PDA

Vizualizar Versão Completa : Um Porsche de Referência


Diácono Luís
14-05-2009, 10:00
Na ala dos 917, estava lá este carrito...

Gostaria que os historiadores de serviço, especialmente o ACE escrevessem aqui sobre ele.
8452

8453

Weltmeister
29-05-2009, 3:19
8454
Mário, vou adiantar-me ao Ace e dizer-te que este é "filho único". Trata-se do 917 PA Spyder de 1969 (segundo a informação do Museu), com motor de 16 cilíndros atmosférico (2 motores de 911 juntos, eheheheh) que o Klaus Bischof e a sua equipa do museu recuperaram a propósito do Rensport Reunion III e que tive oportunidade de ver lá. Foi, aliás, a figura central do evento, como se pode ver na foto acima. Era um protótipo desenvolvido com o campeonato Can-Am em vista, que nunca chegou a correr, pois "apenas" tinha cerca de 800 cavalitos os motores turbo revelaram outras potencialidades – chegaram a ter 1580 cv e 5,4l na versão final 917/30.
Não sei se este chassis que está exposto é um dos originais (#027 ou #028), ou se foi feito com pedaços de outros.
Qualquer comentário do Ace – a confirmar ou desmentir! – é muito bem vindo.
Entretanto, acho já sei o nr do chassis do carro do Eng. Pais do Amaral...
viewtopic.php?f=17&t=8&p=23289#p23289 (http://www.lehrenkrauscafe.com/forum/viewtopic.php?f=17&t=8&p=23289#p23289)
:tmi:

Rambo
29-05-2009, 11:23
Trata-se do 917 PA Spyder de 1969 (segundo a informação do Museu), com motor de 16 cilíndros atmosférico (2 motores de 911 juntos, eheheheh) que o Klaus Bischof e a sua equipa do museu recuperaram

Correcção: 2,66 motores de 911 juntos

MRS
29-05-2009, 12:37
Sem querer confundir, até porque não sei,parecem ser dois motores de 8 cilindros seguidos e de cambota única.

Será que estou a ver bem?

MRS

Ace
29-05-2009, 12:42
Está Sim Senhor, como sempre

Já ponho aqui a história toda...

...logo que acabe de lidar com os compromissos fiscais do mês :sweat: :sweat: :sweat:

Weltmeister
29-05-2009, 12:55
...poish... :lol: ...as minhas desculpas pela distracção...
AINDA não há motores de 911 com 8 cilíndros...

Ace
02-06-2009, 23:54
8455

Em Junho de 1969, exactamente há 40 anos, o mundo era muito diferente.

Enquanto Armstrong se preparava para pisar a Lua, o MRS tinha já definido o seu interesse pelo desporto motorizado, o Diácono Luís exercitava o seu humor refinado no colégio de Tomar, enquanto esperava pela motorização já o Fuchs olhava o oceano, porventura calculando que o seu futuro estava deste lado.
O Zico, esse ainda dormia a maior parte do tempo, berrando a plenos pulmões sempre que queria….leitinho.

Entretanto, em Zufenhausen, no interior na Werke 1, em particular no “D-Zug”, onde estava sediado o departamento de competição da Porsche, vivia-se num constante frenesim. Sob a direcção de Ferdinand Piech os cerca de 200 funcionários desconheciam o significado de expressões como “horário de trabalho” ou “fim-de-semana”…

… Pouco importava forjavam-se lendas.

A inspiração (e transpiração) destas gentes conquistara já para a marca importantes vitórias. Enquanto nos rallyes o 911 dava boa conta de si vencendo, entre outros, o Monte Carlo e a Suécia, para o campeonato Mundial de Marcas, o 908 fazia o mesmo em Brands Hatch, no Targa Flório, em Spa e Nurburgring, falhando por meros 100 metros nas 24 Horas de Le Mans.

Só o 917 dava “água pela barba” a técnicos e pilotos, enquanto passava pelas agruras de um desenvolvimento no mínimo problemático. Os pilotos fugiam dele como da peste e entre os técnicos ninguém parecia saber o que fazer para domar “a besta”. Mas tal não era suficiente para refrear o entusiasmo da Porsche que preparava já outras batalhas.

O 917PA ou Can-Am Spyder

Ora acontece que na América se disputava um campeonato assaz interessante. Com um regulamento bastante liberal, em que a criatividade era o limite, a Can-Am (Canadian American Challenge Cup), disputada em provas de 200 milhas em circuitos do Canada e Estados Unidos, tinha conquistado uma enorme popularidade, graças à abundante cobertura mediática bem como à qualidade das máquinas e pilotos.

A força dominante eram os McLaren, equipados com motores Chevrolet de 7 litros mas contava também com o empenho de construtores como a Lola, Shadow e Chaparral, e nela militavam pilotos como Jackie Stewart, John Surtess, Denis Hulme, Mário Andreti, Graham e Phill Hill, Dan Gurney, entre outros.

A participação da Porsche neste campeonato foi sobremodo facilitada pela necessidade da VW-USA em publicitar a sua recém criada divisão Porsche+Audi (PA), o que garantiu desde logo o financiamento. Assim, e com o empenho de John vonNewman a estrutura de apoio de sob a direcção de Richie Guinter, foi rapidamente posta à disposição e Jo Siffert escolhido como piloto.
A maior dificuldade era mesmo a inexistência de um carro

Porque não experimentar a carroçaria do mais recente 908/2 spyder (o tal designado de “o linguado”), que tão bem tinha resultado em termos aerodinâmicos, aplicada a um conjunto chassis/motor do 917?
Não só permitiria a rápida construção de um protótipo para a Can-Am como também poderia dar pistas para o desenvolvimento dos 917 “normais” cuja estabilidade ainda deixava muito a desejar.

E foi assim que, logo após as 24 horas de Le Mans e sob a direcção de Helmuth Flegl, se começou a trabalhar naquele que viria a ser conhecido como 917PA spyder.

8456

No chassis as alterações, relativamente ao 917 coupe, não foram muitas. Apenas a obvia remoção do pára-brisas e tejadilho, a adaptação a jantes mais largas (que podiam chegar às 17 polegadas na traseira) e a estrutura de suporte do capot motor foram modificados. Um depósito de gasolina de maior capacidade (180litros), um sistema de travagem mais leve e o motor 912 “standart” de 4.500cc e 580CVv completavam o conjunto.

Por sua vez, Anatole Lapine, acabado de chegar à Porsche, encarregava-se do desenho da carroçaria e, em apenas 3 semanas, o protótipo do 917 spyder estava concluído.
A estreia do modelo na Can-Am pode ser feita a 17 de Agosto em Mid-Ohio.

8457

Dos dois chassis construídos (917 / 027 e 917 / 028) , apenas o último haveria de participar em competições (e nada menos que 19 entre 1969 e 73, o que faz dele um dos, senão mesmo o chassis de 917 mais utilizado), ficando o primeiro reservado para testes de desenvolvimento. Não quer isto dizer que lhe estivesse reservada vida fácil pois, até ser enviado para o museu, onde muito justamente despertou a curiosidade do Sr. Diácono, contabilizou mais de 57 horas em testes e mais de1500 km em pista.

8458

Contudo, o primeiro contributo do “PA” para a história vai dar-se ainda antes do embarque para as terras do Tio Sam.


OS TESTES EM ÖSTERREICHRING

Antes de anunciado o acordo entre a Porsche e John Wyer (JW team Gulf), as duas estruturas juntaram-se em Österreicchring, afim de preparar a época de 1970.
Dos 3 dias de testes com o 917 terá resultado, entre outros desenvolvimentos, a versão K, de todos conhecida e que, graças às alterações introduzidas na traseira terá solucionado os graves problemas de instabilidade que atormentavam o 917 desde a sua estreia.

A JW reivindicou para a sua si, em particular para o seu director técnico John Horsman, a autoria deste desenvolvimento do 917. Alegadamente este terá tido a ideia de cortar a traseira do carro, alterando as formas do capot com folha de alumínio, resultando de imediato não só uma melhoria dos tempos realizados como também uma facilidade de condução inédita no 917.

8459

Não pretendendo por em causa a veracidade desta história, receio que ela apresente algumas nuances. É que acontece que a Porsche também levou para estes testes o 917 Spyder e, segundo Brian Redman que o conduziu, a diferença para a outra carroçaria era incrível. Era difícil de acreditar que era o mesmo carro.
Imediatamente conseguiu uma melhoria de 4 segundos por volta e para mais era agradável de pilotar.
A conclusão era óbvia, os problemas de estabilidade do carro eram de origem aerodinâmica e não de falta de rigidez do chassis, como se pensava.

8461

Redman dá ainda a entender que é na sequência do teste ao Spyder que se procedem às já referidas modificações no coupe, mas se dúvidas persistem sobre a influência do spyder na definição de formas do 917k, basta ver foto seguinte:

8460

A CAMPANHA AMERICANA

Fugindo um pouco ao tema, o 917/028, chegado às Américas a tempo de participar na prova de Mid-Ohio em 17 de Agosto obteve logo um 7º lugar nos treinos e um 4ºlugar na corrida. Razão tinha Rico Steinmann (Director Desportivo da Porsche) quando afirmara que o carro poderia não ser ganhador mas também não seria dos mais lentos em prova.

8463

8464

8465

Isto mesmo foi confirmado durante o resto da época de 1969 em que apesar de só ter participado em 7 das 11 provas e de dois abandonos, Siffert acabou por se classificar em 4º do campeonato.

8466

Finda a época o carro fica na posse de Vasek Polak (sempre ele) e continua a participar, como já foi referido, na CanAm até 1973. O último paradeiro que lhe conheço é o Collier Automotive Museum em Naples – Florida.


A Porsche, por sua vez, voltaria à CanAm e viria mesmo a dominá-la com os poderosos 917/10 e 917/30, dignos descendentes do PA spyder, mas isso é uma outra história


SECHTZEN ZYLINDER

Como o motor 912 não dispunha do fôlego necessário para fazer frente aos poderosos V8 Chevrolet de 7 litros (ou mais) que equipavam os McLarem, Ferdinand Piech, muito à sua maneira, lançou o desafio – porque não construir um 16 cilindros?

8467

Hans Mezger, seguindo os mesmos princípios aplicados no 12 cilindros, os mesmos componentes básicos e cotas, projectou um monstro de 320kg (só a cambota pesava quase 33Kg) cuja cilindrada podia ter entre 6.000 e 7.200 cc com potências estimadas entre os 750 e os 880 CV, para uma taxa de compressão de 10.5:1

Quase tudo neste novo motor era idêntico ao 912”convencional”. Desde as bielas às válvulas passando por cilindros e cabeças. De facto, não era mais do que um 12 cilindros a que se tivesse acrescentado mais dois em cada extremidade. Apenas as admissões foram ligeiramente inclinadas para de permitir a recolocação da bomba injectora (e esta também não era mais do que dois corpos de bomba do Porsche 908 acoplados).

No papel prometia e no banco de ensaios também. Logo nos primeiros testes foram registados 755 CV às 8200rpm, presumivelmente a partir da versão de 5992cc (diâmetro x curso de 86 x 66 mm) o que levou Helmut Bott (Director de Pesquisa e Desenvolvimento) a insistir num imperioso teste em pista.


8468

O que nos leva de volta ao 917/027, desta vez por ser o eleito para testar o maior motor que a Porsche alguma vez construíra.

Hubert Mimler, responsável por adaptar o motor no chassis, terá feito o que lhe era possível mas não consegui evitar um alongamento do mesmo em 25cm, comprometendo irremediavelmente a rigidez torcional e a distribuição de pesos.
Ninguém terá ficado muito satisfeito com o resultado mas, como era costume na Porsche, os testes em pista eram essenciais, e Bott insistia na sua realização.


8469

Assim Willi Kauhsen foi chamado a testar o carro em Weissach. Contudo o peso do motor e a falta de rigidez do chassis não permitiam grandes aspirações. Só depois de muito trabalho em afinações e alguma bravura por parte do piloto conseguiu bater os tempos do 917 coupé por um décimo de segundo.
Helmut Bott, finalmente satisfeito, despachou o carro para o museu. A partir daí a prioridade era o desenvolvimento do motor turbo.

O 917/027 foi ainda “experimentado”, já em 1971, por Mark Donohue numa visita a Weissach. Donohue classificou-o de verdadeiro monstro, tão grande que se podia ouvir uma extremidade arrancar antes da outra, mas ficou verdadeiramente impressionado com a capacidade do carro em linha recta, embora em curva deixasse muito a desejar.
Também nesta altura, ao que parece, ainda se falava em Weisach na possibilidade de sobrealimentar o 16 cilindros, do que resultaria uma potência na ordem dos 2.000CV.


GUERRA PSICOLÓGICA


Outro motivo pelo qual este motor ficou famoso deve-se ao uso que lhe terá sido dado num episódio de pura desinformação.

O 16 cilindros foi um segredo bem guardado. Tão bem guardado que até determinada altura nem o próprio Ferry Porsche dele tinha conhecimento.
Contudo em meados de 1970 foi “permitido” a um jornalista italiano, durante uma visita à fabrica, ver (e mesmo fotografar) um bloco deste motor. Como seria de esperar a inconfidência foi prontamente revelada na imprensa transalpina.

8470

A Porsche ainda deu uma ajuda, revelando um conjunto de fotos especialmente trabalhadas para camuflar o tamanho do 16 cilindros, referindo-se a este como o novo motor de 5.000cc.

84718472

A imprensa mordeu o isco e Enzo Ferrari, coincidência ou não, resolveu pouco depois abandonar o desenvolvimento dos seus próprios motores de 5 litros para se concentrar nos 3000.


O 917/027 e 917/028 depois dos respectivos restauros:

8473
8474

MRS
03-06-2009, 8:46
Excelente ACE,parabéns.

Grande noitada!

MRS

Fuchs
03-06-2009, 9:54
Eu sabia que iria sair uma coisa deste calibre.

Desde que o Diácono colocou o desafio que estava à espera. Bravo Ace :clap: :clap: :clap:

tex
03-06-2009, 10:35
Muito se aprende por aqui. :clap:
Como se não bastasse um afinal temos mais...
Obrigado ACE :bow:

MaMourão
03-06-2009, 11:01
:clap: Parabéns e obrigado pelo relato Ace

A força dominante eram os McLaren, equipados com motores Chevrolet de 7 litros mas contava também com o empenho de construtores como a Lola, Shadow e Chaparral, e nela militavam pilotos como Jackie Stewart, John Surtess, Denis Hulme, Mário Andreti, Graham e Phill Hill, Dan Gurney, entre outros.
Não esquecer o Nicha, que também lá foi fazer uma corridita na despedida do 917 :!:


recém criada divisão Porsche+Audi (PA),
Para quem se questionava, porque razão alguns 917 tinha escrito Porsche-Audi

Diácono Luís
04-06-2009, 14:35
Obrigado Armando... Eu sabia que conseguias...

Embora seja um Clássico, este carro é de tal modo referencial, que eu acho que é merece estar no Museu.

Vou transferir o Tópico...

Drake
04-06-2009, 15:22
espectaculo, parabéns por mais um importante momento de partilha

Weltmeister
04-06-2009, 16:51
Caro Ace, os meu sinceros parabéns.
Valeu a pena esperar!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Espero poder conversar consigo pessoalmente, já que ando a fazer confusão com os nicks...

zico
04-06-2009, 17:16
:*: :*: :*: :*: :*:
Assim, sim...o nosso "velho Armando" na sua maior forma! E não foi só uma noitada. Estão aqui várias noitadas e algumas garrafas de Scotch para anestesiar as pálpebras. :lol:
Neste belo tratado sobre o PA só destoa mesmo o meu leitinho :$

Obrigado pela leitura!

Kika
04-06-2009, 20:24
Excelente Ace :clap: :clap:

Ainda me doi os olhinhos de tanto ler e aprender, fabuloso excelente trabalho. ;) ;)

_LM_
04-06-2009, 20:40
Bem, realmente há por aqui uma elite que domina completamente.... :clap:

Em homenagem a um irmão deste modelo, e pelo fabuloso texto e pesquisa irei colocar a minha miniatura mais pormenorizada no tópico das minis, são mais de 80 fotografias, espero que gostem, é um 917/30...branquinho, como manda a tradição ;)

5* Ace

karmann
07-06-2009, 22:36
Prof.ACE...Grande AULA TEORICA...

Não tenho palavras para reconhecer tanto saber...

Tenho pena de nunca ter visto um 917 a correr a época...

fiquei-me pelo 908 em Montes Claros do P.Jorge de Bragation...que já imprecionava...

Parabens

Um abraço

Kramann

paulatinamente
30-06-2009, 18:25
Obrigado pela leitura!

:clap:

joTTaeme
01-07-2009, 15:49
como é que me "fugiu" este tópico ?

Fantástico. :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Maravilhoso relato, digno de uma classificação 7 :*: :*: :*: :*: :*: :*: :*:

Obrigado Ace ;)

SpiderMan
01-07-2009, 21:28
Bom, como primeira reacção apenas digo...Porra! :o
Obrigado Ace pela lição sobre 917. Parabéns, está fantástico o teu artigo. ;)

Ainda bem que tenho o previlégio de privar contigo e "beber" algumas pérolas que me vais passando. Aproveito também para dizer que o Ace é um poço de informação sobre a Porsche (e em particular sobre a competição!) mas quiçá a sua timidez impede-o de se revelar verdadeiramente. :!:

Pronto, agora é que tá a barraca armada! Ace, a malta vai começar a pedir-te artigos sobre a Porsche e a competição... :lol: Não tens como escapar. :$

Um Abraço,

Ace
03-07-2009, 17:12
Bem, parece-me que, para além de agradecer os (exagerados) elogios à peça, tenho mesmo que fazer a(s) sequela(s)....

tex
30-08-2012, 13:02
Como é mais um daqueles tópicos de se lhe tirar o chapéu :bow:, ao relê-lo despertou-me a curiosidade e fui descobri este que teve as duas versões montadas (aspirado e K):

39445

Chassi: 917/10-002 é um dos dois 917/10 naturalmente aspirados construídos no verão de 1971 e que correu no campeonato Can-Am ostentando as cores do patrocinador STP. Classificou-se sempre nos cinco primeiros lugares das seis corridas realizadas, como melhores resultados obteve dois segundos lugares.

39446

Posteriormente foi vendido a Willi Kauhsen que alinhou no European Interserie Championship que no meio do ano foi montado um motor turbo para melhorar o seu desempenho, mas infelizmente a carreira deste 917/10K foi interrompida em Nürburgring onde Kauhsen obteve a pole mas teve um acidente feio destruindo-o quase por completo, e em vez de o consertar optou por comprar outro novo.

39447

Entretanto o acidentado foi armazenado e não reapareceu até os finais de 1990, quando foi cuidadosamente reconstruídos por ex-engenheiros de corridas da Porsche, restaurado, pintado como era em 71 (vermelho e os autocolantes da STP) e ainda com as especificações Can-Am que eram naturalmente de motor aspirado.
Logo após a conclusão deste restauro foi vendido para um colecionador americano, que agora foi posto a leilão no RM Monterey com uma estimativa de $USD 2,9 a 3,5 M.

39448

P.S. Como sabem, foi recentemente batido o recorde de vendas Porsche, o da Penske campeão em 72 com George Follmer, por $USD 5,5M

39449

AlexJ
30-08-2012, 14:54
Fantástico! Parabéns Ace!

P.S. eu sei, só agora, mas mais vale tarde...

Diácono Luís
30-08-2012, 16:41
Já nem me lembrava deste tópico que eu próprio iniciei como desafio aos historiadores...

DjiBi
30-08-2012, 20:54
Também me tinha "escapado" este magnífico tópico do amigo "ACE".
Como pequeno contributo acrescento fotos da maravilha que é o motor do 917 (turbo), todo aberto, como estava exposto no museu quando da minha última visita (Maio 2012) :
39461

39462

39463

39464

39465

39466

39467

CarlosP
07-09-2012, 22:26
Parabéns, ao forum e a este membro que tanto tenho aprendido com ele.
Até fico de boca aberta.
Boa Ace.

Rambo
08-09-2012, 13:33
Também me tinha "escapado" este magnífico tópico do amigo "ACE".
Como pequeno contributo acrescento fotos da maravilha que é o motor do 917 (turbo), todo aberto, como estava exposto no museu quando da minha última visita (Maio 2012) :
39461

39462

39463

39464

39465

39466

39467


Fotos curiosas e interessantes :y: