquela ultima etapa do rai de Portugal salvo erro Relvas-Lousã ali perto de Tomar quando o Alen foi de Mercedes passar no troço antes e no final o helicoptero o levava de volta ao inicio para a passagem final.
Lembro que o Alen perdeu por muito pouco, mas perdeu. Salvo erro 1983

Não conhecia essa história...

nem aquelas em que os outros 037, avançavam para a frente do Alen, penalizavam por avanço na entrada da classificativa e paravam 50mts à frente para que o Alen tivesse o troço todo limpinho sem pó dos carros que teoricamente deviam ir á frente dele?

Diácono Luís
25-12-2008, 21:25
parece aquela ultima etapa do rai de Portugal salvo erro Relvas-Lousã ali perto de Tomar quando o Alen foi de Mercedes passar no troço antes e no final o helicoptero o levava de volta ao inicio para a passagem final.
Lembro que o Alen perdeu por muito pouco, mas perdeu. Salvo erro 1983

Não conhecia essa história...

nem aquelas em que os outros 037, avançavam para a frente do Alen, penalizavam por avanço na entrada da classificativa e paravam 50mts à frente para que o Alen tivesse o troço todo limpinho sem pó dos carros que teoricamente deviam ir á frente dele?

Essa conhecia...

Ace
25-12-2008, 21:26
Mais 1 do Walter Rohl, em Portugal

http://www.youtube.com/watch?v=DbU4GZkt7ig

Apreciem...

Para os que não viveram a época, imaginem o que era fazer os 52Km de Arganil com estes carros

Drake
25-12-2008, 21:45
eu vi Arganil ainda com os Audi grandes e brancos. (Talvez ...80 ou 82 agora assim de repente), lembro-me dum gancho quase a chegar à Igreja que eu pensei que ele nao conseguisse fazer a curva, mas aquele fogute como chegou foi como curvou e desapareceu. parecia que ia em carris e que nem travou. impressionante. Grandes tempos para quem teve oportunidade de ver ao vivo.

Ace
25-12-2008, 22:03
eu vi Arganil ainda com os Audi grandes e brancos. (Talvez ...80 ou 82 agora assim de repente), lembro-me dum gancho quase a chegar à Igreja que eu pensei que ele nao conseguisse fazer a curva, mas aquele fogute como chegou foi como curvou e desapareceu. parecia que ia em carris e que nem travou. impressionante. Grandes tempos para quem teve oportunidade de ver ao vivo.

Provavelmente 83 com Mikkola, que furou no início, mudou a roda e fez o troço de "faca nos dentes"...

- iden, que saudade :whew:

Josef
26-12-2008, 8:24
[quote="Diácono Luís":1advcgq5]

mas depois imaginem um carro deste nas classificativas de Sintra...



Se calhar já tenho que recorrer à imaginação... mas vi ao vivo estes carros na Peninha e em S. Pedro.Quem é que guia? Walter R. ?

Há dias, num passeio do Clube Porsche, eu e o Zico, fizemos o Troça de Sintra (Cabo da Roca, terminando em Sintra depois de descer a Rampa da Pena). E falámos nisso. Quando atravessáva-mos aquelas lombas cegas entre muros, e eu recordar-me do sítio onde ainda punhas rodas... a Curva da Pedra, a Curva dos Mayeres, etc. Disse-lhe "consegues imaginar isto?". A célebre noite de Sintra... discutida ao segundo, em que ganha o Alen, e o Mikkola fura por bater numa pedra...
Incrivel...

São coisas que ninguém com 30/40 anos algo vez possa imaginar que existiu.

[/quote:1advcgq5]

Bom dia,
Nada melhor que imaginar as coisas é vive-las na primeira pessoa ao vivo e a cores, e ir ao RPH do ano que vem senti-las na pele.
Deixo aqui uma pequena ideia da minha experiência deste ano nesta prova (postado no fórum do Ferodo Queimado ainda a quente), só para aguçar o apetite.

“…com um bom equilíbrio do carro, travões a sério e tudo o que é santo a ajudar, ganhamos (empatados com mais três comparsas) uma das passagem de Sintra com 4 pontos e na outra fizemos 6 pontos (por avanço!!!???), tudo isto sem arriscar nada.”
“…e ao público nas PECs da Lagoa Azul e Sintra. Li num dos fóruns escrito por um dos presentes no publico que seriam mais de uma centena, mas asseguro-vos que bem mais que isso estava só no inicio da PEC na Penha Longa… e o publico estava de forma continua até ao corte para a Peninha (outro local fortemente povoado) continuando de forma mais disseminada até à Azóia, outro sitio onde estariam umas centenas de pessoas; depois vinha o inicio da PEC de Sintra que tinha também pessoas a assistir ao longo do percurso mas a cereja no topo do bolo era mesmo a Pena, com publico a assistir desde um pouco antes do corte do Castelo dos Mouros e ininterruptamente até Sintra, e posso assegurar-vos que se contabilizar as flashadas que levei nas ventas dará milhares de pessoas…”

E isto com um carro de "linha branca Italiana" com 1300cc e 100cv, agora imaginem de Porsche???

Abraço
JF 8)

P.S.: Estou fora do prazo de validade que o Diácono refere, 43 anos :D

diaboliquemotorsport
26-12-2008, 9:49
Stig?
Acho que não, porque o filme é recente e o Stig nesta altura do campeonato não está assim tão "elegante" (como nós, Sua Eminência) nem com tanto cabelo... mas tal como o Rohrl, o Stig também fez coisas muito bonitas!
Bom dia, vê-se logo no inicio do fime o Walter Rohrl a entrar para o carro.
Quanto ao Stig, reafirmo com toda a convicção o que o 901 diz, fez e continua a fazer coisas fantasticas....A ultima.... foi á Carrera Panaamericana deste ano, há um mez e pela primeira vez, e só ganhou os troços TODOS, menos um, e na companhia de uma senhora....Para 62 anos, nada mau.

zico
26-12-2008, 13:18
Há dias, num passeio do Clube Porsche, eu e o Zico, fizemos o Troça de Sintra (Cabo da Roca, terminando em Sintra depois de descer a Rampa da Pena). E falámos nisso. Quando atravessáva-mos aquelas lombas cegas entre muros, e eu recordar-me do sítio onde ainda punhas rodas... a Curva da Pedra, a Curva dos Mayeres, etc. Disse-lhe "consegues imaginar isto?". A célebre noite de Sintra... discutida ao segundo, em que ganha o Alen, e o Mikkola fura por bater numa pedra...
Incrivel...

Tenho isso em filme...vou ver se coloco aqui!

MRS
26-12-2008, 16:33
JF
É uma realidade que só nós, o JQ, o NR etc percebemos.Em passeio é o que se queira.
E à média de 60 como este ano em alguns sitios não é fácil.
Quanto ao nãoarriscar nada faço-me convidado para pendura para ver como é em Alfa.Eu no meu camion cheguei cá em baixo alagado em água.
MRS

MRS
26-12-2008, 17:16
Para o Drake:
Com todo o respeito peço licença para corrigir uma afirmação
sua:Relvas/Lousã não é ao pé de Tomar ,mas sim ao pé da Lousã, ou se preferir Coimbra.
O troço começava num lugar chamado Piscinas do Dr Bacalhau,médico de Coimbra que tinha ali uma quinta /hospital e terminava em Cacilhas, nas proximidades da Lousã.Este troço foi utilizado pela primeira vez no Rali da Rainha Santa de 1972,prova integrada no CNR.Nessa altura o Alfredo César Torres era concorrente ao Rainha Santa e dai ter utilizado posteriormente este troço,que incluia na primeira parte a subida desde Relvas até ao planalto da EN236 e dai até ao fim a tradicional descida do troço da Lousã.
Há muitos anos que lá não passo,mas penso que a subida desde Relvas continua sem estar alcatroada.
Cumprimentos.
MRS

Drake
26-12-2008, 17:55
Para o Drake:
Com todo o respeito peço licença para corrigir uma afirmação
sua:Relvas/Lousã não é ao pé de Tomar ,mas sim ao pé da Lousã, ou se preferir Coimbra.
O troço começava num lugar chamado Piscinas do Dr Bacalhau,médico de Coimbra que tinha ali uma quinta /hospital e terminava em Cacilhas, nas proximidades da Lousã.Este troço foi utilizado pela primeira vez no Rali da Rainha Santa de 1972,prova integrada no CNR.Nessa altura o Alfredo César Torres era concorrente ao Rainha Santa e dai ter utilizado posteriormente este troço,que incluia na primeira parte a subida desde Relvas até ao planalto da EN236 e dai até ao fim a tradicional descida do troço da Lousã.
Há muitos anos que lá não passo,mas penso que a subida desde Relvas continua sem estar alcatroada.
Cumprimentos.
MRS

Muito obrigado pelo esclarecimento e me tirar a duvida pois eu também tinha deixado o "salvo erro" para limitar essa possibilidade, pois como já foi há muitos anos e sinceramente nao me lembrava bem para que lados ficava, mas por alguma razão eu tinha anexado Tomar.

nineeleven_turbo
26-12-2008, 18:29
Eu tambem gostava de vos contar as minhas recordações, de quando ia com o meu pai acompanhar todo o rali de Portugal, mas ....como tinha 6 ou 7 anos, não me recordo de nadinha :)

Desmo
27-12-2008, 21:03
Um video que mostra com um QUATTRO Gr.B pode ser divertido.

http://es.youtube.com/watch?v=A0S_RLZAh8g&NR=1

Diácono Luís
27-12-2008, 21:40
Penso que este filme também +e muito interessante.

Uma curiosidade;

A última versão tinha um sistema de injecção de àgua nos travões para arrefeciemnto. Por volta do Min. 5 vê-se nitidamente uma saída de vapor de um dos discos.

http://www.youtube.com/watch?v=gR0WvEBFH_I&NR=1

Diácono Luís
27-12-2008, 21:48
E já agora um video do Stig no Col du Turini em testes...

Este video é o que melhor apresenta a parte mecânica do carro.

http://www.youtube.com/watch?v=pG_ImV-KBc4&NR=1

28-12-2008, 23:43
Stig?
Acho que não, porque o filme é recente e o Stig nesta altura do campeonato não está assim tão "elegante" (como nós, Sua Eminência) nem com tanto cabelo... mas tal como o Rohrl, o Stig também fez coisas muito bonitas!

O Walter é muito maior...



Stig Blomqvist / Björn Cederberg , é esta a dupla do Audi Quattro Sport

28-12-2008, 23:47
Sabiam que os carros grupo B chegavam a atingir 200 kms/hora a descer Sintra...nas pequenas rectas que havia...lembram-se do Marku Allen no Fiat 131 Abarth...impressionante...noites de Rally inesqueciveis...até o chão tremia quando passavam os grupo B...tão brutos quanto perigosos... :devil:

Manuel dos Santos
28-12-2008, 23:54
Sabiam que os carros grupo B chegavam a atingir 200 kms/hora a descer Sintra...nas pequenas rectas que havia...lembram-se do Marku Allen no Fiat 131 Abarth...impressionante...noites de Rally inesqueciveis...até o chão tremia quando passavam os grupo B...tão brutos quanto perigosos... :devil:

...e alguns até arrancavam bocados de alcatrão...

MS

MRS
29-12-2008, 20:54
Não quero ser desmancha prazeres ,mas 200 na Rampa da Pena a descer...não vejo aonde.É que provavelmente era sempre em primeira e segunda.

Talvez o JoseF ou o J Queirós possam dar a sua opinião ,mas quem tem feito todos os anos no RPH ,mesmo sem os 500cv,tem uma ideia actual do que é andar em Sintra na Pena,á noite,em seco e com pneus racing.

MRS

29-12-2008, 21:50
Não quero ser desmancha prazeres ,mas 200 na Rampa da Pena a descer...não vejo aonde.É que provavelmente era sempre em primeira e segunda.

Talvez o JoseF ou o J Queirós possam dar a sua opinião ,mas quem tem feito todos os anos no RPH ,mesmo sem os 500cv,tem uma ideia actual do que é andar em Sintra na Pena,á noite,em seco e com pneus racing.

MRS

Eles faziam Lagoa Azul, Peninha e Sintra e na altura lembro-me de terem feito alusão a isso, é que as "bestas" tinham 600 cv (Audi) e o Lancia S4 diziam que até tinha mais , eram carros que faziam de 0-100 kms/h em 3,5 seg ou menos e bastavam curtas rectas para atingirem altas velocidades, é um facto de que nunca andei ...aqui vai um video do poder de arranque do monstro...

http://www.youtube.com/watch?v=ZXzkkGqv9Es

Diácono Luís
29-12-2008, 23:00
Quer no troço de Sintra quer da Peninha, não creio, nem estou a ver onde, que essa velocidade pudesse ser atingida.

Agora na Lagoa Azul, só não davam, se o raport não permitisse...

jorge
30-12-2008, 0:02
já andei na "Rampa da Pena" ( a passear claro ) e acho aquilo bem ...,digamos, "complicado" para tão altas velocidade.... :?:

..hum...talvez o conta Km estivesse mal aferido :lol:

PS: por falar em Rampa da Pena aqui vai um link interessante:

http://classicsportscar.com.sapo.pt/pena_81.htm

e uma "foto/cópia" dos jornais para os mais nostalgicos :wasntme:
Itinerário da Rampa da Pena 1973 "Revista Motor de Nov1973"

10359


(quem quiser mais, ver artigo original no blog Rio das Maçãs que vale a pena ;) )

30-12-2008, 17:27
Para os saudosistas aqui deixo dois videos imperdiveis...o público português é um perigo para os pilotos....

http://www.youtube.com/watch?v=6S2u-e6KSvs

http://www.youtube.com/watch?v=wWb4b3gt8iw

MRS
30-12-2008, 17:45
Tal e qual Diácono,mas como está escrito"a descer Sintra" eu interpretei que seria a pena.Talvez tenha interpretado mal.
Agora Lagoa Azul na fase inicial talvez.

MRS

Diácono Luís
30-12-2008, 17:59
Para os saudosistas aqui deixo dois videos imperdiveis...o público português é um perigo para os pilotos....

http://www.youtube.com/watch?v=6S2u-e6KSvs

http://www.youtube.com/watch?v=wWb4b3gt8iw

Belos videos!

Não os conhecia com o som original... Obrigado.

redMX5
03-01-2009, 17:32
Para ver este vídeo:

1º - colocar o som bem alto
2º - afinar o sistema auditivo
3º - deleitar-se com a variedade de belos sons

http://www.youtube.com/watch?v=K3Mag3kA2J8&feature=related

P.S. - ...é impressão minha ou em Sintra todos os carros passam a ter um som próprio?

Diácono Luís
14-12-2009, 20:11
Um tópico sobre Grupo B tinha que ser recuperado, quando ainda por cima conta com excelentes intervenções.