PDA

Vizualizar Versão Completa : Colin McRae Basic Rally Techniques


Diácono Luís
06-08-2009, 21:04
Falando de condução, está aqui um video interessante...

http://www.youtube.com/watch?v=wrX2MuLej2M&eurl=

E já agora

É impressionante falar enquanto se guia assim...

E já agora... algo já conhecido, mas que fica bem aqui...

http://www.youtube.com/watch?v=RCei-iQCVLU&NR=1

Diácono Luís
31-10-2009, 12:29
Com tantos pilotos neste Fórum, custa-me que nem só um tenha comentado o primeiro video, já que o mesmo fala de técnicas de condução em Rali...

Porque entrou muita gente nova, decidi trazê-lo à ribalta.

Acho que o Rambo gosta disto, ou não?

pedro2cv
31-10-2009, 19:40
A capacidade que os pilotos profissionais têm de conduzir tao depressa, com tanta facilidade e desenvoltura é algo que surpreende a generalidade dos restantes, mas que revela a rapidez de reflexos apenas comum aos grandes mestres.. como exemplo, quem nao sabe da capacidade do A. Senna de conseguir ver onde estava uma determinada pessoa a assistir enquanto fazia voltas de qualificaçao na F1?!?!?!

Quanto aos vídeos, já os conhecia, e vi-os muitas vezes na tentativa de aprender qualquer coisa... só que infelizmente, nunca consegui passá-los à prática, porque o medo de estragar a lata sempre foi muito grande!!!

De qualquer modo, é engraçado ver as semelhanças entre as técnicas de conduçao de ralis e as técnicas de "drift":

http://www.youtube.com/watch?v=IKR5y3gQHOE


:hai:

Diácono Luís
31-10-2009, 20:10
Pedro:

Um dos filmes que mais me impressionou é aquele que mostra a última volta de qualificação de Senna, em Imola obviamente.

Como é possível que alguém que está no limite, com uma concentratação total, possa estar a relatar a volta que está a fazer dizendo o nome das curvas, a relação de caixa, etc.

Fazer isso, significa que o está a fazer com uma naturalidade igual àquela com que nós temos quando estamos a conduzir para ir tomar um café.

O filme está feito para provar a quebra da direcção, mas no meio aparece a dita volta.

http://www.youtube.com/watch?v=4J35I6bWBHU&NR=1

Antonio Albuquerque
31-10-2009, 22:45
Boas,
caro Mário, o que se pode comentar em relação a tais monstros do volante? só nos deixam cada vez mais atrofiados como pretendentes a "pilotos" , se um dia......... me consirerarem gentleman driver acho que já vou andar um bom bocado inchado, apesar de não ter por hábito a gabarolice.
O dominio dum carro de ralies em terra naquele ritmo de andamento é coisa que nem pela cabeça me passaria de tentar, aliás penso que ficava logo na 1ª curva, portanto também não me aborrecia assim tanto, nem escaldão teria......só arranjar uns tustos para arranjar o estrago.
Quanto ao Sena, para mim ainda hoje, e digo para mim, sem querer querelas com ninguém, o tenho como o último grande piloto de F1, quando ainda não havia ajudas, etc,etc.......mas cada um é como cada qual.
Sobre o Sena, tenho uma história curiosa e verdadeira vivida pelo Domingos Piedade em Nurburgring. O Sena queria tripular um Porsche nas 24h do Nordschleife, e pediu ao Domingos que convencesse o dono de uma equipe ( não me recordo o nome mas penso que era o Pescarolo) com Porsches que o deixasse conduzir naquela prova. Ele faria parceria com outros pilotos, não mrecebia nada, mas também nada pagava. Pois o rapaz Sena que nunca tinha ali posto os pés e nem treinado tinha, quando chegou o seu turno, debaixo de chuva começou de imediato a fazer os melhores tempos. Quando acabou o seu turno rumou ao aeroporto com o Mercedes AMG do amigo Domingos, que por acaso até lhe enfiou valente mocada, e quando chegou ao hotel a Londres ligou ao Domingos e disse-lhe: tens papel e lápis? então assenta aí o que tenho para dizer das afinações daquele carro e o que devereia ser feito, acho que encheu algumas folhas A4. O gozo foi o Domingos ouvir o dono da equipe perguntar-lhe como é que o Sena sabia das afinações.
Portanto esse rapaz que nos abandonou tão cedo, para mim foi algo de fantástico, não só na condução como na afinação dos bólides em que andou. Que a sua alma esteja em paz, pois eu só gostava de conduzir 50% do que ele conduzia.
É interessante saber que foi a única vez que Ayrton Sena conduziu um Porsche em corrida , embora em Portugal possuisse um Carrera amarelo que muitos pensavam ser um Turbo. Tu bem sabes Mário.

Diácono Luís
31-10-2009, 23:09
Sobre o Sena...

António:

Essas e muitas outras histórias podes ver aqui (com calma):

http://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/showthread.php?t=1465

rlima
31-10-2009, 23:19
Não deixando de ser um sonho, mas certamente nao sera um mito, era o meu maior prazer saber bem um pouco deste estilo de condução de qualquer estes dois grandes pilotos

Para mim fico pelo sonho, alguma insistencia por tentar , mas sem ambição.

Estes sao os mestres, e a eles devemos admirar , ficar atonicos com magnificas capacidades e agilidades na arte de bem competir

Eu so vos tenho a agradecer, ao McRae e ao Senna pelos belas emoçoes
e a voçês por trazerem estes videos para nossa apreciação

bem hajam

pedro2cv
01-11-2009, 1:37
Quanto ao Sena, para mim ainda hoje, e digo para mim, sem querer querelas com ninguém, o tenho como o último grande piloto de F1, quando ainda não havia ajudas, etc,etc.......mas cada um é como cada qual.

É sempre bom ver alguem que sabe quem é bom...

Quanto às histórias do Senna, o nosso estimado Diácono já indicou o link adequado; no entanto, nao quero deixar de destacar que o dito Porsche que alegadamente era do Senna está à venda em Braga, conforme os seguintes links:

http://www.portalcar.pt/porsche-911-tur ... 8856.html# (http://www.portalcar.pt/porsche-911-turbo-look-carro-78856.html#)
http://www.standjrauto.com/index.php?st ... a&id=78856 (http://www.standjrauto.com/index.php?stand=viatura&id=78856)

...pelo que nao vale a pena alargar-me mais a este respeito, que nao esteja já lá!!!

Quanto à conduçao em terra - embora nao seja nada fácil - assusta-me menos que em asfalto, onde tudo se passa muito mais depressa e onde é necessário ter reflexos muito mais rápidos!!!


:hai:

Antonio Albuquerque
01-11-2009, 16:59
Obrigado pelo link que envias-te. Não tinha conhecimento que no nosso forum, e não só há tanta rapaziada que continua a considerar Ayrton Senna como um dos maiores pilotos de todos os tempo, fico feliz por isso.
Também fui um daqueles que poucos GP F1 vi após a sua morte, não só porque sentia um vazio, mas toda a panóplia de desculpas e falsidades para não se assumir a culpa me enojaram, desculpa mas é mesmo a palavra que quero escrever, e depois aquelas ajudas todas electronicas,ano após ano ano, enfim...
No entanto ao abrir o link hoje, com um tempo nublado, reviver uma série de coisas, enfim........estragaste-me o resto da tarde, pois fiquei super melancólico.
Foi bom também saber que o Drake é um super aficionado do meu piloto preferido. E quanto ao espólio que ele tem é só invejável como maravilhoso. Parabéns.
Um bem haja a todos.

Antonio Albuquerque
01-11-2009, 17:14
pedro2cv, se já tentas-te andar rápido em circuito por certo sabes que volta após volta vais estudando as trajectórias, as melhores zonas para travagem, as zonas de maior equilibrio do carro, e onde podes começar a acelerar para ganhares mais algum tempo, sacas por vezes de (ponta -tacão) duma 4ª para uma segunda num gancho,etc,etc....
Com carro bem equilibrado de chassi, e isto tem muito que se lhe diga, podes rolar em tempos que fazem inveja a muita rapaziada que por vezes têm mais 100cv que tu.
Em terra é sempre diferente, pois passas agora numa florestal, e quando fazes a 2ª passagem o piso, mesmo com as mesmas condições atmosféricas, está com o traçado bem diferente, e por vezes até sulcos diferentes. Quando chove, aí tudo se complica............

Rambo
02-11-2009, 2:49
Com tantos pilotos neste Fórum, custa-me que nem só um tenha comentado o primeiro video, já que o mesmo fala de técnicas de condução em Rali...

Porque entrou muita gente nova, decidi trazê-lo à ribalta.

Acho que o Rambo gosta disto, ou não?

Claro que gosta. O McRae (Colin) foi uma das principais vedetas do campeonato do Mundo de Rallys. Muito rápido, por vezes "inexplicavelmente" rápido com diferenças "absurdas" para os seus adversários e por vezes... "mediano" e por vezes ainda |( (foram "muitos" os Subarus que foram parar à sucata) :lol: . O seu calcanhar de Aquiles era precisamente, falta de consistência, qualidade obrigatória num campeão. Apesar de não ter seguido a sua carreira "in loco" (ao vivo), assisti só aos rallys em Portugal e a algumas horas de filmes, o Diácono tem razão em chamar-me à "baila" pois este é um piloto do "meu tempo" (de quando eu próprio augurava uma carreira de piloto). No entanto e voltando ao assunto, o McRae marcou uma época do Mundial, quando ofereceu as primeiras vitórias à Subaru, primeiro com o Legacy e depois com o Impreza; foi aliás este piloto que trouxe a Subaru às luzes da ribalta, um feito que por si só, demonstra a "grandeza" do mesmo :clap: . Ainda em relação à sua pessoa, "consta-se" que tinha uma personalidade "muito própria" e nem sempre fácil de "digerir"; mas o ditado é antigo «não há Bela sem senão»
Alberto

pedro2cv
02-11-2009, 3:12
pedro2cv, se já tentas-te andar rápido em circuito por certo sabes que volta após volta vais estudando as trajectórias, as melhores zonas para travagem, as zonas de maior equilibrio do carro, e onde podes começar a acelerar para ganhares mais algum tempo, sacas por vezes de (ponta -tacão) duma 4ª para uma segunda num gancho,etc,etc....
Com carro bem equilibrado de chassi, e isto tem muito que se lhe diga, podes rolar em tempos que fazem inveja a muita rapaziada que por vezes têm mais 100cv que tu.
Em terra é sempre diferente, pois passas agora numa florestal, e quando fazes a 2ª passagem o piso, mesmo com as mesmas condições atmosféricas, está com o traçado bem diferente, e por vezes até sulcos diferentes. Quando chove, aí tudo se complica............


Começo por responder que, infelizmente, nao tive ainda a possibilidade de conduzir em circuito (kartodromo nao conta!!!), mas nem que tivesse, tenho a sensaçao que eu é que ia ser um dos tais que leva tareia de carros com menos 100 ou 200 cvs que o meu...

Algumas experiencias muito frescas na minha memória vieram confirmar aquilo que eu já desconfiava: gosto mais de andar de lado, em pura diversao, do que a tentar cortar milésimas de segundo curva apos curva!!!

Por isso mesmo, e porque foi a minha iniciaçao, a conduçao em terra nao me "assusta" tanto quanto ter que andar a fazer trajectórias limpas e sem poder "inventar"...


:hai:

Rambo
02-11-2009, 3:17
Ainda em relação ao 1º filme, dando explicações enquanto se conduz, infelizmente isso hoje já não é possível, pois basta ver um filme "on board" dum Latvala ou Armindo Araújo para perceber que eles mal têm tempo para respirar quanto mais falar... Como última nota, vou mencionar aqui o piloto que mais me fascinou vêr conduzir e é curioso (+ uma vez) verificar como ( a vida nos troca as voltas), o melhor piloto (Walter Rohrl) com o carro mais potente não conseguiram vencer o campeonato (1985 e 1986), o que me leva a concluir que uma coisa é a prova em si e outra a classificação e para provar isso vou terminar com duas perguntas;
Quem venceu o campeonato do Mundo (rallys) de 1985?
Quem é o Walter Rohrl?
às quais não pretendo respostas, como é evidente.
Al-berto

RC_928S
15-11-2009, 20:02
Quase tenho vergonha de contar isto, mas aprendi muitas técnicas de condução em terra - que uso regularmente no Kart Cross em Fronteira - a treinar no Colin McRae Rally para a Play Station.

pedro2cv
16-11-2009, 9:09
Quase tenho vergonha de contar isto, mas aprendi muitas técnicas de condução em terra - que uso regularmente no Kart Cross em Fronteira - a treinar no Colin McRae Rally para a Play Station.

Nao tenhas vergonha, porque nao estás sozinho...

Colin McRae 2 (!!!) é o jogo que tenho presentemente na minha PS, mas a série dos Gran Turismo tambem ajudou....



:hai:

Josef
23-11-2009, 19:55
Quase tenho vergonha de contar isto, mas aprendi muitas técnicas de condução em terra - que uso regularmente no Kart Cross em Fronteira - a treinar no Colin McRae Rally para a Play Station.

Não está sozinho, poruq eainda antes de haver a "play station", eu aprendi a estacionar de marcha atrás com atrelados... nos carrinhos de Lego.
A minha primeira vez com um atrelado a sério, foi quando o meu tio andava para aí pela 19ª tentativa de guardar o barco na garagem (comigo a dar-lhe as dicas) e ele já farto de me ouvir vocifera: "se pensas que isto é assim tão fácil, arruma-lo tu" e vai daí... foi à primeira. Descoberta esta minha habilidade, fartei-me de andar com barcos e carros em atrelados de um lado para o outro, histórias...

Isto de mudarem o fórum tem a sua piada, que até ando a ver tópicos que passei por eles sem dar fé; obviamente a conversa do Exmo. Diácono não é para mim, pois que, apesar de ser piloto federado (regularidades=perícias), as minhas corridas são feitas ATÉ à média de 50 km/h, logo o carro anda tão direitinho que parece um fuso, e essas coisas de travar com "left foot", ou "oversteering" ou ainda aquelas manias de curvar à "Finlandesa" a apontar para todo o lado menos para o sitio que se quer ir; são areia demais para a minha camioneta (ou a camioneta é que é pequena para tanta areia).

Assim sendo, vamos evoluindo nestes "ralis de regularidade histórica" e só é pena não termos também uns troços em terra (como no Costa Brava), porque aí já se torna mais difícil cumprir a média de 50km/h; e que é inversamente proporcional ao gozo que se tem.

Abraço
JF8)

Diácono Luís
14-12-2009, 22:42
Este tópico foi recuperado.